Ir para conteúdo

Baía da Traição - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Amigos,

 

Na virada do ano de 2009 para 2010, fomos conhecer a Baía da Traição - PB, acho que quem for pelas bandas da Paraíba não deve deixar de conhecer esse maravilhoso local e ainda intocado quanto ao turismo. Baía da Traição fica a 78 km de João Pessoa, 150 km de Natal e 180km. de Recife.

 

O litoral da Baia da Traição é um dos mais belos do nordeste, tendo a configuração de meia-lua, onde se destacam praias sinuosas, falésias multicoloridas, dunas e uma linha de arrecifes, formando um conjunto harmonioso de rara beleza paisagística.

 

O seu contorno, da foz do rio Camaratuba à foz do rio Mamanguape, mede aproximadamente 40 km, nele existindo as praias Cardosas, Tambá e Forte, embelezadas por falésias multicores, cujas ondas revoltas as tornam preferidas pelos os surfistas; a enseada da Baia da Traição, famosa pela sua beleza e tradição; a da Trincheira, onde, em 1625, suas dunas serviram de trincheiras às forças portuguesas na luta contra os holandeses; e a praia de Coqueirinhos.

 

No município de Baia da Traição está localizada a maioria das aldeias indígenas, que integram a Terra Indígena Potiguara. Estas aldeias estão sob a jurisdição da Fundação Nacional do Índio – FUNAI – órgãos federal, criado pela lei nº 5.371 de 5 de dezembro 1967, em substituição ao antigo Serviço de Proteção ao Índio – S.P.I.

 

 

Manifestações Folclóricas

 

São desenvolvidas várias atividades folclóricas, destacando-se o toré – dançando pelos Potiguara, através dos séculos; o coco de roda, considerando um dos mais bonitos do litoral paraibano; as lapinhas, cirandas e a nau-catarineta, realizadas no período natalino. Os festejos de Nossa Senhora da Penha – comemorado no segundo domingo do mês de janeiro; a festa de São Pedro, no dia 28 de junho, organizada pelos pescadores, com procissão marítima bastante concorrida; a festa de São Miguel – o padroeiro dos Potiguaras – celebrada, atualmente na Vila de São Miguel, no dia 29 de setembro, com muita animação.

 

A Baia da Traição também tem suas lendas, que são contadas através de gerações, principalmente a da famosa Ionatá, – a viagem dos pássaros – filha de um grande cacique, cuja tribo existia no local onde hoje se assenta a povoação do Galego.

[editar] Artesanato

 

É um dos mais bonitos do Estado, nota-se o filé e o bordado labirinto, que se destacam pela sua perfeição. Há poucas décadas, eram famosas as redes tapuaramas, tecidas a mão, que eram de grande aceitação no mercado brasileiro, principalmente no Rio de Janeiro, pela sua beleza e durabilidade. Atualmente, são raras as pessoas que se dedicam a este trabalho artesanal.

 

Convêm ressaltar o artesanato de carpintaria naval, elaborado por exímios artesãos, considerados os melhores do Nordeste, senão do Brasil. Dentre estes, merece especial destaque o Sr. João Damião de Oliveira – recentemente falecido – considerado o melhor da região, e responsável pela preservação e divulgação do referido artesanato.

[editar] Farol

 

A Baia da Traição tem sua costa protegida por uma linha de arrecifes (“as pedras”) que lhe dá características originais de rara beleza.

 

Em 1923, foi inaugurado o farol da Baia da Traição – o segundo da Paraíba – nas proximidades da Feiticeira, com o objetivo de defender as embarcações de possíveis acidentes, junto aos arrecifes existentes naquela praia.

 

O farol da Traição é uma linda armação de forma quadrangular de concreto armado, cor branca, com uma altitude de 12 metros e um alcance geográfico (luz) de 12 milhas, com lampejo branco de 06 segundos. Já passou por varias modificações nos anos de 1927, 1947, 1970, 1972, e 1985. Atualmente, está estalado a poucos metros do local onde permaneceu desde a sua inauguração.

 

 

 

Conhecemos varias pousadas na região, A pousada que nós indicamos como MUITO BOA e com um preço bem convidativo é a Prainha Apart Hotel:

http://www.prainhaaparthotel.com.br/

O Prainha Apart-hotel dispõe de apartamentos de 01 e 02 quartos, contando cada unidade com sala/cozinha, banheiro, varanda e área de serviços. Todos mobiliados com os itens básicos, de forma a oferecer melhor comodidade aos clientes. O pessoal de lá é super gente boa... Recomendo !!

 

 

 

Bem Amigos, Tenham uma boa viagem,

 

Filipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros de Honra

Hola,

 

Estamos planificando un viaje a esa zona,

Primero sòlo pensamos en Pipa, pero al investigar resolvimos mudar planes y comenzar x el litoral sul de paraiba (jacuma) y x casualidad vimos algo de bahìa de traicao y nos apasionamos x el lugar,

Hay transporte desde Conde o Jacuma hasta este lugar,

la idea es parar unos dìas aquì y continuar rumbo a Pipa.

Agradezco informaciòn sobre transporte o cualquier celular de moradores para solicitar informaciòn. La idea es ir improvisando en el camino, si nos gusta ficamos màs dìas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...