Ir para conteúdo

HOLANDA-BÉLGICA-SUIÇA - 12 NOITES


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Estou com passagem já comprada para outubro, chegando em 11/out/2014 em Amsterdam, com volta para o dia 24/out/2014 por Zurique. Pretendo fazer o trajeto entre as duas cidades de carro, parando em algumas cidades. Em princípio, meu roteiro seria o seguinte:

 

12/out - Chegada a Amsterdam

13/out - Amsterdam

14/out - Amsterdam

15/out - Amsterdam - Antuérpia ou Roterdã - Brugges

16/out - Brugges - Gent - Bruxelas

17/out - Bruxelas

18/out - Bruxelas - Reims

19/out - Reims - Luxemburgo - Strazbourg

20/out - Strazbourg - Colmar

21/out - Comar - Berna - Inerlaken

22/out - Interlaken - Lucerna - Zurique

23/out - Zurique

24/out - Zurique - Brasil

 

Gostaria da opinião sobre o meu roteiro de quem conhece essas regiões. Trocariam alguma cidade para dormir? Há alguma cidade não citada nessa região que valha a pena uma visita ou pernoite??

 

As principais dúvidas que tenho são:

Onde dormir:

Gent ou Brugges?

Reims ou Luxemburgo?

Berna ou Interlaken?

 

Deveria incluir no roteiro:

alguma cidade da Holanda?

Roterdã ou Antuérpia, as duas, ou nenhuma?

Incluir Nancy?

Incluir Metz?

Vale uma visita a Liechtenstein?

 

Obrigado e ficaria ainda mais agradecido com opiniões.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Olá Adriano,

 

obrigado por sua resposta. Gostei da possibilidade de fazer Holanda e Bélgica de trem. Vou avaliá-la.

 

Quanto ao fato de ficar corrido, essa era mesmo uma de minhas duvidas. As distâncias são curtas (por volta de 200 km), mas mesmo assim eu vou ver se tiro algumas cidades. Além disso, estou considerando manter algumas bases e conhecer outras cidades no esquema bate-volta, como Estrabsburgo e Colmar, Bruxelas e Brugges, etc.

 

Dirigir não é um problema pra mim, na verdade gosto bastante e dirigir e explorar o interior dos países. Mas não quero, de forma alguma, fazer alguma coisa corrida.

 

Que modificações vc me sugere no meu roteiro?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Leolac,

 

Eu, Adriano e alguns outros somos da ala "slow travel" do fórum, gostamos de aproveitar o que os lugares têm a oferecer e otimizar a relação entre benefício e custo. Já outros viajam exatamente da forma como você planejou e gostam. Eu frequento outros fóruns além desse e noto que os viajantes do segundo tipo costumam se arrepender mais do que os do primeiro, por N motivos que listei num dos guias da minha assinatura. Por isso, via de regra recomendamos tirar um pouco o pé do acelerador.

 

Na Holanda, muita gente gosta de Delft, que dizem ser muito bonita. Roterdã é uma cidade grande, industrial, seu forte é a arquitetura moderna, contrastando bastante com o restante da Holanda medieval. Na cidade, destaque também para o Madurodam, que é a Holanda em miniatura. Perto de Roterdã recomenda-se Kinderdjiik, uma vila com moinhos, boa para pedalar, além de The Hague, cidade costeira, com um pouco de arquitetura medieval. Também com moinhos há Zaanse-Schaans, essa mais próxima de Amsterdam. Para quem gosta de queijo, há Edam e Gouda. Próxima dessas há o vilarejo pesqueiro de Marken, com suas casas coloridas nos tons clássicos holandeses. Enfim, tem muita coisa na Holanda, se quiser ver.

 

Antuérpia já fica na Bélgica, é outro tipo de arquitetura, de ritmo. É uma cidade medieval. Brugges e Gent também são medievais, mas a primeira é menor, mais relaxante, enquanto Gent é mais viva, cidade universitária, com vida noturna mais agitada. Então depende do seu perfil. Só não acho legal planejar ir às duas no mesmo dia. Brugges costuma agradar mais, então você pode ir direto para Brugges e se estiver cansado de lá, vai para Gent.

 

Há quem goste de Bruxelas e não são poucos, mas vejo que a maioria gosta mais do interior da Bélgica e não gasta mais do que um dia na cidade, muitas vezes até menos.

 

Não li a respeito de Reims, Metz e Nancy, então não sei te ajudar. Estrasburgo eu conheci e gostei muito, mas dizem que é bem parecida com Colmar. Basicamente, é uma Colmar um pouco maior. Tenha isso em mente na hora de distribuir o tempo da viagem.

 

Liechtenstein eu não conheço, mas não faria mais do que uma breve parada lá SE estivesse no caminho, considerando que os outros destinos costumam agradar mais e numa viagem é preciso estabelecer prioridades.

 

Com relação à Suiça, não estive lá, mas é muito mais comum as pessoas gostarem de Berna, Lucerna e Interlaken do que Zurique, alguns guias chegam ao ponto de recomendar evitá-la por ser das cidades suiças menos interessantes. Já lugares como Interlaken parecem merecer bem mais do que uma breve passagem.

 

EU priorizaria um desses países e investiria mais nele do que nos outros. A Suiça me parece ser o mais popular dos três, acho que nunca li nenhum relato de quem não tenha saído de lá realmente deslumbrado. Tenha em mente também que está no top 5 de países mais caros de toda a Europa. Então uma sugestão é fazer o pacote "basicão" que o pessoal aqui no fórum faz - 3 noites em Amsterdam, 1 em Bruxelas, uma em Brugges (ou duas numa só cidade, com bate e volta para a outra), umas duas pelo meio do caminho, para quebrar a viagem, e o resto distribuído pela Suiça.

Link para o comentário
  • Membros

Obrigado por suas sugestões, Marcos e Adriano.

 

Eu também não sou adepto de fazer as principais cidades de forma corrida. Onde há muito a ver, pretendo disponibilizar mais noites. No caso do interior, em que geralmente as cidades são menores e demandam menos tempo, não me importo de ir parando. Aliás, acho essa uma das vantagens de se percorrer o interior de carro (já fiz isso na Itália, Portugal e Alemanha e guardo ótimas recordações. Mas para isso, busco limitar a distância a ser percorrida (máximo de 200 a 250 km/dia). Tenho um hábito de deixar uma mala pequena específica para essas paradas rápidas, o que me poupa tempo.

 

Acho o esquema bate volta válido quando as distâncias são curtas (máximo de 1h 30 min cada trecho). A desvantagem é não explorar a cidade ao final do dia e à noite.

 

Pretendo deixar 3 noites para Amsterdam e mais 3 para a Bélgica. Essas são os pontos de maior interesse da minha viagem. A França e Luxemburgo seriam apenas pontos de parada entre a Bélgica e a Suiça. Pretendo pernoitar entre 2 e 3 noites no norte da França, mais para quebrar a viagem mesmo.

 

Da Suiça, só conheço Genebra. Acredito que dê pra aproveitar muitos outros pontos, conforme sua sugestão. Zurique é um ponto de pernoite obrigatório, já que meu vôo sai de lá. Mas, seguindo sua sugestão, vou deixar para apenas um dia e uma noite e focar mais em outras cidades do país.

 

Penso em mudar meu roteiro para:

 

12/out - Chegada a Amsterdam

13/out - Amsterdam

14/out - Amsterdam

15/out - Amsterdam - Brugges (talvez com pernoite em Gent)

16/out - Brugges - Bruxelas

17/out - Bruxelas

18/out - Bruxelas - Luxemburgo

19/out - Luxemburgo - Estrasburgo

20/out - Estrasburgo (com bate-volta a Colmar)

21/out - Comar - Berna

22/out - Berna - Interlaken (talvez só bate-volta)

23/out - Interlaken - Zurique

24/out - Zurique - Brasil

 

O que acham agora?

Link para o comentário
  • Membros

Errata:

 

12/out - Chegada a Amsterdam

13/out - Amsterdam

14/out - Amsterdam

15/out - Amsterdam - Brugges (talvez com pernoite em Gent) - 248 km

16/out - Brugges - Bruxelas - 96 km

17/out - Bruxelas

18/out - Bruxelas - Luxemburgo - 220 km

19/out - Luxemburgo - Estrasburgo - 220 km

20/out - Estrasburgo (com bate-volta a Colmar) - 150 km (ida e volta)

21/out - Estrasburgo - Berna -238 km

22/out - Berna - Interlaken - 58 km

23/out - Interlaken - Zurique -117 km

24/out - Zurique - Brasil

 

 

Como as distâncias são curtas e costumo sair cedo, acredito que ao final da manhã já estarei no destino final, devidamente acomodado e sem pressa.

 

Obs - ainda existe a forte possibilidade de fazer Holanda e Bélgica de trem, conforme sugeriu o Adriano.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que ficou factível. A parte da Suiça ficou corrida, mas com apenas 12 noites em 4 países não poderia ser diferente, alguma parte ficaria prejudicada. Se você tem experiência com esse tipo de viagem, melhor ainda.

 

Quanto a fazer de trem, a desvantagem é que você ficará amarrado aos horários e destinos que o trem permite. Por exemplo, ficaria meio inviável fazer Amsterdam-Brugges com possível pernoite em Gent. Nesse caso, eu sugeriria fazer Amsterdam-Antuérpia-Brugges, com parada na Antuérpia e pernoite em Brugges, deixando Gent de fora. Pois o trecho de trem de Amsterdam a Brugge envolve conexão na Antuérpia ou em Bruxelas, necessariamente. Gent seria um desvio a mais. Também não há trens diretos de Estrasburgo a Berna, você terá que fazer conexão.

 

Alugar carro não é má ideia, se você está acostumado a dirigir na Europa. Lembre-se que em alguns países como a Suiça exigem um selo de pedágio. A regra geral é evitar carros nas cidades grandes, como Amsterdam e Bruxelas, então nas demais pode ser que funcione. Há também a questão de pegar um carro num país e largar o outro pagando taxas que por vezes podem ser abusivas, você pode fazer a simulação dos custos de aluguel na autoeurope.com e de custos com pedágio e gasolina em viamichelin.com

Link para o comentário
  • Membros

Sim, um dos grandes problemas é o custo do carro, mas infelizmente não tem outro jeito se vou entrar por um país e sair pelo outro. O custo gira em torno de U$ 1.200,00 para 9 dias. Bem alto.

 

Quanto à Suiça, está bem no limite mesmo, mas não disponho de mais tempo. Teria duas opções: tirar um dia de Estrasburgo ou cortar Interlaken. Essa última, por ser estação de esqui não me atrai tanto. Talvez eu opte pela segunda opção.

 

Mais uma vez, muito obrigado. Por sua ajuda. Vou consultar o Via Michelin.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...