Ir para conteúdo

Madri - Barcelona - Andaluzia


Posts Recomendados

  • Membros

Estreio no mochileiros com a viagem que fiz à Espanha em março. Foram quinze dias entre as duas maiores cidades (Madri e Barcelona) e a região da Andaluzia (Sevilha, Ronda, Córdoba e Granada).

 

Como fui sozinho, fiz uma programação intensa, sem muito tempo de descanso: pelo menos três atividades turísticas por dia. Optei ainda por hostels mais baratos do que a média - e dei a sorte de cair em lugares honrosos, embora nem todos entrem na categoria alto-astral.

 

Meu roteiro foi o seguinte: Madri (1) - ônibus - Granada (1) - ônibus - Córdoba (1) - ônibus - Sevilha (4) - avião - Barcelona (3) - trem - Madri (5).

 

As aquisições dos trechos aéreo e ferroviário eu fiz com três meses de antecedência, o que me garantiu ótimos descontos. Consegui a viagem Madri-Barcelona por 32 euros (mesmo com o site da Renfe jogando contra) e Sevilla-Madri pela Vueling, por 50 e poucos euritos.

 

Não peguei nenhum táxi em toda a viagem, mesmo nos deslocamentos para os aeroportos. O transporte público foi eficiente em todas as ocasiões. Em Barcelona, como era minha primeira vez e eram só três dias, apostei do ônibus turístico para rodar toda a cidade e descer nos lugares que eu mais me interessava. De resto, uma combinação de longas caminhadas e metrô/ônibus nas emergências.

 

Como gosto de futebol, eu tentei fazer programas futebolísticos sempre que possível. Por causa das datas, deu certo de assistir a apenas uma partida, Sevilla e Valladollid. A experiência foi ótima, apesar do Sevilla ser apenas um time médio. Eu comprei o ingresso na bilheteria duas horas antes (22 euros) e o estádio estava quase lotado. Deu tempo para ir na loja do clube, ver a movimentação da torcida chegando ao estádio, ser abordado por cambista, comer um cachorro-quente, tomar uma cerveja e dar uma volta por todo o estádio.

 

Descobri também que não é nenhum negócio do outro mundo comprar entradas para ver jogos dos grandões Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madri. Quando visitei os estádios e museus das três equipes, eu vi as bilheterias abertas para venda de ingressos para jogos nos próximos dias. No caso do Barcelona (aliás, o melhor museu dos três disparado), a partida contra o Celta seria dois dias depois do dia que eu estava ali. Havia ingressos disponíveis por 19 euros! Também dava para comprar para a final da Copa do Rey, que ocorreria dali a três semanas em Valência.

 

A comida na Espanha é ótima, preços bem razoáveis e sem grandes armadilhas gastronômicas para os brasileiros, com exceção do rabo de toro, muito comum em todas cidades pelas quais eu passei, que não me apeteceu. Aproveitei bastante das tapas. Elas completavam as refeições. Pelo menos uma vez, elas foram o almoço. Cheguei a uma praça em Granada, depois de visitar Alhambra, e pedi uma taça de vinho para refletir o que comer. Em dois minutos, veio um pratinho bacana de paella. Dois deles e mais um vinho fizeram eu terminar o dia em Granada bem contente. Vale a pena investir em restaurantes também: o serviço é bom e é bem mais raro do que no Brasil encontrar gato por lebre. Lanche rápido que guardarei na minha memória afetiva por anos: os sanduíches de presunto espanhol e tomate de Madrid. Sobrevivia com eles até a hora de jantar para valer. Para ficar em um canto gastronômico para escolher, fico com o Mercado de San Miguel. São dezenas de barracas vendendo tudo que a Espanha tem de bom: montaditos, paellas, pescados, vinhos, churros, sorvetes... De quebra, tem um astral ótimo, com turistas e locais.

 

Em geral, os pontos turísticos são organizados e bem sinalizados. Pelo menos dois lugares se recomenda comprar entrada com antecedência pela internet: Alhambra, em Granada, e La Sagrada Família, em Barcelona. Os dois têm atrações com visitação limitada e hora marcada. No caso da catedral de Gaudí, quem compra antes também evita a longa fila da entrada.

 

É bem delicado fazer listas dos imperdíveis em um relato como este. Alhambra? Reina Sofia? Sagrada Família? Prado? Mesquita de Córdoba? Alcazar de Córdoba? Catedral de Sevilla? Todos são sensacionais. Deixo aqui três passeios que me surpreenderam. O primeiro deles é Palau de Musica Catalana, em Barcelona. Investi, e não me arrependi, no tour guiado. Foi divertido, atencioso, pessoal (no seu antônimo de impessoal) e surpreendente. Uma alternativa ao passeio é assistir a um espetáculo musical ali. Vale muito! A outra surpresa foi o Templo de Debod, em Madri. Doado pelo governo do egípcio, o conjunto arquitetônico foi trazido peça por peça da África e está montado em uma praça linda de Madri, bem próximo do Palácio Imperial. Vale ver, tirar fotos, entrar e descobrir toda a história do monumento.

 

Além das cidades, eu fiz duas excelentes viagens de bate e volta. De Sevilha, fui de ônibus até Ronda, um trajeto de uma hora e meia, passagem comprada com um dia de antecedência na graciosa rodoviária velha de Sevilha. A cidade é espetacular. Fica em cima de um maciço de pedra. A visita vale bem mais pelas panorâmicas do que pelos museus. Para todos os cantos, há visuais de tirar o fôlego. As ruas do centro velho são aconchegantes. Circular por ali é pensar o que os caras fizeram para erguer todas aquelas construções nos séculos 13, 14, 15... O outro bate e volta foi quase um cumprimento de tabela: Toledo, cinquenta minutinhos de trem de Madri. Tem muita coisa para ver ali. O segredo é pegar o mapa e traçar um roteiro que inclua a catedral. Nas seis horas que fiquei ali, consegui conhecer apenas metade do que a cidade oferece e, de quebra, quase perdi o trem da volta. Rs.

 

Aí está! Dicas, perguntas, mande que eu busco responder. Boa viagem a todos!

 

Eduardo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Legal seu relato! To programando viagem pra estes lugares! Lembra o nome dos hostels?

 

Oi Juliana,

 

Fiquei nos seguintes hostels:

 

Madri - La Casa de La Plaza (o mais privativo dos cinco)

Granada - Al Andalus (o melhor banheiro)

Córdoba - Al-KAtre (fiquei apenas 6 horas lá, nem sei o que dizer... rs)

Sevilha - La Banda Rooftop (o mais alto-astral disparado)

Barcelona - Kip Karma (o mais careta)

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eduardo, no meu planejamento aqui surgiram mais 2 dúvidas:

 

1- o bate e volta de Toledo, de trem, vc comprou na hora? Ou Antes? Eu escolhi Segovia e Avila, e acho que devo comprar antes né?

2 - e ainda sobre trens, quais foram os enroscos com a Renfe? Já vi algumas pessoas reclamando, pode me passar umas dicas pra eu não sofrer tanto? rs

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Eduardo,

Vou fazer exatamente esse roteiro final de junho. Adorei seu relato. Me diz onde vc pegou ônibus de Madri para Gramado? Quanto tempo de viagem?

Abs

Claudia

 

Oi Claudia,

 

Foram seis horas de viagem, com uma parada. Viagem tranquila, ônibus razoável. Eu comprei a passagem um dia antes da viagem, no próprio ponto de partida: a Estacion Sur.

 

Boa viagem!

 

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eduardo, no meu planejamento aqui surgiram mais 2 dúvidas:

 

1- o bate e volta de Toledo, de trem, vc comprou na hora? Ou Antes? Eu escolhi Segovia e Avila, e acho que devo comprar antes né?

2 - e ainda sobre trens, quais foram os enroscos com a Renfe? Já vi algumas pessoas reclamando, pode me passar umas dicas pra eu não sofrer tanto? rs

 

Obrigada!

 

Oi Juliana!

 

Eu comprei as passagens para o bate e volta para Toledo dois antes, no próprio terminal da Renfe. Tinha disponibilidade para todos os horários - no caso de Toledo, tem trens quase a cada meia hora. Ou seja, dá para decidir o dia certo da viagem quando estiver lá.

 

A compra da passagem pela Renfe foi complicado porque o site tem dificuldade para processar compras com cartão de crédito internacional. Oficialmente, eles não aceitam. Só que, antes de saber da informação oficial, eu tentei por três, quatro dias fazer a adquirir o bilhete Madri-Barcelona porque sabia que o desconto era bem bom. Uma hora, o sistema aceitou o cartão. :-) E deu tudo certo. Embarquei com o cartão de embarque impresso aqui em casa!

 

:-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigada pelas dicas.

 

Eu pensei em comprar antes pq quando simulo uma passagem pra amanhã e uma pra daqui dois meses, a diferença é muito grande, tipo a metade. E vou fazer dois trechos longos e dois bate-e-volta. Quando chegar mais perto eu vejo como vai ser com meu cartão, rs. Tomara que dê certo!!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...