Ir para conteúdo

Chapada dos Veadeiros - Goiás - Guia de Informações


MariaEmilia

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

em construção

[info]Este tópico é um Guia da Chapada dos Veadeiros e arredores que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.[/info]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Cicloturismo na Chapada dos Veadeiros

 

 

20110317231447.jpg

 

O Portal da Chapada dos Veadeiros fica na cidade de São João Dàliança. Pedalando na região descobrimos que ao ultrapassar esse portal existe um mundo onde os Et`s tem aeroporto; que deve-se tomar conta com o que se pede em pensamento, pois acontece; que no mercado a conversa é sobre os cosmos; que a farmácia é no Tom das Ervas; onde índios e kalungas tem as suas terras e que o meio ambiente é a prioridade.

 

20110317225251.jpg

Morro do Chapéu

 

Passamos pelas comunidades de São João D`Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Engenho 2 (Kalunga), Capela, Colinas do Sul e São Jorge, totalizando cerca de 500km pedalados na região.

 

20110318010616.jpg

Ver o mapa no Google Maps

Download do GPS Tracklog completo da Chapada dos Veadeiros

 

Os meses de julho, agosto e setembro são os melhores para se conhecer a região, pois é seca, época de floração do cerrado e as cachoeiras estão no nível ideal, além das chuvas não atrapalharem seu passeio.

 

Filtro solar e roupas leves são os equipamentos indicados.

 

Alto Paraíso

 

A cidade é de rotina tranquila com poucas pessoas na rua, alguns comércios abertos na avenida principal e pouquíssimos carros. No fim de semana o movimento aumenta um pouco com a chegada de pessoas de Brasília que são os principais visitantes.

 

A cidade é a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros e fica sobre de uma grande placa cristal de quartzo, o que leva algumas pessoas a acreditarem que aquela ali possui uma energia especial. A cidade é sede de várias ONGs, que estudam desde agroflorestas e preservação do Cerrdado, até OVNIs e seres de outros planetas. A cidade tem cerca de 7 mil habitantes e várias comunidades alternativas e religiões.

 

20110317231702.jpg

Cidade de Alto Paraíso

 

 

A Chapada dos Veadeiros é um local muito bom para se conhecer de bicicleta e Alto Paraíso não é diferente. A bike pode ser tranquilamente seu meio de transporte na cidade e é possível ter acesso à maioria das cachoeiras pedalando.

 

Atrativos naturais que conhecemos em Alto Paraíso

 

- Cataratas dos Couros

- Sertão Zen

- Cachoeira das Loquinhas

- Cachoeiras do rio Macaquinhos

- Cachoeira dos Anjos, Arcanjos e povoado do Moinho

 

20110317234458.jpg

Cataratas dos Couros

 

A cidade possui uma boa estrutura turismo, contando com um CAT (Centro de Atendimento ao Turista), agências de turismo, pousadas, campings, hotéis e restaurantes.

 

Para saber mais sobre a cidade, acesse o site da Prefeitura de Alto Paraíso (http://www.altoparaiso.go.gov.br/) ou o blog http://altoparaisodegoias.blogspot.com/ e siga o twitter @altoparaiso_go.

 

20110317235440.jpg

Cachoeira no rio Macaquinhos

 

O outro lado da Chapada dos Veadeiros

 

No caminho para Teresina vale a pena um banho na cachoeira dos Cristais e Água Fria. Durante toda a pedalada o PNCV fica sempre à esquerda e basta olhar para o lado para admirar os belos mirantes de Cerrado de altitude e chapadões do parque.

O visual ajuda a superar as subidas e atingir a estrada mais alta da Chapada, com altitude de 1.550m. O Mirante do Pouso Alto com 1.676m é ponto mais alto da Chapada dos Veadeiros e do estado de Goiás.

 

Pra quem está sem bike, tem ônibus o dia todo que faz a linha Alto Paraíso x Cavalcante.

 

20110317234716.jpg

Cachoeira dos Cristais

 

Cruzamos o famoso Paralelo 14, que por ser o mesmo de Machu Picchu, é mais um mistério da região.

 

Depois do Pouso Alto é relaxar as pernas e curtir a paisagem da descida até a cidade de Teresina-GO. Quem tiver tempo, vale a pena conhecer o funil do Paranã, que fica nas terras Kalungas. No caminho de Teresina para Cavalcante, vale a pena parar na ponte estreita e se refrescar no rio das almas.

 

Cavalcante

 

Cavalca, como é chamada pela galera, é uma cidade menor ainda que Alto Paraíso, mas tem pousadas, banco do brasil e pega celular. O clima de cidadezinha do interior é muito acolhedor. A noite o point é na praça, sábados rola um encontro cultural, onde tem a feira de artesanato e show com músicos locais.

 

20110318001028.jpg

Chegando em Cavalcante

 

Os principais atrativos da região está nas cachoeiras que ficam no Enegenho II, reserva dos Kalungas. O Quilombo fica a 30km de cavalcante e a estrada é de terra. As cachoeiras da regiao tem a água azul, difícil de se acreditar.

 

A reserva Kalunga, onde está localizado o Engenho 2 e mais 62 quilombos formam a maior reserva de Quilombolas do país. Para lá fugiram os escravos vindos da Bahia. Alguns Quilombos ainda não têm estradas e luz, sendo que no Engenho II, somente há 15 anos chegou o primeiro carro lá e a energia elétrica há 4. Os Kalungas desenvolveram técnicas próprias de manejo de terra e animais e durante anos viveram somente do que produziam. Não existe pousada lá, mas se levar sua barraca eles conseguem um lugar coberto para acampar. A cultura Kalunga é muito antiga e vale a pena conhecer.

 

20110317234922.jpg

A Folia de Santo Antônio acontece no mês de agosto e vale muito a pena conhecer.

 

O preço da diária do guia é R$ 50 mais R$10 por pessoa para conhecer os atrativos. A vila não possui estrutura de hospedagem, só é possível acampar. Para quem quiser um guia de bicicleta pelas terras Kalungas, pode ligar para o João Maia no tel. (62) 9633-7416. Ele é guia Kalunga e conhece tudo das trilhas da região.

 

Atrativos naturais que conhecemos em Cavalcante

- Cachoeira da Capivara

- Cachoeira Santa Bárbara

- Cachoeira Rio da Prata

 

20110317235905.jpg

Cachoeira Santa Bárbara

 

20110318000011.jpg

Cachoeira Capivara

 

Outro lugar que vale a pena conhecer é o Rio da Prata e suas cachoeiras. São 59km depois do Engenho II e as pedaladas são no sertão de clima seco, muito sol e poeira. É nesse clima de deserto, quase na divisa com o estado de Tocantins que estão as famosas cachoeiras do Rio Prata.

 

20110318000109.jpg

Acampamento no Rio da Prata

 

20110318000214.jpg

Cahoeira Rei do Prata

 

 

Pegamos um bom trecho de estrada de terra entre Cavalcante e São Jorge. Foram cerca de 170Km de muita terra, poeira solta, buracos e costelas., mas sempre recompensado por paisagens lindas. Passamos pelo povoado de Capela e a cidade de Colinas do Sul e chegamos na vila de São Jorge.

 

20110318000356.jpg

Mirante no caminho para São Jorge

 

Participamos do 10º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que acontece no mês de agosto. O evento reune várias tribos indígenas do Brasil. A região da vila de São Jorge é muito preservada e passamos um tempo conhecendo as belezas naturais da região, inclusive o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

 

Atrativos que conhecemos em São Jorge

- Vale da Lua

- Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

- Encontro das aguas

 

20110318001954.jpg

Vale da Lua

 

20110318004525.jpg

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros

 

 

Fazer a volta no parque da Chapada dos Veadeiros de bicicleta é uma experiência muito rica e com certeza encanta qualquer amante do cicloturismo.

 

Editado

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Fala Galera mochileira.

Vou para Goiás na segunda quinzena de novembro e, claro, aproveitarei a deixa e farei um trekking na Chapada dos Veadeiros.

Andei dando uma olhada aqui no fórum, mas não achei resposta para as seguintes dúvidas:

1) quantos dias é o ideal para fazer a trilha das Sete Quedas? Já vi gente que disse que em 02 dias dá pra fazer tudo, porém como não tenho pressa, posso fazer em 03 e até 04 se for o caso.

2) com guia ou sem guia, já que pelo que eu vi não é mais obrigatório (eu sempre prefiro com até pra dar uma força pro pessoal local ::otemo:: , mas será que é necessário?)

3) alguém tem dicas de pousadas ou lugares pra ficar (vi em outro tópico alguém recomendando a Águas de Março, alguém conhece :?: )

4) como fazer com o transporte no fim do passeio, já que a trilha desemboca no meio da rodovia ::hein:

5) quais outros passeios dá pra fazer ali por perto de Alto Paraíso (esqueci de avisar que irei de carro ::putz:: )

É isso.

Abraços.

Pedro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...