Ir para conteúdo

DE CONTAGEM/MG A GRAMADO/FLORIPA OU ITACARÉ/MORRO SÃO PAULO??


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

Eu e minha esposa vamos sair (22 dias) de férias no final deste mês, (out 13) e ainda não sabemos nosso destino, sabemos apenas que vamos em nosso carro mas estamos na dúvida entre Sul (Gramado, Canela, Floripa etc...) e Nordeste (Itacaré, Maraú, Morro de São Paulo etc...) gostaria de saber sobre condições das estradas para ambas regiões e também clima para época do ano...

Alguém poderia dar dicas para esses lugares saindo de Contagem / BH?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fernando, fizemos de carro o roteiro pro sul com menos tempo (10 dias) passando por Curitiba (uma noite na ida e outra na volta), Floripa (duas noites na ida e uma na volta) e Gramado/Canela (três noites). Foi em Julho/13 e pegamos uma semana de frio com massa de ar polar, com dias muito bonitos de céu azul e frio intenso. De Curitiba para o Rio Grande do Sul há duas opções, BR-116 (interior) e BR-101 (litoral). Nós optamos por ida de volta pela 101. O trecho mais longo que fizemos de carro foi RJ-Curitiba, em torno de 12 horas ao todo, com algum trânsito e paradas pra comer.

 

Sobre estradas para seu destino para o sul.

- Não conheço bem a Fernão Dias (BH-SP) mas sei que é toda duplicada, não deve ter mistério. Recomendaria como sugestão pernoitar na ida e na volta em Monte Verde/MG, que é um lugar turístico e muito bonito. As pousadas são TOP e os preços em dias de semana são muito mais em conta que em fins de semana.

- Depois de SP indo para Curitiba há uma chateação que é atravessar a serra do cafezal, um trecho curto, acho que 30Km, que ainda não está duplicado e que tem diariamente engarrafamento em função do tráfego de caminhões grandes e lentos em pista única. Há obras e previsão de duplicação para 2015/2016. De SP para Curitiba leva-se por volta de 6 horas. No mais a estrada é muito boa.

- De Curitiba até o sul (até Porto Alegre) a BR-101 que segue pelo litoral está uns 90% duplicada, faltam poucos trechos em SC.

- Para ir de Floripa até Gramado uma opção é pela Rota do Sol, RS-386 e RS-453, veja no Google Maps. É uma estrada boa e tranquila, que passa por uma serra bonita. Recomendo.

 

Para esse tipo de viagem recomendo muito ter o dispositivo sem parar da empresa via fácil, pois são muitos os pedágios ao longo do caminho, e com esse dispositivo ganha-se tempo e descanso. O único pedágio que pegamos que não era atendido era o da entrada e saída de gramado/canela. Já sabíamos disso antes de partir.

 

O Sul do Brasil é muito agradável, bonito e interessante. Nós gostamos muito de passear por Curitiba, Floripa e Gramado. Valeu muito a pena. E eu realmente gosto muito de dirigir em estrada, então foi um prato cheio. Andar em estradas duplicadas foi algo que eu apreciei bastante, é confortável e menos perigoso.

 

Sua opção de ir para o litoral baiano é totalmente diferente. Neste caso vocês teriam que pegar a BR-116 para o norte, estrada que não é duplicada. Resta saber se vocês preferem conhecer praias da bahia, ou se querem passear em cidades que tem ótimos bares, parques, cafeterias, restaurantes, comércio, etc.

 

Nós nos hospedamos em Curitiba em hotéis Ibis ou Mercure, bem localizados, no centro/batel. Em Floripa gostamos da Pousada dos Sonhos fora da temporada (Jurerê). Em Gramado ficamos no Natur Hotel, opção agradável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Minuano!

Obrigado pelas dicas e orientacoes, decidi em ir para o sul mesmo, vou sair dia 26 bem cedo, a patroa esta mto animada, acho q vou passar a 1a nte em Curitiba mesmo ja fomos até la de carro e relmente a serra do cafezal é o trecho mais tenso...

Adoro dirigir e pegar estrada é comigo mesmo rsrs, deixaremos o nordeste para outra oportunidade.

 

Obrigado e abraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fernando,

 

Vc deve demorar umas 7hs de contagem ate sp, ou seja, vc deve passar pela serra do cafezal se sair as 7 da manha umas 2 da tarde, tranquilo, não vai ter nadinha de transito não.

A única questão é que é uma perna bem longa fazer 7hs até são paulo e mais umas 4hs e meia até curitiba.... se sair as 7 da manha acho que chega entre 6 e meia e 7 da noite em curitiba.

Eu faria diferente, dormiria em sp, mas é questão de escolha e saber o próprio limite. Se puder revezar a direção com a esposa, blz.

 

Se tiver dúvidas nos outros trechos é so avisar, conheço bem por ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Fernando,

 

De curitiba, vc sai por sao jose dos pinhais, sentido florianopolis, vai descer a serra e pegar a BR 101. A descida da serra exige atenção, muitos caminhões no percurso - muitos radares também hehehe. Na 101 é tranquilo, toda duplicada até florianopolis. No caminho pode conhecer joinville, sao francisco do sul, barra velha, penha, beto carrero world, bombinhas, itapema, balneário camboriú, governador celso ramos. Em florianopolis muita coisa pra ver e fazer também.

 

De floripa quando for para gramado, vc vai pegar de novo a 101 sentido sul, vai passar por palhoça, depois pega um trecho pista simples no morro do cavalo, vai passar entrada da praia do sonho, guarda do embaú, garopaba, vai passar por laguna (ali tem um trecho que costuma ter um pequeno consgestionamento, se for epoca de fim de ano, grandes congestionamentos) ultima vez que passei la estava em obras.

Aí vc tem duas opções:

Continua sentido sul até o municipio de praia grande, ai aconselho a dormir em praia grande e subir a serra só de dia. ISTO É IMPORTANTE, aquela serra de noite não recomendo, não é pavimentado. Sobe a serra e ainda pode visitar os canions de cambara do sul, aí de cambara vc vai para gramado. Este trecho entre cambara e gramado esta em bom estado, asfalto bom. O trecho ruim é da serra mesmo, sem asfalto e muitas pedras, tem que ter cuidado.

 

A outra opção é ir pela rota do sol

pode pegar a 453 ou a 484 para chegar em gramado. A 453 faz tempo que não passo, então não sei dizer como ta o asfalto. Nesta opção vc não sai da 101 sentido praia grande, vai sentido torres, e entre em maquine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai brother,

eu e minha esposa mudamos ::putz:: todos os nossos planos aqui agora... compramos passagem aérea com ótimo preço e portanto não iremos de carro, porém quando chegarmos iremos para canavieira BA lá pelo dia 03/11/13 de carro agora sim ::lol4::::lol4:: rsrs, você sabe sobre este trajeto??? Contagem a Canavieira BA?

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E aí Fernando, blz?

 

Sou de BH e já fiz esse novo trajeto que você irá fazer, porém até Porto Seguro. Aconselho a você ir por Montes Claros, para fugir da BR 381 que é extremamente perigosa e também daquele trânsito caótico até João Monlevade.

 

Você pega a BR 040 sentido Brasília, entra na BR 135 sentido Curvelo/Montes Claros e depois pega a BR 251 sentido Salinas/Pedra Azul/Almenara. Passa em Salto da Divisa e continua na BA 275 até Itapebi. Logo após essa cidade pega-se a direita na BA 274 que você cairá em Canavieiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sou de Contagem também e acredito que as viagens devem ser feitas de acordo com as épocas do ano, pra esses dias agora não há duvida que a Bahia é um melhor destino. Deixe Gramado para julho ou agosto do próximo ano. Fui em Gramado há uns 3 anos, em agosto, é perfeito, não vá lá no calor, só se fosse pra ver o Natal Luz, mas em outubro/novembro, sem chance...hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...