Ir para conteúdo

Vale do Café (Barra do Piraí, Mendes, Vassouras, Rio das Fores, Valença) - Perguntas e Respostas


Hugodcp

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera,

 

Estou procurando informações sobre o Vale do Café que engloba as cidades de Barra do Piraí, Piraí, Mendes, Vassouras, Eng. Paulo de Frontin, Paracambi, Paty dos Alferes, Rio das Flores e Valença.

 

Se alguém tiver alguma dica ela será muito bem vinda e se alguem souber de alguma caminhada\escalada também.

 

Um grande abraço

 

Hugo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

olá Pessoal,

 

Tem uma area para camping no Parque Municipal do Açude da Concórdia em Valença(http://valenca.rj.gov.br/turismo/atrativos-turisticos/parque-municipal-do-acude-da-concordia/), Como é pouco divulgado não vão encontrar muita gente por lá.

 

Possui area para churrasco e banheiros com 1 chuveiro quente cada, vi apenas 2 tomadas eletricas em uma parte do camping., não é permitido a entrada de animais domesticos e não pode nadar na area no acude!

 

a area é bonita e possui algumas pequenas trilhas para caminhada.

 

irei passar uma noite lá acampado para conhecer melhor o lugar.

 

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei se vou ajudar muito , mas como vi que há muitas exibições e poucos comentários no tópico, resolvi dar minha contribuição quanto a Paracambi. E , assim, que eu tiver tempo , vou colocar um relato de viagem Barra do Piraí, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin.

 

Quase não há relatos de viagem sobre o Vale do Café. Até porque é uma região que não é procurada por mochileiros, não costuma ter albergues...

Todavia, eu aconselho fazer um vapt-vupt de carro ou de ônibus, vale a pena para quem já está no Rio.

 

Enfim, a região e proximidades são ótimas para turismo rural, rafting,rappel, curtir a cidade pequena, fazer trekking na Mata Atlântica. Eu não sou fã de igreja e prédios antigos, mas me encantei com Vassouras. Fui sozinha e foi superdivertido e depois voltei com amigos no ano seguinte. E para descansar é ótimo e conhecer o Brasil na época do café, ir as casas antigas etc. As cidades são tranquilas ótimo para descansar. Noitada, vai depender da sorte. Em Mendes, há umas quedas d'água contemplativas muito terapeuticas, a-hahaha! sério! Em Miguel Pereira estou até hoje querendo saber o que tem de interessante, kkkkk, mas gosto é gosto. Em Paracambi, ainda estou criando coragem para o rafting. Em Eng. Paulo de Frontin e Barra do Piraí, os sítios, pousadas, fazendas da região são lindos, ótimos para fugir da cidade e descansar, desestressar, ir com a família, se isolar para estudar para um concurso, beijar na boca, ou seja, nada de badalação (a não ser quando há eventos como Festa da Cachaça, Festa do Tomate , Festival do Café, etc)

 

Eu já fui a esses lugares de Vapt-vupt e também para pernoitar, sozinha e em grupo e tudo valeu a pena. Depende do tempo e interesse de cada um.

Para fugir do carnaval do Rio, é um máximo!

 

Quanto a como chegar de carro: sem mistérios! As rodovias são bem sinalizadas e qualquer um que você pedir informação, vai te dar a direção correta. ::cool:::'>

De transporte público, consulte os horários dos ônibus porque são escassos, além de caros. ::bad::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1 - Paracambi

 

 

De ônibus a partir do Centro do RJ: Na Central do Brasil há ônibus direto da viação Normandy. http://www.normandy.com.br/linhas_central_paracambi.html

 

Há ônibus para Vassouras, Mendes, Ponte Rocha, Três Rios, Eng. Paulo de Frontin pela viação Progresso, https://vendas.viacaoprogresso.com.br/cgi-bin/br5.cgi

 

Por Seropédica, o que eu acho mais viável devido a oferta de ônibus: Para quem não conhece Seropédica, aconselho que dê uns passeios pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ. É linda!

Para chegar a Rural (UFRRJ) de SP: o ônibus da 1001, SP x RJ(Campo Grande) te deixa em frente ou dentro da faculdade dependendo do dia e horário.

de Campo Grande: pegar o ônibus 739 Cp GrandexSeropédica da Expresso Real Rio na passarela da linha do trem próximo a rodoviária de Campo Grande, porém no lado oposto a rodoviária. De trem, pode descer na estação de Campo Grande e andar uns 7 minutos até o ponto de ônibus.

do Centro do Rio de Janeiro: Na Central do Brasil, pegar o Seropédica x Central (viação Expresso Real Rio) , e mesma coisa da 1001, o ônibus te deixa dentro da faculdade conforme dia ou horário. Para quem vai de ônibus ao RJ: esse Central x Seropédica passa na rodoviária Novo Rio, no ponto de ônibus da avenida Rodrigues Alves. Mas eu iria a Central para garantir lugar para sentar no ônibus, pois a viagem é longa dependendo da avenida Brasil.

Sempre pegue o ônibus rápido ou expresso, nunca o parador, para poder chegar mais rápido.

Em Seropédica, conheça a UFRRJ, é tão bela que várias novelas e seriados da Globo foram gravados lá. E comam o açaí com tudo dentro de Paracambi, Seropédica ou qualquer bairro da periferia do Rio. Uma delícia! É um sorvete de açaí com granola, castanha, granulado, flocos de cereais, jujuba, calda, amendoim, paçoca, canudo de biscoito, vai tudo. E você que escolhe o que colocar. Varia de R$1.50 a R$5.00 (depende do tamanho de 200 a 600mL)

 

De Seropédica a Paracambi: pegar o ônibus da viação Expresso Real Rio, Paracambi x Seropédica em qualquer ponto da rodovia desde o CTUR (Colégio Técnico da UFRRJ) até o último ponto da rodovia antes do pedágio.

 

De trem: boa sorte! Só não é pior do que o trem de Saracuruna

A linha Japeri x Paracambi oferece trens velhos que sacodem tanto que...Se você sofre de problemas de coluna, evite isso. Porque sacode muito em sentido perpendicular ao fluxo, inclusive. Ou a coluna vai pro lugar ou desanda de vez. Lado bom é o preço, apenas.

Parte da Central do Brasil, terá que fazer algumas conexões. Mas nada difícil.

 

O que fazer em Paracambi:

O rafting e rappel em cachoeira em Ponte Coberta, Corredeira de Ribeirão das Lages (estou até hoje criando coragem ::lol4:: )

conhecer a antiga Cia Têxtil, hoje Fábrica do Conhecimento, onde atualmente é pólo educacional. ( Se estiver por lá, conheça! )

fazer um trilha no Parque Curió (nunca fui.)

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120513111342.jpg 500 375 Fábrica]Paracambi - Vale do Café - RJ/b][/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...