Ir para conteúdo

Não é mais do mesmo, prometo (rs)!!! Argentina - Chile - Bolívia - dez/13


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi pessoal!!! ::otemo::

Eu sempre to por aqui pra dar pitaco nos roteiros dos outros e contar minhas histórias doidas das viagens pela América do sul... mas dessa vez to pedindo a opinião de vocês pra um roteiro de Argentina – Chile – Bolívia (Não, não tem Peru... ::lol4:: já me perguntaram algumas vezes disso, então já estou reativa na resposta, hahaha)

As ideias desses passeios surgiram meio do que eu li por aqui e que me interessou... e não tem absolutamente nada travado nesse aspecto! Sou uma pessoa que gosta de viajar com calma e do tipo que gosta de ficar fazendo nada o dia inteiro se der na telha, então tem vários dias meio ‘livres’... normal! Pra quem já leu meus relatos, sempre tem um momento ‘férias das férias’...

 

A ideia seria essa:

 

6/12 – voo gol para Santa Cruz de La Sierra + viagem de bus para Salta :?: (tem um direto pra San Pedro de Jujuy pela flechabus... se alguém souber de alguma outra opção)

7/12 – chegada em Salta

8/12 – Salta –Passeio: pueblo Cachi

:?: Vale a pena? Ainda não me convenci se devo ir

9/12 – Salta – Passeio: San Antonio de los Cobres

10/12 – Salta – Conhecer a cidade – livre

11/12 – Viagem: Salta – Cafayate / Conhecer alguma das viniculas a tarde

12/12 – Cafayate: Passeio: Rio Colorado

13/12 – Cafayate: livre

:?: Dúvida, usar esse dia em Cafayate ou em Purmamarca?

14/12 – Viagem: Cafayate – Purmamarca

OBS: Fui nessa onda de ficar em purmamarca pelo relato do José Luiz (mochilao-2012-santiago-mendoza-cafayate-salta-quebrada-de-humahuaca-atacama-e-salar-de-uyuni-t77014.html) que foi uma fonte excepcional pra essa região!!!

15/12 e 16/12 – Purmamarca – Passeios: Tilcara e Quebrada de Humahuaca

17/12 – Viagem: Purmamarca – San Pedro de Atacama

:?: Nesse aspecto tem uma trava... pesquisei e só tem esse ônibus de terça, quinta e domingo.. assim, não posso mexer nesse sem ter impacto no roteiro. Alguma outra opção? Van? Taxi? Custos!

18/12 – SPA – Geiseres

19/12 – SPA – Valle de La luna

20/12 – SPA – Sandboard

21/12 – SPA – livre

22/12 ~24/12 – Tour Salar + deslocamento até La Paz

:?: algum risco por ser véspera de natal?

:?: Alguém tem preço atualizado do salar?

25/12 – chegada em La Paz e livre

26/12 – La Paz – chalcataya

27/12 La Paz – downhill

:?: Quem aí já fez nessa época? Eu fiz no inverno e foi ‘de boa’, muito risco por causa da chuva? (inclusve risco de não ter!)

28/12 – Viagem: La Paz – Copacabana (Cerro Calvário)

29/12 – Copa – Isla Del Sol ::love::

30/12 – Copa –La Paz

:?: 31/12 – livre? Reveillon em La Paz?

01/01 – La Paz – Sta Cruz

Por ser feriado, grandes chances de não conseguir ônibus????

02/01 – Sta Cruz de La Sierra – dia +/- livre

03/01 – volta para SP voo Gol

 

Uma dúvida final... pra Bolívia e Chile eu sei que compensa o dolar, mas pra Argentina eu fui ano passado e compensou muito levar o real (tanto em BsAs quanto na Patagônia). Considerando esse trecho argentino, qual a melhor opção? Tudo dólar ou um mix de dólar e real?

 

É isso a principio... Acho que é possível de fazer e tá fazendo sentido (na minha cabeça! rs).

 

Vamos lá, pitacos, pitacos, pitacos!!!

Beijos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Uma dúvida final... pra Bolívia e Chile eu sei que compensa o dolar, mas pra Argentina eu fui ano passado e compensou muito levar o real (tanto em BsAs quanto na Patagônia). Considerando esse trecho argentino, qual a melhor opção? Tudo dólar ou um mix de dólar e real?

 

Eu to indo pra Argentina agora e vou levar reais e dólares.

 

A maior parte vai ser em real, mas fico preocupado com o jeito que o câmbio vem variando (e na Argentina também não é dos mais estáveis). Por isso achei melhor levar alguns dólares por garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
8/12 – Salta –Passeio: pueblo Cachi

:?: Vale a pena? Ainda não me convenci se devo ir

Olha, não foi nem perto um dos passeios tops que fiz na minha viagem... na minha opinião, o passeio vale muito mais pelas paradas ao longo do trajeto do que propriamente pelo destino final (Cachi)... aliás, uma dúvida que tinha ao planejar a viagem era justamente se eu iria a Cachi e San Antonio de los Cobres de ônibus ou através de agência e após a viagem eu tive certeza que o melhor é não ir de ônibus pois as paradas ao longo do caminho valem muuuuito mais a pena do que o destino final especificamente.

Resumindo, se tiver tempo e disposição, faça o passeio que é melhor que ficar sem fazer nada... mas se tiver com a agenda apertada ou afim de relaxar, você não vai ficar revoltada ao voltar da viagem por ter perdido esse passeio!

 

12/12 – Cafayate: Passeio: Rio Colorado

Se for fazer só o Rio Colorado nesse dia, aproveite para fazer a trilha completa das cachoeiras... e a dica é tentar pegar um transporte (táxi) desde Cafayate até o local onde é a "entrada" para o passeio do Rio Colorado onde ficam vários guias esperando por pessoas para fazer a trilha. Outra opção seria alugar uma bike para chegar ao local ao invés de pegar um táxi.

 

13/12 – Cafayate: livre

:?: Dúvida, usar esse dia em Cafayate ou em Purmamarca?

Não vi no seu roteiro falando da visita a Quebrada de las Conchas (ou Quebrada de Cafayate)!! Não deixe de fazê-lo... é o passeio imperdível desse local!

Se for fazer no mesmo dia do Rio Colorado, comece cedo o passeio do Rio Colorado para ter tempo de fazer os 2 no mesmo dia... mas como você gosta de viajar com mais calma, indicaria fazer cada passeio em dias diferentes e se você achar que tem muito tempo livre, aproveite para conhecer outras vinícolas.

No entanto, eu acho que está faltando 1 dia para você dedicar totalmente a Purmamarca... a viagem de Cafayate a Purmamarca será longa e não sei se te sobrará tempo/disposição para conhecer Purmamarca nesse dia. Se for para cortar 1 dia, eu indicaria não fazer o Rio Colorado e usar esse dia em Purmamarca.

 

14/12 – Viagem: Cafayate – Purmamarca

OBS: Fui nessa onda de ficar em purmamarca pelo relato do José Luiz (mochilao-2012-santiago-mendoza-cafayate-salta-quebrada-de-humahuaca-atacama-e-salar-de-uyuni-t77014.html) que foi uma fonte excepcional pra essa região!!!

::otemo::

 

17/12 – Viagem: Purmamarca – San Pedro de Atacama

:?: Nesse aspecto tem uma trava... pesquisei e só tem esse ônibus de terça, quinta e domingo.. assim, não posso mexer nesse sem ter impacto no roteiro. Alguma outra opção? Van? Taxi? Custos!

Não lembro exatamente as datas, mas se não me engano, tinha 2 empresas que vendiam passagens para SPA (Pullman e Geminis)... tenta ir atrás disso, mas se não me engano, tinha mais opções de dias de viagem (acho que também tinha sexta por exemplo, mas é bom confirmar).

Vale lembrar também que essa passagem você tem que comprar antecipadamente ou na internet ou nas rodoviárias de Salta ou Jujuy já que não se vende em Purmamarca (o ônibus apenas para na estrada para pegar/deixar eventuais passageiros)

 

Uma dúvida final... pra Bolívia e Chile eu sei que compensa o dolar, mas pra Argentina eu fui ano passado e compensou muito levar o real (tanto em BsAs quanto na Patagônia). Considerando esse trecho argentino, qual a melhor opção? Tudo dólar ou um mix de dólar e real?

Não é uma certeza, mas eu sou da opinião que na atual situação da Argentina, sempre vale mais a pena levar dólares/real do que sacar dinheiro no câmbio oficial (Argentina infelizmente tá virando uma Venezuela quanto ao câmbio)... eu levaria um mix de dólar e real, mas é apenas uma suposição, não cheguei a usar reais quando estive lá (ainda não existia essa loucura de câmbio que acontece atualmente na Argentina)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendo de Chile e sei que geiser e valle de la luna da para fazer em um unico dia.

San Pedro nao tem nada,apenas um museu que voce visita em 1 hora.

Fica um dia sobrando-eu faria salar de tara,mas pode ser valle de arco iris pela manha e laguna cejar pela tarde.

Onibus San Pedro-Salta tem praticamente todos os dias,tres empresas atuam Pullman Bus,Andesmar e Geminis,porem os dias de saida sao trocados,se sai de uma,da outra saira no outro dia.

Para Argentina e para pagar hotel em Chile use dolar,cotados no cambio blue vale 8-9 pesos por 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Obrigada pelas respostas, pessoal!!! Vou levar tudo isso em consideração!

 

E Fabiano, pesquisei um pouco e vi que tem gaps nesses dias dos onibus! Vi nos site da Pullman Bus e Gemini (esse eh beeeem ruim) mas nao tinha conhecimento da da Andesmar. Vou olhar com calma depois!

 

E dos geiseres e do valle de la luna... o primeiro não é aquele que se acorda mega mega mega cedo? Por isso que coloquei em dias diferentes, pra nao ficar supercansativo e eu nao aproveitar o segundo passeio! O que vcs acham?

 

José, verdade, super esqueci a quebrada de cafayate, tava no roteiro e num relayout ele saiu... vou reconsiderar!!! E continuo bem tentada a não ir a Cachi... talvez aí ganhe um dia no roteiro! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

dá-lhe Camila !!

algumas sugestões: viu de comerçar por córdoba ou voltar direto de la paz, assim poderia ter + um dia...

mais ou menos como esse roteiro: mochilao-do-deserto-cordoba-salta-uyuni-y-atacama-e-redondezas-t87045.html#p882810

pode ser q esse seu roteiro (ida e volta por santa cruz) seja o mais barato, mas penso q pegará mais estrada e "perderá" um tempo maior.

purmamarca realmente encanta, tb queria ter ficado lá, mas como estava em casa de amigo em salta (portanto ñ tenho indicação de hostel), aproveitamos bem a rotina da cidade, q tb é bem massa!

qto a moeda, se pagou até 2,5 no dolar vale levar, pois o real teria q ser "vendido" por mais de 3,6 coisa q talvez seja dificil de acontecer no interior. isso se torcar o dolar no mercado paralelo entre 8 ou 9 por 1. agora, se o real estivar valendo 4 pesos, vai de real!

e os dias de onibus é bom confirmar antes mesmo, para isso tem o plataforma10 ou o central de pasajes. sendo que deve ser diferente os dias do trajeto salta>san pedro ou do trajeto inverso

tb penso q seja mais proveitoso curtir bem cafayate e salta do que seguir pra cachi, mas acho q isso depende muito de cada um....

e boas viagens !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pedrada, eu tinha visto vááááárias opções fora o esse voo (que na verdade já tá comprado!) mas essa foi de longe a opção mais barata... enfim, da-lhe bus! E estou 99% convencida em levar 80% em dolar e o resto em real... acho que se tiver preju, nao vai ser muito... E já está cortado Cachi do roteiro e adicionado um dia em Purmamarca! Me convenceram!

 

Do relato, já mandei uma msg cobrando a Clarissa de terminar o relato.. hahaha... ate assustei com seu link! 'como assim tem um relato que é bem similar e eu nao li!?' kkkkk... eh bem novo o post, vou seguir acompanhando!

 

Ah, Fabiano, vi a opção da andesmar... me deu mais mobilidade no roteiro! tem de segunda, quarta e sexta... nao vou me preocupar com a data desse onibus mais! :)

 

Valeu pelas dicas, galera!

 

 

Mas mais pitacos são bem vindos!

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é, imaginei !!

assim como, de q já havia lido todas opções de roteiros/relatos aqui do site hehehe

tb já deve ter visto esse blog: http://www.viagemindependente.blogspot.com.br/2008/08/cordoba-e-chegada-em-salta.html

além de cachi, tb tem tilcara e humahuaca, as ruínas de quilmes... me interessei por tilcara, pois era uma pucara (como escrevemos à época, presente neste link: salta-e-san-salvador-de-jujuy-perguntas-e-respostas-t7912-240.html?hilit=tilcara onde tem mais informações sobre essa região)

e pode procurar outros roteiros nesse: http://www.viajantes.com/diarios/la-quiaca/la-quiaca-villazon-3 "en viajeros.com tiene mucho mas" kkk

são muitas opções... o importante é curtí-las !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, estou escrevendo ainda meu relato, mas já te adianto algumas "cenas dos próximos capítulos":)

Pra chegar até Cafayate, o legal é aproveitar a estrada, as "Quebradas" do caminho, então talvez uma boa seja pegar uma excursão, ficar na cidade e voltar outro dia com a mesma excursão. (Na agência q fiz - La Posada- tinha opção de fazer isso.) Cafayate me pareceu bem legal pelas bodegas, mas não sei se vale mais tanto tempo lá.

O hostel que fiquei em Salta eu gostei bastante, http://www.hostalprisamata.com/ .

O passeio do Salar eu paguei 600 bol, todas as agências estavam +- esse preço. Mas era baixa temporada...

De SPAtacama pra Salta o único dia q não tem é sábado. Fui de Andesmar. Apesar de passar por Purmamarca, não sei se pára lá ...

Juro q termino meu relatinho a tempo de vc usá-lo :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...