Ir para conteúdo

minha viagem ao PERU em 2012- Relato e dicas


Posts Recomendados

  • Membros

O Peru é um dos países mais únicos que já visitei, foi diferente do que eu esperava e do que eu já tinha visto!

Como Fiz o caminho partindo de Lima para Cusco, passei por várias cidades e diferentes climas, culturas... simplesmente fantástico!!

 

Roteiro

LIMA – PARACAS – NAZCA – AREQUIPA – PUNO – COPACABANA – CUSCO – MACHU PICHU

 

 

Lima

 

ADOREI!!

Fiquei uns 3 dias, e ficaria mais, pois achei a cidade linda e não tive tempo de conhecer a noite de lá.

Fiquei em Miraflores e conheci o bairro todo a pé. Caminhei bastante na orla e conheci o centro. Fui aos museus, praças, Igrejas... gostei muito de tudo o que vi, mas faltou mt coisa.

Hostel: Cirque Hostel

Paracas

Paracas é uma mini cidade praiana que já foi atingida por uma Tsunami e, se me lembro bem, ainda tinham partes sendo reconstruídas (pouca coisa)

Não conheci a cidade, acho até que não tinha muito para conhecer. Fiz dois passeios, um seguido do Outro, para Islas ballestras e o outro para o Parque Nacional.

As islas são emocionantes. O passeio é de barco e vc vai até as ilhasonde os animais acasalam. A quantidade de pássaros impressiona. Venta mt, não esqueça as proteções contra frio.

Ah, lá tem também aquele Tridente cravado na AREIA. INCRÍVEL DE VER

 

O passeio do Parque Nacional inclui um museu e um passeio por um deserto que termina num penhasco a beira mar.

É lido e você conhece a história do lugar.

MUITO BONITO MESMO!

Hostel: Paracas back packers house. Super recomendo. O dono é muito gente boa!

 

Nasca

Não gostei.

A cidade é muito feia e os passeios não foram muito bons.

Para ver as linhas de avião estava MUITO caro, então vi só dos miradores. É legal, impressiona, mas não é essencial. Vá só se estiver com tempo sobrando.

 

Arequipa

Cidade Branca, ENCANTADORA!

Rodar pela cidade de forma aleatória já vale. Sem muita informação, só com o mapa, fui andando pelo centro histórico a até chegar a um mirante. Vi a cidade toda lá de cima! È dessas cidades gostosas que você se sente em casa!

Vá ao MOSTEIRO DE SANTA CATALINA.

Lá fiz o passeio para o Canion del Colca. Reservei no hostel mesmo. A van passa para te buscar. Leve frutas e água.

O passeio é muito bonito e se você tiver sorte, verá muitos condores voando ao seu redor. Eu tive!!

Hostel pirwua – bem localizado, quartos grandes, bom staff

 

Puno

Cidade de interior com tumulto. Me lembrou Itaguaí, só que mais arrumadinha e bonitinha.

Fui só porque queria conhecer o Lago Titicaca, então só rodei na cidade meio dia.

Lago Titicaca

Fiz o passeio das três ilhas: Uros, Taquile e Amantani

Uros são as ilhas flutuantes, é a mais diferente. Eles fazem a ilha, casas, barcos, comida artesanato... tudo com a Totora.

Assim que a gente chega na ilha, somos recebidos pelos habitantes que nos explicam tudo contando sua história, depois convidam para conhecer suas casa. A moça que me mostrou a casa dela, fez questão que eu vestisse as roupas dela. Foi bem engraçado.

NÃO ESQUEÇA DE COMER O PAO QUE ELES FAZEM LÁ. DELICIOSO.

Ah, aqui, como em Machu Pichu, eles tem um carimbo de entrada no “país”. É um souvenir, não deixe carimbar no passaporte, NÃO É OFICIAL!

 

Depois de Uros, voltamos para o barco e fomos para Amantani.

Fomos recebidos pelas famílias que nos hospedariam. Levamos as malas para casa e depois fomos para um passeio até o templo mais alto da ilha.

A Ilha é linda, as pessoas recebem super bem, tem uma festa em voltas da fogueira após o passeio, o céu é incrível!!!

Vamos aos porens: a caminhada cansa, não esqueça que vc está em altitude alta então, não se esforce além da conta e se se sentir mal, pare. Não é vergonha!

Se ficar hospedado, é pensão completa, isso significa que eles farão seu jantar, almoço e café da manhã. No geral foi gostoso, mas teve um macarrão que não consegui comer, leve snacks!

De resto, tudo é lindo!!

No dia seguinte fomos para Taquile, última ilha.

Aqui tem uma escadaria cruel e maravilhosa para subir. Depois um festival de dança, almoço e barco de volta.

 

Copacabana

Cidade a beira mar totalmente conturbada.

A Bolívia é um lugar muito pobre e lá isso é bem palpável! Assim que cheguei, comi, comprei as passagens de ônibus para cusco, reservei o passeio e fui para o hotel. Fiquei lá descansando porque estava me sentindo mal e queria estar bem para o passeio do dia seguinte na ilha do sol.

Não vi muita coisa, mas estava tendo um festival da Virgem de Copacabana. As pessoas enfeitam seus carros, caminhões, ônibus para que sejam abençoados.

Ilha do SOL – LINDO, MARAVILHOSO, IMPERDÍVEL!!!

Fiz o passeio de um dia onde você vai com um guia nos pontos principais da ilha.

O meu guia era ó timo e foi paciente tirando todas as minhas dúvidas! Rs

 

Cusco

VOCÊ CHEGA E SE APAIXONA.

Lembra um pouco Ouro preto, tem aquela aura boa praça, onde o tempo passa devagarinho... Saudade!

Ande nas ruas, se demore nas imagens, sente nas praças, ouça a cidade. Visite os museus, se perca no Vale Sagrado e não ligue para o tanto de coisas que te oferecem na rua. Sorria e saia!

Gosto muito de andar pelas cidades que visito, sem compromisso, só pra sentir como a cidade funciona. Não tive muito tempo para isso lá, fiquei só quatro dias!

Visite a catedral, Museu de arte Religioso (na parede externa deste museu tem uma pedra com 12 ângulos e encaixe perfeito, a arquitetura inca impressiona), Iglesia de la compania, Iglesia de La merced, Plaza das Armas, Museu de arte pre colombino, e caminhe pela cidade. Tem um cerro com um cristo redentor que vale a visita. Dá pra ver a cidade lá de cima (pode-se chegar de táxi, mas dá pra ir a pé). A cidade tem várias ladeiras, caminhe calmamente e leve um tenis confortavel!

Não deixe de ir ao Vale Sagrado, se possível, visite mais de uma cidade. Fui só a Pisaq porque tinha que ir embora. Não fui com guia, peguei informações no hostel e fui de ônibus normal. Paguei 60 centavos no onibus e, chegando na cidade, dividi um táxi com um casal de turistas até a entrada da cidade sagrada.

Algumas pessoas vão só na parte de cima das cidades, eu decidi descer a cidade toda a pé.

Só pra você entender, no vale sagrado estão várias cidades Incas Antigas que viraram verdadeiros museus a céu aberto. No pé dessas cidades antigas, estão as cidades mais novas e seus moradores.

As cidades sagradas são feitas em níveis, então a entrada é no topo do morro, você pode optar por ir só nessa primeira parte, ou ir descendo e ver a cidade toda. Como desci a cidade toda, não deu pra ver duas no mesmo dia, mas valeu muito a pena ver tudo!

DICAS: Vá de ônibus é mais barato e é muito fácil chegar, compre um bilhete que dá direito a visitar todas as cidades, caso você queira ver todas, fica mais barato. Para os museus tb tem esse bilhete múltiplo com direito a entrada nos principais museus.

 

Macchu Pichu

VÁ DE TREM!!!!!

Fechei com uma agencia de viagens e foi uma das viagens mais tensas.

Fomos de van, a estrada era horrorosa (curvas e precipícios) o motorista era ruim e corria na estrada. Todos estavam com medo e ele achando graça. De trem você paga mais caro, no entanto, a viagem é mais rápida e segura, sem contar que você chega descansado.

A van te deixa da hidrelétrica, aí você pode ir de trem para Águas Calientes ou ir andando pela linha do trem.

Optamos por ir andando pela linha do trem, é uma linda caminhada!! Leve Lanterna.

 

O trem vai até Água Caliente de lá você decide subir para Macchu Pichu de ônibus ou a pé. Se for a pé tem que acordar bem cedo e partir para a trilha (não é a trilha inca) O bom é chegar cedo e conseguir ver a cidade minimamente vazia. É um lugar encantador e vale a pena estar com um guia. As agencias oferecem o passeio completo - transporte, hospedagem e guia, vale a pena!

Não conheci nada de agua caliente porque chegamos muito tarde. fomos jantar e depois dormir.

Depois de rodar Machu Pichu com o guia, se sinta livre para o que quiser.

Eu subi e fiquei lá CONTEMPLANDO!

Pensei em como era possível aquilo tudo existir. É uma experiência única e emocionate que te desperta variados sentimentos e pensamentos.

VÁ!!

 

OUTRAS DICAS

 

 

Ônibus

 

Fiz a viagem toda de ônibus (avião só para chegar e sair do país). No geral são confortáveis e, fazendo os trajetos a noite, você não perde o dia.

 

- Sempre que andar de ônibus no Peru (viagens longas), fique atenta a bagagem de mão, tem mt furto. Não é nada agressivo, é mais quando a pessoa está dormindo, então fique com a bolsa de mão no colo!

- Procure comprar as passagens nas agencias dos ônibus ou nas de viagens, geralmente são todas muito próximas e os hostels sabem indicar bem. Evite comprar nos hostels porque eles costumam cobrar taxa

 

Táxi

 

- São muitos os táxis e muito baratos. Sempre combine o preço antes de entrar. Pode pechinchar mesmo, é assim que se consegue o melhor preço. Em Cusco não paguei mais de 3 sois, geralmente 1,50!

 

 

Hostel

- Procure se hospedar no centro ou o mais próximo disso. Entorno da Plaza das Armas é uma boa pedida. Assim você estará perto de tudo, o que é bom, pois o bom é andar!!

 

Povo

- Nunca tire fotos de pessoas sem autorização, principalmente crianças. Em Cusco, muitas crianças ficam com filhotes de Lhamas e Alpacas pedindo para tirar fotos, elas costumam cobrar por isso. Por ser um país bem pobre,principalmente o assédio aos turistas é grande, principalmente se você se parecer com um turista. Se oferece coisa para comprar o tempo todo, de início eu ainda respondia que não tinha interesse, depois comecei a ignorar porque senão não ia conseguir fazer mais nada! rs

- No geral as pessoas são bem educadas e solicitas.

Comida/ bebida

- Não fui a restaurantes caros em Cusco,mas comi bem. Na maioria das vezes Prato Feito que vinha salada, frango ou peixe (se vc for vegetariana eles substituem por ovo) e arroz (que eu sempre colocava sal e azeite). De entrada eles costumam servir uma sopa de quinoa muito boa!!!

- Para beber geralmente era cerveja ou pisco! Refrigerante eles costumam servir na temperatura ambiente, se quiser gelado tem que pedir

 

Clima

- Fui em Janeiro, estava frio e seco, frio normal, mas a noite é bem frio.

- Por ser um clima mais seco, beba bastante água, leve soro para molhar os olhos e narinas e não esqueça do protetor solar e protetor labial

Remédio

- Inclua na sua bolsa de remédios o Soroche Pills, é para o mal da montanha, você encontra em qualquer farmácia no Peru.

 

Dinheiro

Leve dinheiro extra!!

Em Cusco, tivemos problemas para sacar e usar o cartão de crédito. simplesmente não passava, dava um monte de erro.

Ligamos para nossos bancos e nos informaram que estava tudo ok e que não entendiam o porque do problema. Informaram também que o Peru é um país pouco seguro com essas transações e poderia ser isso a causa.

No fim das contas, achamos uma agencia da Western Union que salvou nossas finanças!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Érica! Gastei uns 3.500 reais, mais ou menos no total! Passagens, comida, hospedagens e outro gastos.

Quanto a ser perigoso ir sozinha não vou saber informar, pois estava acompanhada.

Mas todos falam para tomar cuidado com furtos em ônibus. De resto, posso dizer q me senti segura!

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...