Ir para conteúdo

8 DIAS NA COLÔMBIA - BOGOTÁ / ZIQUIPARÁ / CARTAGENA / SAN ANDRÉS


Posts Recomendados

  • Membros

Segue relato de viagem à Colômbia realizada em novembro de 2012.

 

São Paulo – Bogotá

Voo: Avianca

 

A princípio passamos 2 dias em Bogotá e antes de voltar para o Brasil, mais 2. Acho que 3 dias teriam sido suficientes, mas a cidade é muito interessante e conseguimos preencher bem o tempo.

Nos hospedamos no albergue Casona del Patio, muito bom e bem localizado:

http://www.casonadelpatio.com/

 

Chegada (Bogotá) 02/11 – No dia da chegada, fomos visitar o Museu Botero, situado no bairro da Candelária, centro histórico de Bogotá.

Pra quem gosta de arte é um passeio imperdível, além de inúmeros quadros e estátuas do pintor, o museu abriga também obras de sua coleção particular, tais como: Monet, Picasso, Matisse, Miró, Degas, entre outros.

O ambiente é muito agradável, há um jardim bem cuidado no centro do museu e as salas com as obras estão bem organizadas. (Entrada franca!). ::otemo::

 

1º dia (Bogotá – Ziquipará) 03/11 – Aproveitamos o dia para conhecer o Parque do Sal, localizado em Ziquipará, uma das cidades vizinhas. A locomoção foi tranquila, o sistema de ônibus deles (Transmilênio) é bem organizado. Pegamos um ônibus em Bogotá e fomos até um terminal, de lá pegamos um mini ônibus que nos deixou em Ziquipará, em local bem próximo ao nosso destino. Só não se assustem com o termo para mini ônibus em espanhol (buseta!)

No Parque existem várias opções de passeios, mas o que realmente vale a pena é conhecer a Catedral de Sal, construída no interior das minas de sal, nela estão representadas as 14 estações da via crucis. Há também uma grande cúpula, com uma cruz de 16m talhada na pedra.

O resto é pura enganação, mas como não sabíamos disso, escolhemos um ticket um pouco mais caro, que incluía a visita ao Museu do Sal (não gostei nem um pouco) e a Rota dos Mineiros, que eles te vendem fazendo o maior auê, dizem que não é recomendado para pessoas claustrofóbicas e que dentro da mina ocorrerá uma explosão controlada. Na verdade esse passeio nada mais é que um teatrinho (e nós, os atores!). Tivemos que fingir que éramos mineiros e a tal explosão tão aguardada, era apenas a gravação de um barulho. (verdadeiro mico!). ::vapapu:: Fora isso o dia foi muito agradável, a catedral é realmente interessante.

 

598da7043084d_CatedraldeSal.JPG.ea8da5734913fe1297471c08adfd4a2e.JPG

 

Bogotá – Cartagena

Voo: Avianca

 

Quase perdemos o voo, pois o aeroporto estava em reforma e ninguém sabia informar nada, percorremos cerca de 1 km pelo lado externo do aeroporto até finalmente encontrarmos o nosso local de check-in.

Em Cartagena esperávamos encontrar aquele marzão azul do Caribe, mas pra nossa surpresa a água é bem escura e ficar na praia chegava a ser cansativo, devido ao assédio dos vendedores de tudo que se possa imaginar (comida, massagem, tererê, etc). Eles são muito insistentes e isso incomoda bastante.

Ficamos no hotel Bahia:

http://www.hotelbahiacartagena.com/es/el-hotel.html

 

2º dia (Cartagena) 04/11 – Passada a decepção com a praia, resolvemos conhecer o Castillo de San Felipe. A construção é bem bonita e lá de cima é possível ter uma vista muito boa da cidade. Na parte de trás do Castelo há uma estátua de bronze chamada “Botas Viejas”, é uma homenagem a um poeta local. Merece uma foto!

 

3º dia (Cartagena) 05/11 – Nesse dia fomos conhecer o centro antigo, parte que fica atrás da muralha. Essa é sem dúvida a principal atração da cidade, há muito que se ver e é possível passar o dia inteiro perambulando por ali. Conhecemos a Torre do Relógio, O museu da inquisição (com sues terríveis instrumentos de tortura), fizemos algumas comprinhas e almoçamos por ali mesmo.

À noite fomos a um bar também no centro antigo.

 

Cartagena – San Andrés

Voo: Copa

 

4º dia (San Andrés) 06/11 – No aeroporto anunciaram meu nome pelo alto-falante e me comunicaram que a bagagem que eu tinha despachado seria revistada. Levei um grande susto, :o mas assim que eu abri a mala um policial disse para o outro: “Ok, é apenas café”, ufa!!!

Chegamos a San Andrés no final da tarde e mortas de fome! O dia estava lindo, mas fomos obrigadas a deixar o sol pra depois e correr atrás de algum restaurante aberto. Não foi difícil encontrar e a comida estava ótima, mas o que realmente me chamou a atenção foi uma limonada batida com leite de coco, muito refrescante, perfeita para o calor. Saindo de lá fomos conhecer a praia, que é lindíssima! Aqui sim encontramos o mar caribenho de sete cores que tanto esperávamos. À noite circulamos pelo centro e aproveitamos para olhar algumas lojas. San Andrés é zona livre de impostos, o que pode ser uma tentação para os aficionados em compras.

 

5º dia (San Andrés) 07/11 – Nesse dia pegamos um passeio que incluía Johnny Cay e o aquário. Johnny Cay é uma ilha muito boa pra se passar o dia e o aquário é uma piscina natural formada por uma barreira de corais onde é possível fazer mergulho de snorkel. O barqueiro que nos levou propôs que pagássemos um pouco a mais para que ele esticasse o passeio, incluindo a ilha do algodão e pausas em pontos estratégicos pra nos mostrar arraias, ouriços do mar e outras curiosidades. Todos concordaram e achamos que valeu a pena, exceto pela ilha do algodão, que realmente não era interessante.

 

San Andrés – Bogotá

Voo: Avianca

 

6º dia (San Andrés – Bogotá) – 08/11 – Como nosso voo partiria apenas no final da tarde, aproveitamos pra fazer a volta à Ilha em carrinho de golf. Não é preciso ter habilitação pra alugar o carrinho, o pessoal da agência oferece um mapa e algumas orientações sobre como dirigir. A princípio tudo parece muito fácil, mas o trânsito de San Andrés é caótico! Ninguém respeita o pedestre e muito menos um carrinho daqueles... Passamos alguns perrengues, ::ahhhh:: principalmente porque o freio era péssimo e não tínhamos buzina! Mas fora os sustos, tudo certo.

Fizemos várias paradas no percurso, as mais interessantes foram:

 

Cova de Morgan - É um lugar com uma pequena gruta (a cova!) que eu achei simpática e um museu pirata, que particularmente não gostei. (entrada paga)

 

A Piscininha– Esse foi o ponto mais interessante, uma verdadeira piscina natural, com muitos peixes, onde era possível mergulhar. (entrada paga)

 

Olho soprador– Deveria ser muito interessante, mas como a maré estava baixa, o olho não estava soprando, rs! Na verdade trata-se de um buraco no chão e quando a onda bate, ela sobe por ele em forma de jato d´água, vi o espetáculo apenas por fotos, uma pena! A entrada é grátis, mas ele pedem pra que você consuma algo nas barracas e o preço é bem abusivo. Pedimos um coco loco que saiu pela hora da morte!

 

Praia de Rocky Cay – Muito bonita, mas bastante muvucada, dela se avista uma mini Ilha à qual se pode chegar caminhando (com água pouco acima da cintura).

 

Praia de San Luís – Linda e tranquila, vale muito a pena!

 

598da704657ac_PraiadeSanLuis-SanAndrs.JPG.ae049f51862dbfe1ae241fe78687b8e5.JPG

 

Corremos muito pra não perder o voo! Chegamos a Bogotá exaustas!

 

Bogotá – São Paulo

Voo: Avianca

 

7º dia (Bogotá) – 09/11- Dia de visita a Monserrate, o mais famoso cartão postal de Bogotá, trata-se de uma montanha com 3.152m de altura, da qual se pode ter uma vista espetacular. A subida pode ser feita de teleférico ou de funicular. Como chegamos bem cedo, apenas o teleférico estava funcionando. Lá em cima há uma capela, um jardim bem cuidado e um irresistível poço dos desejos, rs! Mas o que realmente vale a pena é a visão total que se tem da cidade.

 

Monserrate.JPG.c0428dc45f19a83779a8646b38988f3e.JPG

 

De lá seguimos para o centro, para a região da Candelária, onde almoçamos, visitamos uma livraria em frente ao Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez e aproveitamos pra provar o famoso café Juan Valdez. A cafeteria se assemelha ao Starbucks, mas o café é sem dúvida melhor. Apesar de essa ser a marca mais famosa, os nativos dizem preferir o café GMA, que eu fiz questão de trazer na bagagem (me arriscando novamente!).

 

598da70500dea_BairrodaCandelria-Bogot.JPG.03571c09db6ef67f8487ac3bb5314629.JPG

 

À noite fomos conhecer a Zona Rosa, área com muitas baladas e restaurantes, nessa região também se encontra a Zona T, a intersecção de duas ruas (em formato de T), pelas quais não circulam carros. Jantamos por ai e depois optamos por um Pub, onde pudemos provar cerveja artesanal e ouvir mixes de salsa com rap e rock. A cabine do DJ era a parte da frente de um ônibus, muito interessante, porém, a música é altíssima, impossível conversar por ali.

 

8º dia (Bogotá) - 10/11

Almoçamos no San Andrés Carne de Res, uma espécie de restaurante / balada, muito tradicional por suas carnes de excelente qualidade e sua decoração descolada, com muitas vacas por toda parte.

Perambulamos mais um pouco pelo centro pra esperar o horário do nosso voo de volta.

 

Quem precisar de maiores informações sobre a Colômbia, pode consultar no meu blog: www.mochilamundoafora.com.br

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá Anne, tudo bem?!

Fui um pouco preguiçosa nessa viagem, anotei alguns gastos, mas a maioria eu deixei passar...

Estou te passando as informações que eu tenho, ok? Converti os preços de acordo com a cotação de hoje:

Total - passagens (SP-BOG / BOG-CART / - CART-S. AND / S. AND-BOG / BOG-SP): R$ 2.238,00

Subida ao Cerro Monserrate (Bogotá): COP 17.500 = R$ 20,98

Catedral de Sal (Ziquipará): COP 23.000 = R$27,58

Castilho de San Felipe (Cartagena): COP 17.000 = R$20,38

Táxi da região de Bocagrande (Cartagena) até o centro: COP 6.000 = R$ 7,19

Aluguel de carrinho de golf (San Andrés): COP 70.000 = R$ 83,93

La Cueva de Morgan (San Andrés): COP 10.000 = R$ 11,99

West View (San Andrés): COP 3.000 = R$ 3,60

La Piscinita (San Andrés): COP 2.000 = R$ 2,00

Infelizmente não me lembro dos gastos com hospedagem e alimentação... ::putz::

 

Bjos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Celso, tudo bem?!

Ótima escolha! Realmente San Andrés foi a melhor parte da minha viagem.

Vale muito a pena ficar mais dias por lá. Se puder, inclua no seu roteiro também a Ilha de Providência. Não ter ido pra lá foi meu principal arrependimento...

Tenho que dizer que também gostei demais de Cartagena! O centro antigo me encantou, há muito o que ver por ali, destaco os seguintes atrativos:

 

Ciudad Vieja:

- Palacio de la Inquisición (museu com instrumentos de tortura da época da Inquisição).

- Plaza Santo Domingo (é ali que fica a estátua da Gorda Gertrudis).

-Las Bóvedas (foram criadas para servirem como depósito de munições, mas hoje funcionam como lojas de produtos locais).

- Portal de los Dulces (ótimo lugar pra engordar!!!).

 

Do lado de fora das muralhas:

- Castilho de San Felipe de Barajas – O Castelo é lindo! Tem umas galerias subterrâneas que vale a pena explorar.

- La India Catalina - A imagem dessa índia também é usada para representar o Prêmio do Festival Internacional de Cinema de Cartagena (se tiver tempo de pesquisar, a índia Catalina tem uma história bem interessante).

- Botas Viejas – homenagem a um poeta local

 

As praias realmente deixam a desejar, são muito muvucadas e a água é escura, mas ouvi ótimas recomendações sobre passeios para algumas ilhas partindo de Cartagena.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá amigos viajantes, gostaria de saber qual a cidade tem a melhor vida noturna da colombia?? quais sao as opções pra tomar uma, paquerar??sugestões de lugares?

outra duvidA: entre as cidades grandes vale a pena conhecer bogota ou medelin? ou nenhuma delas?

e sobre as praias, qual vale mais a pena??

 

obrigado, joão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá João, tudo bem?

 

Aí vão minhas sugestões de passeios noturnos:

 

Bogotá: A região boêmia de Bogotá é a Zona Rosa, lá você vai encontrar várias opções de bares, pubs, restaurantes e lugares pra dançar. Nessa região também fica a zona T, intersecção de duas ruas pelas quais não circulam carros e ficam bem movimentadas à noite. Um lugar que considero imperdível é o Andrés Carne de Res, é um restaurante/balada e está dividido em 4 ambientes: Inferno, Terra, Purgatório e Céu. Costuma bombar e ficar com muita fila (chegue cedo!).

 

Cartagena: Um lugar que eu gostei em Cartagena foi o Café del Mar, localizado no centro antigo, na parte de cima das muralhas. A vista dali é ótima. No princípio da noite ele funciona como restaurante / bar e depois vira uma balada. Apenas o atendimento é bem ruim e lento, mas o ambiente é ótimo.

 

San Andrés: A noitada mais famosa de San Andrés é a do Coco Loco, dizem que é um ótimo lugar pra se dançar. Como estive ali no meio da semana, não tive a oportunidade de conhecer, pois naqueles dias a casa estava fechada.

 

Não conheci Medelin, então fico devendo as dicas de lá...

 

Boa viagem!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...