Ir para conteúdo

Cidades históricas de Minas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite, gente!!

 

Alguém sabe quanto tempo levo pra visitar o Santuário de Bom Jesus do Matosinho em Congonhas?? Pois estarei inde de SJDR para Ouro Preto e pensei em dar uma parada no caminho... até pq não tem onibus direto entre as cidades... então pensei em aproveitar a parada em Congonhas pra conhecer o local...

Vcs acham que uma tarde é suficiente???

E vcs sabem se tem onibus fácil de Congonhas para Ouro Preto?

 

Obrigada,

Mariana.

Link para o comentário
  • Respostas 322
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Alguém sabe quanto tempo levo pra visitar o Santuário de Bom Jesus do Matosinho em Congonhas?? Pois estarei inde de SJDR para Ouro Preto e pensei em dar uma parada no caminho... até pq não tem onibus direto entre as cidades... então pensei em aproveitar a parada em Congonhas pra conhecer o local...

Vcs acham que uma tarde é suficiente???

E vcs sabem se tem onibus fácil de Congonhas para Ouro Preto?

 

as infos q eu tenho q transporte nao estao atualizadas. Hj deve ter + linhas d onibus.

entretanto em relação a Congonhas, eu fiz exata/te isso, aproveitei o dia d traslado OP-SJDR p/ dar uma paradinha e visitar o santuário. A visitação é rápida, uma tarde basta. Disseram q nao valia a pena gastar + tempo na cidade, q o + interessante é o santuário mesmo.

tem algumas infos no meu relato

boa viagem!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal.

 

Irei passar uma quinta, sexta, sábado e domingo em MG.

 

Como chegarei quinta de manhã em Confins e só terei compromissos em BH a partir de sexta a tarde, estava pensando em ir para alguma cidade do interior.

 

- Alguma sugestão de hospedagem em Ouro Preto?

- Em Ouro Preto há vida noturna (barzinhos, botecos, restaurantes)?

 

Se puderem indicar outra cidade, melhor.

 

Valeu!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

acho q Ouro Preto é 1 bom destino, pois é perto, dá 2h d onibus. Vai dar p/ visitar algumas igrejas, museus e dar 1 volta pela cidade q é bem legal.

 

cono eu nao sou mto d botecos e barzinhos, vou ficar devendo, mas suponho q tem vida agitada sim, pois é cidade universitaria.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Gente acabei de voltar de viagem! As dicas que trago de OP são as seguintes: andem, andem, andem... a cidade é linda, as pessoas educadas, a comida maravilhosa... Vão andando, entrando nas igrejas, lendo todo o material. Se vcs conseguirem um guia de empresa (vi alguns com crachá guiando pessoas e as explicações era muito boas, já os guias de rua achei pouco confiável, com umas historinhas inventadas n sabe?). Fui toda autoconfiante pq sou historiadora e leitora de história da arte e percebi que há muito mais no cotidiano das pessoas que fuçam o passado daquela cidade do que os textos universitários me deram. Elas sabem minúcias, sabem contar o cotidiano, as particularidades, é muito interessante, vale a pena ser guiado por lá. Porém, nas igrejas, a única que tem visita guiada é a do Pilar e, sinceramente, n achei tão rica as explicações do guia da Igreja. Porém, tinha um grupo que estava sendo guiado por uma empresa - bestei em n perguntar informações sobre a empresa, a possibilidade de eu fazer parte do grupo... -que as explicações eram muito boas. Fiquei alguns minutos disfarçando e ouvindo por duas vezes.

Na pousada que eu fique, a Nello Nuno (superrecomendo!), me deram um mapinha e eu me guiei o tempo todo por ele. N fui à Mina do Chico Rei pq só descobri onde era no dia de ir embora (vi a localização no mapa maior q estava preso à parede da pousada) e tb n fui na casa dos inconfidentes pq meu marido achou muito longe depois de termos subido e descido diversas ladeiras no dia, mas, na verdade, há um ônibus p lá.

 

O passeio pelo trem começa bom, mas depois torna-se tedioso. Se tiver dinheiro a mais e quiser a experiência de andar de trem, vá, se não, vá a Mariana de ônibus mesmo. Caso pegue o trem, sente do lado direito - o esquerdo n tem nada p ver. Vale a pena pagar mais e ir nos vagões panorâmicos.

 

Se quiser fazer outras cidades históricas, comece por Tiradentes e venha subindo, a logística é melhor.

 

Prefira se hospedar nas proximidades da praça Tiradentes - Olhe no google quando fechar a pousada.

Ande muito pela cidade - já falei né, mas vale repetir. hehehe

 

Mariana a visita é rápida e vale a pena ser guiada - por empresa séria é melhor.

 

Não caiam na besteira (como eu) de deixar p comprar queijo e doce no Mercado Municipal de BH, aliás, a visita lá nem vale a pena. É um mercado tão comum quanto o municipal da sua cidade. Compre queijos e doces em OP mesmo.

 

A cafeteria "Chocolate Ouro Preto" Tem o melhor capuccino q já tomei na minha vida! O mesmo café também é vendido na livraria. A livraria é muito, muito legal. Música boa, ambiente massa, livros sobre arte e história de OP disponíveis p vc ler enquanto toma um café (eu aprendi sobre cantoneiras durante uma dessas lidas entre um pãozinho de queijo e um capuccino) e tb há exposições de fotografia.

 

Não se enganem com as ladeiras: todos os lugares em OP tem diversos caminhos. Se vc encontrar uma ladeirona e pensar q aquele é o caminho p chegar ao seu destino, olhe novamente o mapa ou saia andando para outros lugares, certamente vc achará caminhos menos íngremes - isso aconteceu algumas vezes comigo lá.

Comam muito!

É isso!

Link para o comentário
  • Membros

Para quem vai passar apenas um dia de folga e quer ir para o interior a dica é Sabará. Ela estava no meu roteiro mas não fiz pq perdi o avião e, consequentemente, perdi um dia da minha viagem.

 

 

Sim, OP tem vida noturna, mas não entra pela madrugada a dentro não - mas tb não sei se as festas nas Repúblicas duram mais tempo e se há barzinhos na Rua dos Bancos que funcionem depois das 0h. Vc encontra barzinho tanto na praça Tiradentes e arredores como no caminho e na própria Rua dos Bancos.

 

Para quem vai a BH: eu fui antes de ir a OP e gostei da logística, mas acho que isso não influencia muito ir antes ou depois - talvez, se vc deixar p depois, vc desista e fique por OP mesmo. Acho que um bom ponto de planejamento nesse sentido será usar a segunda-feira como parâmetro. Na segunda, a maioria dos museus e Igrejas fecham nas cidades históricas (alguns museus abrem!), então, usar a segunda como dia de deslocamento ou p ficar em BH é uma boa.

 

Estando em BH, sem dúvida, fique na Savassi - ainda que sejam hospedagens mais caras.

Aos domingos acontece a feira hippie.

Não deixe de comer um/uns docinhos na loja de doces portugueses na Savassi. São simplesmente maravilhosos e não deixam nada a desejar p os de Portugal.

O complexo da Pampulha tem os prédios longes um do outro. Se vc tiver de carro, ótimo, caso não, o jeito é selecionar alguns prédios e ir de ônibus de um p outro (o complexo abrange uma área de 17 km).

 

Santa Tereza, em BH, é um bairro boêmio. Tem um bar cujo nome é "Bar Temático" que eu não cheguei a ir mas que fiquei com muita vontade por causa das opções de comida. Ele tem página na internet, é só dar um google aí.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal,

Inicio minha viagem à Minas na próxima segunda feira.

Passarei por BH e por algumas cidades históricas, além da Serra da Canastra e Serra do Cipó.

 

Adorei sua dicas Lavínia, já inclui alguns pontos no meu roteiro. ::otemo::

 

Tenho encontrado dificuldade em achar hospedagens acessíveis em Tiradentes ou S.J del rei. Onde você ficou em Tiradentes?

Depois de muito procurar achei o Camping Tiradentes, lá tem área de Camping e quartos com preços bons, mas é distante do centro.

Alguém tem dicas de hospedagem barata em S.J. del Rei ou Tiradentes?

 

Valeu!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...