Ir para conteúdo

Viagem por Minas Gerais...


Posts Recomendados

  • Membros

Sempre tive vontade de fazer uma viagem de carro pelo interior de Minas! Surgiu a oportunidade e eu e meu marido estamos planejando o roteiro! Segue ele abaixo. Aguardo dicas e sugestões... Abs!

 

Carrancas - 1 noite 14 a 15 julho

 

Carrancas vai ajudar a viagem até Ouro Preto não ser tão longa, pois fica no meio do caminho e pela descrição o lugar parece maravilhoso! Nessa etapa da viagem, a ideia é sentir a vida e a cultura do interior de Minas, por isso vamos optar por nos hospedar em uma fazenda tipicamente mineira, em pleno funcionamento e com todas as atrações da vida do campo. A hospedagem que achamos inclui café da manhã e jantar com sobremesas, tudo preparado no fogão à lenha. Eles dispõe de cavalos (sem custos) que podem ser utilizados para passeio da região . O filho dos donos da fazenda faz a parte de guia. (sem custo extra tb). Achei sensacional essa opção... e o custo é muito bom tb: 180,00 a diária (incluso café, jantar e passeios a cavalo)

 

Passeios que pretendemos fazer:

- Entornos da fazenda a cavalo

 

Inhotim 1 noite 15 a 16 julho

 

Ouro Preto - 5 noites 16 a 21 julho

 

Em Ouro Preto queremos passar o maior parte dos dias, pois é o ponto alto da viagem.

 

Atrações que pretendemos visitar:

 

- Aproveitar o festival de Inverno (vamos em julho)

 

- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar

R$ 7 - 3ª/dom 9h/10h45, 12h/16h45

 

- IGREJA MATRIZ N. S. DA CONCEIÇÃO

 

- IGREJA N. S. DO CARMO

 

- IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA

A visita, aqui, vale pela vista: uma das melhores panorâmicas do Centro Histórico.

 

- IGREJA N. S. DO ROSÁRIO DOS PRETOS

Terça a domingo, das 13h às 16h

 

- Igreja de São Francisco de Assis e Museu Aleijadinho

R$ 6 - 3ª/dom 8h30/11h50, 13h30/17h

 

- Museu da Inconfidência

R$ 6 - 3ª/dom 12h/17h30

 

- Museu Casa dos Inconfidentes

Seg - Sáb: 10:00 - 16:00

 

- Museu da Mineralogia

 

- Museu de Ciência e Técnica

ter a sab das 13 às 17 horas

 

site sobre os museus OP: http://www.museusouropreto.ufop.br/

 

- Horto dos Contos

Grátis

 

- Passeio de maria-fumaça até Mariana (volta de ônibus)

6ª/dom 11h e 16h

 

- Largo de Coimbra (Feira de pedra-sabão)

 

- Casa dos Contos

 

- Teatro Municipal

Segunda a sábado, das 12h às 18h; domingo, das 12h às 16h

 

- Teatro de Ouro Preto

 

- Parque Estadual de Itacolomi

 

- Minas de Ouro

 

- Mina da Passagem

 

- Mina do Chico Rei

R$ 10 - 8h/17h.

 

Lavras Novas - 1 noite 21 a 22 julho

 

Passeios que pretendemos fazer:

- PASSEIO DE QUADRICICLO pela estrada real

 

São João del Rei - 3 noite 22 a 25 julho

 

Passeios que pretendemos fazer:

- curtir o festival Inverno Cultural de SJDR

- conhecer a cidade

- Ir a tiradentes, prados e bichinhos

- Em tiradentes: Centro Cultural Yves Alves

- Em tiradentes: Gruta Casa de Pedra

 

São Lourenço - 1 noite 25 a 26 julho

 

Um dia com parada estratégica em São Lourenço, para a viagem de retorno não ser cansativa.

Aproveitaremos o dia para conhecer essa cidade do Circuito das Águas e suas atrações centrais.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A idéia por enquanto é..

 

Ficar em uma fazenda em Carrancas : https://www.facebook.com/HotelFazendaRecantoDaSerraCarrancasMg?fref=ts

Ficar na pousada dos Sinos em Ouro Preto: http://www.pousodossinos.com.br/

Ficar no Loft da Serra, em Lavras Novas: http://www.loftdaserra.com.br/site/

Ficar na pousada Pousada Recanto de Minas em Tiradentes: http://www.tiradentes.net/recanto-de-minas-pousada.htm

Ficar na pousada Terra das Águas em São Lourenço: http://www.pousadaterradasaguas.com.br/

 

Se tiverem dicas de atrações imperdíveis nessas cidades, que ainda não incluímos, eu gostaria muito!!!

 

Também gostaria de indicações de restaurantes bons e baratos!

 

abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ana, moro em Ouro Preto. Você já pensou em couchsurfing para a hospedagem? Seria vantajoso por ser um gasto a menos.

De atrações da cidade, existem as clássicas, que é o museu da inconfidência, museu da Igreja São Francisco de Assis (que não indico), a Igreja do Pilar, entre muitas outras igrejas.

Também existe o bar tradicional de Ouro Preto, que aí depende do seu animo para ir, senão, há lugares mais tranquilos para se curtir a noite com o marido.

Em 4 noites, conseguirá ver de tudo em Ouro Preto sem problemas. Também há a mina da Passagem - R$30,00 a entrada e o passeio vale a pena, distrito de Mariana (Mariana é a 20km de distância apenas e Passagem uns 10km). Caso sinta vontade, poderá ir em Mariana passear também. Lá, um passeio de uma tarde apenas já seria o suficiente. Dentro de Ouro Preto, no bairro Antonio dias (do lado do centro), existe a mina do Chico Rei, que, na minha opinião, é a melhor, apesar de ser bem menor que a de Passagem.

Fui dar uma olhada na pousada que colocou para Ouro Preto e não creio que ela seja daqui, mas sim de Tiradentes. Mas também não precisa se preocupar quesito pousada aqui, há várias. Depende de onde você quer ficar, próxima ao centro ou não. Caso queria, posso te indicar algumas que já ouvi pessoas falando bem.

Infelizmente não posso opinar mais sobre as outras cidades. Mas espero que aproveite bastante por lá. Também acho que o número de dias para cada uma está perfeito, não precisa nem de mais, nem de menos.

Qualquer dúvida, só falar. :)

Ah, prepare-se para morro em Ouro Preto, traga um tênis.

Como você vem de carro, te aconselho a deixar o carro estacionado em um local no centro e andar pela cidade, senão terá um pouco de estresse encontrando vaga para estacionar na cidade. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Julia!!! Muito obrigada pelas dicas!

 

fiz algumas alterações no roteiro, e agora ficaremos 5 dias em Ouro Preto!

Queria te perguntar algumas coisas:

 

- Por que você não indica o museu da Igreja São Francisco de Assis?

 

- quais os restaurantes bons e baratos (menos turísticos) por ai?

 

- A noite há opções para dançar? Forró, etc?

 

Muito obrigada novamente pelas dicas!! E se lembrar de mais alguma pode postar que agradeço!!!

 

Bjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Ana, minhas férias de julho do ano passado foram em Tiradentes. Fiquei hospedada em uma suíte na casa de uma Sra chamada Olympia. Pouso Olympia era o nome. Eu e meu namorado ficamos muito bem hospedados, apesar de ser nos fundos da casa dela, ficamos muito à vontade. O café da manhã era maravilhoso, bem típico mineiro. Tudo muito limpo e pessoas super agradáveis. A alimentação na cidade é bem cara. Encontramos um restaurante no trevo para São João onde o preço era mais acessivel (rodízio de carnes). Não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça para São João e volte de circular pela estrada Real. Não deixe de conhecer também o vilarejo chamado Bichinhos, onde os artesanatos são feitos, e os preço ds são bem melhores. Ah..a alimentação em São João é em mais barata, assim que vc desce do Trem, pega uma Avenida e tem várias oportunidades de Restaurantes. Espero que as dicas te ajudem. Abraços! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Julia!!! Muito obrigada pelas dicas!

 

fiz algumas alterações no roteiro, e agora ficaremos 5 dias em Ouro Preto!

Queria te perguntar algumas coisas:

 

- Por que você não indica o museu da Igreja São Francisco de Assis?

 

- quais os restaurantes bons e baratos (menos turísticos) por ai?

 

- A noite há opções para dançar? Forró, etc?

 

Muito obrigada novamente pelas dicas!! E se lembrar de mais alguma pode postar que agradeço!!!

 

Bjão

Olá Ana , fiz uma postagem pra vc...está no fórum..abs!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá Ana, minhas férias de julho do ano passado foi em Tiradentes. Fiquei hospedada em uma suíte na casa de uma Sra chamada Olympia. Pouso Olympia era o nome. Eu e meu namorado ficamos muito bem hospedados, apesar de ser nos fundos da casa dela, ficamos muito à vontade. O café da manhã era maravilhoso, bem típico mineiro. Tudo muito limpo e pessoas super agradáveis. A alimentação na cidade é bem cara. Encontramos um restaurante no trevo para São João onde o preço era mais acessivel (rodízio de carnes). Não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça para São João e volte de circular pela estrada Real. Não deixe de conhecer também o vilarejo chamado Bichinhos, onde os artesanatos são feitos, e os preço ds são bem melhores. Ah..a alimentação em São João é em mais barata, assim que vc desce do Trem, pega uma Avenida e tem várias oportunidades de Restaurantes. Espero que as dicas te ajudem. Abraços!

 

Oi flavia!! Obrigada pelas dicas, adorei!

Em julho quando vc foi estava rolando algo especial na cidade por ser ferias? Ouvi falar que la tem festival de inverno...

 

Bjs!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu fiquei:

http://bonseracafemineiro.com.br/

Fui muito bem atendido e o lugar é encantador e de boa localização também. Alem de ter ótimo preço!

 

Não tive tempo de ver tudo mas segue alguns lugares que separei em pesquisa:

 

GRUTAS

 

GRUTA SETE SALOES

Descrição: A Gruta Sete Salões é um atrativo natural de rara ocorrência no Quadrilátero Ferrífero e de grande importância para a comunidade local. Esse atrativo foi formado por um processo de dissolução de dolomitos pertencentes à Formação Gandarela que levou à formação de sete salões, ligados entre si por frestas ou corredores. A gruta possui duas aberturas que se posicionam nas extremidades da antiga estrada de ferro. As ornamentações internas da caverna são representadas por alguns escorrimentos nas paredes.

Endereço: Situa-se na porção noroeste de Rodrigo Silva, a 1 km da sede desse distrito, adjacente a estrada de ferro (antiga REFSA).

 

GRUTA UNIAO

Descrição: A gruta possui duas entradas, a primeira a 2 m de altitude, com 4 m de largura e 20 m de profundidade. A segunda entrada possui em média 5m de altitude e 3m de largura, descida somente com equipamentos. É possivel observar a presença de espeleotemas, as cavidades no calcário não apresentam vestígios arqueológicos pré-coloniais, existindo, no entanto, em uma delas, um muro de pedra, possivelmente instalado no local. Ao redor do atrativo, a vegetação é de mata atlântica e o cultivo de frutos ao longo da trilha é visível.

Endereço: Área Rural de Miguel Burnier. Site: http://www.gerdau.com.br

 

GRUTA DA IGREJINHA

Descrição: Cavidade rochosa com 953m de extensão, possui duas entradas, uma principal obstruída (explosão) e uma secundária, com cerca de 2m de altura e 0,5m de largura. Possui diversos espeleotemas (“colunas”, “estalactites”, “estalagmites”, “flores de aragonita”, entre outros).

Endereço: Povoado de Hargreaves, Miguel Burnier.

Site: http://www.vale.com.br

 

 

 

 

 

GRUTA DE NOSSA SENHORA

Descrição: A Gruta de Nossa Senhora da Conceição da Lapa é um atrativo natural e religioso muito conhecido e apreciado em toda região. Cercada de lendas e superstições, a gruta de Nossa Senhora da Lapa é formada por um processo de dissolução de rochas carbonaticas, representadas principalmente por dolomitos da Formação Gandarela. Tal processo levou à formação de seis salões, ligados entre si por frestas ou corredores, perfazendo uma extensão de aproximadamente 72 metros. Sua entrada fica na encosta do afloramento, e possui algumas obras de infra-estrutura que facilitam o acesso e auxiliam na conservação do patrimônio, tais como: escada, piso, um grande portão de metal e iluminação artificial.

Endereço: Rua da Lapa, Distrito de Antônio Pereira.

 

MINA DO JEJE

Descrição: A Mina possui uma extensão de 4 km, com várias ramificações. Contudo, existem apenas 200m abertos à visitação.

Endereço: Rua Chico Rei, Padre Faria. Telefone: +55 (31) 3552-1558

Horário de visitação: Diariamente das 9h às 17:30h. Site: deivid.edson@yahoo.com.br

E-mail: adrianorocha@gmail.com

Preço: Inteira R$ 15,00.

 

MINA FONTE DO BEM QUERER

Descrição: A mina tem um comprimento de 180m e o chão é coberto por cascalho. A nascente da fonte que dá o nome à mina, brota da parede e pode-se, inclusive, beber da água. Possui uma cavidade em forma de oratório onde ficava uma imagem de Santa Bárbara, a Santa dos mineiros. Possui também um salão preparado para receber os visitantes.

Endereço: Rua Padre Faria, 311, Padre Faria. Telefone: +55 (31) 3551-5916

 

MINA DO CHICO REI

Descrição: A mina era propriedade do Chico Rei, um escravo que conquistou sua alforria e tornou-se rico. Ele foi o único negro que possuiu uma mina de ouro nos tempos coloniais. Situa-se nos fundos do quintal de uma propriedade particular. A mina encontra-se bem conservada. Um dos percursos que se visita é iluminado, o outro não. Nas paredes da mina encontram-se cavidades onde era depositado o ouro recolhido durante o dia. A área total é de 80Km² com 175 galerias abertas, escavadas em três níveis de profundidade.

Endereço: Rua Dom Silvério, 108, Antônio Dias. Telefone: +55 (31) 3551-1749

Horário de visitação: Diariamente das 08:00h às 17:00h Site: http://www.minadochicorei.com.br toninhodamina@yahoo.com.br E-mail: b_lima@oi.com.br

Preço: Inteira R$ 10,00.

 

MINA DE SANTA RITA

Descrição: A mina é um morro com uma cavidade na pedra com cerca de 1,80m de altura na entrada.

Endereço: Rua Santa Rita, Padre Faria, 171. Telefone: +55 (31) 3552-3363

Horário de visitação: Das 9h às 18h

Site: minadeourosantarita.blogspot.com.br jeffersonmina80@yahoo.com.br jeffersonmina@yahoo.com.br

Preço: Inteira R$ 20,00 / Meia R$ 10,00 (estudantes e grupos acima de 10 pessoas)

 

MINA DA RAINHA

Descrição: Mina rudimentar que possui em média de 5 a 6 gramas de ouro por tonelada. É datada do período colonial. Possui 2 km de extensão, mas apenas 375 metros abertos ao público.

Endereço: Rua Santa Rita, Padre Faria, 21 Telefone: +55 (31) 3551-7741

E-mail: clebermappa@yahoo.com.br

Preço: R$ 15,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...