Ir para conteúdo

Qual a melhor mochila para viagens de fins de semana e feriados?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, estou iniciando por aqui e pelas estradas também. Tenho dúvida por onde iniciar a compra de minha primeira mochila para estes fins, encontrei uma infinidade de tipos modelos e tamanhos.

Tenho pouco tempo em minhas folgas 2 ou 3 dias e nelas estou afim de aproveita las no interior de SP e minas, tanto urbano quanto trilhas.

Com a experiência e conhecimento de vocês busco essas dicas.

 

Bastante importante seria a capacidade delas pois ainda não tenho ideia das coisas q precisarei levar.

 

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Marcelo, como vai?

Legal começar a pensar e mais importante, agir com o pé na estrada!

O tempo que você tem pra isso não importa, o importante é você fazer (:

Enfim, vamos ao assunto... Mochilas.

É o seguinte cara, é um pouquinho complicado definirmos uma mochila e sua respectiva capacidade apenas se baseando na quantidade de dias que irá utilizá-la. Você colocou que irá usar para o urbano e para trilhas. Mas quais tipos de trilhas, por exemplo? Trilhas tipo travessias? Trilhas tipo bate e volta? Urbano, vai ficar em hotel? Digo, são inúmeras coisas que podem ser feitas em viagens de 3 dias, claro que dependendo de para onde você vai passar estes 3 dias.

Mas vou tentar apenas descrever o que seria mais ou menos a capacidade das mochilas, o "modelo" e seu uso.

Basicamente, podemos dividir as mochilas em três categorias, definamos assim: Daypacks (1), Ataque (2), Mochilas Cargueiras (3).

(1) Daypacks - Bem, essas mochilas são mochilas geralmente utilizadas para fins não técnicos, e geralmente no urbano, ou quando você precisa levar pouca coisa para o mato. Elas não tem geralmente um costado mais "reforçado", e geralmente não passam de 25/28 L de capacidade. Entretanto, existem marcas que fabricam excelentes Daypacks, por exemplo a Deuter e Curtlo.

(2) Ataque - As mochilas de ataque possuem um fim mais técnico. Qual fim? Geralmente utilizada em escaladas rápidas, acensão ao cume de uma montanha, trilhas de bate e volta, trekkings sem a necessidade de carregar grandes "tralhas", etc. São mochilas geralmente com um costado semi-rígido, e às vezes rígido (dependendo da capacidade, e da marca fabricante), com suporte para compartimentos de hidratação (tipo a famosa camelback - marca muita usada por praticantes de motocross), sua capacidade varia desde 15 L +/- até em média 35 L. Para meu uso diário, e em trilhas, particularmente, utilizo uma mochila de ataque de 25 L, Curtlo.

(3) Cargueiras - São mochilas bastante reforçadas, pois geralmente iniciam sua capacidade em +/- 35 L e já vi mochilas com capacidade de 100 L, eu particularmente, uso uma com capacidade de 77 Litros, Conquista. Seu uso é utilizado pela maioria dos mochileiros, pois são práticas, e não "judiam" tanto de você no quesito carregar peso, por exemplo. São mochilas geralmente bastante técnicas também. Tem um costado geralmente rígido (justamente pelo fator "peso"), e equipadas com uma série de feixes, alças, para carregar equipamentos mais técnicos.

 

Coloco agora a minha experiência. Quando eu vou viajar para o urbano, ficar em hotel, ou na casa de um amigo, não vou acampar no meio do mato mais de uma noite, carrego geralmente uma mala normal, aquelas de rodinhas. Isso pela facilidade, não tenho problemas de carregá-la nesses fatores. Quando viajo para o urbano, mas de forma mais rústica, existe a possibilidade de ir para outros lugares, esticar a viagem, e dura dias, ou mesmo quando vou direto para uma travessia mais técnica, onde carrego alguns equipos, levo minha cargueira, justamente pelo conforto, e pela necessidade de mais espaço. Às vezes sobra espaço, mas isso não é um grande problema para mim. A mochila de ataque que utilizo, é mais para o urbano, ir dormir em uma casa de campo (onde eu levo algumas coisinhas), carregar juntamente com a mala quando viajo para o urbano, levar dentro da cargueira quando viajo por vários dias.

Minha dica principal é você pensar qual seria a maior utilização, e quem sabe por aí, buscar um modelo "camaleão" que se adapte melhor (claro que nunca vai ser 100%) à sua utilização. (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá André!

 

A cada post que leio me abre mais as possibilidades e fico muito grato por sua ajuda, pois me foi muito útil.

 

Minha intensão é de caminhadas curtas, como na funicular de paranapiacaba, bate e volta e em locais urbano,s ficar em pousadas quando possível.

 

Só não sei se uma boa mochila de ataque iria suprir minha necessidade ou talvez uma cargueira. Como ambas tem varias capacidades acho que não terei tantos problemas.

 

Estou lendo os manuais do mochileiros e aprendendo bastante também com os posts.

 

Obrigado mais uma vez pela colaboração, neste início irei precisar de muita ajuda, mas espero em breve poder ajudar também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Massa você estar buscando informações nos posts já existentes, vai te ajudar muito! (assim como me ajudou em várias coisas)

O segredo também é você tentar pensar o que você colocaria na mochila, e se possível, ir à algumas lojas físicas para ver as mochilas pessoalmente, colocar nas costas para ver se ela veste bem no seu físico, olhar o material da mochila, peso, etc.

E sempre que eu puder, se estiver ao meu alcance, ajudo, não é esforço, e você agora começando no fórum, verá que torna-se até prazeroso! :D

Então estamos aí, no que precisar (:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Depois de muita pesquisa acabei optando por esta Curtlo - Highlander 35+5L/size], que me parece bem completa e parece que pode atender bem minhas necessidades.

 

Menor preço encontrado R$ 300,00

Média de preço R$ 430,00

 

Mochila cargueira de 40 litros resistente à água que possui bolsos laterais, compartimento para reservatório de água, alças anatômicas e barrigueiras com exclusivo sistema que acompanha o movimento da cintura durante a caminhada. O costado Air Flow proporciona estabilidade e conforto. Acompanha este modelo capa destacável para proteção contra chuva, lama ou poeira. Indicada para caminhos peregrinos, como o de Santiago de Compostela.

 

Quem tiver mais sugestões por favor poste aqui, poderá ficar de sugestão para outros usuários do fórum com a mesma dúvida! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...