Ir para conteúdo

Dezesseis dias em CUBA


Posts Recomendados

  • Membros

Conhecer Cuba era um sonho que alimentei desde a minha adolescência quando comecei a me envolver com os movimentos estudantis na faculdade. Neste ano passado, final de janeiro e início de fevereiro de 2013 surgiu mais fortemente a oportunidade de permanecer uns dias perambulando pela ilha em função do encontro Pedagogia 2013, encontro este que acontece bianualmente em Havana.

Sai de Maringá-pr, rumo a Guarulhos onde encontrei o meu companheiro de viagem e pegamos um voo da TAM. Fizemos uma escala na Venezuela, permanecemos lá por algumas horas para pegar o voo ruma a Havana pela CUBANA Aviação . Nesta escala encontramos Maria, uma jornalista que estava indo a San Antonio de Los Baños fazer um curso de cinema.

Ficamos hospedados em Vedado, em casa de família, eu e Claudir na casa da Nancy, Calle (rua) 12 com 23 e Maria em outra residência. A viagem foi ótima, fomos muito bem recebidos, apesar de ser madrugada, estavam Nancy e os vizinhos próximos nos aguardando.

Caminhei muito por Havana, me apaixonei imensamente por aquela cidade e seus habitantes, quando meus pés estavam tremendamente cansados tomava a guagua(ônibus) – linha P24 – e voltava para a calle 12.

Habana Vieja me encantou, quase todos os dias íamos fazer as nossas refeição no La Bodeguita Del Médio, ouvir música – cantei Garota de Ipanema no primeiro dia que lá cheguei, pois lá estava um quarteto de cantantes que conheceram pessoalmente o presidente Lula e estavam super a fim de nos contar sobre este fato, foi bacana.

Um bar na calle 23 chamado FREZA E CHOCOLATE, foi o lugar onde vi o melhor espetáculo de Rumba, superou o Buena Vista Social Club, foi baratíssimo, 3 cucs se não me engano, enquanto que no Buena Vista social club pagamos 30 cucs e não foi tão vivo quanto este, pois Buena vista Socal club é mais pra “inglês ver”, ou seja , mais para turistas.

Fui ao cinema, lá assisti, num daqueles cines que existiam aqui na década de 60 ou 70 aqui no Brasil, o filme “La película de Ana”, um belo filme que retrata os dias atuais em La Habana. Achei incrível.

Como toda a amante de Ernesto Guevara de La sierna, é claro que fui a santa clara. Lá chorei todas as minhas lágrimas da minha juventude, dos meus sonhos... fiquei em silêncio e chorei muito.

Mas como todo o turista acabei pegando o gagua e fui parar em Varadeiro. Lá é só turismo, foram três dias, praia, cerveja, mojito, e gente de todos os lugares do mundo, menos de Cuba. Pro meu paladar Havana supera em 150% .

Enfim, 2015 estou voltando a La Habana. Vamos?

SAM_3010.JPG.8852646a2838d17b03748ceadb09ebd4.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...