Ir para conteúdo

Mochilão Nordeste Out/Nov 2013 - Sergipe/Alagoas/Pernambuco/Paraíba


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala galera,

 

Dia 25/10/2013 estarei embarcando sozinho para mais um mochilão mas dessa vez para o Nordeste... ficarei lá por umas 3 semanas e já pesquisei bastante aqui no fórum para montar um roteiro legal mas ainda tenho dúvidas... vou colocar o roteiro inicial abaixo e quem puder ajudar ou quem estiver por lá nessas datas, avisa ae! ::otemo::

 

25/10 - Aracaju (Voo para Aracaju com chegada às 17:30)

26/10 - Aracaju (São Cristóvão + Aracaju)

27/10 - Aracaju (Laranjeiras + Aracaju)

28/10 - Aracaju (Mange Seco)

29/10 - Piranhas (Canion de Xingó)

30/10 - Piranhas (Rota do Cangaço)

31/10 - Maceió (Carro Quebrado)

01/11 - Maceió (Litoral Sul)

02/11 - Maceió (Delta do São Francisco)

03/11 - Maceió (Piscinas Naturais de Pajuçara + City Tour)

04/11 - Maragogi (Galés + Passeio de Bugue pelas praias do Norte)

05/11 - Maragogi (Passeio de Bugue pelas praias do Sul)

06/11 - Maragogi (Taoca + Mergulho)

07/11 - Porto de Galinhas (Piscinas Naturais + Passeio Ponta a Ponta)

08/11 - Porto de Galinhas (Carneiros)

09/11 - Porto de Galinhas (Cabo de Santo Agostinho)

10/11 - Recife (Recife Antigo + Olinda)

11/11 - Recife (Recife Antigo + Instituto Ricardo Brennand)

12/11 - Recife (Ilha de Itamaracá)

13/11 - João Pessoa (Lajeado de Pai Mateus)

14/11 - João Pessoa (Litoral Norte de Bugue + Pôr do Sol na Praia de Jacaré)

15/11 - João Pessoa (Litoral Sul de Bugue)

16/11 - João Pessoa (Picãozinho + City Tour)

17/11 - João Pessoa (Voo de volta para São Paulo)

 

Agora as dúvidas:


  • Será melhor viajar de ônibus rodoviário de Aracaju para Canindé de São Francisco ou contratar o passeio pela agência com a opção de ficar em Piranhas diretamente?
  • Será que vale a pena contratar city tour para Laranjeiras/São Cristóvão ou ir por conta própria? Li relatos de insegurança em Laranjeiras principalmente (sem falar da questão do transporte público).
  • Li que existem vans de Piranhas para Maceió. Alguém sabe os horários? Gostaria que fosse no fim da tarde pois assim aproveitaria o dia em Piranhas e em Maceió no dia posterior!
  • Também li sobre táxi compartilhado de Maceió para Maragogi. Será que é fácil conseguir esse transporte para o fim da tarde?
  • Ouvi falar muito bem da praia de Carro Quebrado. Pelo que li, os passeios para lá são ou para o Capitão Nicolas (contrata bugue para Carro Quebrado) ou o passeio a Paripuera (lancha para Carro Quebrado). Alguém podia me confirmar isso e qual dessas opções seria a melhor?
  • Será que é difícil conseguir juntar gente e contratar bugue em Maragogi mesmo estando sozinho? Outra dúvida, será possível fazer o passeio de bugue pelo Litoral Norte de Maragogi que dura menos de 3h após a ida as Galés?
  • Alguém sabe se os mergulhos em Maragogi são feitos somente nos mesmo horários de maré baixa? Será que dá pra conciliar mergulhos nas piscinas naturais e depois mergulho com cilindro?
  • É fácil conseguir transporte de Maragogi a Porto de Galinhas? Será que existe a possibilidade de fazer um passeio a Carneiros sendo com saída em Maragogi e chegada em Porto de Galinhas?
  • Alguém tem dicas de mergulho em Porto de Galinhas?
  • Será que vale a pena se hospedar em Recife ou valeria mais a pena ficar em Porto de Galinhas e fazer passeios de City Tour para Olinda + Recife + IRB + Itamaracá?

 

Apenas lembrar que em momento algum estarei de carro. Ou seja, todos os passeios pretendo contratar em agências ou ir independente.

 

Se alguém tiver mais dicas e/ou pitacos, fiquem a vontade!

 

Abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Quanto a dúvida de ir com agência ou por conta própria para Piranhas, cheguei a conclusão que o melhor custo benefício seria ir por agência.

 

Pelas minhas contas, a hospedagem em Aracaju + passeio para Canion Xingo seria 40 + 130 = R$ 170

 

No caso de ir por conta própria seria: táxi pra rodoviaria Aracaju + ônibus para Caninde + mototaxi i/v Canindé/Piranhas + hospedagem Piranhas + passeio no Canion = 10 + 20 + 20 + 60 + 50 = R$ 160

 

Logo, na minha opinião, não parece valer todo o esforço de logística para ir por conta própria a Piranhas, concordam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá José, acho q o roteiro tá mto "apertado", mtas cidades. Aí vai do gosto d cada um, mas eu tiraria Joao Pessoa e distribuiria melhor os dias.

 

outra coisa, a menos q vc esteja d carro ou esteja contando com viagens d onibus à noite ou d madrugada, tem dias do roteiros q vai ser dificil vc cumprir. Vc tem q contar o tempo d traslado d 1 destino ao outro e além do tempo da viagem em si, por exemplo, d MAceio a Maragogi sao cerca d 3h d viagem, tem q contar tempo d check out d hotel, deslocamento até rodoviaria, deslocamento até o novo hotel, check in, etc. Tem q incluir certa folga, pois nao vai chegar na rodoviaria em cima da hora, certo? C/ isso a viagem d 3h acaba tomando meio periodo do dia no minimo.

 

em Maragogi e Porto de Galinhas tem passeio d depende do horario da maré. Aí vc terá q chegar ao destino a tempo d fazer o passeio na maré baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado pela resposta Naomi,

 

Pois é... na verdade eu já tinha planejado essa viagem incluindo Rio Grande do Norte e parei em Jampa pq era muito lugar pra pouco tempo...rs

 

Quanto aos deslocamentos, a minha idéia é sempre viajar no fim da tarde do dia anterior... mais ou menos assim:

 

Aracaju >> Piranhas: iria com excursão e ficaria em Piranhas após o passeio

Piranhas >> Maceió: faria a rota do cangaço pela manhã e iria pra Maceió no fim da tarde

Maceió >> Maragogi: visitaria as piscinas naturais de Pajuçara pela manhã e passearia na orla se sobrar tempo e a tarde já partiria pra Maragogi.

 

E assim por diante... até pq pelo que pude ver nos relatos, quase todos os passeios voltam cedo pras cidades (em torno das 16h/17h)

 

Minha maior dúvida é se terá van/ônibus para que eu saia de Piranhas no fim da tarde para chegar à noite em Maceió.... minha intenção seria fazer a rota do cangaço durante o dia e por volta das 17h pegar a van/ônibus pra Maceió... mas tá difícil obter informação disso na net!

 

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

eh, fica meio "apertado", mas acho q consegue. Só tem q conferir horarios d onibus com antecedencia. Dependendo do destino, os horarios sao escassos. olhando nos sites d algumas empresas dá p/ checar essas infos.

 

na maioria das vezes ir por conta propria é + barato do que ir d agencia, mas em alguns casos vc perde mto tempo q é primordial no teu caso, c/ esse roteiro bem cheio.

 

Aracaju-Piranhas. Pelo q sei só tem um horário de onibus no meio do dia q vai p/ Canindé, eu seja, se pegar esse onibus, vai perder o dia, pois nao vai chegar a tempo d fazer passeio lá. Tem vans da Coopertalse c/ + horarios, mas teria q ver se tem horario beeeeem cedo p/ chegar lá por volta das 10h. Acho improvavel, pois é longe e depois q chegar na cidade ainda tem q pegar moto taxi p/ ir até o Karrancas.

Desse jeito, acaba saindo melhor ir d agencia, mas vc "perde" a volta, ok?

 

Piranhas-Maceio. Não localizei linha de ônibus direta Maceió/Piranhas. A alternativa mais viável de ônibus parece ser a linha de Maceió para Delmiro Gouveia. Vc tem q pegar moto taxi (ou onibus se tiver) p/ a cidade de Olho d'Água do Casado a 15 km de Piranhas. Lá vc pega essa linha d onibus p/ Maceió. Uma das empresas de ônibus que atende a região é a Real Alagoas http://www.realalagoas.com.br/ No site, diz que a linha Maceió/Delmiro Gouveia leva cerca de 6h. Eles respondem e-mail e podem te dar maiores infos, se desejar.

Disseram q tem transporte alternativo. Parece q vans fazem o trajeto Maceió/Piranhas durante a semana. Disseram ser melhor reservar a vaga na van. O único contato que garimpei foi o do Ricardo 8827-3802, mas não se ainda está valendo e nem se é bom, pois nao usei, é melhor verificar com as pousadas de Piranhas que podem dar os contatos e informações mais precisas. Parece que há vans direto para Piranhas, mas outra informação que tive é que as vans vão para Delmiro Gouveia. Nesse caso, teria que pegar a van em Olho d´Água do Casado.

 

Querendo acrescentar mais um destino no teu roteiro, vc poderia, antes d ir p/ Maceió, ficar em algum lugar no litoral sul e d lá partir p/ os passeios próximos. Entretanto nao sei como fica a logistica. Apesar d + perto, pode ser + dificil arrumar transporte p/ os passeios, pode ter poucos horarios d onibus. Na capital, a oferta d alternativas é bem maior. Teria q ser pesquisado.

 

Maceio-Maragogi. P/ visitar as piscinas naturais d Pajuçara manhã, vc precisa checar antes se a maré estará baixa nesse horario. Vários passeios dependem da maré, cheque antes. 21-dias-em-se-e-al-parte-3-maragogi-t86898-15.html#p881551

agora se a maré estiver baixa na manhã, dá tudo certo, pois o passeio é curto e dá tempo d pegar onibus p/ Maragogi no msm dia. Eu acabei pulando esse passeio. Disseram q na cidade as aguas sao turvas e q nao vale a pena, a menos q vc encare como um passeio d jangada, ok?

 

d Maragogi em diante eu nao tenho infos, pois parei por aí. Sei q os taxis lotação tb fazem p/ o lado d Recife, mas nao sei se tem mta procura. O onibus da Real Alagoas, faz o trecho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Agora as dúvidas: e as respostas ;)


  • Será melhor viajar de ônibus rodoviário de Aracaju para Canindé de São Francisco ou contratar o passeio pela agência com a opção de ficar em Piranhas diretamente? respondido na msg acima...
  • Será que vale a pena contratar city tour para Laranjeiras/São Cristóvão ou ir por conta própria? Li relatos de insegurança em Laranjeiras principalmente (sem falar da questão do transporte público).fui p/ Sao Cristovao d onibus, é circular comum, mas deu p/ o gasto. Nao sei se horario é frequente, mas nao tive q esperar mto. Facil d chegar lá e facil d passear tb, s/ guia. O pessoal do CIT foi mto atencioso e as meninas disseram q era bem tranquilo andar pelo centrinho onde tem as igrejas e museus. P/ Laranjeiras eu fui d taxista na volta do passeio do Parque dos Falcoes, o taxista estacionou o taxi e andou c/ a gente servindo d guia, entao foi bem tranquilo. Nao sei dizer da questao da insegurança.
  • Li que existem vans de Piranhas para Maceió. Alguém sabe os horários? Gostaria que fosse no fim da tarde pois assim aproveitaria o dia em Piranhas e em Maceió no dia posterior!veja c/ o pessoal da pousada em Piranhas, o pessoal da cidade deve saber
  • Também li sobre táxi compartilhado de Maceió para Maragogi. Será que é fácil conseguir esse transporte para o fim da tarde? ligue p/ os contatos do meu relato 21-dias-em-se-e-al-parte-3-maragogi-t86898.html#p881521
  • Ouvi falar muito bem da praia de Carro Quebrado. Pelo que li, os passeios para lá são ou para o Capitão Nicolas (contrata bugue para Carro Quebrado) ou o passeio a Paripuera (lancha para Carro Quebrado). Alguém podia me confirmar isso e qual dessas opções seria a melhor? pelo q sei da ilha da croa seria + barato, pois é + perto
  • Será que é difícil conseguir juntar gente e contratar bugue em Maragogi mesmo estando sozinho? Outra dúvida, será possível fazer o passeio de bugue pelo Litoral Norte de Maragogi que dura menos de 3h após a ida as Galés? p/ o litoral norte é um pouco + facil, pois é o passeio d buggy + comum e tb + em conta. Porém, mta gente visita maragogi no bate e volta p/ as piscinas naturais, ou consideram maragogi como ponto d passagem entre Maceio e REcife e vao d carro, indo d carro p/ praia e nao contratam buggy. Dessa forma, nao tem tanta saida assim d passeio d buggy, conte c/ ajuda do pessoal da pousada p/ montar 1 grupo. Nao dá p/ fazer o passeio no mesmo dia, pois depende da maré. Até dá, mas nao vale a pena. Vc faz o passeio das piscinas naturais na maré baixa, depois disso a maré começa a subir. Se fizer o passeio d buggy na maré alta, em varios pontos nao dará p/ ir pela praia, ou seja, terá q ir pela estrada, mas o legal do buggy é andar pela praia, por isso acho q nao vale a pena. No dia do passeio das piscinas, acho q vale a pena tirar o restante do dia p/ caminhar pela praia, relaxar na praia...
  • Alguém sabe se os mergulhos em Maragogi são feitos somente nos mesmo horários de maré baixa? Será que dá pra conciliar mergulhos nas piscinas naturais e depois mergulho com cilindro?normal/te sao feitos no mesmo horario, pois eles aproveitam o mesmo barco, a mesma conduçao. Naõ sei se pode contratar noutro horario...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Naomi pelas respostas!! Ajudou muito!

 

Eu acabei tendo problemas com hospedagem em Aracaju e acabei cortando 1 dia de Aracaju... vai ficar mais corrido Aracaju mas dessa forma eu pego melhores marés em Maceió, Maragogi, Porto de Galinhas e além disso, chegaria sábado à noite em Maragogi e talvez assim seja mais fácil contratar o passeio de buggy em Maragogi no domingo (ainda mais porque será dia 03/11 que é depois do feriado).

 

Eu entrei em contato com a Pousada Verde Mares em Maragogi e eles me informaram que tem buggy que fazem o passeio Litoral Sul e Litoral Norte... sendo que cada passeio demora em torno de 3h. No entanto, pelo que lembro de ter lido no seu relato, o passeio de buggy que vc fez para o Litoral Sul foi mais longo né? Será que existem passeios diferentes?

 

Outra opção que me foi informado pela Verde Mares é que poderia fazer os 2 passeios num único dia (Litoral Sul + Norte)... dessa forma seria um passeio de dia inteiro... mas pelo que você me comentou sobre as marés, talvez o melhor seja fazer cada um em dias distintos né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acabei tendo problemas com hospedagem em Aracaju e acabei cortando 1 dia de Aracaju...

eu cortaria o dia de Laranjeiras. Ou da Rota do Cangaço, aí vc faria bate e volta do canion e em Aracaju pegaria o bus p/ Maceió, q é + facil, mas vc perderia d conhecer Piranhas. Eu tb nao fui p/ Piranhas.

 

Eu entrei em contato com a Pousada Verde Mares em Maragogi e eles me informaram que tem buggy que fazem o passeio Litoral Sul e Litoral Norte... sendo que cada passeio demora em torno de 3h. No entanto, pelo que lembro de ter lido no seu relato, o passeio de buggy que vc fez para o Litoral Sul foi mais longo né? Será que existem passeios diferentes?

sim, tem 2 roteiros p/ o litoral sul, mas acho q é possivel combinar outros roteiros, d acordo c/ a preferencia do fregues. Se eu voltasse, eu gostaria d ir até a praia do Toque, o problema é q fica mto caro, por causa da distancia...

 

Outra opção que me foi informado pela Verde Mares é que poderia fazer os 2 passeios num único dia (Litoral Sul + Norte)... dessa forma seria um passeio de dia inteiro... mas pelo que você me comentou sobre as marés, talvez o melhor seja fazer cada um em dias distintos né?

o problema q eu vejo da maré é q vc terá q seguir pela estrada, se a maré subir e nao deixar passar pela praia, o q tira parte da graça do passeio. Entretanto mtos dizem q essa é a forma correta d fazer o passeio, pois nao é certo os bugueiros ficarem passando pela praia e perturbando os banhistas... Nos trechos + movimentados, ele segue pela estrada, pois é proibido trafegar pela areia, mas sao trechos curtos. Controversias a parte, a maré dita o passeio. Qdo fui era lua cheia, a maré baixa era bem baixa, mas a alta tb era bem alta, entao na alta nao tinha como andar pela praia d buggy. Nao sei como fica qdo a variação d maré nao é tao grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

25/10 - Aracaju (Voo para Aracaju com chegada às 17:30)

26/10 - Aracaju (São Cristóvão + Aracaju)se vc ir p/ SCristovao bem cedo, na parte da tarde, vc conhece o mercado e o museu da gente sergipana ou vai passear pelo litoral, talvez ir até a orlinha do por do sol

27/10 - Aracaju (Laranjeiras + Aracaju)dia a ser cortado, talvez???

28/10 - Aracaju (Mange Seco)ok

29/10 - Piranhas (Canion de Xingó)ok

30/10 - Piranhas (Rota do Cangaço)dia a ser cortado, talvez???

31/10 - Maceió (Carro Quebrado)ok

01/11 - Maceió (Litoral Sul)eu sugiro Praia do Gunga, mas o mais bonito tá no passeio d buggy q vai até as falésias, sao bem bonitas

02/11 - Maceió (Delta do São Francisco)ok. Assista o filme Deus é brasileiro. Eu assisti qdo voltei e matei a saudade do lugar, olhava e pensava, ah eu passei por ali...

03/11 - Maceió (Piscinas Naturais de Pajuçara + City Tour)eu pulei as piscinas naturais. Agora a orla d Pajuçara/Ponta Verde é mto bonita, das orlas urbanas nordestinas é uma das + belas. Nao posso dizer q é a + bela, pois nao conheco todas

04/11 - Maragogi (Galés + Passeio de Bugue pelas praias do Norte)aqui entram as condiçoes das marés...

05/11 - Maragogi (Passeio de Bugue pelas praias do Sul)no resto do periodo pode relaxar na praia do centro ou pode ver se tem saida d passeio d bicicleta p/ a trilha do visgueiro, eu nao fiz, mas parece legal

06/11 - Maragogi (Taoca + Mergulho)ouvi falar d taoca, mas nem sei onde fica. disseram q a piscina natural é bem legal, apesar d menor nao é tao muvucada qto a da praia principal.

 

Relatos 2013:

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Acabei decidindo cortar mesmo 1 dia de Aracaju e manter o dia de Piranhas. Aí decidi ficar 1 dia a mais em Porto de Galinhas no dia que estava reservado para Aracaju.

 

Minha ideia agora é tentar conhecer Laranjeiras pela manhã e São Cristóvão pela tarde no único dia reservado a Aracaju. No dia da chegada eu dou uma volta na Orla de Atalaia e passo no Oceanário e talvez no mesmo dia de Laranjeiras/São Cristóvão eu acorde umas 5h00 (já que lá amanhece cedo) e dê uma caminhada com dia claro pela Orla de Atalaia antes de voltar a pousada para tomar café e partir para Laranjeiras...

 

Sei que o planejamento desse dia em Aracaju é coisa de louco... mas estou acostumado a acordar todos os dias às 5h00 e prefiro fazer isso nesse dia para aproveitá-lo bem e dormir cedo ao invés de dormir tarde e perder boa parte do dia acordando às 8h/9h da manhã.

 

Quanto ao transporte Piranhas/Maceió, a Pousada Maria Bonita só soube me informar de van que sai às 4h30 de Piranhas e de ônibus em Delmiro Gouvea. Já a Angico Tour (onde reservei o passeio da Rota do Cangaço) me informou que poderia pegar uma van até Olho D´Água do Casado para lá pegar ônibus a tarde. Além disso, no hostel de Maceió me informaram que tem carros que vão e volta de Piranhas toda manhã e tarde (mas não souberam me passar dados de contato).

 

Quanto a Maragogi, eu pretendo ir de Maceió na tarde/noite anterior para lá para dormir e acordar em Maragogi para facilitar a ida as piscinas naturais. Só espero que seja fácil dividir táxi coletivo ou pegar ônibus para Maragogi. Eu li por acaso na internet que a DEF (empresa de ônibus que faz a rota com mais horários) faliu... será que alguém sabe detalhes sobre como anda o transporte nessa região?

 

E ainda sobre Maragogi, eu vi que a Costa Azul Turismo e a Tropicana Turismo fazer um passeio para São Miguel dos Milagres que inclui uma parada para visitar o Santuario do Peixe Boi... no entanto, mandei mail para Costa Azul e me responderam que necessita pelo menos 8 pessoas e a Tropicana ainda não me respondeu... se houver esse passeio, acho que seria melhor fazer esse passeio em 1 dos dias e no outro dia unir o passeio de buggy ao Litoral Norte com a ida as piscinas naturais.

 

Ah, e sobre as Marés, quando estiver em Maragogi, a previsão é de maré a 0.1/0.2!!! =)

 

Mais uma vez, obrigadão Naomi pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...