Ir para conteúdo

AJUDA NO ROTEIRO CHAPADA DIAMANTINA MAIO 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, bom dia!

Vi que vocês são peritos na Chapada :)

Estou indo lá nesta Semana Santa. Me tirem uma dúvida, vocês foram de carro até Ibicoara? Quais as condições da estrada, tem trecho de terra? Carro pequeno chega lá tranquilo?

Desde já agradeço a ajuda.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá, Luiz! Boa tarde!

 

Estive na Chapada na semana passada. As informações ainda estão fresquinhas!

A estrada de Salvador até Ibicoara é ótima! Não tem nenhum trecho de terra, não! Só é uma viagem cansativa. Tivemos de parar algumas vezes.

A estrada é muito bem sinalizada, não tem erro!

Pra ir até o Buracão e a Fumacinha sim, tem estrada de terra. Mas dá pra ir tranquilo em carro pequeno (desde que não seja rebaixado, hehehe).

Bom, como te falei, tenho tudo muito vivo na minha mente (É incríííível demais).

Se quiser mais alguma informação, vou adorar ajudar!

Abraço,

Josi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, Luiz! Boa tarde!

 

Estive na Chapada na semana passada. As informações ainda estão fresquinhas!

A estrada de Salvador até Ibicoara é ótima! Não tem nenhum trecho de terra, não! Só é uma viagem cansativa. Tivemos de parar algumas vezes.

A estrada é muito bem sinalizada, não tem erro!

Pra ir até o Buracão e a Fumacinha sim, tem estrada de terra. Mas dá pra ir tranquilo em carro pequeno (desde que não seja rebaixado, hehehe).

Bom, como te falei, tenho tudo muito vivo na minha mente (É incríííível demais).

Se quiser mais alguma informação, vou adorar ajudar!

Abraço,

Josi

 

Valeu, Josi! Rsrsrs não é rebaixado não.

Você fez a viagem de Salvador-Ibicoara em quanto tempo? Só para eu ter uma noção mesmo, já que depende do pé do motorista :)

Você foi a Lencóis ou cidades próximas?

O que você recomenda (o imperdível) fazer lá e nas redondezas??

Alimentação, almoço e jantar, é tranquilo em Ibicoara?

Mais uma vez valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Luiz!

Bom, vou fazer um relato rápido pra ti então...

 

Alugamos um carro (com GPS) na Locadora Focus, com carros em excelente estado. Tratamos tudo via internet e quando fomos buscar o carro, deu tudo certinho.

A locadora não tem loja no aeroporto, mas tinha uma van esperando por nós no desembarque para nos levar até lá.

Como fomos em 4 pessoas, alugamos um sedan 1.4, que custou 120,00 a diária.

 

Saímos de Salvador e fomos direto à Ibicoara, levamos cerca de 8 horas para chegar, parando de vez em quando pra descançar, abastecer, comer...

Já tinha feito a reserva em uma pousada de lá, a 7 Montanhas, mas recomendo a pousada Flor de Lótus, que é novinha e fica no caminho pras cachoeiras.

Antes de irmos, fiz contato com o guia João, que estava na terça bem cedinho na pousada e nos recomendou outro guia, já que ele só poderia fazer a outra cachoeira, no outro dia.

 

1º dia - Fomos cedo até a Cachoeira do Buracão, com o guia Henrique (recomendo, ele é o presidente da Associação dos guias da cidade, que fica na rua principal de ibicoara). Esse guia nos recomendou um restaurante meio afastado do centro de Ibicoara, mas muito bom, acredito que seja o melhor. O nome é Fazenda Produtiva, da Ana Matos, super simpática (Facebook Ana Dantas de Matos - Fone: (77) 9112 0838).

DSC02036.JPG.8fe47395e670a19719df1337f3558349.JPG

 

2º dia - Fomos para a cachoeira da Fumacinha por cima, com o guia João, que constatou que o tempo não estava favorável para fazermos ela por baixo, que acredito ser muito mais bonita. Jantamos novamente na Ana.

DSCF4334.JPG.8e5ceabf34bef79f456d67738c0f81c6.JPG

 

3º dia - Saímos de Ibicoara logo depois do café e passamos no cemitério Bizantino, que é na estrada mesmo e depois disso fomos direto para o Poço Encantado, em Itaeté. A estrada está horrível (tem placas indicativas, é fácil de chegar).

De lá, fomos até o Poço Azul. Tem uma estrada de chão batido que liga os dois poços, não precisando voltar até o asfalto. O pessoal do Poço Encantado pode te ajudar com informações sobre essa estrada. Depois da visita feita, seguimos para Lençóis, mais um tantão de estrada pra rodar. Chegamos cerca de 20 horas e fomos pesquisar algumas pousadas e descobrimos um verdadeiro achado. A Pousada Lua Rara (R$ 120,00 o casal, excelente pousada, com ótimo café) . Tem site, é bem fácil de achar. Vindo da BR, é a rua que dá acesso ao centrinho.

DSC02260.JPG.b76850207e5a9316d69da3310988aef7.JPG

Comemos um acarajé na banca ao lado do Mercado. Tem opção de servir no prato, que é bem em conta e vem de tudo um pouco (vatapá, caruru, camarão e vinagrete).

 

4º dia - Fomos passear pelo entorno de Lençóis. Conhecemos os caldeirões (Serrano), os salões de areia, a Cachoeirinha e mais tarde também fomos ao Poço do Diabo.

Almoçamos no Retaurante O Bode, no Centrinho de Lençóis. Muito bom! Jantamos no "beijú da Van" que serve tapiocas deliciosas com diversos recheios.

DSC02389.JPG.942e15c6ed2b2c1c6687d4a99dc9d7b2.JPG

 

5º dia - Tomamos café da manhã na pousada e partimos para o Vale do Capão. Levamos 1 hora e pouco pra chegar lá. Fomos direto a Associação dos Guias e contratamos o guia Chico (recomendo!!!). Subimos a Cachoeira da Fumaça (os 2 primeiros Km são de subida e os outros 4 Km são planos).

DSC02472.JPG.ff725381e7ba1dee91a5d929650bc415.JPG

Ao final da trilha, comemos um pastel de jaca e uma água de coco geladinha em um barzinho na mesma rua da Associação). Fomos procurar uma pousada e encontramos a Lírio do Vale Fone: (75) 3344-1340, na estrada ainda, bem antes de chegar no centro. R$ 80,00 o casal. A noite, fomos ao centrinho e jantamos no restaurante Mediterrâneo, de um casal de estrangeiros. Muito bom.

 

6º dia - Tomamos café na pousada e saímos em direção à Iraquara, para conhecer a Gruta da Torrinha.

DSC02642.JPG.870c41b457ed6c3727dfc93423b0d8c3.JPG

Fizemos o passeio completo que levamos em torno de 4 horas. Por esta gruta ser super completa, não fizemos a Lapa Doce, que fica bem próximo. Saímos da Torrinha e fomos para a Pratinha, a Gruta Azul (legal chegar entre 2 e 3 horas da tarde, horário que pega mais sol dentro da gruta e a cor da água fica linda demais). Cortimos também o balneário Pratinha. Neste dia não deu tempo de conhecermos a Gruta da Pratinha, o que fizemos no outro dia, bem cedo. Ficamos hospedados na pousada Recanto do Major, que fica dentro do "complexo" da Pratinha, R$ 80,00 casal). Ótima pousada com café também maravilhoso. Tem janta também.

 

7º dia - Acordamos muuuuito cedo para curtir a Gruta da Pratinha, antes mesmo de tomar café.

DSC02749.JPG.a43dec24e6c55924e07b84218a4d7242.JPG

Logo depois, partimos em direção à Salvador, com parada no Morro do Pai Inácio.

DSC02856.JPG.f755a793843800c6482ea93f188e576a.JPG

Chegamos em Salvador exaustos da longa viagem, com tranqueira às 17 horas em feira de Santana. Ficamos na pousada La Siciliana, bem boa e quase a beira da praia do Flamengo (recomendo esta praia, é menos movimentada e badalada que as outras, pra quem gosta de sossego).

 

8º dia - Fomos ao Pelourinho e Farol da Barra. Tudo é lindo, mas uma muvuca daquelas. ::mmm: Bem cansativo. Pra se achar dentro da cidade, só com GPS.

DSC02903.JPG.26400d39511308522cbdee914489ff58.JPG

 

9º dia - Conhecemos algumas praias da Orla e o Farol de Itapuã.

DSC02973.JPG.20bf1b1fdd54a5546f4756c3ceae04d7.JPG

Depois voltamos para arrumar as coisas e partir de madrugada para voltar pra casa... :cry:

 

10º dia - Entregamos o carro na locadora e fomos para o aeroporto...

 

É isso, Luiz. Espero ter ajudado e qualquer outra informação que puder ajudar, estou à disposição.

Abraço e aproveita a viajem, lá é tudo lindo demais! Depois posta teu relato também.

 

Josi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Rodrigo! 1 ano depois :oops:

 

Desculpa pelo sumiço, pois logo apos o retorno da viagem, vendemos nossa casa e mudamos de Curitiba para São Paulo/Santos e minhas anotações se perderam na mudança. Por sorte, hj achei uma agenda que estava numa mala com várias anotações.Na verdade o que aconteceu foi que 04 dias antes da viagem, meu marido teve uma crise séria no nervo ciático. Como nossas passagens foram adquiridas por milhas, se mudassemos a data iriamos pagar mais caro que uma passagem nova, o que fazer?

Como somos brasileiros e não desitimos nunca, o homem se entupiu de remédio, tomou injeções e partimos rsrsrsr.

Infelizmente não pudemos fazer o roteiro planejado pq ficamos com medo dele forçar muito e que eu também não conseguisse fazer a Fumaçinha. No dia da viagem ele já estava bem melhor e pegamos o voo Sp-Salvador. Chegamos no aeroporto e fomos direto ao balcão da Movida rent a car, onde já haviamos feito a reserva do carro 1.0 com ar. Esperamos quase 1hr e nos entregaram um carro muuuuuuuito usado, com o ar bem fraquinho. A atendente insistindo que era pq estava muito calor, mas que depois que começassemos a dirigir ele ficaria mais forte. Após 15 min de estrada, meu marido ja p da vida retornou e falou que queria outro carro pois o ar não estava bom. A criatura insistia que estava. Pedi p falar com o gerente que deu a mesma explicação e que não tinham outro carro para nos oferecer. Aí fiquei nervosa: -Ah é? me da o telefone da ouvidoria de voces que vou ligar agora para eles. ::vapapu::

Ele pediu um minutinho e voltou com a informção que tinha outro carro. Aí apareceu um Fiesta 1.6 novinho e com ar congelante. ::Cold::

Partimos novamente, quase 8hs de viagem, mas bem tranquilo pq paramos várias vezes p esticar as pernas.

Chegamos em Lençois e fomos procurar a pousada "Pouso da Trilha". Recomendo com certeza! Pessoal super bacana, deram várias dicas. Cama boa, limpo, café da manhã regional. Fomos dormir pra começar os passeios no outro dia

Dia 01.

Fizemos por nossa conta: - Lapa Doce, Fazenda Pratinha, Rio Mucugezinho e Morro do Pai Inácio.

Como tinha lido que o legal era ver o por do Sol, chegamos no Pai Inacio 16h45 e aí o pessoal da entrada(sim, tem entrada R$ 5,00) não queria deixar a gente subir pq tinha que descer até 17hs.

Insistimos e deixaram, porem com nosso apavoramento, subimos tão rápido que cheguei lá em cima quase morrendo. ::mmm: O pessoal todo já estava descendo e nós subindo. Foi liiiiiiiiiiiiiiiindo!

Quando contei pro pessoal que cheguei lá quase morrendo falaram pra não fazer a Fumacinha, daí eu desisti. Depois já em casa cheguei a conclusão que meu cansaço foi devido a subida rápida e não por falta de preparo.

Dia 02

No outro dia, como não iamos pra Fumaçinha, fizemos com um guia as Serras Paridas(pinturas rupestres) e Cachoeira do Mosquito. As serras são muito bonitas p quem curte as pinturas rupestres. A cachoeira é pequena, mas valeu o passeio. Não gostei nem um pouco do guia que não lembro o nome. Na volta, como era ainda cedo, comentei meu marido que chegando em Lençois, poderiamos ir ver as piscinas do Serrano e o salão de areias coloridas e o guia ríspido falou: - Isso não está combinado no passeio. Expliquei que iriamos apenas nós e aí ele pediu desculpas, mas pra mim não valeu . Fomos educados e cordiais com ele o tempo todo. Sabia que não estava no pacote, mesmo pq é um passeio que se faz por conta por ser bem no centro da cidade.

A visita ao salão foi uma novela.

Chegamos nas piscinas e ficamos apreciando o local, molhando os pés e conversando com uma senhorinha que vendia sorvete. Nem iriamos procurar o salão pq lembrava que em alguns comentários não era algo muito interessante. Não sei pq coloquei na minha cabeça que era uma lojinha com vidrinhos de areia rsrsrs.

Quando conversávamos com a senhora, aproximou-se de nós um rapaz que falou que poderia nos levar ao salão. Falamos que nossa cota de pagar guia aquele dia já tinha sido usada, aí ele falou que nos levaria e depois dariámos o que quisese p ele.

Ok! vamos lá!

Fomos vendo as piscinas, ele comentando e aí, fomos entrando no meio das pedras. Ninguem por perto. Comecei a olhar p meu marido e ele p mim. Anda, anda, e nada de ninguem. Minha cabeça começou maquinar coisas horrorosas! Começei lembrar do casalsinho no Rio que mataram o marido e estupraram a menina que se fingiu de morta. Comecei a falar que estava cansada e homem falava que estava chegando. ::ahhhh:: Finalmente chegamos, e juro que devido ao nervoso, nem lembro o que vi, mas não achei nada interessante. Pedi para irmos embora pq ia escurecer logo. O coitado do homem não deve ter entendido nada. Só aprendi uma coisa: NUNCA MAIS PEGO GUIA QUE APARECEU DO NADA!. ::putz::

O homem foi super bonzinho, foi neura de paulista mesmo, mas serviu pra aprender. No final demos R$ 30,00 e ele ficou super agradecido.

Dia 03

Poço Azul e Poço Encantado- ida p Ibicoara

Gente, que lugares lindos! Acho que erramos o caminho na saída do Poço Azul o rapaz que fez a travessia do carro no rio, falou p ir por um local e uma mulecada falou p ir pelo outro. Acho que a mulecada tava certa pq andamos p cacete até chegar na estrada sem se ver uma viva alma.

Chegamos em Ibicoara e fomos procurar a pousada Casa da Roça. Gente, eles são muuuuuuuuito legais! Barbara Daniel o filho e a nora.

https://www.facebook.com/pages/Casa-da-Ro%C3%A7a-Ibicoara-Chapada-Diamantina/204408719572045

Chegamos quase 20hs e fomos recebidos como gente da família. Eles iam jantar e nos convidaram a tomar uma sopa deliciosa. Eu contei p eles que tinha visto um relato elogiando muito eles e que eles eram realmente o que disseram.

Estavamos tomando a sopa e chegou um rapaz com 02 senhores. O mais velho olhou p ela e falou:- Vc é a Barbara, ele é o Daniel e olhando pra mim , você é ..... Eu nem esperei ele acabar de falar e interrompi falando:

_Não sou ninguem, sou hóspede rsrsrsrsr :D

_Eu sei, você é a Maria do site dos mochileiros com + de 50 anos rsrsrs

_Estava acompanhando seu tópico, mas nunca dei nenhum palpite rsrsrs

Eles já tinham feito o Buracão e iam ficar lá pra descansar se tivesse vaga. Nós fomos no outro dia e por indicação pegamos o mesmo guia, já que o João não poderia ir aquele dia com a gente.

Dia 04

Acordamos cedinho e partimos para o Buracão. Infelizmente não lembro o nome do guia, mas foi muito bacana! Paramos para tirar muitas fotos.

Quando cheguei lá embaixo , fiquei com muito medo de entrar na água, daí fiquei pensando:Tá louca? vir até aqui e não entrar? rsrsrsr

Perdi o medo e aí..................que maravilha!

 

Voltamos nem lembro que horas, mas estavamos tão contentes que apos a janta ficamos horas conversando com a Barbara e o Daniel.

No outro dia cedo acordamos pra fazer a viagem de volta pra Salvador. Devolvemos o carro e aí fizemos o roteiro de praias que haviamos palanejado. Felizmente meu marido não sentiu nada nenhum dia e como na praia não faziamos nenhum esforço, foi só aproveitar . Fizemos, Salvador,Recife, Porto de Galinhas,João Pessoa, Campina Grande(maior São João era um sonho meu), Fortaleza. As passagens de ida e volta p Salvador/SP, fizemos com milhas. Pousadas em todos os lugares comprei de site de ofertas coletivas, menos Salvador que nos hospedamos no Sesc- muuuuuuito bom

Viajar fora da temporada é tudo de bom! Vc pode negociar preços e pagar bem mais barato em tudo.

Infelizmente não tenho como informar preços porque estavam em outro caderno, mas se puder ajudar alguem em alguma coisa, é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Boa noite, pessoal!

 

Estou planejando ir à Chapada em agosto, e pretendo ficar 4 noites.. vcs acham que conseguirei conhecer bastante?

 

Morro do pai inácio

cachoeira do buracão

cachoeira da fumaça

cachoeira do diabo

cachoeira do riachinho

vale do pati

rio preto

poço encantado

piscina serrano

 

Quantos dias seriam necessários para conhecer estes pontos??

Agradeço a ajuda!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...