Ir para conteúdo

Dupla cidadania - qual passaporte usar nas viagens?


Posts Recomendados

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Todas as respostas são válidas! Saindo do Brasil é sempre necessário a apresentação do passaporte brasileiro, assim como no retorno; Com um passaporte da UE você realmente tem livre trânsito por uma série de países (nem se preocupe ao rodar pela UE); porém como disse o fernando7161, para entrar nos Estados Unidos é necessário preencher o formulário ESTA (só procurar pelo google); saindo aqui do Brasil você precisa apresentar o passaporte brasileiro e o Europeu juntamente com o ESTA, mas ao chegar lá não é necessário apresentar usar o brasileiro. Vale lembrar que preencher este formulário vale a pena em termos financeiros, pois enquanto o visto para brasileiros chega a custar por volta dos 300 reais (dependendo do câmbio do dia), o ESTA custa em torno de 14 dólares, ou mais ou menos 30 reais. Espero ter ajudado =)

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros
Todas as respostas foram válidas, mas tive um enorme problema para entrar nos EUA com meu passaporte suiço. Como anteriormente já havia entrado nos EUA com passaporte brasileiro, foi uma briga feia para explicar a razão de eu ter dupla cidadania.Lembrando que no banco de dados americano constam o histórico dos viajantes. Portanto é muito bom estar com os documentos em dia, ou seja, o visto no passaporte tupiniquim, e no caso de países que não precisam deste, preencher a ficha ESTA. Grato.

 

Fernando tudo bem?

 

Li no fórum que você teve problemas para entrar nos Estados Unidos com seu passaporte suiço. Você usou como justificativa o fato de você já ter entrado com o passaporte brasileiro antes. Vivo a mesma situação que você, estou indo para os EUA com meu passaporte português mas no passado já fui duas vezes usando o brasileiro pois nas ocasiões anteriores eu ainda nao tinha dupla cidadania. Por acaso foram eles que falaram isto pra você ou também teve algum outro motivo? Pois na verdade o teu depoimento me causou um pouco de preocupação sendo que voce foi a única pessoa que encontrei que teve este tipo de problema. No final ocorreu tudo bem? Como voce resolveu o problema?

 

abraço

 

Daniel

dbrasil28

 

Mensagens: 0

Registrado em: 18 Jul 2013, 15:15

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Pessoal,

 

acho que a maioria de vocês está equivocada...

 

De acordo com a PF, você pode apresentar o passaporte brasileiro ao sair para uma viagem, mas não é obrigatório, desde que você tenha outra forma oficial com foto para se identificar, como o RG por exemplo. CNH não vale.

 

Como brasileiro, você não precisa de passaporte brasileiro para entrar no país e nem para sair, pois ao chegar ao seu destino o que precisa é de um passaporte válido para o local.

 

Esse artigo do Estadão é bem útil:

http://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,dupla-cidadania-modo-de-usar-imp-,1594365

 

Abraço!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...