Ir para conteúdo

Lençóis maranhenses e Jericoacoara JUN/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, mochileiros! Alegria, alegria! Acabamos de chegar de viagem e, como prometido, vou postar meu relato dessa inesquecível viagem aos Lençóis maranhenses.

 

 

 

Primeiro dia em Santo Amaro do maranhão:

598da5578eeb4_SantoAmarofoto.jpg.0fb18d232b1661f075cd15b5afe6327f.jpg

Saímos pela manhã para conhecer a Lagoa do Reflexo. O passeio é feito em um barco que leva em torno de 1 hora para chegar até a região dos lençóis maranhenses conhecida como América. A paisagem durante o trajeto de barco é interessante pois o barco segue um caminho que parece estar desenhado, delimitado pela vegetação que inclui pequenas florezinhas e ainda passa bem próximo as bois que estão dentro do rio, apenas com as cabeças para fora da água. Contudo, é um passeio dispensável se vc tiver que escolher entre este e os outros 2 principais passeios que são feitos por lá: um é Lagoa Andorinhas e Gaivota e o outro é Betânia. Só pra constar, há também quem faça o passeio até a Queimada dos Britos, porém não é todo guia que faz porque o IBAMA não autoriza a circulação de veículos adentrando os lençóis. O mesmo ocorre para a travessia de Santo Amaro até Atins que só é permitida que se faça caminhando. Porém, vc não encontrará dificuldade para encontrar alguém que faça esses percursos se achar pertinente. O guia Joel faz. Ele cobrou 350 reais até a Queimada dos Britos de uma galera que conhecemos lá. A travessia não sai por menos de 600 reais, teve até uma mulher que estava completando a travessia em veículo 4x4 com um francês dono de pousada em Atins no sentido AtinsXSanto Amaro, que conforme explicaram, é melhor, pois o vento sopra nesse sentido. No meu caso, não achei pertinente, quando puder voltarei e farei a travessia caminhando durante três dias.

 

Voltando ao assunto da Lagoa do Reflexo, é o seguinte: o barco pára e a gente segue caminhando até uma lagoa grande, bem bonita, essa não tem nome. Tem muitas lagoas lá, a minoria tem nome. Mesmo que não houvessem lagoas, já seria muito lindo. Quando as nuvens vão se afastando, suas sombras vão se movendo sobre as imensas dunas brancas que o sol faz brilhar. . . É mágico! Em seguida se caminha mais um pouquinho até a Lagoa do Reflexo que tem esse nome por causa do reflexo do sol. Não que as outras lagoas também não produzam esse efeito, mas como ela é mais rasa, os reflexos se dão em toda sua extensão. É muito limpa, disseram que podia beber a água, mas depois soubemos que não é bom beber a água das lagoas porque pode dar dor de barriga. Minha amiga bebeu e não teve dor de barriga. . . :lol:

 

 

 

Segundo dia em Santo Amaro do Maranhão:

 

194.JPG.80ea625a37a01c1caf7d861617580dca.JPG

 

Aqui entra em cena um personagem muito importante nesse relato, o Sr Antônio, que foi nosso guia e motorista e que também é, juntamente com sua esposa Neusa, dono da pousada Lagoa Azul onde nos hospedamos. Eu recomendo esta pousada pois as camas são confortáveis, os quartos possuem ar condicionado – o que realmente é necessário pelo calor que faz lá em qualquer época do ano. Tem acesso a internet ::sos:: . É um ambiente muito agradável e o café da manhã tem de tudo: pães, misto quente, frutas, leite, café e até tapioca. É bem localizada e serve almoço lá mesmo. Chegávamos um pouco tarde dos passeios e a comida estava na mesa e quentinha esperando por nós! Gostei de tudo! Até torta de camarão a Neusa fez. Também providenciou os passeios e ligou pro motorista pra avisar o dia que iríamos embora. Fomos recebidos com muito carinho em sua pousada. Voltando ao Sr Antônio, ele é um cara que sabe das coisas e quando o assunto é Santo Amaro do Maranhão ele sabe te contar tudinho : como é, como foi e como pode vir a ser! Como é bom bater um papo com ele. . .

 

Pois bem, foi o próprio que nos levou até a Lagoa da Gaivota – cenário do filme Casa de Areia com a Fernanda Montenegro – e a Lagoa Andorinhas – ainda mais bonita que a primeira. São lagoas muito grandes, suas cores variam entre alguns tons de verde e muitos tons de azul. A Lagoa Andorinhas estava com 2 metros de profundidade em sua parte mais funda e muito, muito limpa mesmo. Parece que caminhando em torno de 1 hora se chega até a Lagoa da Gaivota e quem faz o passeio até a Queimada dos Britos passa por ela. É importante levar protetor solar e chapéu de praia e seria interessante levar um pedaço de PVC para deslizar nas dunas. Um amigo levou o snorkel, apesar de não ter peixe na lagoa ::hein: RS!!! Proteja a câmera fotográfica pois pode entrar areia, a minha parou de funcionar neste passeio e as fotos que se seguem foram tiradas no celular. No fim do dia assistimos o pôr-do-sol na beira do rio de Santo Amaro.

 

Terceiro dia em Santo Amaro do Maranhão:

 

Betânia – a cereja do bolo.

 

598da55795d69_Betnia.jpg.a535fafbe3589b0465ae8e2b1153e0f0.jpg

Foi o lugar mais lindo em que estivemos em Santo Amaro. Foi apropriado ter sido o último passeio que fizemos por lá – por isso comparei a cereja do bolo – pois depois do que se vê lá, nada mais te surpreende. A Betânia é uma região com um grande rio com desenhos em tons de amarelo, laranja e cobre nas partes rasas por onde se atravessa caminhando. Do outro lado, dunas de até 60 metros de altura e três lagoas, de cores diferentes. Caminhamos até a lagoa do meio e lá ficamos algumas horas, mas a vontade era ficar pra sempre! Do alto da duna dessa lagoa eu parecia ver um quadro cuidadosamente pintado, olhando para o lado de onde viéramos ainda se via uma faixa de um azul escuro que era o rio que atravessáramos. Do outro lado só vi areia, mas ainda assim era muito bonito. Como nosso guia, Sr Antônio mesmo disse: “Em Santo Amaro não tem ouro, nem prata. O que tem de sobra, e que se quiser pode levar que não vai faltar é AREIA e ÁGUA!” Almoçamos lá mesmo embaixo da mangueira (de manga bacuri, mas não era época ::Ksimno:: ...) do quintal da casa de uma senhora. O prato foi galinha caipira ao molho, acompanha arroz, feijão, macarrão e uma farinha que não vai faltar em qualquer lugar que vc vá almoçar. Seguimos para a pousada. A noite demos uma volta na pracinha. O comércio fecha bem tarde e tem minimercados, farmácia (vende chip da Oi), lanchonetes, pizza no Restaurante Pontual, chegamos no domingo a noite e jantamos num restaurante cor-de-rosa na praça, boa a comida lá tb! Fomos para São Luís no dia seguinte de madrugada, às 4 da manhã.

DSC01020.JPG.835aac06b78e75a4a7e506155c64aaa7.JPG

Quanto devo levar em dinheiro?

 

Preço dos passeios (até 6 pessoas):

 

Lagoa do reflexo (barco) - 100

Lagoa Gaivota e Andorinhas - 140

Betânia- 200

Queimada dos Britos – 350

Travessia Santo Amaro x Atins em veículo 4x4 ( proibida pelo IBAMA) – 600

 

Preço hospedaria Lagoa Azul TEL: 98 33691294

Quarto com ar- 80 casal (baixa temporada)

 

Refeição com suco natural pra 2 pessoas – 30

Hamburguer completo com guaraná Jesus (na praça) – 8

 

Transporte de van de São Luís (pega no hotel) até Sangue – 30 Jorge TEL: 98 88532758

Transporte de jardineira de Sangue até Santo Amaro – 20 José Vieira Prozaca : 98 33691027

 

Quando ir?

Popularmente os melhores meses para se conhecer os Lençóis são julho e agosto porque termina a estação das chuvas e as lagoas estão bem cheias. Eu fui em junho e não choveu nem um dia (embora a previsão do tempo fosse de chuva), pelo contrário, fez muito calor. As lagoas estavam cheias de modo que não dava pé nas partes fundas, exceto a do Reflexo. Do jeito que fazia calor não me pareceu que no mês seguinte, ou seja, em julho, as lagoas fossem ficar mais cheias. Por isso, considero que junho seja um mês tão bom quanto julho e agosto. E pra quem vai precisar de passagens aéreas para ir até lá, é um mês onde se encontram ótimas promoções.

 

Como chegar?

Saindo de São Luís-MA, é possível ir de ônibus, van ou carro até o povoado de Sangue. De Sangue até o município de Santo Amaro do Maranhão o veículo utilizado é conhecido como jardineira. Esta parte quando completa-se o número de passageiros por isso não tem hora certa de sair. Usualmente, o motorista da van já deixa combinado com o motorista da jardineira para que ele saiba que está levando passageiros, por isso, ele espera mesmo que a van atrase. Outra vantagem de ir de van é que eles pegam os passageiros onde estiverem, seja no hotel ou no aeroporto, é só combinar direitinho com o motorista.

 

Quarto dia - rumo a Jeri!

IMG_20130620_105643.jpg.6b06b61c79bc2a7ef5452ed98cb92fea.jpg

No voo de São Luís a Fortaleza tivemos nossa última recordação dos lençóis maranhenses pois do lado esquerdo da aeronave deu pra ver todo os lençóis. Achei muito bonito. Dormimos em Fortaleza e, no dia seguinte, fomos para Jeri de ônibus comum. Comprei as passagens na rodoviária e lá eles já te vendem a passagem de Fortaleza até Jijoca junto com a de Jijoca até Jericoacoara que é em outro tipo de jardineira diferente da jardineira do Maranhão. Ficamos na Pousada Paraíso. É bem localizada, tem TV, ar, internet na área externa, bom café da manhã.

 

Quinto dia - o reencontro

Caminhamos pela praia, reencontramos um casal de amigos que conhecemos em Santo Amaro do Maranhão e que estavam chegando a Jeri depois do passeio do Delta do Parnaíba completando a rota das emoções como dizem. Colocamos o papo em dia e ficamos circulando pelas ruas de Jeri.

 

Sexto dia – Lagoa Paraíso e duna do pôr-do-sol ::otemo::

1052305_488697877872518_1687424405_o.jpg.9ce5397cf88ce805a17e6d7c95ad538a.jpg

Fizemos o passeio de bug com a “Jumentur- a empresa de turismo que dá um coice na concorrência!”, com o guia Ednardo. É um passeio muito completo pois além de levar até a Lagoa do Paraíso, e esperar o tempo que vc quiser, leva em seguida a Lagoa Azul – que não tem muita graça depois que vc já foi na Lagoa Paraíso, mas vc pode optar por almoçar nessa outra lagoa – e por fim leva vc até a Pedra Furada. Na Pedra Furada fica um vendedor de água mineral que sabe tirar uma foto na qual parece que vc está em cima da Pedra Furada, ele não cobra nada por isso. A foto fica muito legal !!!Outra foto que fica maneira é na árvore da preguiça, é a primeira parada que o guia faz nesse passeio. Passando pela praia do Preá, pedimos para o guia parar pois vimos uma grande quantidade de conchinhas na areia. Daí sim fomos para a Pedra Furada. De lá, o guia nos deixou na duna do pôr-do-sol por volta das 17:30 onde os turistas se reúnem para apreciar o pôr-do-sol no mar.Tem a jardineira que leva até a Lagoa do Paraíso sem fazer todo esse passeio, mas andar de bug é muito melhor, ainda mais quando aparece outro bugueiro e eles resolvem fazer um rali.

 

 

 

Sétimo dia – caminhada até a Pedra Furada e ver a galera praticando surf e sup

 

IMG_20130624_143100.jpg.ab781944c2c00c2b6e31e523a583e27b.jpg

Não precisa ser atleta pra fazer essa caminhada, seja pela praia ou por cima (pelo morro). Pelo morro é mais rápido e lá do alto a gente tem uma visão panorâmica de toda Jeri. Não tem como se perder na trilha. Se optar por ir pela praia, não vá muito à tarde por causa da maré. Dizem que na primeira semana de agosto o sol se põe no furo da Pedra Furada. É uma paisagem bem diferente. . . Tem cactos grandes, jegues e cabritinhos. Depois dessa caminhada ficamos assistindo a galera de todas as idades praticando surf e sup enquanto alguns jogavam capoeira e me amarrei em uma cadelinha que nadava como uma foca e pulava as ondas, muito graciosa! Lá é possível alugar prancha de surf ou sup ou ainda fazer uma aula. Na Lagoa Paraíso tb tinha aluguel de windsurf. No dia seguinte partimos para Fortaleza direto para o aeroporto. Deve haver alguma música que fala. . . ah! Lembrei! “Eu tive que ir embora, mesmo querendo ficar-a-a-a-a-a . . .” Bem assim!

 

 

Quanto devo levar em dinheiro?

 

Ônibus comum FortalezaXJeri saindo da rodoviária - 50

Hospedagem – 90 quarto casal de frente com sacada

80 quartos de fundos

Passeio lagoa paraíso (4 pessoas)-160

Aula de sup ou surf - 70

Aluguel da prancha de surf ou sup- 20

Alimentação – 15 a 20 por dia por pessoa

Transporte particular Jeri a Fortaleza - 100 por pessoa

OBS.:

Tem atendimento do Banco do Brasil nos correios, mas se vc precisar sacar dinheiro, vai depender de ter dinheiro lá. Eu fui sacar 400, mas só tinha 350. Se alguém chegasse logo depois de mim, não teria dinheiro nenhum lá, entende?

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Una pregunta:

El paseo a Betania y Espigao ¿Cuántas horas es? ¿Es necesario salir muy temprano a la mañana? ¿Es flexible el horario?

Porque mi idea es hacer ese paseo el mismo día de llegada de Sao Luis a Santo Amaro, y no sé exactamente a qué hora llegaré. (y al día siguiente ya me voy de travesía caminando a Atins!)

 

Gracias y saludos!

Griselda

Link para o comentário
  • Membros

Griselda,

 

Que legal que vc vai fazer a travessia!!!

 

O passeio que fiz foi até Betânia apenas. O guia disse que o rio estava cheio e que por isso o carro não estava passando pelo caminho habitual e que por isso iríamos até a Betânia sem passar pelo Espigão, pelo menos foi isso que entendi. Demorou um pouco pra chegar até lá. Não sei dizer quanto tempo ao certo, talvez uma meia hora. . . Fazer esse passeio no mesmo dia que chegar de São Luís a Santo Amaro desaconselho. Sugiro que faça o passeio no dia seguinte de manhã. Na minha opinião numa tarde tb dá pra fazer o passeio e curtir bastante (os guias vão falar que é bom sair mais cedo), mas o que eu desaconselho é fazer o passeio no dia que chegar. De Sangue a Santo Amaro vc vai pegar a jardineira sacudindo, sacudindo, sacudindo. . . É um longo trajeto. Se for pra Betânia no mesmo dia fica meio cansativo, eu acho. Eu vou deixar 2 sugestões:

1- Sair de São Luís com a van da tarde entre 12:00 e 13:00. Assim vai chegar a noite em Santo Amaro. No dia seguinte, vá a Betânia.

2- Se chegar no aeroporto de madrugada ou muito cedo, vá logo pra Santo Amaro e poderá ir até a Lagoa Gaivota e Andorinhas que é pertinho. Apesar de que no dia seguinte vc já vai passar por estas lagoas, né?. . . Só não deixe de ir até a Betânia!

 

As pessoas (turistas) que eu conheci lá não conseguiram chegar lá no horário que imaginaram que chegariam pq a jardineira fica parada em Sangue até completar o número de passageiros, mas espero que vc consiga!!! De qualquer forma vc vai gostar muito! Eu amei! Se pudesse ia de novo com vc!!!rs

 

Um guia disse que é melhor fazer a travessia de Atins para Santo Amaro por causa do sentido que o vento sopra jogando areia. . . Um dia tb quero atravessar os Lençóis!!!

Link para o comentário
  • Membros

Gracias por las dicas!!!

 

Sí, haremos la travesía! Esperemos que no sea tan cansador como pensamos!!!!!! ::dãã2::ãã2::'>

 

Pensamos hacer Betania ese primer día porque ya después continuamos y no tenemos más días... Ya sé que será mucho pero bueno.. queremos conocer TODO!!! jajaja

Pregunta: las jardineiras en Sengue ¿para cuántas personas son? Nosotros logramos armar un grupo grande! Entre 7 y 9 personas!

 

Muchos saludos desde Buenos AIres,

Griselda

 

 

 

Griselda,

 

Que legal que vc vai fazer a travessia!!!

 

O passeio que fiz foi até Betânia apenas. O guia disse que o rio estava cheio e que por isso o carro não estava passando pelo caminho habitual e que por isso iríamos até a Betânia sem passar pelo Espigão, pelo menos foi isso que entendi. Demorou um pouco pra chegar até lá. Não sei dizer quanto tempo ao certo, talvez uma meia hora. . . Fazer esse passeio no mesmo dia que chegar de São Luís a Santo Amaro desaconselho. Sugiro que faça o passeio no dia seguinte de manhã. Na minha opinião numa tarde tb dá pra fazer o passeio e curtir bastante (os guias vão falar que é bom sair mais cedo), mas o que eu desaconselho é fazer o passeio no dia que chegar. De Sangue a Santo Amaro vc vai pegar a jardineira sacudindo, sacudindo, sacudindo. . . É um longo trajeto. Se for pra Betânia no mesmo dia fica meio cansativo, eu acho. Eu vou deixar 2 sugestões:

1- Sair de São Luís com a van da tarde entre 12:00 e 13:00. Assim vai chegar a noite em Santo Amaro. No dia seguinte, vá a Betânia.

2- Se chegar no aeroporto de madrugada ou muito cedo, vá logo pra Santo Amaro e poderá ir até a Lagoa Gaivota e Andorinhas que é pertinho. Apesar de que no dia seguinte vc já vai passar por estas lagoas, né?. . . Só não deixe de ir até a Betânia!

 

As pessoas (turistas) que eu conheci lá não conseguiram chegar lá no horário que imaginaram que chegariam pq a jardineira fica parada em Sangue até completar o número de passageiros, mas espero que vc consiga!!! De qualquer forma vc vai gostar muito! Eu amei! Se pudesse ia de novo com vc!!!rs

 

Um guia disse que é melhor fazer a travessia de Atins para Santo Amaro por causa do sentido que o vento sopra jogando areia. . . Um dia tb quero atravessar os Lençóis!!!

Link para o comentário
  • Membros

Hola Jaque!

Muchas gracias!

Sí, ya tomé nota del teléfono de la van!!!

 

Saludos y seguimos en contacto!

Griselda

 

As jardineiras levam 12 pessoas. No meu relato tem o tel do Jorge, motorista de van, gostei dele e a van dele tem ar condicionado. Ele pega vcs onde estiverem e ele já deixa combinado com o motorista da jardineira em Sangue pra esperar vcs.
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

obrigada pelo relato!!ótimo!! vou em agosto fazer a travessia a pé e, por mais q me falem, estava louca pra levar a câmera profissional do meu namorado,rsrs pois, apesar de ser grande e trabalhosa de carregar, as imagens ficam completamente dife1rentes!! mas, fiquei com medo agora q li sobre sua máquina,rsrs o q me sugere?bjos

ps: ah, em Jeri vc acha q encontro onibus p ir a noite para Fortaleza?obrigada

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Amanda! Eu acho que vc deve levar uma câmera sim, é só ter cuidado com ela: guardá-la na capinha quando não estiver usando, não deixá-la na areia com o resto das coisas que levar como chapéu, óculos, chinelos, etc. A minha deu problema pq não tive esses cuidados. Por um acaso, não joguei fora o papelzinho onde anotei os horários de ônibus Jeri X Fortaleza. São esses:

6:00 deixa na Rodoviária

15:00 deixa no Aeroporto

23:00 deixa na Rodoviária

 

Vc tem a opção de ir de transporte particular. Pode, se não estiver em grupo, procurar saber se tem pessoas fechando um carro e se ainda tem lugar. Vou deixar o telefone da Francisca que trabalha com esse transporte: (88)3669 2277 / 9722 9559 / 9722 9594

Cabem 6 pessoas no carro além do motorista; geralmente ela fecha com 4 pessoas por 400 reais.

 

Boa viagem! Vai amar!!!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Jaque29MG Tudo bem?

 

Gostei muito de encontrar o seu relato, e tenho algumas duvidas...

Vc disse que o passeio para Betânia fica em 200 r$ para ate 6 pessoas (isso quer dizer 200 dividindo por 6 ou p cada? os outros que vc mencionou, segue a mesma linha?)

 

"Preço dos passeios (até 6 pessoas):

Lagoa do reflexo (barco) - 100

Lagoa Gaivota e Andorinhas - 140

Betânia- 200

Queimada dos Britos – 350

Travessia Santo Amaro x Atins em veículo 4x4 ( proibida pelo IBAMA) – 600"

 

Como fez para chegar em Santo Amaro, vi em alguns relatos que é um "lógica" meio que complicada.

 

Obrigado!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...