Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia/Peru - 15 dias em maio (Sucre, Potosí, Uyuni, Lago Titicaca, Machu Picchu, etc.)


Posts Recomendados

  • Membros

Minha esposa e eu estamos planejando os detalhes de um mochilão por Bolívia e Peru na segunda quinzena de maio.

 

Compartilho abaixo algumas ideias. Este é um TRABALHO EM ANDAMENTO, e gostaria de ouvir comentários e sugestões.

 

À medida que as ideias forem se organizando, eu pretendo atualizar este post para mostrar a versão mais atualizada do roteiro.

 

DATAS: Já temos passagens compradas, de São Paulo para Santa Cruz de la Sierra com chegada (GRU/VVI) no dia 17 de maio e retorno (VVI/GRU) em 31 de maio de 2014. Conseguimos uma promoção na Gol há alguns dias e saiu 400 reais por pessoa, ida e volta, com todas as taxas. Considero um preço bem razoável.

 

DURAÇÃO (problema!): Como lê-se acima, a viagem já tem prazo definido, 15 dias. Meu problema é que neste momento meu roteiro ideal tem bem mais que 15 dias (19, para ser exato). Ou seja, preciso cortar 4 dias e nenhuma das opções de corte me agrada, já que gostaria de ir a todos os lugares listados abaixo. Ou seja, aguardo sugestões do que é melhor fazer.

 

DIA 1 - Deslocamento GRU/VVI

  • * 14:00 - Chegada em Santa Cruz da la Sierra
    * Final do dia - Ônibus para Sucre (14h de viagem)
    * Pernoite: Deslocamento/ônibus

 

DIA 2 - Sucre

  • * Manhã: Chegada à Sucre de ônibus
    * Manhã/Tarde: Passeios por Sucre
    * Pernoite: Sucre

 

DIA 3 - Potosí

  • * Manhã: Ônibus entre Sucre e Potosí (4h de viagem)
    * Tarde: visita às minas
    * Pernoite: Potosí

 

DIA 4 - Potosí/Uyuni

  • * Manhã: passeio por Potosí
    * Tarde: Ônibus entre Potsí e Uyuni (6h de viagem)
    * Pernoite: Uyuni

 

DIA 5 - Salar do Uyuni

  • * Manhã/Tarde: passeio pelo Salar do Uyuni
    * Pernoite: Uyuni

 

DIA 6 - Uyuni/La Paz

  • * Manhã/tarde/noite: Ônibus entre Uyuni e La Paz (15h de viagem)
    * Pernoite: La Paz

 

DIA 7 - La Paz

  • * Manhã: Descanso
    * Tarde: Passeio por La Paz
    * Pernoite: La Paz

 

DIA 8 - La Paz (Tiahuanaco)

  • * Manhã/tarde: Passeio para as ruínas de Tiahuanaco
    * Pernoite: La Paz

 

DIA 9 - La Paz (Chacaltaya)

  • * Manhã/tarde: Passeio até a montanha Chacaltaya
    * Pernoite: La Paz

 

DIA 10 - La Paz/Copacabana

  • * Manhã: Ônibus entre La Paz e Copacabana
    * Tarde: Descanso
    * Pernoite: Copacabana

 

DIA 11 - Copacabana (Isla del Sol)

  • * Manhã/tarde: Passeio para a Isla del Sol
    * Pernoite: Copacabana

 

DIA 12 - Copacabana/Puno

  • * Manhã: Ônibus de Copacabana a Puno, cruzando a fronteira para o Peru (4h de deslocamento)
    * Pernoite: Puno

 

DIA 13 - Puno

  • * Manhã/tarde: Passeio pelo Lago Titicaca
    * Pernoite: Puno

 

DIA 14 - Puno/Cusco

  • * Manhã/tarde: Ônibus de Puno a Cusco (7h de deslocamento)
    * Pernoite: Cusco

 

DIA 15 - Cusco

  • * Manhã/tarde: Passeio por Cusco
    * Pernoite: Cusco

 

DIA 16 - Trilha Inca

  • * Manhã/tarde: Início da Trilha Inca (versão curta, de 2 dias)
    * Pernoite: Acampamento

 

DIA 17 - Trilha Inca/Machu Picchu

  • * Manhã: Final da Trilha Inca
    * Manhã/Tarde: Machu Picchu
    * Pernoite: Cusco

 

DIA 18 - Cusco/La Paz

  • * Manhã/Tarde: Ônibus de Cusco a La Paz
    * Pernoite: La Paz

 

DIA 19 - La Paz/Santa Cruz/São Paulo

  • * Manhã: Avião La Paz/Santa Cruz
    * Tarde: Avião Santa Cruz/São Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gbonato.

 

Também estarei na Bolivia e Peru em maio / 14. Vou de carro, cruzando o Paraguay e entrando pelo sul da Bolivia pelo Chaco até Sucre. Depois vou a Potosi, La Paz, Cuzco, voltando pelo Pacífico de Peru e Chile.

 

Tenho experiência de ter ido outras vezes a Bolivia e Peru e sou bem rodado nas trips por toda "Sudamerica", inclusive com crianças.

 

Posso te afirmar: é praticamente impossivel cumprir este seu roteiro. Os prazos sao muito curtos, as distancias sao longas, as estradas sao ruins e em se falando de Bolivia, nada funciona no horario. É realmente imprevisivel: horarios de onibus, tempos de viagem, e até mesmo situaçoes de bloqueios de estradas, intervenções militares e protestos quebram todo o planejamento.

 

Sem falar que vc vai passar mais tempo no onibus e pouco vendo as atrações e interagindo com a cultura local, que é o grande barato.

 

Para que vc monte seu roteiro como quiser, vai umas dicas.

 

Uyuni demande pelo menos 4 dias. Menos do que isto vc nao aproveita. Sugiro vc encaixar esse destino em uma trip de/para Atacama. Faz mais sentido e vc pode conhecer a belíssima Provincia de Sud Lípez, com suas lagunas multicoloridas, vulcões, e terminar em San Pedro de Atacama (Chile).

 

Santa Cruz nao tem nada de especial. Se vc puder sair no mesmo dia ou na manhã seguinte via terrestre ou by plane, faça-o sem ressentimentos. Vc nao vai perder nada.

 

Para as minas do Cerro Rico em Potosi vc precisa estar aclimatado. Não se esqueça que estamos falando de 4.100m de altitude e é a cidade mais alta do mundo! Ou seja, um bate-volta fará vc passar mal dentro das minas, com mal de altura, cheiro de enxofre, tudo fechado e sem assistência de ninguém (That's Bolivia, my friend)

 

Reserve pelo menos 5 dias para Cuzco. O lugar será a cereja do bolo da sua trip. É realmente um lugar especial com uma energia fantástica. Conheça tudo, as ruinas incas, o Valle Sagrado, Macchupicchu, o mercado em Chinchero, etc. Gaste tempo aí.

 

Dica: existem duas trilhas que levam a Macchupicchu: a famosa trilha inca e Salkantay. Esta segunda é mais bonita e mais desconhecida que a primeira, que é turística. Só que é mais exigente. Se estiver com bom preparo físico, vale encarar os 3 dias de Salkantay. Vc inclusive pisará em montanhas nevadas. Recomendo!

 

NUNCA SUBA O CHACALTAYA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO DIA EM LA PAZ! Vc precisa de 3 dias de aclimatação (no minimo) para subir a 5.400m. Riscos de edema pulmonar e cerebral iminentes. Acredite: já vi gente passar MUITO mal nesta montanha. Prudencia e bastante mate de coca nao faz mal a ninguem...

 

Não vale a pena em 15 dias ir a Copacabana e a Puno. Ou um, ou outro. A menos que vc queira realmente descansar, vc nao aguenta mais do que um dia no Titicaca. Copacabana é mais bonita, Puno tem as ilhas de Urus, flutuantes que é bem legal.

 

Enfim, espero ter podido ajudar. Quem sabe não nos encontramos pelo altiplano?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gbonato.

 

Posso te afirmar: é praticamente impossivel cumprir este seu roteiro. Os prazos sao muito curtos, as distancias sao longas, as estradas sao ruins e em se falando de Bolivia, nada funciona no horario. É realmente imprevisivel: horarios de onibus, tempos de viagem, e até mesmo situaçoes de bloqueios de estradas, intervenções militares e protestos quebram todo o planejamento.

 

Sem falar que vc vai passar mais tempo no onibus e pouco vendo as atrações e interagindo com a cultura local, que é o grande barato.

 

Comentário perfeito !

 

 

Vai ficar muito corrido e vai se estressar demais, corte esse roteiro pela metade, uma sugestão é deixar Sucre, Potosi e Uyuni para outra oportunidade juntamente com o Atacama, como já foi citado.

Também aproveitei essa promoção da Gol e embarco pra Santa Cruz dia 06/05.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo plenamente no que o pessoal disse!

 

Deixa o Uyuni pra próxima, com certeza você vai ter a oportunidade de conhecer... aí já faz o passeio de 3 dias, conhece San Pedro e assim vai.

 

A ideia seria, então, ir de Sta Cruz pra La Paz e de lá começar o roteiro... eu ainda cortaria Puno pra deixar mais dias em Cusco que é o lugar mais bacana da viagem. Reorganiza aí que cabe em 15 dias, eu acho, rs...

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Uyuni demande pelo menos 4 dias. Menos do que isto vc nao aproveita. Sugiro vc encaixar esse destino em uma trip de/para Atacama. Faz mais sentido e vc pode conhecer a belíssima Provincia de Sud Lípez, com suas lagunas multicoloridas, vulcões, e terminar em San Pedro de Atacama (Chile).

 

A dica é excelente, mas a vontade de conhecer o Uyuni é grande. Vou avaliar com carinha essa ideia, quem sabe deixar o salar para outra oportunidade.

 

Santa Cruz nao tem nada de especial. Se vc puder sair no mesmo dia ou na manhã seguinte via terrestre ou by plane, faça-o sem ressentimentos. Vc nao vai perder nada.

 

Realmente o plano é apenas usar Santa Cruz como porta de entrada e saída. Pena que é uma porta (barata) longe das grandes atrações.

 

Para as minas do Cerro Rico em Potosi vc precisa estar aclimatado. Não se esqueça que estamos falando de 4.100m de altitude e é a cidade mais alta do mundo! Ou seja, um bate-volta fará vc passar mal dentro das minas, com mal de altura, cheiro de enxofre, tudo fechado e sem assistência de ninguém (That's Bolivia, my friend)

 

Vou ficar com isso em mente. Realmente não é minha intenção passar mal! Afinal, isso não é a Bélgica!

 

Reserve pelo menos 5 dias para Cuzco. O lugar será a cereja do bolo da sua trip. É realmente um lugar especial com uma energia fantástica. Conheça tudo, as ruinas incas, o Valle Sagrado, Macchupicchu, o mercado em Chinchero, etc. Gaste tempo aí.

 

Dica: existem duas trilhas que levam a Macchupicchu: a famosa trilha inca e Salkantay. Esta segunda é mais bonita e mais desconhecida que a primeira, que é turística. Só que é mais exigente. Se estiver com bom preparo físico, vale encarar os 3 dias de Salkantay. Vc inclusive pisará em montanhas nevadas. Recomendo!

 

NUNCA SUBA O CHACALTAYA NO PRIMEIRO OU SEGUNDO DIA EM LA PAZ! Vc precisa de 3 dias de aclimatação (no minimo) para subir a 5.400m. Riscos de edema pulmonar e cerebral iminentes. Acredite: já vi gente passar MUITO mal nesta montanha. Prudencia e bastante mate de coca nao faz mal a ninguem...

 

Vou levar essa dica de Cusco em consideração. Acredito que vou direto para lá e depois vejo o que mais dá para fazer! Sobre o Chacaltaya, não sei se é minha prioridade. Talvez a gente nem suba lá. E se fizermos, com certeza vai ser bem aclimatado.

 

Não vale a pena em 15 dias ir a Copacabana e a Puno. Ou um, ou outro. A menos que vc queira realmente descansar, vc nao aguenta mais do que um dia no Titicaca. Copacabana é mais bonita, Puno tem as ilhas de Urus, flutuantes que é bem legal.

 

Acho que vamos escolher Puno, porque tenho muita curiosidade de ver as ilhas flutuantes.

 

Quem sabe a gente não se cruza por essa viagem! Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Vai ficar muito corrido e vai se estressar demais, corte esse roteiro pela metade, uma sugestão é deixar Sucre, Potosi e Uyuni para outra oportunidade juntamente com o Atacama, como já foi citado.

Também aproveitei essa promoção da Gol e embarco pra Santa Cruz dia 06/05.

 

Obrigado pela dica, Márcio. Já estou conformado com a ideia que a viagem que eu queria fazer é muito curta. Eu só estou um pouco incomodado com a ideia de chegar pela Bolívia e não dedicar tempo à Bolívia. Claro que a passagem de 400 reais ida e volta por pessoa é um argumento irrefutável (bem mais atraente que os 2 mil reais das passagens para Lima ou Cusco), mas de qualquer forma, gostaria de "dar algum sentido" a essa chegada e saída pela Bolívia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é, gente... Até agora os comentários foram unânimes e comprovam minha impressão inicial. Meu roteiro é para 40 dias e não para 15.

 

Estou convencido de que preciso começar a viagem por Cusco. Vou providenciar uma passagem de Santa Cruz a La Paz (que é viável de avião) e de lá vou de bus até Cusco, começar efetivamente o roteiro. Passo uns dias em Cusco (ainda vou ver quantos, se vou incluir a Trilha Inca, etc), e na volta passado Puno ou Copacabana, para conhecer o lago Titicaca. Dependendo de quanto tempo sobrar, vou direto para Santa Cruz ou dou uma passada em Sucre (que parece ser uma cidade muito bonita) ou Potosí.

 

Adiós Uyuni... :cry:

 

Que lhes parece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!!!!

 

Esse seu primeiro roteiro vc ja tem ideia das cias de onibus???

 

Vou 15 dias antes de voce, ja esta comprado e fechado (falta muita coisa ainda):

 

22-04: Sao Paulo para Santa Cruz (aviao)

22-04: Santa Cruz para Sucre (aviao)

 

Neste meio termo, tem duas coisas que vou fazer, como ainda nao sei! rs

Salar UYUNI 3 dias, se possivel Atacama.

Trilha Salkatay de 5 dias.

 

11-05: Cusco para Sao Paulo (aviao)

 

Alguem tem dicas para essa minha metade da viagem? Condução, passeios, agencias, hostels, etc.???

 

obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Como eu já falei acima, estou reestruturando o roteiro inicial. Realmente não daria para fazer nem a metade do que eu tinha planejado.

 

Estou dando bastante ênfase, no novo roteiro, para a região de Cusco/Machu Picchu. Em breve pretendo compartilhar com vocês a nova versão do roteiro.

 

Mas uma coisa já é certa: comprei ingressos para Machu Picchu (+Hauaynapicchu) para dois dias seguidos!

 

Podem me chamar de louco, mas tem uma lógica (argumento apresentado por um amigo meu que também está indo em breve): você vai para Machu Picchu talvez uma vez só na vida. Ou pelo menos vai agora e não faz ideia de quando vai voltar. Imagina se você tem todo o trabalho de mover seu traseiro gordo até lá para descobrir que naquele dia, naquele glorioso dia, o tempo está fechado e as nuvens cobrem toda a vista? Já ouvi relatos de pessoas que se decepcionaram muito por chegarem lá em MP e não poderem ver tudo o que se espera.

 

Acredito que com dois dias seguidos garantidos, a chance de uma decepção é bem menor.

 

Ok, é um gasto a mais. R$250, para ser mais preciso (incluindo eu e minha esposa). Mas dane-se! Vamos com ingressos garantidos para dois dias. Caso o primeiro dia já seja espetacular, depois a gente decide se aproveita o segundo ingresso ou "desperdiça".

 

Alguém por aqui já fez coisa parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...