Ir para conteúdo

Roteiro preliminar Bolívia em 14 dias - 26 de junho até 02 de julho


Posts Recomendados

  • Membros

Gente, preciso da ajuda de vocês para construir meu roteiro... esta é a minha segunda ida para Bolívia mas agora tenho menos tempo e queria aproveitar para conhecer algumas coisas que não foi possível da outra vez que fiz a viagem... Potosi e Sucre, p. ex., não consegui visitar... também estou aberto a algumas surpresas pelo caminho, algumas cidades não tão divulgadas e que tem coisas legais... enfim...

Também será diferente porque irei chegar e partir de Campo Grande, da outra vez consegui fazer por Santa Cruz de la Sierra com as milhas da Gol que dessa vez não rolou...

Irei eu e minha companheira, Maria Clara, e será a primeira viagem internacional dela, então há muito o que planejar!!!

Enfim, da primeira vez eu fiz santa cruz-cocha-la paz-copa-ilhadosol-puno-cuzco-MP-arequipa-la paz-uyuni (salar)-sucre-santa cruz...

Dessa vez temos menos dias e menos dinheiro... podemos passar um cartão para um vôo na volta que seja mais tranquilo dentro da Bolívia mesmo, mas queria muito contar com a opinião de vocês sobre o que estou pensando até agora. Se houver gente que está indo no mesmo período estamos muito a fim de conhecer gente nova e vivenciar juntos!!!

 

Até agora, sem muitos detalhes, estou assim...

 

ROTEIRO PRELIMINAR VIAGEM BOLIVIA – ida pelo Salar

 

17/jun » ida recife (16:55) -» campo grande (21:45h) » corumbá (empresa andorinha sai bem tarde da noite)

 

18/jun » (amanhecendo em) corumbá » (de taxi até) puerto quijarro » (pegar o trem da morte) » santa cruz (ver como conseguimos pegar o trem já neste dia, temos que comprar antes? Como? Quantas horas até chegar?)

 

19/jun » Santa cruz » Sucre (que horas chegaríamos em Sucre?)

 

20/jun » Sucre (passeios e aclimatação)

 

21/jun » Sucre » Potosi (fim da tarde para conhecer Potosi à noite tbm)

 

22/jun » Potosi (passeio nas minas de Cerro Rico) e na cidade (qual a distância de Potosi para Uyuni?)

 

23/jun » Uyuni

 

24/jun » Uyuni

 

25/jun » Uyuni » retorno » ida à La paz (madrugada inteira)

 

26/jun » La paz (coroico – quanto tempo demora esse passeio?) - dá pra fazer chacaltaya e Coroico no mesmo dia?

 

27/jun » La paz (passeios na cidade ou dia para matar da folga)

 

28/jun » La paz (alugar carro e sair cedinho) » Copacabana » Ilha do Sol (dormir lá)

 

29/jun » Ilha do Sol (trilha norte-sul) » Copa » La paz (de carro)

 

30/jun» La paz » Sta Cruz (quantas horas de ônibus? Ou um vôo baratinho?)

 

01/jul» Santa cruz » Puerto quijarro » corumbá » Campo Grande (dá tempo?)

 

02/jul » 9:00 da manhã - Campo grande » fortaleza (22:40h)

 

 

Por enquanto é isso, sei que está um pouco corrido, mas espero contar com vocês para dar dicas... a proposito, a única maneira de ir de la paz até campo grande é indo por sta cruz? não teria outro caminho? ab ::hein:::hein:::putz::::putz::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Respondendo algumas dúvidas (com base no que eu li até agora, pois meu mochilão está programado agora para Maio)...

 

1) Onde vc coloca Coroico seria o Downhill? Se sim, não dá pra fazer no mesmo dia que Chacaltaya.

Pelo que li (e pretendo confirmar em breve), Downhill é passeio de dia inteiro e vc volta à noite para La Paz.

Já o Chacaltaya termina por volta de 14 horas (se vc não fizer o passeio pelo Vale de la luna).

 

2) Santa Cruz > Sucre pretende ir de ônibus? Se sim, dá uma lida nos relatos que vc terá uma "previsão" de tempo, porém isso é bem relativo, pq esse não é um trecho com estrada muito boa, e os ônibus que as empresas disponibilizam para este trajeto também não são bons, portanto tudo pode acontecer e atrasar a sua viagem.

 

3) Quanto a passagem para o trem da morte, recentemente enviei uma mensagem para o chefe da divisão de passageiros da empresa e obtive esta resposta:

"Buen día,

No hay problema en hacer reserva.

Precisamos nos envié su Nombre y DNI.

El pago del boleto puede hacerlo hasta 4 horas antes de la salida del tren.

 

Saludos,

 

Gustavo A. Pinto

 

Jefe de Unidad de Pasajeros"

 

Portanto, tente desta forma. Espero que de certo, pois vou tentar fazer desta forma agora em Maio. O e-mail dele é: pasajeros@fo.com.bo

 

4) Vc colocou acima que tem menos dinheiro que na outra vez, mas isso não necessariamente significa em pouco dinheiro. Porém, se quiser começar a viagem economizando, sugiro pegar um ônibus de linha em Corumbá, ao invés de táxi. Isso porque vc chegará de madrugada em Corumbá, e terá bastante tempo para chegar a fronteira e para a saída do trem. Assim, vc economiza bastante (e em reais).

Pelos relatos que li até hoje, bastante gente fez isso, e todas as pessoas de Corumbá foram solícitas ao repassar informações sobre as linhas de ônibus que vão até a fronteira (inclusive tem esta informação nos relatos, mas não lembro de cabeça)

 

Espero ter ajudado pelo menos um pouco.

Como vc ainda tem tempo para a viagem, sugiro que leia os relatos mais recentes, e vc encontrará boas informações e também alguns valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa, muito obrigado pelas dicas!!! Legal essa história do ônibus de linha, eu não sabia mesmo. Vamos conversando, estou preocupado com esse trecho Sta Cruz - sucre, mas não sei o que posso fazer de alternativa.... Pois com a rota indo pelo salar, é esse o caminho natural né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Este trecho eu já defini que será de avião. Não to mesmo a fim de arriscar

Minha única preocupação é quanto a comprar na hora, mas vi muita gente que fez isso. Não pretendo ficar em Santa Cruz no começo da viagem (vou deixar pra conhecer a cidade no final do mochilão).

Você até pode fazer o contrário, indo de La Paz para Uyuni inicialmente e deixar este trecho para o final, mas não creio que irá mudar de opinião quanto ao transporte.

Eu fiz um levantamento com 3 empresas aéreas (uma simulação, já que ainda não comprei as passagens), e sai menos de R$150 o vôo. Caro pros padrões bolivianos, mas barato quando comparados com os valores que pagamos no BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hugo

Dando mais pitaco na sua viagem e repassando uma informação que eu também descobri agora.

A Andorinha tem um ônibus que sai às 02:10 de Campo Grande e chega 08:35 na fronteira do BR com a Bolívia.

No site da Andorinha, procure o trecho Origem em Campo Grande e Destino Divisa BR/BO.

Acho que vale muito mais a pena neste caso.

 

E ainda tem a vantagem de ser mais barato que o ônibus até Corumbá (R$ 78,86 ao invés de R$ 93,86)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Respondendo as coisas e alguns pontos:

 

1) impossível o chacaltaya e o downhill no mesmo dia!

 

2) alugar carro pra copacabana? Acho besteira... pega um ônibus que é melhor. Vai ficar pagando diária de carro parado em Copa enquanto for pra Isla... é bem baratinho o ônibus e ainda tem lugares que vendem que te buscam no hostel!

 

3) La Paz - Sta Cruz eu tinha planejado ir de bus (é coisa de umas 16 horas) mas não consegui passagem por conta do dia ser feriado. Paguei cerca de 90 dólares no trecho e comprei por lá mesmo, não altera muito o custo em cima da hora

 

É isso!

 

Beijos e boa sorte :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Respondendo as coisas e alguns pontos:

 

1) impossível o chacaltaya e o downhill no mesmo dia!

 

2) alugar carro pra copacabana? Acho besteira... pega um ônibus que é melhor. Vai ficar pagando diária de carro parado em Copa enquanto for pra Isla... é bem baratinho o ônibus e ainda tem lugares que vendem que te buscam no hostel!

 

3) La Paz - Sta Cruz eu tinha planejado ir de bus (é coisa de umas 16 horas) mas não consegui passagem por conta do dia ser feriado. Paguei cerca de 90 dólares no trecho e comprei por lá mesmo, não altera muito o custo em cima da hora

 

É isso!

 

Beijos e boa sorte :)

 

gente, valeu pelas informações...

 

1 - essa questão do onibus que vai até a fronteira é uma ótima notícia, o nó é que eu chegarei bem à noite 22:00 em campo grande e queria ver se ainda pegaria o ônibus no mesmo dia... vou pesquisa na andorinha para ver o que rola...

2 - o lance do carro para copacabana é que estariamos com o carro cheio sabe... e aí se o preço for em conta para três dias, levando em conta que teríamos a liberdade de fazer algumas paradas pelo caminho que é lindo às margens do titicaca, até a história de ir à tiwanaco também, enfim, pode ser uma alternativa. mas sei que é uma proposta ótima também ir de ônibus. a dica do ônibus, se for para economizar, é ir até o terminal do cementerio e pegar de lá, que sai baratinho para copa...

3 - quais as empresas aereas que você consultaram gente? pq o meu grande lance é que pelas contas não consigo ver a possibilidade de gastar na ida e na volta com vôos sabem... aí fico na dúvida do que fazer, pois o tempo é curto... na outra viagem eu tinha 20 dias e ainda peguei dois vôos (de sta cruz para cochabamba - para conhecer e aclimatar e depois fui à la paz de busão noturno), depois foram todos os trechos de ônibus ou van... na volta fiz sucre-santa cruz, justamente por essa questão da estrada e pelo tempo... mas meu vôo era voltando de sta cruz, então além de tudo tinha essa facilidade... se fosse pra escolher, vocês acham que seria melhor pegar qual dos trechos? sta cruz - sucre ou la paz-sta cruz?

 

 

vamos dialogando... brigadão pelas conversas. se tiverem alguma dúvida também apontem por aqui pq posso apontar algumas coisas da outra viagem também, ok. abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Hugo estou pensando em fazer parecido com você, só que iria dia 16 de junho.

Porem tem vaga nessa trip, para um mochileiro de 1º viagem se estiver não vejo problema em mudar a minha ida já que ainda nao tenho nada comprado de passagem

O seu roteiro foi o que mais me agradou aqui e esse período ainda estarei de férias.

Abraços

Aguardo contato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...