Ir para conteúdo

Paranapiacaba a Cubatão via antigo Sistema Funicular


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A trilha realmente é logo no começo na mesma que vai para o Rio Mogi, voce sai do mato, desce uma barranco, tem que atravessar as linhas do trem (cremalheira) subir um morrinho cimentado (via de manutenção) e seguir paralela ao sistema cremalheira. A funicular segue (olhando para sentido via litoral, lado esquerdo)

 

Agora sobre os vigias, é melhor não arriscar e ir a noite. de manhã o campo de visão é maior e eles ficam 24h.

 

boa sorte e cuidado.

as pontes não são seguras, e uma dica, não convide quem você não conhece e não confia para fazer uma trilha como essa.

 

abs

 

 

Olá! Eu e um pessoal estamos planejando descer a funicular no último fim de semana de Agosto, e depois , pernoitar no guarujá - ou voltar no mesmo dia!

Já estudamos bem a região, e eu mesmo, fui um dia à vila, apenas para manjar a situação, - guardinhas, trilhas que estão fechadas e seus possiveis 'contornos xD - enfim, para não dar nada errado em uma possivel trip para valer xD rsrs, e tb estudamos o traçado feito pelo 'danpeig', ao qual estamos muito gratos, que mosrtra em detalhes a trilha funicular. A única coisa que ainda não ficou bem claro é como é feito o acesso à ferrovia: no mapa, o acesso se dá pela trilha do Rio Mogi, que segue direto em direção aos trilhos. Porém, achei estranho, pois quem desce essa trilha, percebe que logo no começo, ela dá uma guinada para a direita, sem ir de encontro à ferrovia. Por acaso, parte deste trecho inicial é em vara-mato, ou existe alguma bifurcação que termina na linha férrea e eu não a notei LOL?

Dizem que só é possivel adentrar a funicular de madrugada - devido aos vigias -, ou há possibilidade de faze-la pela manhã, ou mesmo, sem andar os quase 200m 'sobre' os trilhos da cremalheira, e sim, indo pela beirada, se camuflando através das árvores que margeiam os trilhos, para, enfim, cruzá-la rapidamente e subir a 'escadinha' até a funicular?

 

Aproveito este post para deixar um convite para quem se interessar em fazer esta trip tbm, basta entrar em contato comigo! o/

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Iae pessoal! Eu e mais 2 amigos conseguimos concluir a travessia neste fim de semana, mas acessamos a funicular por uma rota alternativa, descendo a encosta a partir do inicio da trilha do mirante, na estrada da Bela Vista! Por este caminho, não se tem problemas com os guardinhas da ferrovia, mas são necessários uma bússola e uma corda para descer!

 

No relato, mostro mais alguns detalhes a respeito dessa nova rota:

travessia-da-funicular-serra-nova-de-paranapiacaba-a-cubatao-em-2-dias-t59644.html#p628470

 

Agradeço a todos que se dispuseram a me fornecer informações sobre a funicular e a todos que relataram suas travessias na mesma, em especial ao Raffa, autor deste tópico, ao Lupa(lowpower), e ao Daniel, que disponibilizou o traçado em GPS!

 

Jefferson... se você for, como ja foi dito antes, evite ao máximo as pontes. Até a ponte 9, pelo menos, até é possivel passar, mas depois, fica complicado. A ponte mãe está cada vez mais envolta pela mata densa, nós preferimos contorná-la por baixo mesmo. O túnel após a ponte mãe é um bom ponto para acampar, basta ter cuidado com os possíveis animais peçonhentos! Boa sorte lá!

Mto boa a trip!

Parabens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...