Ir para conteúdo

ROTEIRO EUROPA ALGUÉM SUGERE TIRAR OU COLOCAR ALGO?


Posts Recomendados

  • Membros

Srs, colaboradores,

 

Peço ajuda para saber se nesse roteiro que eu montei, vcs tirariam ou colocariam algo, coloquei tudo no google maps engine e tentei fazer a rota em círculos, serão 79 dias, ficarei em CS couchsurfing mas tbm em hostel.

 

Por isso me ajudem quanto a colocar ou retirar cidades do roteiro

 

e se não for abusar, COMPRO OU NÃO COMPRO O EURAIL GLOBAL PASS???

 

Segue lista:

 

LUGARES CHEGADA PARTIDA

1 PARIS 11/mar 16/mar

BRUXELAS 17/mar 19/mar

2 AMSTERDAM 20/mar 22/mar

HAMBURGO 23/mar 25/mar

3 COPENHAGUEN 26/mar 27/mar

BERLIM/LEIPZIG/NUREMBERG 28/mar 03/abr

4 PRAGA 04/abr 08/abr

VIENA 09/abr 11/abr

5 VERONA 12/abr 13/abr

BOLOGNA 14/abr 16/abr

6 ROMA 17/abr 18/abr

NAPOLI 19/abr 19/abr

7 NICE 20/abr 21/abr

MARSEILLE 22/abr 22/abr

8 TOULOUSE 23/abr 23/abr

BORDEAUX 24/abr 25/abr

9 TURIM 26/abr 27/abr

MILÃO 28/abr 29/abr

10 ZURICH 30/abr 02/mai

BERNA 03/mai 05/mai

11 BASEL 06/mai 08/mai

BESANÇON 09/mai 11/mai

12 GENEBRA 12/mai 16/mai

LONDRES 17/mai 27/mai

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Boa tarde ! Vai minhas opiniões ok ? Bruxelas é pequeno e tem pouca coisa eu faria um stopover chegaria cedo malas no locker e rua. Porque dois Amesterdam é pouco aumentaria aqui. Viena dois dias tb pouco. Entendi bem? Roma uma dia? Bolognha fiz tb no esquema stopover é pequena. A princípio é isto.

 

Vê o preço das coisas para fazer o roteiro. Tem roteiros que geograficamente são lindos, mas acabam ficando muito caros quando vc usa trem e avião e dependendo da data. Dá um trabalhão fazer um roteiro econômico, tem que testar 500 combinações.

 

Em geral, eu costumo achar trajetos de mais 50 euros dentro da europa caros (regra de bolso). Daí vc pode ver se invertendo a ordem dá diferença. Quando é avião, vc pode perder 1 hora fazendo o trajeto pior e gerar uma economia de 200 euros.

 

Olhe também se o aeroporto que a cia aérea vai é longe. A vezes o barato sai caro,

 

Sempre veja o custo/tempo/horário dos trajetos. Tipo sair 6h00 do aeroporto não é agradável, mas dependendo da economia se justifica e fora que dá para aproveitar o resto do dia na cidade destino.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu concordo. Geralmente com roteiros mais compactos dá para aproveitar mais. Pegando trens e voo com antecedencia, eu gastei só 140 euros para fazer no ano passado os trechos internos Londres/ Liverpool / Glasgow / Edimburgo / Dublin / Frankfurt. Os trechos de trem foram na média 20 euros e os de avião 40-50 euros. Frankfurt tava ali só porque Dublin não tem voo para o Brasil, então precisava de uma cidade que a TAM fizesse na promo do ano passado.

 

Como padrão diria que vc tem que escolher capitais ou cidades grandes para fazer voos a outros países, a não ser que vc saiba que tem uma ryanair da vida que faz aquela rota por preço barato. Napolis - Nice eu chuto que seja carissimo e ainda tenha que fazer conexão. Para trem também é bem fora de mão. E fora que vc volta para Milão depois. Milão - Nice de trem seria melhor opção nesse caso.

 

Vou dar outro exemplo vc vai para alemanha, vai para dinamarca e volta para a alemanha. Viagens entre países diferentes costumam ser mais caras que internas. Essa chegada mais ao norte poderia ser aproveitada para voar de avião para o lugar que vc vai voltar para o Brasil.

 

Em principio eu deixaria londres junto com paris. Pode ser que vc esteja pensando nos voos diretos da TAM, nesse caso deixaria milão para voltar para o brasil. As taxas de embarque em milão são bem mais baratos que londres.

 

Eu acho que esse roteiro tem alguns erros primários de esquecer de considerar cidades e não países. Vc até pode chegar a conclusão que é mais vantajoso fazer frança duas vezes em momentos distintos, mas faça isso baseado embasado em preços.

De inicio, sugiro nessa ordem para deixar países bem conectados por via áerea ou trem

FRANÇA - INGLATERRA - DINAMARCA - HOLANDA - BELGICA - SUIÇA - ALEMANHA - AUSTRIA - REP TCHECA -ITALIA

Link para o comentário
  • Membros

Se você tem menos que 26 anos, eu digo que vale comprar um Europass global. Compre o de 2 meses. Sobre as reservas, na Itália você não paga mais que 10 euros por ela, na Alemanha, Áustria, Rep. Checa e Suíça não tem reserva. O único local que sai caro as reservas é na França (e o sistema de trem e meio desorganizado ainda...).

 

Mas, ali no sudoeste da França está meio longe. Uma viagem de Genebra a Nice é umas 10h de Nice a Tolousse outras 10h, e pra Bordeaux são mais umas 3h. Acho que são lugares muito afastados para arriscar ir lá.

 

Eu faria o roteiro +- assim.

 

Londres - Paris - Bélgica - Holanda - Norte Alemanha - Dinamarca - Rep. Checa - Áustria - Sul Alemanha - Suíça - Noroeste Itália - Sul Itália.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Poxa fiquei impressionado com suas respostas, vejo que estou bem próximo da viagem mas com pouco planejamento, mesmo lendo tudo o que eu posso, e isso me preocupou bastante.... Agradeço a vocês pelas respostas, irei rever os planos, talvez descartarei conforme sugeriu Adriano Toulouse e Bordeaux... Aproveito para perguntar ou pedir.... O que vcs precisariam saber para que a ajuda fosse maior por parte de vcs? O que vcs gostariam de saber e com essas informações me ajudar... Talvez seria interessante vcs saberem que se trata de um sonho, e quero fazer como mochileiro literalmente! Aguardo então mais dicas e desde já obrigado...

Link para o comentário
  • Membros

Bom, eu entendo bem o seu sonho, eu demorei 2 anos para realizar o meu (tive que juntar bastante dinheiro), e viajei por 3 meses pela Europa, só com uma mochila e sozinho. É uma experiência inesquecível, depois de tudo, eu vejo que valeu muito a pena, e tenho agora planos para viajar todas férias que tiver.

 

Bom, como eu tive bastante tempo para montar meu roteiro, eu fui entendendo como se faz um (eu consegui seguir 99% do meu planejamento). A primeira coisa que você precisa é, anotar todas as cidades que você sempre quis visitar, coloque uma lista em ordem de interesse. Não se preocupe se é longe ou de difícil acesso, ou se são muitas, isso é só pra montar a base.

Depois, procure na internet os dias que as pessoas, em geral, comentam para ficar nessas cidades. Coloque ao lado na sua lista.

Agora você vai verificar se o tempo de viagem vai cobrir todos esses dias. Bom, tenha certeza que não irá cobrir, então prepare-se para aceitar um pouco da realidade, mas faz parte do planejamento.

Pegue o Google Maps e marque as cidades que você anotou. Você verá que tem muita cidade distante e para todos os lados, fazer uma rota seria bem difícil.

Agora vem a parte meio chata, você vai precisar eliminar as cidades que estão muito afastada, mas faça exceções, porque pode ter uma cidade bem afastada que está na 1º da lista, então isso quer dizer que vale o desvio para chegar lá.

Bom, provável que não encaixou os dias da viagem, então elimine as cidades de uma mesma região de um país, porque em geral elas são parecidas (mas leia um pouco sobre elas, porque tem exceções).

Se ainda não fechou o seu roteiro, então procure ler sobre as cidades que você ficou em dúvida de que se vale a pena visitá-la. Faça esse processo até conseguir encaixar seus dias.

Agora leia bastante informações sobre as cidades que ficou no seu roteiro, talvez ela não seja tão interessante quanto você pensou.

Agora leia bastante informações das cidades que você cortou, pode ser que tenha algo que você não sabia sobre ela que lhe interessa muito.

Eu sei que vai ficar difícil tirar cidades, (e complicado ler tanta informação) mas se você tem planos de voltar de novo à Europa, priorize cidades da mesma região (ex. Norte, Sul, Escandinava, Península Ibérica, centro, etc), porque, na sua próxima viagem você continua sua viagem nas outras regiões.

 

Bom, entenda que isso não é bem uma receita de bolo. Montar roteiro é uma coisa meio pessoal, tem pessoas que podem ter uma forma diferente de fazer, e as vezes ao contrário do que falei. Mas, como você ainda não tem muita ideia, vai fazendo dessa forma e se ajustando para seu jeito.

Link para o comentário
  • Membros

kauê, um ponto importante é que, uma vez em um lugar, você descobrirá TROCENTOS lugares bacanas em volta. ainda mais viajando solo e conhecendo muitas pessoas na mesma condição que você, surgirão oportunidades de programas incríveis em uma cidade/vilarejo/praia/whatever logo ali. com tanto tempo livre dentro da europa, não sei se me preocuparia em fazer um roteiro tão fechado.

 

lembre-se que muitas vezes a gente sonha em conhecer um lugar e, chegando lá, não é tudo isso. daí imagina que no dia anterior você deixou um puta dum programa legal de lado e ficará preso em uma cidade que não te agrada. isso é bem frustrante.

 

por isso, acho que vale comprar um globalpass - você terá mais liberdade para ir e vir.

 

e, lembre-se que com todo esse tempo de viagem, por mais que você ame a rotina de mudar de cidades, uma hora você cansará. três meses fora de casa naquela rotina de abrir/fechar mala, achar onde tem uma lavanderia barata, etc, isso é bem estressante.

 

entenda que estou fazendo esses comentários porque você falou que quer fazer um mochilão literal.

 

como o david bem falou, priorize as cidades que deseja visitar mais. não caia na tentação de abrir um mapa da europa - é um buraco negro que, se você deixar, te engole. as paisagens e as culturas na europa mudam muito em pequenas distâncias: não é necessário pegar um avião para ter uma vivência totalmente diferente. minha sugestão é, a partir dos "centros" que você gosta, caçar as bordas.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...