Ir para conteúdo

Relato Patagônia Dez/2010 - Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 299
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

José Luiz, o seu relato é um dos mais completos aqui no Mochileiros! Parabéns!!

 

Estou indo agora no meio de abril pra TDP. Minha intensão é alugar a barraca e o saco de dormir nos campings (já confirmei com a FantasticoSur que em abril apenas o Chileno estará fechado, portanto só poderei alugar no Paine Grande, Grey, Chileno, e Refugio Las Torres). Minha intensão é andar com o menor peso possivel e aproveitar as paisagens. Fiz as contas e a difereça fica em 30 reais por dia mais caro deixando pra alugar na hora. Achei que compensa! Mas msm assim fico com receio de ficar sem, apesar de ser baixa temporada... Vc acha que não é arriscado? Vc conheceu alguem q alugou equipo nos campings?

 

Outra coisa, estou pretendendo fazer o seguinte roteiro:

 

1 dia: Chegada ao Parque: Paine Grande - refugio grey (nao dá pra fazer bate e volta pois em abril anoitece cedo!)

2 dia: Refugio grey - Paine Grande

3 dia: Paine Grande - Italiano - Vale do Frances - Los Cuernos (aqui esta minha grande indecisão: Pretendo sair cedo do Paine grande, deixar minha cargueira no Italiano e subir o Frances até o mirante, dps descer e seguir até Los Cuernos... vai ser o dia mais puxado, mas vc acha que dá de boa? (lembrando que em abril escurece lá pelas 20h) Estou perguntando pq olhando pelo mapa é uma coisa, lá na hora é outra! rsrs. Ou vc me recomendaria fazer como vc fez: Paine Grande - Italiano - Los cuernos e no dia seguinte voltar e subir o Vale Frances??

4 dia: Los cuernos - Refugio Torre

5 dia: Refugio torre - Mirante Las torres - Refugio Torre - Puerto natales

 

Esse roteiro tá legal ou vc sugere alguma mudança?

 

Bom por enquanto é isso! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
José Luiz, o seu relato é um dos mais completos aqui no Mochileiros! Parabéns!!

 

Estou indo agora no meio de abril pra TDP. Minha intensão é alugar a barraca e o saco de dormir nos campings (já confirmei com a FantasticoSur que em abril apenas o Chileno estará fechado, portanto só poderei alugar no Paine Grande, Grey, Chileno, e Refugio Las Torres). Minha intensão é andar com o menor peso possivel e aproveitar as paisagens. Fiz as contas e a difereça fica em 30 reais por dia mais caro deixando pra alugar na hora. Achei que compensa! Mas msm assim fico com receio de ficar sem, apesar de ser baixa temporada... Vc acha que não é arriscado? Vc conheceu alguem q alugou equipo nos campings?

 

Outra coisa, estou pretendendo fazer o seguinte roteiro:

 

1 dia: Chegada ao Parque: Paine Grande - refugio grey (nao dá pra fazer bate e volta pois em abril anoitece cedo!)

2 dia: Refugio grey - Paine Grande

3 dia: Paine Grande - Italiano - Vale do Frances - Los Cuernos (aqui esta minha grande indecisão: Pretendo sair cedo do Paine grande, deixar minha cargueira no Italiano e subir o Frances até o mirante, dps descer e seguir até Los Cuernos... vai ser o dia mais puxado, mas vc acha que dá de boa? (lembrando que em abril escurece lá pelas 20h) Estou perguntando pq olhando pelo mapa é uma coisa, lá na hora é outra! rsrs. Ou vc me recomendaria fazer como vc fez: Paine Grande - Italiano - Los cuernos e no dia seguinte voltar e subir o Vale Frances??

4 dia: Los cuernos - Refugio Torre

5 dia: Refugio torre - Mirante Las torres - Refugio Torre - Puerto natales

 

Esse roteiro tá legal ou vc sugere alguma mudança?

 

Bom por enquanto é isso! Valeu!

 

Vamos lá as dúvidas :D

 

Eu não acho que seja arriscado alugar na hora os equipamentos pois Abril é baixa temporada... no entanto, se você já tiver o roteiro definido, você poderia fazer a reserva da barraca e do saco de dormir antecipadamente (ou pela internet ou então em Puerto Natales no dia antes de ir para TDP).

 

Quanto ao roteiro, minhas sugestões são:

  • Como você dormirá no Grey, talvez seja interessante você deixar suas coisas no Grey e fazer um bate-volta até o Campamento Los Guardas para ter uma visão mais próxima do Glaciar Grey... eu não fiz isso e por isso não posso confirmar que vale a pena essa trilha, mas de repente você pode tentar se informar melhor a respeito disso e assim render mais o seu dia já que o caminho entre Grey e Paine Grande será feito em umas 4h apenas.
  • Quanto ao 3º dia, não faz diferença entre fazer Paine Grande-Italiano-Francês-Cuernos ou Cuernos-Francês-Cuernos quanto a distância/tempo. Eu fiz Cuernos-Francês-Cuernos apenas para não levar a cargueira nesse dia. Pode fazer sim Paine Grande-Italiano-Francês-Cuernos, mas eu recomendo sair o mais cedo possível de Paine Grande para não dar chance ao azar de escurecer no meio do caminho (lembre-se também que existe a possibilidade de neve em abril, principalmente no Valle del Francés). Quanto as dificuldades, o trecho Paine Grande até o Cuernos é de boa, o mais complicado é a subida do Italiano ao Francês (principalmente o começo, a primeira hora de subida) depois fica mais fácil.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Olá! vc sabe me dizer que horas as lojas da Zona Franca de Punta Arenas abrem e que horas elas fecham?

 

valeu!

 

Eu não lembro dos horários, mas acabei de acessar o site da Zona Franca e tá escrito que é das 10h00 às 21h00.

 

Só vale tomar cuidado porque lá segue o padrão espanhol de parada para siesta. Logo, as lojas costumam fechar para almoço por volta das 14h e só reabrem lá pelas 16h30/17h.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
José,

 

Qual o valor que você gastou nessa viagem fora as passagens aéreas?

 

Fala Vinicius, blz?

 

Cara, eu gastei quase R$ 3.000 sem contar gastos de passagens aéreas e roupas que comprei para aguentar o frio...

 

Mas leve em consideração que fiz essa viagem há quase 4 anos. Do ritmo que a inflação está em lugares como a Argentina, é bem capaz que esse valor seja bem mais alto atualmente.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá, seu relato é perfeito, parabéns!

Você acha que consigo fazer Ushuaia, El Calafate, Torres del paine e Bariloche em 15 dias.

Não quero fazer muita trilha pesada não, só os principais passeios. Minha ideia é ficar 4 dias em ushuaia, 2 em El calafate, 1 em Torres del paine e 4 em bariloche. Outra dúvida é se começo por Bariloche e venho descendo ou se começo por Ushuaia e subo. As passagens vou tirar por milhas da Gol que está 10.000 milhas o trecho tanto bariloche quanto Ushuia, mas não sei se é melhor começar por um ou por outro. Vou em outubro.

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, seu relato é perfeito, parabéns!

Você acha que consigo fazer Ushuaia, El Calafate, Torres del paine e Bariloche em 15 dias.

Não quero fazer muita trilha pesada não, só os principais passeios. Minha ideia é ficar 4 dias em ushuaia, 2 em El calafate, 1 em Torres del paine e 4 em bariloche. Outra dúvida é se começo por Bariloche e venho descendo ou se começo por Ushuaia e subo. As passagens vou tirar por milhas da Gol que está 10.000 milhas o trecho tanto bariloche quanto Ushuia, mas não sei se é melhor começar por um ou por outro. Vou em outubro.

Obrigada

 

Olá Dayana!

 

Eu acho que é possível sim fazer esse roteiro em 15 dias. Só acho que 1 dia para Torres del Paine muito pouco mas é um bate-volta que muita gente faz desde El Calafate. Sinceramente, nessa situação eu trocaria Torres del Paine por El Chaltén que fica mais próximo e são belezas semelhantes.

 

Apesar de nunca ter ido a Bariloche, eu também acho que Bariloche e a região dos lagos merece mais tempo para ser aproveitada. Na minha opinião, eu focaria esses 15 dias apenas na Patagônia Austral e deixaria Bariloche e a região dos lagos para outra viagem (ou vice-versa). Mas de toda forma, é um roteiro possível o seu.

 

Ah, e eu começaria por Ushuaia e iria subindo.

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Apesar de ser um roteiro de 2010;

 

Apesar da alta do dólar atualmente;

 

Apesar de eu ir em outra época do ano (de 17 de março a 5 de abril);

 

Apesar do autor do tópico provavelmente não conseguir mais me ajudar, frente às coisas ditas anteriormente;

 

Preciso ressuscitar esse tópico para também parabenizar o bom trabalho do amigo, que detalhou sua viagem. E é um dos poucos que detalha uma viagem feita utilizando refúgios em TDP.

 

Como eu também usarei refúgios, foi muito bom ler seu tópico, meu caro!

 

Infelizmente, minha viagem se dará daqui 30 dias e eu ainda não reservei nada além das passagens aéreas. Estou agora em busca de informações, sugestões e tudo mais, pois mudou drasticamente o estilo da viagem quando o casal que iria conosco teve que desistir :/

 

Alugaríamos carro, faríamos outras coisas. Agora, tudo mudou hehe

 

A princípio estou com o roteiro e dúvidas que postei aqui no mochileiros hoje mesmo: ctba-ushuaia-el-calafate-tdp-el-chalten-ctba-de-17-03-a-05-04-ajuda-e-cia-t109103.html

 

Se alguém aqui puder me ajudar, ficarei bastante grato :)

 

Um forte abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...