Ir para conteúdo

Curitiba à Serra Catarinense


vivi_couto

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

Então, faria sentido passar por Lauro Müller na minha primeira sugestão, caso você tivesse mais tempo ali, pois poderia subir pelo Corvo Branco, descer pelo Rastro e subir novamente por São José dos Ausentes. Aí faria sentido também passar por Bom Jesus e dali para Vacaria (fazendo um "S"). Descer para aquelas bandas só para subir depois a SRR dá bastante trabalho e toma tempo, por si só não compensaria diante do tempo que programou ali.

 

Na rota que indiquei diante dos teus 2 dias ali em Urubici/São Joaquim, pelo tempo que tens e o deslocamente a fazer para a Serra Gaúcha, não recomendo atravessar a fronteira SC-RS entre São Joaquim/SC e Bom Jesus/RS, a não ser de jipe/caminhonete, pois as estradas ali são ruins (especialmente do lado gaúcho). Por isso recomendei tocar por Lages, apesar de agregar distância economiza tempo. Parece tentador no mapa olhar para aquela pequena distância entre SJ e BJ para chegar na BR-285, mas a estradinha do lado gaúcho (RS-110) te toma pelo menos uma hora a mais com carro pequeno tendo que cuidar de buracos, isso se não estiver chovendo... Para mim aquilo ali é farra pois viajo de jipe. Falo isso com base em anos anteriores quando passei/andei por lá. Sei que estavam/estão trabalhando para melhorar/asfaltar a estrada entre Bom Jardim da Serra/SC e São José dos Ausentes/RS mas não creio que tenham terminado a obra ainda. Posso até estar falando besteira (desatualizado) pois a última vez em que estive rodando por lá foi em set/2010 e as obras estavam em estágio beeem inicial e a passos de tartaruga com preguiça.

 

Se tiver um tempo a mais para dedicar à região, poderia ser interessante este desvio por Bom Jesus, caso as condições climáticas também estejam favoráveis, pois é um trecho que considero bonito. Só a região fronteiriça de SC/RS ali, com o vale do Rio Pelotas já valeria uma visita. Mas, como falei, indiquei pensando no teu cronograma definido de 2 dias, que aperta um bocado (lembre das prioridades...).

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Ótimo Getúlio ...

 

Mais um esclarecimento valioso para mim.... estarei indo com um carro de passeio pequeno e deveras baixo (celta) então não vou ficar me aventurando nestes terrenos mais off-road ... vou subir até lages e de lá vou a Vacaria seguindo para Caxias do Sul, acho o mais prudente.

 

Sobre as condições, não são nada animadores, acabei de ver e estará chovendo na terça próxima, que é justamente o dia que estarei lá ... agora, com chuva, não rola entrar em estrada de terra... Vc tinha comentado sobre o local das serras e acabei não lhe respondendo se eu sabia onde ficavam.

 

Pelo Google, ele me sinaliza a do Corvo Branco na SC-439 entre Grão Pará e Urubici e a do Rio do Rastro entre SC-438 entre Bom Jardim e Lauro Müller ... Agora não sei dizer se estes trechos são asfaltados e mais, como vc citou, não vou chegar até esse ponto "interno" com o bom roteiro que me indicou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

 

[...]

 

Pelo Google, ele me sinaliza a do Corvo Branco na SC-439 entre Grão Pará e Urubici e a do Rio do Rastro entre SC-438 entre Bom Jardim e Lauro Müller ... Agora não sei dizer se estes trechos são asfaltados e mais, como vc citou, não vou chegar até esse ponto "interno" com o bom roteiro que me indicou.

 

É isso mesmo.

 

Os únicos trechos sem asfalto que vc vai pegar ficam entre Grão Pará e Urubici. A SC-439 não é asfaltada num trecho antes da subida da serra e num pequeno trecho logo depois do Passo do Corvo Branco, já no planalto, em Urubici. Apesar disso a estrada não é ruim, talvez raros trechos depois da passagem pelo passo, mas trecho curto, não te afetará. Logo depois pegará o asfaltinho novo em folha do restante da SC-439 até Urubici, e o resto dos percursos que te indiquei é todo asfaltado e em boas condições.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Getúlio, boa noite !

 

Nem sei como lhe agradecer pela atenção que tem me dado ... Obrigado mesmo .. Sem estas informações acredito q este trecho seria uma enigma para mim .. Nada como alguém que conhece como você e tem boa vontade para ajudar os marinheiros de primeira viagem como eu ...

 

Muito obrigado mesmo ... sinto-me na obrigação de, na volta, postar algumas fotos para você (e demais membros) ver como foi minha viagem.

 

Fique com Deus e um ótimo final de semana.

 

Um abraço.

 

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Fábio!

 

 

 

[...]

 

Muito obrigado mesmo ... sinto-me na obrigação de, na volta, postar algumas fotos para você (e demais membros) ver como foi minha viagem.

 

[...]

 

Agradeço as palavras. Meu caro, para mim não custa nada ajudar. E não se sinta na obrigação, faça por prazer... rsrs! :mrgreen:

 

Se postar um relatinho da sua viagem, além de uns minutinhos que gastará, tenho certeza que ajudará a relembrar bons momentos da viagem, ajudará outros que como você podem ter interesse na região e se sentirá bem.

 

Que Deus abençoe em sua viagem. Curta bastante.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Getúlio, boa noite ..

 

Agora que reparei que vc é de Curitiba, rs ... estou justamente em Curitiba neste momento ... se tivesse visto isso antes teriamos marcado algo, um suco... sei lá ...

 

Amanha pela manhã já sigo para Urubici ... Vou ver se na volta pernoito em Curitiba novamente, aí lhe mando uma mensagem e tentamos marcar algo ,,,

 

Um abraço

 

Boa Noite !

 

Att.

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Colaboradores

Boa tarde gente

 

To voltando pra saber se alguém tem informações de como estão as estradas.

Vou passar o Natal no RS (próximo a Caxias) e queria dar uma passada pela Serra do Rio do Rastro, passear um pouco, pousar e seguir pra Caxias no outro dia.

Alguma dica de estrada, hospedagem, passeio rápido e etc?

Pela época (mais movimento nas estradas) compensa mais ir pela 101 ou 116?

A viagem é mesmo mais bonita pela 116? Mas daí só dá pra ver a Serra do Corvo Branco de cima, certo?

Quero aproveitar o máximo essa "passada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Vivi!

 

Qual será o trajeto total?

Olha, não recomendo ir pela BR116 (pista simples) nessa época. Estará infernal... Aliás não sei o que ela traz de bonito, acho muito mais belo pelo litoral.

Pela BR101 vai ter muitos trechos em pista duplicada, a tendência é fluir melhor apesar de ser uma rota bem movimentada por conta das praias catarinenses. Indo por ela você "sobe" a serra do Rio do Rastro e depois segue para Caxias do Sul via São Joaquim. A sugestão é passar o dia da subida e dormir em Bom Jardim da Serra e ir a um dos Cânions próximos, como o Laranjeiras ou o Cânion da Rocinha... Há agências na cidade que podem te oferecer pacotes atraentes na área.

 

Serra do Corvo Branco fica mais ao sul, no degrau da Serra Geral também, mas mais perto de Urubici... Nada a ver com nenhuma das duas rodovias citadas. Para passar lá desvia bastante, sem falar que está em obras que devem demorar ainda um bocado para serem concluídas.

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi Pessoal,

 

Li os roteiros e as dicas e achei muito interessante!

 

Eu e meu marido vamos tirar 15 dias de férias após o feriado de Corpus Christi, ou seja teremos 19 dias no total e estávamos pensando em conhecer a serra do rio do rastro e depois ir até gramado.

 

Somos de São Jose dos Campos - SP e a idéia é ir de carro até Curitiba, de lá seguir até a serra do rastro, depois passar por cambará do Sul e terminar na região de Gramado e Canela.

 

Qual rodovia/ caminho vocês sugerem? Quais lugares seriam melhores para fazer as paradas após curitba?

 

Obrigada!!

 

Abs,

Marcelle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...