Ir para conteúdo

Mochilão Cusco - Arequipa - Puno - Copa - La Paz - Uyuni - SP Atacama - Santiago (set/11) - Completo


Posts Recomendados

  • Membros
Ei Quintanilha! Td joia? Caramba, seu relato está muito bom, valeu mesmo!

Sempre gosto de planejar e ler muuuuito antes de viajar, mas agora resolvi aceitar de última hr uma aventura por esse percurso, e estou indo essa sexta, um pouco receosa e queria te perguntar sobre uma coisa que não tenho encontrado aqui nos relatos...é que depois do tour Bol-Chile (salar e atacama)- e Arequipa, vou para a colombia direto, fazer um intercambio...está complicadíssimo caber tudo no meu mochilão, você acha que levar mala de rodinha nesse trajeto(sabendo que vou pegar um tanto bom de onibus) é impossível?

Brigadão e mais uma vez obrigada pelo relato!!! Abs!

 

Oi Nathalia

 

boa noite! Eu fui de mochila por achar mais prático de carregar, mas vi várias pessoas com malas de rodinha.....sem maiores problemas. No Atacama vc vai deixar no local de hospedagem e para os passeios não precisaria levar, bastaria uma mochila pequena..... já no Salar as agências costumam colocar tudo na parte de cima do veículo e cobrir com uma lona para não sujar mto, também não vejo maiores problemas... Quando eu pesquisei aqui da viagem vi algumas pessoas recomendando viajar com a mochila dentro do ônibus, mas eu deixava no bagageiro inferior mesmo com cadeados e não tive qualquer problema....apenas tentava descer logo quando chegávamos no destino para recolher logo minha mala. Ali via várias pessoas com malas de rodinhas tb....

 

Boa viagem e se precisar de algo é só falar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

19/09 - SP Atacama (Lagunas Altiplânicas e Ojos del Salar)

 

Hostal Lickana (Caracoles 140)

Valor diária: 36000 pesos (quarto matrimonial com banheiro privativo)

Avaliação: ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> Muito bom. Cheguei lá durante um feriado nacional, então os preços estavam acima da média mesmo (além disso, acho que tinha ficado mal acostumado com Peru e Bolívia onde tudo é mto mais barato ::cool:::'> ). Mas valeu bastante a pena, excelente localização, quartos amplos com varanda, limpos, organizado e bom café da manhã.

 

Neste dia a agência passou no nosso hostal por volta de 07h30 para realizarmos o primeiro passeio da semana, as Lagunas Altiplânicas... com o frio ::Cold:: típico das primeiras horas da manhã no deserto nos dirigimos a Laguna Chaxa (reserva nacional dos flamingos, entrada 2500 pesos / pessoa e distante aproximadamente 1h de SP Atacama). Esta laguna faz parte do Salar de Atacama e daí a possibilidade de além da laguna com os flamingos podermos visualizar às margens uma quantidade descomunal de sal cristalizado. Uma imagem linda, bom para começar a semana! ::cool:::'> No final ainda foi servido um café da manhã farto!

 

20120623204134.JPG

 

20120623204229.JPG

 

Logo após, fomos para as Lagunas Miscanti e Miñiques (entrada 2500 pesos / pessoa)....um dos pontos altos da viagem!!! Que lugar sensacional! São duas 2 lagunas localizadas a aproximadamente 4000m de altitude na base de vários vulcões cobertos de neve e que se formaram justamente pelo degelo deste neve....o contraste que existe entre as lagunas/montanhas cobertas de neve/céu totalmente azul é simplesmente de tirar o fôlego. Oportunidade de tirarmos diversas fotos... Além disso, o inverno havia sido mto rigoroso desta forma havia mto gelo nos arredores da laguna tanto é que nem foi possível realizarmos uma pequena trilha que existe até as margens da lagoa...nada que atrapalhasse o espetáculo ali presenciado.

 

20120623205103.JPG

 

20120623205237.JPG

 

20120623205327.JPG

 

20120623205422.JPG

 

Antes de retornarmos a SP de Atacama paramos no meio da estrada para tirarmos algumas fotos da geografia sensacional da região e também no povoado de Toconao (+/- 40 km de SP) e que possui a 2ª igreja mais antiga do Chile....

 

20120623210732.JPG

 

20120623210833.JPG

Campanário de San Lucas (Toconao)

 

Chegamos de volta 14h30 e fomos direto almoçar já que 16h sairíamos para o passeio da Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebenquinche. Na Laguna Cejar (+/- 30 km de SP) pode-se tomar banho e pelo fato da água ser mto salgada é praticamente impossível afundar... o problema é que o nível de água estava mto baixo, praticamente com a água batendo no joelho, pelas fotos temos a impressão que é uma grande laguna... eu não entrei, ficamos só ali na margem tirando fotos e curtindo o local (depois tem que tomar um banho de água doce pois o sal irá queimar sua pele caso permaneça por mto tempo incrustrado). Depois fomos para o Ojos del Salar, 2 buracos redondos no meio do Salar de Atacama com água estupidamente gelada ::Cold:: onde a galera tira várias fotos realizando vários saltos já que segundo o guia a profundidade é de aproximadamente 40 metros!!! Por fim, o lugar que mais curti dos 3 foi a Laguna Tebenquinche onde acompanhamos o sol se pondo no deserto.... ::otemo:: além de ter uma espécie de happy hour, com biscoito, bebidas, a galera tirando várias fotos, conversando....

 

20120623212831.JPG

Laguna Cejar

 

20120623212955.JPG

Ojos del Salar

 

20120623213209.JPG

Laguna Tebenquinche

 

20120623213346.JPG

 

Retornarmos a San Pedro por volta de 20h15. Neste dia fomos jantar em um lugar que recomendo Delicias de Carmen....li mto aqui durante a fase que estava pesquisando, comida barata tradicional, farta e com as tradicionais empanadas!!

 

20/09 - SP Atacama (Vale do Arco Íris / Pukara Quitor / Tour Astronômico)

 

Neste dia por volta de 08h o transporte da Atacama Connection passou no nosso hostal para irmos ao Vale do Arco Íris e Petroglifos de Yerbas Buenas. Não é um passeio tão comum assim, mas já havia lido pesquisando antes da viagem que valia a pena...então resolvemos arriscar. Pois bem, o passeio do Vale do Arco íris consiste em caminharmos ao longo de um vale onde as formações montanhosas ao nosso redor possuem diferentes colorações por conta da diferente composição mineral e estado de oxidação das rochas, além de diferentes formatos. O bom é que o guia deu uma explicação inicial e nos deixou no início do vale e fomos andando por nossa conta e ritmo até o fim, onde o mesmo estava lá nos esperando....

 

20120627211934.JPG

 

20120627213606.JPG

 

20120627213815.JPG

 

20120627215040.JPG

 

20120627215231.JPG

 

Logo após o Vale do Arco Íris, fomos ao povoado de Rio Grande que segundo o guia possui uma população de cerca de 150 pessoas e conhecemos uma família que nunca teve a oportunidade de sair dali e que vivem da plantação de alface, batatas e posterior venda para Calama e San Pedro de Atacama...Saindo dali fomos aos Petroglifos (entrada 2000 pesos / pessoa) que se trata de um sítio arqueológico onde podemos encontrar diversas gravuras talhadas nas pedras realizada pelos povos andinos no passado.

 

20120627215136.JPG

Rio Grande

 

20120627215327.JPG

 

20120627215511.JPG

 

Retornamos para SP Atacama às 14h, almoçamos e logo após aluguei uma bicicleta para ir até a Pukara de Quitor e em seguida Quebrada del Diablo (no próprio local onde aluguei a bicicleta peguei um mapa para facilitar chegar nestes locais, apenas de não ter mto mistério...são 6km do centro). Se puderem reservem um tempo para rodar por SP Atacama de bicicleta, vale à pena dar uma andada com calma pela cidade... Só não esqueçam de levar mta água, boné e protetor...

 

20120627223105.JPG

Quitor

 

20120627223400.JPG

Entrada do Sítio Arqueológico de Catarpe

 

20120627223618.JPG

Quebrada del Diablo

 

Para fechar o dia, fomos no Tour Astronômico as 20h30 (a van do tour passa na esquina do hostal lickana e de acordo com o horário pode ser em inglês, francês ou espanhol) onde um frânces mto gente boa e figuraça tem na sua própria casa um conjunto de telescópios que permite observamos o céu totalmente estrelado de SP Atacama! Quando chegamos vamos para um espaço bem escuro onde inicialmente ele fala mto sobre constelações, via Láctea, posicionamento das estrelas e depois vamos para o pátio onde existem cerca de 15 telescópios que permitem com que observemos tudo aquilo que foi dito na teoria....achei mto maneiro, apesar do frio quando estamos principalmente no lado de fora.... ::Cold::

 

20120627225547.JPG

 

20120627225651.JPG

 

21/09 - SP Atacama (Geisers / Valle de La Luna)

 

Neste dia a saída para os Geisers del Tatio que estava programada para 5 da manhã atrasou e saímos quase 5h40...já estava preocupado achando que tinha dado alguma coisa errada e não conseguiríamos ver a atividade dos campos geotérmicos que é mais ativa somente nas primeiras horas da manhã, visto que ainda teríamos uma viagem para lá demorada pois são aproximadamente 95 km de SP Atacama. Por fim, acabou chegamos por volta de 7 da manhã com o motorista metendo o pé na estrada. Os Geisers estão aproximadamente 4200m de altitude, daí a recomendação de se deixar este passeio para os últimos dias quando o organismo já está mais adaptado....Mas para mim o problema não foi a altitude, mas sim o frio que senti nesse dia. ::Cold::::Cold::::Cold:: . Posso afirmar sem sombra de dúvida que foi o dia que senti mais frio em toda a minha vida....Quando chegamos e fomos comprar os ingressos (5000 pesos / pessoa) os termômetros marcavam -12°C mas para mim estava menos....meu Deus, que frio descomunal. Estava agasalhado, com 2 meias, vários casasos, 2 calças e o frio não passava....estava passando mal...nas fotos abaixo dá para ver um pouco da minha cara de sofrimento...

 

20120628205917.JPG

Olha aí o bem-vindo dos Geisers

 

20120628210202.JPG

::Cold::::Cold::::Cold:: Sofrimento....rs

 

20120628210332.JPG

 

20120628210543.JPG

 

20120628210627.JPG

Obrigado Sol.....

 

A coisa começou a melhorar um pouco, levemente quando sol começou a sair.... vendo agora é engraçado mas na hora foi sofrido.... ::lol4::

 

Enfim, já afirmei por aqui que o frio é mto pessoal, mas é melhor se precaverem quando forem nos Geisers....levem mto casaco, mesmo que depois vc vá arrancando tudo quando o sol for surgindo. Ah, e mto cuidado com o vapor d'água que sai dos cerca de 40 geisers que existe na área...de acordo com o guia não é raro acontecer problemas sérios de queimaduras do pessoal que se empolga um pouco mais.

 

Na volta para SP Atacama ainda realizamos algumas paradas. A 1ª foi no Rio Putana e postreriormente no pequeno povoado de Machuca para apreciarmos uma igreja...

 

20120628210738.JPG

Rio Putana

 

20120628210824.JPG

Me amarro nessa foto...

 

20120628212737.JPG

Machuca

 

20120628212845.JPG

 

Chegamos de volta cerca de 12h e mais um dia fomos almoçar no Delicias de Carmen ::cool:::'> .

 

Na parte da tarde (saída 16h) realizamos o Valle de La Luna/Muerte (entrada 2000 pesos / pessoa)...um dos lugares que mais gostei das atrações do Atacama. Estas 2 atrações ficam relativamente perto de SP Atacama (3km o da Morte e 17 km da Lua), portanto quem tiver interesse é uma atração que se pode ir de bicicleta já que inclusive o caminho até lá é bem sinalizado. De acordo com a explicação do guia os nomes se devem ao fato dos locais terem a aparência da superfície da lua e ao fato de que devido a aridez do lugar a presença de qualquer tipo de vida é praticamente impossível.... posso apenas dizer que achei simplesmente fantástico a geografia de ambos, as formações rochosas totalmente fora do comum contrastando com o azul do céu é mais uma daquelas que não canso de ver aqui na fotos...que lugar incrível. Primeiramente nos dirigimos ao Vale de La Muerte onde andamos por dunas, montanhas, todo aquele relevo e aridez impressiona.... Logo depois, fomos ao Vale de La Luna onde pegamos um vento descomunal, rs...depois ainda apreciamos o pôr do sol.... Nota 10. Chegamos de volta cerca de 20h.

 

20120628212954.JPG

 

20120628213043.JPG

 

20120628213809.JPG

 

20120628213128.JPG

 

20120628214040.JPG

3 Marias

 

20120628213216.JPG

Anfiteatro

 

20120628213301.JPG

Vale de La Luna com mto vento

 

20120628213715.JPG

Sem palavras

 

22/09 - SP Atacama

 

A programação para o último dia era o Salar de Tara. Saímos por volta de 07h30 rumo ao Salar com mais 2 chilenos e o guia no veículo da Atacama Connection...logo depois de sairmos de SP Atacama paramos na estrada para tirarmos algumas fotos com uma linda visão do Licancabur e onde foi servido um pequeno café da manhã...

 

20120628213907.JPG

Antes do veto dos carabineros

 

Logo após seguimos viagem e quando já estávamos há cerca de 1h30 de SP Atacama o veículo é parado pelos "Carabineros", ou a polícia rodoviária de lá. Seguindo os procedimentos de praxe é pedido ao guia toda a documentação do carro, além de sua carteira de motorista...para nossa surpresa descobrimos que era necessário que o veículo tivesse uma documentação que permite que o mesmo rode como veículo turístico, transportando turistas....o guia ainda tentou argumentar mas não teve jeito, tivemos que retornar para SP Atacama. Claro que ficou uma ponta de decepção por não termos conhecido o Salar, mas ao mesmo tempo fiquei satisfeito pelas autoridades tentarem de uma certa maneira proteger o turista e evitar que as agências ganhem dinheiro sem oferecer a estrutura adequada e fora da lei. Chegamos em SP Atacama e fomos direto para a agência já que eram quase 11h da manhã e sabíamos que não seria mais realizar o passeio visto que o Salar de Tara é longe e pelo o que percebi os outros veículos que estariam disponíveis também não tinham a tal licença. ...queria apenas meu dinheiro de volta (80000 pesos). Inicialmente fiquei preocupado pois a atendente disse que ainda era cedo e não havia caixa disponível para devolver nosso dinheiro e dos chilenos naquele momento e que deveríamos retornar no início da tarde. Ressabiado aproveitamos para irmos na secretaria de turismo de lá para registrarmos uma queixa contra a Atacama Connection e ainda deixar no livro de reclamações o ocorrido. É interessante que este livro de reclamações (e elogios) fica disponível na secretaria para qualquer turista que queria saber se existem muitas reclamações, problemas com a agência que está sendo contratada. Fica a dica aí para tentarmos nos precaver de entrarmos em roubada. Almoçamos e logo após retornamos à agência onde conseguimos pegar nosso dinheiro sem problemas. Até pensamos posteriormente em fazermos as Termas de Puritama na tarde que teríamos livre mas decidimos ficar na cidade, comprar as últimas lembranças para a família, acertar o transfer para Calama (contratamos o da Licancabur ---> 10000 pesos / pessoa) e no final da tarde ainda aluguei mais uma vez uma bicicleta (3000 pesos - tempo ilimitado) para ir até a região conhecida como Altos de Catarpe (oposto a Quebrada del Diablo, como pode ser visto na foto que coloquei mais acima).

 

20120628214302.JPG

Altos de Catarpe

 

20120628214434.JPG

 

20120628214529.JPG

Túnel no Catarpe

 

20120628214615.JPG

Continuando o passeio de bicicleta

 

À noite fomos mais uma vez ao Café Adobe para fecharmos nossa semana nesse lugar sensacional que é o Atacama! ::otemo::

 

23/09 - Santiago

 

Acordamos cedo pois nosso vôo de Calama para Santiago sairia às 09h25 e o transfer da Licancabur passaria 06h30 da manhã....Pegamos o vôo da Sky Airlines (muito bom, avião em bom estado, c serviço de bordo, nenhum atraso...recomendo) com escala em Antofagasta e chegamos em Santiago aproximadamente 11h30 da manhã. Dali pegamos um táxi e fomos para o Andes Hostel que fica na região central de Santiago. Deixamos nossas mochilas e saímos pois teríamos apenas 1 noite na cidade....inicialmente fomos no Cerro Santa Lucía onde podemos ter uma visão panorâmica da cidade e observar as cordilheiras cercando a cidade....

 

20120628214809.JPG

 

20120628215035.JPG

 

20120628215110.JPG

 

20120628215154.JPG

 

Logo após almoçamos e continuamos andando pela região central da cidade....Plaza de Armas, Basílica de La Merced, Catedral, Museu Histórico Nacional, Paseo Ahumada....andamos mto e já estávamos cansados quando paramos em um café para jantarmos algo perto do hostel. Figuraça o garçom que nos atendia, viciado pela Universidad do Chile ainda ficou me sacaneando quando eu disse que torcia pelo Flamengo, já que havíamos sido eliminados da Libertadores 2010 justamente pela La U....

 

Fim do dia, retornamos mortos para o hostel para descansarmos e no dia posterior voltarmos para casa.

 

24/09 - Rio de Janeiro

 

Vôo Santiago ----> RJ. Fim da viagem e tudo deu tudo mto certo, para isso foi fundamental a ajuda que tivemos aqui no mochileiros. Mto obrigado a todos que sempre se dispuseram a postar seus relatos por aqui, tirar dúvidas. Mais uma vez, valeu a ajuda ::otemo::::otemo::

 

E agora chegou a minha vez de contribuir, quem tiver qualquer dúvida fica a vontade que terei o maior prazer em tentar ajudar. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • Membros

E ai, tudo bem?

 

Vou fazer meu primeiro mochilão no final desse ano. Vou no dia 3/12 para Cuzco e volto dia 19/12 de La Paz para São Paulo.

 

Vi que você fez quase a mesma rota que pretendo fazer. Vou para Cuzco, depois MP, Arequipa, Juliaca, Puno, Copa e depois La Paz.

 

Como é meu primeiro mochilão, estou com receio de varias coisas, mas o principal é o transporte.

 

Gostaria de pedir uma ajuda pra você. Como você fez quase a mesma rota que pretendo fazer, gostaria de saber como você fez para se locomover entre as cidades, qual empresas usou, uma média de preço, só pra eu ter uma ideia de quanto vou gastar e entre outras coisas.

 

Agradeço muito a sua ajuda.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Quintanilha, e outros mochileiros

tudo bom???

 

Bom... Estou planejando meu primeiro mochilão e estou em dúvida $$$$ em relação a minha rota. A minha dúvida é: qnt no total vocês levaram ou pretendem levar para passar por este roteiro ou algo parecido?

Estou pensando e se tiver $$$ faço esse Peru, Bolívia [ talvez Chile ] ou então faço algo como Uruguai e Argentina.

Alias, adorei o relato da viagem. Ta mt bem explicado, ajuda muito na hora de se fazer um roteiro.

 

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
E ai, tudo bem?

 

Vou fazer meu primeiro mochilão no final desse ano. Vou no dia 3/12 para Cuzco e volto dia 19/12 de La Paz para São Paulo.

 

Vi que você fez quase a mesma rota que pretendo fazer. Vou para Cuzco, depois MP, Arequipa, Juliaca, Puno, Copa e depois La Paz.

 

Como é meu primeiro mochilão, estou com receio de varias coisas, mas o principal é o transporte.

 

Gostaria de pedir uma ajuda pra você. Como você fez quase a mesma rota que pretendo fazer, gostaria de saber como você fez para se locomover entre as cidades, qual empresas usou, uma média de preço, só pra eu ter uma ideia de quanto vou gastar e entre outras coisas.

 

Agradeço muito a sua ajuda.

 

Abraço

 

Fala maarcusferreira, blz?

 

De transporte eu havia comprado somente a passagem de trem de Ollantaytambo p/ Água Calientes e o retorno direto de AC para Cusco (site da peru rail) e a passagem de avião de Calama para Santiago pela skyairlines. Todos os outros deslocamentos eu fui comprando à medida que ia chegando nos lugares, uma dica é você comprar logo no primeiro dia que vc chega na cidade pois aí tem uma "folga" em relação ao dia que vc vai embarcar e evita de comprar em cima da hora (compre sempre nos guichês das companhias nas rodoviárias ou nos escritórios das mesmas quando não possuem guichês na rodoviária, evite "intermediários" como agências de turismo).

 

Cusco -> Ollantaytambo - fiz o passeio do Vale Sagrado e fiquei em Ollantaytambo (35 soles)

Ollantaytambo -> Água Calientes - trem da Peru Rail (33 dólares)

Águas Calientes -> MP -> Águas Calientes - van que sai do centro de AC (15,5 dólares)

Águas Calientes -> Cusco - trem da Peru Rail (56 dólares)

Cusco -> Arequipa - ônibus da empresa Cruz del Sur (bom, recomendo - 45 dólares)

Arequipa -> Puno - ônibus da empresa Julsa (30 soles)

Puno -> Copacabana - ônibus da Titicaca Tours (20 soles)

Copacabana -> La Paz - ônibus da Titicaca (não lembro o valor)

La Paz -> UYuni - ônbus da Todo Turismo (260 BOL)

Uyuni -> Atacama - tour de 3D/2N com a Oasis Tour pelo Salar (700 BOL todo o tour)

Calama -> Santiago - vôo SkyAirlines

OBS: preços de set/2011!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Quintanilha, e outros mochileiros

tudo bom???

 

Bom... Estou planejando meu primeiro mochilão e estou em dúvida $$$$ em relação a minha rota. A minha dúvida é: qnt no total vocês levaram ou pretendem levar para passar por este roteiro ou algo parecido?

Estou pensando e se tiver $$$ faço esse Peru, Bolívia [ talvez Chile ] ou então faço algo como Uruguai e Argentina.

Alias, adorei o relato da viagem. Ta mt bem explicado, ajuda muito na hora de se fazer um roteiro.

 

Valeu galera

 

Fala eduardo

 

Grande parte dos gastos que tive com hospedagem, transportes (fiz um resumo destes gastos no post acima), ingressos estão no relato...daí dá para ter uma idéia boa. O problema que a planilha que eu tinha "se foi" junto com meu HD externo que queimou ::bad::

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá Quintanilha!!! Gostaria de agradecer seu precioso relato sobre a sua viagem ao Peru, cheguei no sábado dia 02/08 com meu filho e segui a risca suas dicas...rsrssr. Só que de Puno retornei para Cuzco pela Rota do Sol. Graças a você acrescentei Arequipa e Chivay ( Vale do Colca)no roteiro, que estava bem sequinho antes de passar por aqui. Obrigada foi muito gratificante e inusitada viagem.Abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...