Ir para conteúdo

Peru: Cusco - Arequipa - Ica - Paracas - Huaraz - Lima (Outubro de 2013)


Posts Recomendados

  • Membros

Como sempre uso o site para organizar as minhas viagens, vou tentar retribuir nesse breve relato. Não entrarei em detalhes já que o mochileiros está repleto de relatos bem informativos. A minha intenção é atualizar alguns valores de passeios e indicar hospedagens, que no meu caso não tenho o que reclamar. Meu grupo era eu, um amigo de escalada e o André, que conheci aqui no mochileiros. Qualquer dúvida é só perguntar!

Custos

Como convenção de moeda, estou usando o seguinte: R$: reais, S/: soles, USD: dólares

1USD=R$2,44=S/2,76

- Transporte: R$690,37+S/167 (taxis)+S/197 (ônibus) = R$1012,50

- Seguro viagem: R$73,37

- Hospedagem: S/310,30 = R$274,60

- Passeios: S/733,36 + USD126,50 = R$1042,02

- Alimentação: S/607,70 (muitas bebidas inclusas!!!) = R$537,79

Total: R$2940,28

 

Preparação

Atualmente não há necessidade da vacina contra febre amarela para ingressar no Peru, a não ser que você vá visitar a amazônia peruana. Comprei a passagem aérea com dois meses e meio de antecedência. Ida Rio-Cusco e volta Lima-Rio pela Tam foi R$690,37, com taxas inclusas. O seguro viagem comprei na Porto Seguro por R$73,37. Levei USD1500 para lá e acabei voltando com USD250, considerando que fiz as compras de equipamento de montanhismo em Lima (em torno de USD 400). A cotação do dólar para soles é bem melhor que o real. Em média foi de 1USD = S/2,76. Não precisei usar o cartão de crédito em nenhum momento.

Não reservei nenhum passeio, exceto:

- Machu Picchu + Huayna Picchu: S/157,00 comprado no site http://www.machupicchu.gob.pe/

- Trem para águas calientes: USD108,00 comprado no site http://www.perurail.com/

 

O roteiro foi o seguinte:

17/10/2013: Rio - Cusco

18/10/2013: Cusco: Chegada em Cusco, reconhecimento plaza de armas

19/10/2013: Cusco: Vale Sagrado + Trem Aguas calientes

20/10/2013: Cusco: Macchu Pichu + Huayna Pichu

21/10/2013: Cusco: Maras + Moray + alguns museus + bus Arequipa

22/10/2013: Arequipa: Monasterio Santa Catalina, Museu Santuários Andinos (Juanita), Plaza de Armas, Mirante Carmen Alto

23/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca

24/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca + bus Ica

25/10/2013: Ica: tour bodegas (Tacama, El Catador e Lazo) + bugre e sandboard em Huacachina

26/10/2013: Paracas: Islas Balestras + Reserva de Paracas + bus Lima + bus Huaraz

27/10/2013: Huaraz: Chavin de Huantar

28/10/2013: Huaraz: Laguna 69

29/10/2013: Huaraz: Nevado Patoururi + bus Lima

30/10/2013: Lima: Plaza de armas + Larcomar

31/10/2013: Lima: compras Larcomar

01/11/2013: Lima - Rio

 

 

Hospedagem

Do Brasil, reservamos apenas para os dois primeiros dias: Pariwana em Cusco (S/38 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo) e Ecopackers MachuPichu (S/ 36 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo). O restante fechamos assim que chegássemos na cidade. O Pariwana tem uma promoção de ganhar uma camisa caso você reserve o hostel de Lima diretamente na filial de Cusco, ou vice-versa. Gostei de todos os hostels que me hospedei, com exceção do de Huacachina, o Casa de Arena. Banheiro muito sujo e ficamos do lado da boate. O melhor foi o EcoPackers em Águas Calientes. Segue a lista das hospedagens e valores por pessoa por noite:

- Cusco: Pariwana Cusco- S/38 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo. Na volta de Machu Picchu ficamos num quarto compartilhado de 4 camas e banheiro coletivo (só o chuveiro. Dentro do quarto tinha a privada e a pia) por S/34.

- Águas Calientes: EcoPackers MachuPicchu- S/36 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo.

- Arequipa: Arequipay Backpackers- S/26 em quarto compartilhado de 6 camas e banheiro coletivo.

- Huacachina: Casa de Arena- S/25 em quarto triplo privativo com banheiro privativo.

- Huaraz: Hostel SG- S/36,65 em quarto triplo privativo com banheiro privativo. O melhor café da manhã da viagem.

- Lima: Pariwana Lima- S/39 em quarto compartilhado com 4 camas e banheiro privativo.

 

Deslocamentos

Comprei todas passagens de ônibus pela Cruz del Sur. É uma ótima empresa, com ônibus confortáveis e lanche à bordo (se der sorte, tem jantar incluso) e com despacho de bagagem igual ao de avião, por isso vc não precisa se preocupar se alguém vai levar a sua mochila. Além disso, aproveitei todas as tarifas insuperables! O preço realmente vale a pena. Eles vendem online. Comprei duas passagens no Brasil e o restante no balcão da própria Cruz del Sur na rodoviária, quando chegávamos na cidade. Valores:

- Cusco-Arequipa: S/39

- Arequipa-Ica: S/59

- Paracas-Lima: S/22

- Lima-Huaraz: S/48

- Huaraz-Lima: S/29

 

Passeios

Tudo foi negociado na hora. Pechinche bastante, dê umas voltas nas plazas de armas, onde se concentram as agências. Feche onde vc tiver maior confiança e o preço for razoável. Os valores dos passeios que fechamos:

- Vale Sagrado: S/22

- Boleto turístico: S/130

- Machu Picchu: S/157 (entrada) + USD 18,50 (ônibus ida e volta) + S/3 (guarda-volume)

- Trem para Águas Calientes (ida e volta): USD 108

- Chinchero, Maras e Moray: S/30 + S/7 (ingresso salineras de Maras)

- Monastério Santa Catalina: S/35

- Mirador Carmen Alto: S/5 (taxi até lá)

- Museu Santuários Andinos: S/20 + ??? (propina do guia)

- Trekking Vale del Colca (2 dias e 1 noite, com transporte, guia e refeições): S/120

- Bodegas de Ica: S/40

- Passeio de buggy e Sandboard: S/45 + S/3,70 (taxa)

- Islas Ballestas+Reserva de Paracas: S/ 80 + S/12 (taxas)

- Chavin de Huantar: S/30 + S/10 (taxa)

- Laguna 69: S/45 + S/5 (taxa)

- Nevado Pastoururi: S/34

 

Dicas

- Negocie sempre. Só dar uma chorada que os preços caem na maioria das vezes.

- Sempre confirme o preço do taxi antes de entrar nele.

- Experimente as comidas típicas: lomo saltado, ají de galina, choclo, chincha morada, ceviche, espagueti saltado.

- Se você gosta de bebidas alcoólicas, experimente o pisco! As cervejas locais também são boas: Cusqueña (principalmente a de trigo), Arequipeña, Pilsen, Sierra Andina.

- Eu viajei de ônibus sempre à noite. É bem seguro, pelo menos com os ônibus da Cruz del Sur. Assim, você economiza o dinheiro do hostel e o tempo de deslocamento, e ainda ganha o lanche do busão.

- Quando você quiser pegar o ônibus, informe o taxista qual é a empresa. Na maioria das cidades não existe rodoviária central. Cada empresa possui a sua 'rodoviária'. A exceção foi Arequipa, que possui uma central para todas as linhas.

- Compre as passagens de trem para Machu Picchu com bastante antecedência. Assim há maior oferta de passagens mais baratas.

- Se você quiser subir a Huayna picchu, compre com antecedência! São apenas 400 ingressos (200 em cada turno) por dia.

- A aclimatação em Cusco. Senti apenas uma leve dor de cabeça ao desembarcar. Mas rapidamente passou. O problema é que a altitude amplifica os efeitos do álcool: você fica bêbado mais rápido e a ressaca tb. Eu não tenho ressaca normalmente, fiquei a manhã seguinte destruída.

- O taxi de Miraflores, Lima, para o aeroporto foi S/45, que dividimos entre duas pessoas. Eles sempre cobram mais caro pois precisa de uma autorização especial para entrar no aeroporto.

 

IMG_2360.JPG.8ee5f69e777f5fc3f92113e483e8fd43.JPG

 

IMG_2554.JPG.108ac6826d36efe8e81e3bd1f679326f.JPG

 

IMG_2738.JPG.0280c87559078df99543bd4d4edce025.JPG

 

IMG_2830.JPG.3bca104ff3c9afd594535ac957ac14e4.JPG

 

IMG_2948.JPG.fda57acb74e6843f06230df9f31de7a3.JPG

 

IMG_3084.JPG.4279029e25a2befabce4ca361e52271b.JPG

 

IMG_3182.JPG.762ed215373a3a7101ad6d90954f3cfe.JPG

 

IMG_3206.JPG.299b35130134f920d531c26b5a1d3bd1.JPG

 

IMG_3194.JPG.d6c52b12491f61f4c921e79a95f3ad5c.JPG

 

IMG_3231.JPG.afb56b30ff12d51c57ca6f016c35134f.JPG

 

IMG_3247.JPG.62fe909269444d4c0475502cfc6e4ec4.JPG

 

IMG_3296.JPG.787217ebdea4fee47050add941022b9a.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Como sempre uso o site para organizar as minhas viagens, vou tentar retribuir nesse breve relato. Não entrarei em detalhes já que o mochileiros está repleto de relatos bem informativos. A minha intenção é atualizar alguns valores de passeios e indicar hospedagens, que no meu caso não tenho o que reclamar. Meu grupo era eu, um amigo de escalada e o André, que conheci aqui no mochileiros. Qualquer dúvida é só perguntar!

Custos

Como convenção de moeda, estou usando o seguinte: R$: reais, S/: soles, USD: dólares

1USD=R$2,44=S/2,76

- Transporte: R$690,37+S/167 (taxis)+S/197 (ônibus) = R$1012,50

- Seguro viagem: R$73,37

- Hospedagem: S/310,30 = R$274,60

- Passeios: S/733,36 + USD126,50 = R$1042,02

- Alimentação: S/607,70 (muitas bebidas inclusas!!!) = R$537,79

Total: R$2940,28

 

Preparação

Atualmente não há necessidade da vacina contra febre amarela para ingressar no Peru, a não ser que você vá visitar a amazônia peruana. Comprei a passagem aérea com dois meses e meio de antecedência. Ida Rio-Cusco e volta Lima-Rio pela Tam foi R$690,37, com taxas inclusas. O seguro viagem comprei na Porto Seguro por R$73,37. Levei USD1500 para lá e acabei voltando com USD250, considerando que fiz as compras de equipamento de montanhismo em Lima (em torno de USD 400). A cotação do dólar para soles é bem melhor que o real. Em média foi de 1USD = S/2,76. Não precisei usar o cartão de crédito em nenhum momento.

Não reservei nenhum passeio, exceto:

- Machu Picchu + Huayna Picchu: S/157,00 comprado no site http://www.machupicchu.gob.pe/

- Trem para águas calientes: USD108,00 comprado no site http://www.perurail.com/

 

O roteiro foi o seguinte:

17/10/2013: Rio - Cusco

18/10/2013: Cusco: Chegada em Cusco, reconhecimento plaza de armas

19/10/2013: Cusco: Vale Sagrado + Trem Aguas calientes

20/10/2013: Cusco: Macchu Pichu + Huayna Pichu

21/10/2013: Cusco: Maras + Moray + alguns museus + bus Arequipa

22/10/2013: Arequipa: Monasterio Santa Catalina, Museu Santuários Andinos (Juanita), Plaza de Armas, Mirante Carmen Alto

23/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca

24/10/2013: Arequipa: Trekking Vale del Colca + bus Ica

25/10/2013: Ica: tour bodegas (Tacama, El Catador e Lazo) + bugre e sandboard em Huacachina

26/10/2013: Paracas: Islas Balestras + Reserva de Paracas + bus Lima + bus Huaraz

27/10/2013: Huaraz: Chavin de Huantar

28/10/2013: Huaraz: Laguna 69

29/10/2013: Huaraz: Nevado Patoururi + bus Lima

30/10/2013: Lima: Plaza de armas + Larcomar

31/10/2013: Lima: compras Larcomar

01/11/2013: Lima - Rio

 

 

Hospedagem

Do Brasil, reservamos apenas para os dois primeiros dias: Pariwana em Cusco (S/38 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo) e Ecopackers MachuPichu (S/ 36 por pessoa em quarto com 04 camas e banheiro privativo). O restante fechamos assim que chegássemos na cidade. O Pariwana tem uma promoção de ganhar uma camisa caso você reserve o hostel de Lima diretamente na filial de Cusco, ou vice-versa. Gostei de todos os hostels que me hospedei, com exceção do de Huacachina, o Casa de Arena. Banheiro muito sujo e ficamos do lado da boate. O melhor foi o EcoPackers em Águas Calientes. Segue a lista das hospedagens e valores por pessoa por noite:

- Cusco: Pariwana Cusco- S/38 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo. Na volta de Machu Picchu ficamos num quarto compartilhado de 4 camas e banheiro coletivo (só o chuveiro. Dentro do quarto tinha a privada e a pia) por S/34.

- Águas Calientes: EcoPackers MachuPicchu- S/36 em quarto compartilhado de 4 camas e banheiro privativo.

- Arequipa: Arequipay Backpackers- S/26 em quarto compartilhado de 6 camas e banheiro coletivo.

- Huacachina: Casa de Arena- S/25 em quarto triplo privativo com banheiro privativo.

- Huaraz: Hostel SG- S/36,65 em quarto triplo privativo com banheiro privativo. O melhor café da manhã da viagem.

- Lima: Pariwana Lima- S/39 em quarto compartilhado com 4 camas e banheiro privativo.

 

Deslocamentos

Comprei todas passagens de ônibus pela Cruz del Sur. É uma ótima empresa, com ônibus confortáveis e lanche à bordo (se der sorte, tem jantar incluso) e com despacho de bagagem igual ao de avião, por isso vc não precisa se preocupar se alguém vai levar a sua mochila. Além disso, aproveitei todas as tarifas insuperables! O preço realmente vale a pena. Eles vendem online. Comprei duas passagens no Brasil e o restante no balcão da própria Cruz del Sur na rodoviária, quando chegávamos na cidade. Valores:

- Cusco-Arequipa: S/39

- Arequipa-Ica: S/59

- Paracas-Lima: S/22

- Lima-Huaraz: S/48

- Huaraz-Lima: S/29

 

Passeios

Tudo foi negociado na hora. Pechinche bastante, dê umas voltas nas plazas de armas, onde se concentram as agências. Feche onde vc tiver maior confiança e o preço for razoável. Os valores dos passeios que fechamos:

- Vale Sagrado: S/22

- Boleto turístico: S/130

- Machu Picchu: S/157 (entrada) + USD 18,50 (ônibus ida e volta) + S/3 (guarda-volume)

- Trem para Águas Calientes (ida e volta): USD 108

- Chinchero, Maras e Moray: S/30 + S/7 (ingresso salineras de Maras)

- Monastério Santa Catalina: S/35

- Mirador Carmen Alto: S/5 (taxi até lá)

- Museu Santuários Andinos: S/20 + ??? (propina do guia)

- Trekking Vale del Colca (2 dias e 1 noite, com transporte, guia e refeições): S/120

- Bodegas de Ica: S/40

- Passeio de buggy e Sandboard: S/45 + S/3,70 (taxa)

- Islas Ballestas+Reserva de Paracas: S/ 80 + S/12 (taxas)

- Chavin de Huantar: S/30 + S/10 (taxa)

- Laguna 69: S/45 + S/5 (taxa)

- Nevado Pastoururi: S/34

 

Dicas

- Negocie sempre. Só dar uma chorada que os preços caem na maioria das vezes.

- Sempre confirme o preço do taxi antes de entrar nele.

- Experimente as comidas típicas: lomo saltado, ají de galina, choclo, chincha morada, ceviche, espagueti saltado.

- Se você gosta de bebidas alcoólicas, experimente o pisco! As cervejas locais também são boas: Cusqueña (principalmente a de trigo), Arequipeña, Pilsen, Sierra Andina.

- Eu viajei de ônibus sempre à noite. É bem seguro, pelo menos com os ônibus da Cruz del Sur. Assim, você economiza o dinheiro do hostel e o tempo de deslocamento, e ainda ganha o lanche do busão.

- Quando você quiser pegar o ônibus, informe o taxista qual é a empresa. Na maioria das cidades não existe rodoviária central. Cada empresa possui a sua 'rodoviária'. A exceção foi Arequipa, que possui uma central para todas as linhas.

- Compre as passagens de trem para Machu Picchu com bastante antecedência. Assim há maior oferta de passagens mais baratas.

- Se você quiser subir a Huayna picchu, compre com antecedência! São apenas 400 ingressos (200 em cada turno) por dia.

- A aclimatação em Cusco. Senti apenas uma leve dor de cabeça ao desembarcar. Mas rapidamente passou. O problema é que a altitude amplifica os efeitos do álcool: você fica bêbado mais rápido e a ressaca tb. Eu não tenho ressaca normalmente, fiquei a manhã seguinte destruída.

- O taxi de Miraflores, Lima, para o aeroporto foi S/45, que dividimos entre duas pessoas. Eles sempre cobram mais caro pois precisa de uma autorização especial para entrar no aeroporto.

 

 

Olá, adorei o relato! Tô indo em Julho conhecer o Peru! Passarei 4 dias em lima e 4 em cusco. Se tiver dicas de agências dos passeios que fez nas duas cidades por favor me passa! Tô dando uma boa pesquisada pra quando chegar lá dar uma volta pelas agências e bater o martelo. Tô em duvidas quanto ao passeio a Islas Ballestas, gostaria de ir a partir de lima, dá pra ir e voltar no mesmo dia? Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho 4 dias em Lima muita coisa... Em um dia vc conhece o principal da cidade e a noite vai oro show das aguas. Tem umas ruinas Tb que se pode visitar. Acho que tava S/12 a entrada. Mas depois de Machu Picchu, as outras ruinas ficam menos interessantes.

Da pra fazer bate e volta a paracas. A cidade esta a umas três horas de Lima. Entra no site da cruz del sur e da uma olhada nos horários.

Eu n aborto nome de nenhuma agencia. Todas oferecem a msm coisa...ecolha a que oferecer o melhor preço e for mais simpática! Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Monaik! Tudo bem?

 

O seu relato me ajudou muito! Estou para Huaraz agora em abril e gostaria de saber o endereço do hostel "Huaraz: Hostel SG- S/36,65 em quarto triplo privativo com banheiro privativo. O melhor café da manhã da viagem" me interessei pelo café da manhã ::otemo:: rsrsrs.

 

Obrigada,

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Monaik! Tudo bem?

 

O seu relato me ajudou muito! Estou para Huaraz agora em abril e gostaria de saber o endereço do hostel "Huaraz: Hostel SG- S/36,65 em quarto triplo privativo com banheiro privativo. O melhor café da manhã da viagem" me interessei pelo café da manhã ::otemo:: rsrsrs.

 

Obrigada,

Fernanda

 

O hostel fica na Calle Valenzuela, quase esquina com a Simon Bolivar. Deve dar umas cinco quadras do terminal da Cruz del Sur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu contratei os passeios na hora mesmo. Quando cheguei na rodoviária, o taxista que nos abordou Tb era dono de agência (algo bem comum no Peru). Negociamos o preço pra chavin na mesma hora, pq tava semelhante ao que já tinha pago. Ele nos ajudou a achar o hostel e não cobrou a corrida do taxi.

Toda noite ele ia no nosso hostel ver se íamos fazer os passeios. Acabamos fechando todos com ele. A Laguna 69, vc só contrata o transporte. A trilha é bem marcada. Li relatos de pessoas que foram de transporte publico, mas achei complicado.

Nevado é o transporte com um guia que explica as coisas no caminho, mas não te acompanha na trilha (que na verdade é um 'calçadao' de madeira). Não sei se tem como chegar de transporte publico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...