Ir para conteúdo

Rio de Janeiro - 02 a 09 de dezembro - Região das Agulhas Negras (Itatiaia), Costa Verde (Paraty) ou Região Serrana (Teresópolis)


dan_vieira

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal boa tarde,

 

Estou indo para o Rio de Janeiro entre os dias 02 a 09 de dezembro e minha pretensão é de ficar na capital apenas no dia 06. Em resumo minha ideia é conhecer o Pico das Agulhas Negras (parque nacional de itatiaia), Pedra do Sino (Parque Nacional Serra dos Orgãos) e se possível um pouco de trindade/Paraty.

 

Eu sei que são poucos dias para conhecer tudo, pesquisei bastante e vi que são lugares belíssimos, com muitas opções de lazer e trekking. Talvez fosse melhor escolher um dos roteiros apenas e conhecer mais. Como tenho objetivo bem especifico de conhecer esses lugares e por não saber quando voltaria no RJ de novo, pensei no roteiro: - RJ – ITATIAIA – PARATY – RJ – TERESOPOLIS – RJ.

1a parte

Dia 02/12 – RJ/ITATIAIA

Dia 03/12 –Agulhas Negras

Dia 04/12 – Paraty

Dia 06/12 – Rio de Janeiro

2a parte

Dia 07/12 – Petropolis

Dia 08/12 – Serra dos Orgãos

Dia 09/12 – Rio de Janeiro

 

Para chegar até o P.N. do Itatiaia de bus que me parece ser complicado de bus. Teria duas opções, ou por Itamonte ou Resende/Itatiaia. Li muitos relatos que a cidade mais próxima do PNI é Itamonte(MG), mas apesar da proximidade, o acesso até a parte alta do parque onde fica o pico das Agulhas Negras é complicada e sem muita estrutura para se deslocar até la. A outra opção seria ficar em Resende, onde me parece ser mais “fácil” de chegar até o pico e mais perto para ir a Paraty depois, mas teria que pegar um bus em Resende e descer no km 01 (garganta do registro) e fazer uma caminhada de 13 km até a entrada do P.N. do Itatiaia. A depender da logística, a dormida seria na cidade sede (Resende ou Itamonte) ou pernoite no abrigo dentro do PNI. Ai eu não sei se faço com guia ou sem, questão de alimentação caso passe o pernoite la no PNI e etc.

 

Minha ideia é partir no dia 04 rumo a Paraty e não sei se tem ônibus direto. Tem opção me parece, saindo de Resende para Barra Mansa, depois pego um para Angra e depois para Paraty.

 

Retorno dia 06 para capital carioca no fim da tarde e pretendo apenas dormir. Dia 07 sairia bem cedo rumo a Teresópolis, de la a ideia é ir para pedra do sino e pernoitar, também não sei se com guia ou sem, nem a questão da alimentação. Queria fazer a trilha Teresópolis x Petrópolis, mas por questão de tempo acho que não seria possível. também colocando na ponta do papel não sei se valeria apena abrir mão de algum dos outros roteiros pra isso. Só sei que preciso está na capital no dia 09 para embarcar de volta para salvador.

 

E ai, o que acharam? Será que é possível fazer isso? Pensando em excluir a ida no P.N.I e ir direto para Paraty por questão de logística de ônibus e custo.

 

Só quero mesclar serra com praia! =D

Desde ja sintam-se convidados para me acompanhar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola,

Sou de SP e conheco bem PNI, principalmente Agulhas Negras, e acho que vc não vai conseguir encaixar PNI nesse teu roteiro pelo tempo que vc dispoem. Pq a travessia Petrópolis-Teresópolis leva 3 dias e PNI fica fora de mão e ainda vc teria que descer na garganta e caminhar 13-15km de subida até a entrada do parque e depois mais 6h de caminhada para subir e descer o pico e depois voltar os 15km até a estrada. E não é permitido pernoitar e entrar sem guia para pico de Agulhas Negras, mas tem um alojamento antes da entrada do parque. E não é um lugar movimentado para dias de semana(feriados e finas de semana tem mais movimento então até consegue uma carona para Resende ou Itamonte) e talves teria que contratar um guia só para vc é sairia caro. Assim vc aproveita melhor Petrópolis e Paraty(passeio de barco, mergulho, trilha...).

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como já dito, a travessia Petrópolis x Teresópolis é praticamente impossível em tão pouco tempo.

 

Em relação à Paraty, o melhor caminho mesmo pra você é saindo de Barra Mansa, passando em Angra. Dá pra aproveitar o dia em Paraty e dormir em Trindade, hospedagem por lá tende a ser mais barato.

 

Quanto a apenas pernoitar no Rio, veja se realmente vale a pena, já que a cidade, além de imunda e violenta, também tem os meios de hospedagem mais caros do mundo.

 

Boa sorte e boa viagem!

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Bom dia dan_vieira

 

A região Costa Verde é uma região muito linda...Região Costa Verde (Angra dos Reis , Ilha Grande e Paraty) tem vários points maneiro. Se vc gosta de ilhas, em Angra dos Reis tem Ilha Botinas, Cataguas e Gipoia...em Ilha Grande, as praias Lopes Mendes, Abraão... e em Paraty, o Centro Histórico é muito lindo....vale a pena conhecer.....

 

Abraços

 

Umberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...