Ir para conteúdo

Dupla cidadania Húngara e passaporte


Posts Recomendados

  • Respostas 47
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Não precisa se preocupar com isso, não sei onde você mora, mas no consulado Hungaro aqui de São Paulo eles te ajudam em tudo, são muito atenciosos e realmente dão toda a assistencia que agente precisa, são super 10! A parte burocrática é muuuuuito light

 

Para conseguir a cidadania húngara, você precisa dos documentos de nascimento do seu pai (ou mãe), avô (ou avó), bisavô, tataravô, até chegar no parente hungaro, mesmo que este fosse amigo do Pedro Alvares Cabral. Mesmo que ele tenha sido dado como "apátrida" não tem problema nenhum.

 

Junto com estas certidões de nascimento sua e do seu pai, você vai precisar também das certidões de nascimento dos seus filhos que quiserem obter a cidadania.

 

Os cônjuges dos futuros hungaros também podem requerer a cidadania hungara (devem ser casados a mais de 10 anos, ou 5 anos no caso de casamento com filhos). Então além dos documentos que eu falei acima, você também vai precisar das certidões de casamento e nascimento dos cônjuges.

 

resumindo: pegar as certidões de nascimento de todos os interessados e se houver, certidões de casamento também.

 

Com os documentos em mãos, você vai precisar do carimbo autenticado do ERESP. É muito fácil de consguir, e não tem custo nenhum, somente o custo dos correios para correspondencia ida e volta.

 

Imprime esse formulário, assina em baixo e manda ele junto com seus documentos originais pro ERESP:

 

Av. das Nações Unidas, 11857, São Paulo, Brasil

4º andar

CEP 04578-908

 

PS. lembre-se que a carta deve ser enviada já com o valor de devolução pago.

 

Qualquer dúvida que você tenha em relação ao ERESP você pode mandar e-mail ou ligar pra eles! (11)51022526 eresp@itamaraty.gov.br

 

Bom, depois que o ERESP te devolver os documentos carimbados e autenticados, você tem que traduzí-los para língua húngara, todos os meus eu traduzi com a AGNES (ági) agibester@hotmail.com

 

Além do consul ter me indicado ela, meu pai já era seu amigo antigamente, então eu fiz com ela mesmo, mas não lembro quanto que foi, eu ACHOOO que foi 50 reais por documento. Você manda o documento já autenticado pelo ERESP pra ela escaneado por e-mail e ela te manda de volta um documento WORD com a tradução, aí acabou, é só imprimir e levar no consulado.

 

PS. os documentos que você levar no consulado FICAM LÁ PRA SEMPRE, então tenha cópias autenticadas com você pra não ter que correr atrás de algum cartório depois pra conseguir novos, pois eles mandam seus documentos pra hungria e eles não voltam mais.

 

Antes, durante ou depois desse processo, agende uma visita no consulado com o Gabor/Eszter para pegar a papelada que você deve preencher, eu já não tenho a minha aqui pra te mostrar como exemplo, mas eles te ajudam lá, eles são muito pacientes e gente fina, acompanham o tempo inteiro e ajudam bastante!

 

Eles ficam na Rua Barão do Triunfo 88, São Paulo, Sala 114. Pra agendar basta mandar um e-mail para consul02@hungria.org.br ou ligar lá direto no (11)37368162

 

Seria legal você marcar um encontro com eles pra bater um papo antes de começar toda essa maratona. É demorado mas é super tranquilo, em menos de 6 meses nossa situação estava toda resolvida. Tem alguns consulados de outros países da Europa que o processo pode levar quase 10 anos!

 

a parte mais chata na verdade é saber falar um pouquinho do idioma, mas é pouquinho mesmo, o básico que o turista aprende pra viajar pra lá. O meu irmão não sabia nada, eu mandei esse site pra ele estudar e ele se deu super bem:

http://www.letslearnhungarian.net/category/podcast/

se você fala inglês, vai conseguir tirar de letra o site acima!

 

Qualquer duvida estou à disposição por aqui =)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Stephan, parabéns.

 

Meus bisavôs eram húngaros e estava procurando informações sobre a entrevista quando encontrei o fórum. Assisti a algumas aulas no site que você indicou e está ajudando bastante, a descrição do procedimento também está ajudando bastante. Eu e minha prima estamos reunindo os documentos para darmos entrada na dupla cidadania.

 

Quando tivermos novidade posto aqui para compartilhar.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Pessoal, boa noite.

 

Encontrei esse fórum e gostaria de compartilhar minha experiência durante o processo de cidadania Húngara. Meus avós vieram da Hungria em 1920, porém, eu não tinha nenhum documento húngaro que comprovasse isso. Com a ajuda do escritório consular, localizamos uma certidão de óbito da minha bisavó na sérvia, nesse documento, consta que ela nasceu em budapest. Diante desse documento e dos demais documentos brasileiros (nascimento, casamento e óbito), pude iniciar o pedido de cidadania. Em set/2013 fiz a entrevista e fui aprovado, nessa entrevista basicamente falei da minha história (em húngaro).

 

Pois bem, depois de 2 anos, consegui localizar todos os documentos e finalizei a entrega e entrevista em set/2013, conforme já relatei. Agora, estou aguardando os documentos serem aprovados pela Hungria e virem para o Brasil.

 

Abraços,

L.L.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá!

 

Gostaria de tirar uma dúvida. Na verdade eu preciso saber como que funciona o processo de tirar a cidadania.rs

Estou morando em Dublin no momento e vim como brasileira mesmo. Eu já tenho toda a documentação para dar entrada no pedido de cidadania, exceto o idioma, mas já estou estudando.

a minha dúvida é, quantas vezes tem que comparecer no consulado no período de 6 meses, que é o tempo que leva para a cidadania sair?

poir estou pensando em dar entrada no pedido no brasil mesmo,mas depois voltar pra dublin e fazer o juramento aqui no consulado de dublin - nem sei se é possível.

O consulado hungaro aqui de dublin,em termos de burocracia parece ser mais fácil,pois o cara só me passou uns links dos formularios que tenho que preencher e as cópias necessárias. nao precisa de curriculo, nem nada. porém eles não ajudam para preencher nada, e exigem um bom nível do idioma.

Então prefiro tirar no Brasil que eu já venho conversando com o Gabór e ele está me dando um excelente suporte, além de ser super paciente e atencioso. Só que eu gostaria de saber com quem já tirou, se vai lá só na hora de dar entrada e depois pra fazer o juramento, ou tenho que estar no Brasil mesmo durante o processo?

Obrigada pela ajuda!! Amei o site!!!

Link para o comentário
  • Membros

Nossa Milena, ninguém do Rio hein...

 

Taissa, acho que o melhor caminho para obter suas respostas é o próprio Gábor, realmente, ele é um canal super amigável para se chegar ao sonho da dupla cidadania, só que não são só 6 meses para tal, creio que vá demorar pouco mais de um ano, talvez quase dois, visto que tem muuuuuuuuita gente no mundo inteiro tirando cidadania hungara com essa nova política de facilitamento.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá,

 

Cheguei ao fórum pesquisando sobre a cidadania húngara e como conseguir.

Achei muito legal as informações aqui, mas tenho muitas duvidas.

Como a grande maioria dos Húngaros, por conta das guerras, o pessoal praticamente saiu do país com a roupa do corpo, e os registros de nascimento de meus avós e tios se perderam, alguém sabe como conseguir, se é que isso é possível?

 

Agradeço a atenção!

 

Carlos Eduardo Szépkúthy

Link para o comentário
  • Membros

Carlos, recomendo que vá ao consulado para conversar com o consul, ele vai te orientar certinho...

 

Se você souber as datas e locais/cidades de nascimento dos seus antepassados, tem como você conseguir as certidões indo lá, você pode pesquisar tudo isso antes pela internet, coloca alguns creditos no skype ou no google phone, as tarifas para ligar pra hungria são praticamente iguais ás de uma ligação local aqui no brasil, (inclusive um pouco mais barato) e ligue para lá nas igrejas e cartórios perguntando sobre estas certidões, você consegue facilmente os telefones destes locais fazendo uma rapida busca no google, pois são locais publicos né. Se você falar hungaro vai facilitar muito as coisas, pois não são todos os hungaros que falam inglês, na verdade, poucos falam inglês...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...