Ir para conteúdo

Egito, dicas rápidas!


Posts Recomendados

  • Membros

Para ver o texto original e com fotos, clique aqui: http://www.theworldbyfon.blogspot.com.br/2014/05/egito-dicas-rapidas.html

 

Bem, o Egito é um tema mais que conhecido pela maioria dos viajantes. Obviamente todos sabem onde ir e o que ver por lá: as Pirâmides de Gizá são destino obrigatório e outras cidades como Luxor e Alexandria também merecem uma atenção especial. Além de eu não ser um historiador, com capacidade intelectual e conhecimento suficientes para descrever o Egito, e pelo fato de eu achar que as informações que vou expor aqui também podem ser úteis, resolvi escrever de acordo com o meu ponto de vista de viajante.

 

A ideia é chamar atenção, facilitar e avisar àqueles que se interessem por esse magnífico tesouro, para que a sua chegada nesse país seja menos impactante. Peço que não interpretem meu texto como uma crítica ou como uma visão pessimista, mas sim como uma mostra da realidade que o Egito vive hoje. Finalizo esta introdução, afirmando que mesmo com tudo isso que você está prestes a ler, ainda mantenho o Egito no meu Top 5 de viagens!

 

1. O comercio de rua é o que predomina no Egito, e portanto aconselho que faça trocas em espécie ao invés de usar cartões de crédito. Muitos lugares não aceitam cartão e ás vezes é complicado encontrar um caixa eletrônico.

 

2. Tudo no Egito é na base da gorjeta. A frase principal que vão te dizer é "se eu te deixo feliz, você me deixa feliz". Diferentemente de outros países, o motivo de uma gorjeta não é a boa qualidade de um serviço, mas sim o simples fato de ele ter sido executado. Então, prepare-se para isso!

 

3. Por algum motivo que não sei dizer, existe uma escacasses de moedas em circulação. A maioria dos taxistas e comerciantes alegam não ter troco. Portanto, recomendo que tente usar notas "grandes" sempre que puder, e assim prefira ficar com os bolsos cheios de moedas.

 

4. Certamente será um dos países mais quentes que você visitará, e você verá algumas torneiras nas ruas com água grátis. Não beba água de torneira! Quem me conhece, sabe que não sou fresco, e não tenho problemas deste tipo. Sem frescuras e sendo realista, a água em muitos lugares do país não recebe o tratamento adequado e pode arruinar parte da sua viagem. A água de garrafa é barata e pode ser comprada com facilidade praticamente em qualquer lugar! O risco não vale à pena!

 

 

5. Evite caminhar pelas ruas com a câmera fotográfica e outras coisas de turista, como mapas ou aquela camiseta "I LOVE EGYPT". Após a revolução de 2011, a quantidade de turistas reduziu drasticamente, e os que se aventuram por lá são muito assediados. Muitas pessoas vão se oferecer para te guiar pelas ruas da cidade, para te mostrar onde está uma parada de metrô ou uma mesquita famosa. Evite a todos! Negue! Existem relatos, em páginas e guias de viagem, como o Trip Advisor e Lonely Planet, de pessoas que foram levados por caminhos sinuosos e difíceis de memorizar, para que se confundissem e tivessem que pagar para que o "guia" os levasse de volta.

 

6. Se você viaja por conta própria, um guia de viagens (escrito) pode fazer toda a diferença no Egito. Cairo não é Paris ou Londres onde as paradas de metrô tem os nomes dos pontos turísticos!

 

7. A vestimenta, principalmente para as mulheres, deve ser de acordo com os costumes do Islã. Portando evite de usar shorts, mini saias e se possível tente cobrir os braços. Nas mesquitas, todos devemos retirar os sapatos e as mulheres devem cobrir o cabelo.

 

 

8. Ao meu ver, para mover-se dentro do Cairo a melhor forma é usar o metrô até a estação mais próxima de onde desejas ir, e depois usar um táxi até o ponto final. Infelizmente, existem muitas atrações que não estão perto do sistema metroviário. Isso te ajudará a poupar tempo e dinheiro, pois o trânsito no Cairo não flui tão bem.

 

9. O metrô possui vagões específicos para mulheres, mas se você estiver acompanhada de uma amigo, irmão, namorado aconselho que ambos entrem no vagão "misto" para que não se percam no caos do metrô do Cairo.

 

10. Em hipótese alguma faça fotos dentro do metrô; do exército nas ruas ou de mulheres. Aliás, se você não estiver em um ponto turístico evite fotografar ou fotografe discretamente.

 

11. A melhor forma de movimentar-se dentro do Egito é o cruzeiro do Nilo. É uma forma lenta, porém a mais confortável e quem sabe menos cansativa. Se não tiver tanto tempo, pode optar pela Egypt Air e voar entre as principais cidades, mas tenha em conta que os aeroportos normalmente não estão comunicados com as cidades, o que te obriga a usar um taxi para isso. Uma terceira opção podem ser os trens, que para trajetos curtos, como Cairo - Alexandria, podem ser a melhor opção.

 

12. Exceto o "Watania Sleeping Trains", os trens no Egito costuma ser super baratos, e recomendo que comprem assentos na primeira classe. Eu costumo viajar em segunda classe, mas quando vi a segunda e a terceira classe da companhia nacional de trens do Egito, dei gracas a Deus que havia comprado na primeira. São tensas, à ponto de não existirem vidros nas janelas e alguns vagões não serem iluminados. A diferença de preços será irrisória.

 

13. Dentro da maioria das atrações não é permitido fotografar, mas na maioria dos casos, se você fizer isso ninguém dirá nada enquanto você estiver dentro mas na saída... Gorjeta!

 

14. Nas pirâmides, à todo instante vão tentar te vender algo. Sejam camelos, papiros ou garrafas de água, nunca compre do primeiro e muito menos sem negar várias vezes antes. Até parece que "Não" é igual a "Me dá um desconto?"!

 

15. Em volta das pirâmides existem muitos malandros que se passam por fiscais e pedem para ver seus bilhetes. Nunca entregue seu bilhete nas mãos de alguém. Sempre mostre a validade, o selo, o carimbo, mas na sua mão! Estes caras costumam extorquir ou tentar vender seus serviços antes de devolver o bilhete.

 

16. Vá para o Egito com toda àquela imaginação que você sempre teve, desde as aulas de História no primário. Deixe-se surpreender com cada lugar, aprecie cada fim de tarde e aproveite cada instante que estiver lá! Não leve meu texto como uma má impressão, pois diante da grandeza do Egito, estas minhas recomendações aí em cima são apenas detalhes!

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...