Ir para conteúdo

Documentos com nomes diferentes


Posts Recomendados

  • Membros

Ola,

 

Casei há 2 anos atras e o meu passaporte está com nome de solteira, porém na certidão de casamento tem um novo nome, assim como meu RG e CPF, como estamos no período de eleições não posso tirar um novo titulo de eleitor, que está com nome de solteira, e consequentemente não consigo renovar meu passaporte para colocar o nome de casada.

 

Estou com viagem marcada para o japão em dezembro, passando por Houston no meio do percurso. Sendo assim vou precisar do visto americano além do visto japonês.

 

Será que consigo solicitar os vistos e realizar a viagem com o passaporte com nome de solteira? Ele é válido até 2016. No caso levaria a certidão de casamento para comprovar e também meu RG e CPF com nome de casada.

 

Por favor me ajudem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Você vai usar seu Passaporte com o nome de solteira normalmente até a data de vencimento. Já o Visto, vai ser emitido com seu nome de casada, atualizado. Sua viagem não vai ser prejudicada, porque o Visto vai ser anexado pelo Consulado junto ao Passaporte, ou seja, quem for verificar, vai saber que seu nome mudou por causa justificada, principalmente porque todas as informações vão estar contidas na rede de dados. O que você vai ter que se atentar e em inserir seu nome de SOLTEIRA na passagem, conferindo com o nome impresso no passaporte, que é o único documento conferido pela companhia aérea. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para clarificar quaisquer dúvidas. Abçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essas questões de nome são complicadas. Estou no mesmo caso que você, meu passaporte vence em 2016 e este ano ganhei por decisão judicial o direito de incluir o sobrenome materno ao meu nome. Decidi por solicitar um novo passaporte. Por mais que, como o amigo acima falou, não existe a necessidade, sempre podem surgir situações chatas e até que você esclarecer que focinho de porco não é tomada, já viu, né... Pra se ter uma ideia, depois de ter alterado todos os documentos possíveis, tive problema pra declarar imposto de renda porque mudaram meu endereço de cadastro na hora de atualizar meu CPF. Se a gente pode ter dor de cabeça aqui, imagina explicar isso lá fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bullseye, tudo bem? O trâmite é simples, só que pode ser um pouco demorado, como tudo relacionado à questão jurídica aqui no Brasil - se entendi corretamente, você irá solicitar a inclusão do sobrenome materno no Brasil, correto? No meu caso, o trâmite demorou 1 ano e 2 meses. Você precisará contratar um advogado, que cobra entre 1 a 3 salários mínimos, em média, para processos dessa natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
E exatamente a mesma coisa que vc fez... Por o sobrenome materno no documento brasileiro porque o da Espanha ja tem... Eu tenho um nome aqui no brasil e outro na Espanha.

 

Basta constituir advogado e solicitar a inclusão. Dependendo da Comarca é algo relativamente rápido. Não há necessidade de mencionar o documento espanhol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Bom dia , preciso muito de ajuda , já liguei no telefone do consulado , não encontro um e-mail para tirar dúvidas , nem nada, Eu tive um reconhecimento de paternidade e acrescentei o sobrenome do meu pai ao meu , eu posso tirar outro passaporte pois não tenho visto americano (pretendo viajar para os EUA ) mas eu gostaria de acrescentar o sobrenome ao meu filho também , e ele já possui visto americano.

Alguém pode me ajudar , algum advogado que consiga me dar uma informação precisa sobre isso , algum site ou e-mail que consigo entrar em contato. pois pelo que pesquisei não tem problema , mas não quero correr o risco de chegar lá nos EUA e ter que voltar do aeroporto mesmo.

Mas também não queria ter que passar novamente pelo processo de visto dele.

 

Muito obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...