Ir para conteúdo

TRAVESSIA PETRÓPOLIS X TERESOPOLIS - JUL/AGO 2014.


Posts Recomendados

  • Membros
Boa noite amigos! Estou super afim de participar desta travessia junto com um amigo trilheiro tbm, como proceder? Existe algum grupo formado? Tem limite de pessoas? Por favor me dêem uma luz. Sou de Itaboraí e já tenho experiencias em outras trilhas! Grande abraço a todos

 

 

 

Boa noite estou combinando com uma outra pessoa do site para subir na sexta dia 22. So que só tem vaga de barraca ok? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Cynthia_osj,

 

Somente agora te respondendo, me desculpe.

 

Fui com GPS sim, Mas dá para fazer tranquilamente sem ele.

 

O primeiro dia, portaria-Açu, é bem tranquilo. Não tem como errar. O pedaço mais difícil é no chapadão, mas se não tiver neblina não tem erro. Se tiver neblina talvez dificulte um pouco. Tem bastante totens indicando o caminho.

Se tiver tempo vale muito a pena ir na cachoeira véu de noiva e principalmente na cachoeira das Andorinhas. Mais ou menos 45 minutos para ver tudo.

 

No segundo dia tem uns trechos que tem que prestar atenção. Principalmente na descida do morro do Marco, pegar uma diagonal bem para a esquerda na descida da laje de pedra. E, se não me engano, no vale da luva, que a trilha segue pela lateral de um riacho pequeno, sobre umas pedras. A tendência natural de quem vem é cruzar o riacho e aí pode ser que a pessoa se perca, mas aí é só voltar e procurar.

Se prepare para pegar muita lama no segundo dia, mesmo que não esteja chovendo, nos vales sempre tem muita água e lama.

Todo o trecho de lajes está bem sinalizado com totens e o trecho de capim dá para ver a trilha tranquilamente.

 

Nunca tinha visto a trilha para os portais de Hércules em lugar algum. Não tinha no GPS. Peguei umas dicas com o Mariano, que trabalha no parque e foi batata. Essa trilha está mais fechada e tem menos totens. Mas dá para ir tranquilo. Vale muito a pena. Achei o lugar mais bonito da travessia inteira. Dá para ir no primeiro dia e voltar para o Açu, como eu fiz, levando aproximadamente 2 horas e meia a 3 horas, contando o tempo para apreciar a paisagem, ida e volta.

Também dá para ir no segundo dia, fazendo um desvio de mais ou menos 1 hora e meia, ida e volta. Se for de manhã ou à tarde, serão duas paisagens diferentes. De manhã com o sol por trás das montanhas (Dedo de Deus, escalavrado, cabeça de peixe, etc) e de tarde com o sol iluminando a face das montanhas.

 

No terceiro dia não tem como errar. É só descida. Vale muito a pena fazer a "trilha cartão postal", que fica quase no final, chegando já no centro de visitantes, e que vai até um mirante. Mais ou menos 2,5 Km ida e volta. 45 minutos a uma hora. O mirante do Dedo de Deus, é realmente um cartão postal.

 

Outra coisa. Se não quiser levar barraca compensa pagar o abrigo. Dá para ficar acantonado (dormir no chão) ou em beliche. Está difícil vaga no abrigo do Sino de sábado para domingo. Até mesmo em barraca. Tem muita gente subindo de Teresópolis somente para o pernoite.

 

Outra coisa, o banho quente compensa. Os dez pilas mais bem pagos.

 

Uma dica. Uma roupa para trilha e uma para dormir. Um fleece, uma segunda pele e um anoraque são suficientes. Peguei temperatura negativa e deu conta. Para dormir uma calça de fleece, ou flanela ajuda muito. Eu usei um par de meia só e outro para dormir. Uma balaclava, ou touca ajuda muito. Uma luva daquelas de pedreiro para subir os trechos de laje (aquelas que tem um lado com umas bolinhas que dão mais aderência (3 reais o par)). Eu levei corda, mas não usei. Se quiser levar, 10 metros são suficientes.

 

Chega, já falei demais. Qualquer coisa que quiser perguntar, manda brasa.

 

 

Ah, a cobiçado ventania também é muito bonita. Fiz em 6 horas, sozinho. Também é bem tranquila e dá para fazer sem GPS. Os pontos mais difíceis, de descida, estão com cordas fixas, facilitando o trabalho. Tem uns trechos meio expostos e outros meio fechados, principalmente entre a pedra do Diabo e o Tridente, mas nada que dê para se perder. Só que não é uma travessia muito leve. se for com mais uma pessoa é mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

 

Fui com GPS sim, Mas dá para fazer tranquilamente sem ele.

 

1-Onde baixou o tracklog? http://tracksource.org.br/ eu baixei desse site: é confiável?

 

 

Nunca tinha visto a trilha para os portais de Hércules em lugar algum. Não tinha no gps

 

Peguei umas dicas com o Mariano, que trabalha no parque e foi batata. Essa trilha está mais fechada e tem menos totens. Mas dá para ir tranquilo. Vale muito a pena. Achei o lugar mais bonito da travessia inteira. Dá para ir no primeiro dia e voltar para o Açu, como eu fiz, levando aproximadamente 2 horas e meia a 3 horas, contando o tempo para apreciar a paisagem, ida e volta.

Também dá para ir no segundo dia, fazendo um desvio de mais ou menos 1 hora e meia, ida e volta. Se for de manhã ou à tarde, serão duas paisagens diferentes. De manhã com o sol por trás das montanhas (Dedo de Deus, escalavrado, cabeça de peixe, etc) e de tarde com o sol iluminando a face das montanhas.

 

2-Por acaso vc pegou as coordenadas?

 

 

No terceiro dia não tem como errar. É só descida. Vale muito a pena fazer a "trilha cartão postal", que fica quase no final, chegando já no centro de visitantes, e que vai até um mirante. Mais ou menos 2,5 Km ida e volta. 45 minutos a uma hora. O mirante do Dedo de Deus, é realmente um cartão postal.

 

3-tem placa indicando? Se não, tem Tb as coordenadas?

 

 

 

Eu estou indo dia 22 e irei fazer esse trajeto e tiver mais coordenadas agradeço ou um outro site com tracklogs mais atualizados .

 

Valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Pessoal, vcs já fizeram a travessia? Pretendo ir com mais uma pessoa agora em Setembro e estamos em busca de um Guia barato (rs) alguém tem ou Guia para indicar ou algum interessado em se juntar a nos para formarmos um grupo?

 

Vou com um amigo na segunda semana de setembro, ainda está querendo ir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...