Ir para conteúdo

BR 101 - Boa pra pegar carona? Como?


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, sou o Guilherme

 

Comecei meu mochilão pelo litoral dia 20 de dezembro. Comecei indo até o Rio e voltando por conta de uma prova, mas consegui ir de graça pro Rio pegando carona(no meu caso, fui num posto na Dutra e fiquei pedindo pros caminhoneiros, o que demorou algumas horas, cheguei em Resende e falei com um frentista que me arranjou carona rapidinho com um caminhoneiro amigo) e voltei pra SP de busão mesmo, pegando esses municipais e intermunicipais, passando pelas praias no caminho.

Agora quero subir até o Nordeste saindo de SP. Sei que a BR 101 Rio-Santos é a que me atenderia melhor no quesito carona, mas me disseram que o fluxo de caminhões por ai não é muito e não muito seguro(por não serem caminhoneiros de transportadora e talz).

 

Então gostaria de saber de quem já fez algo parecido, se a BR 101 é viável pra pegar carona, ou se é melhor outra rodovia... E qual o melhor jeito de pedir carona? Como eu fiz, em postos? Ou dando sinal com a mão? Com cartaz indicando o destino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros

Eu fiz a BR 101 de carona do Rio Grande do Sul a Salvador. Não foi tudo na mesma viagem, fiz alguns trechos subindo, outros descendo, e alguns deles nos dois sentidos. Na Rio-Santos caronei várias vezes, tanto Norte-sul quanto Sul-Norte. Não vi dificuldades, apesar do já citado número reduzido de caminhões, pois a região tem muito morador gente boa, então vc vai acabar pegando carona com carro sem muitos problemas. Até van e microonibus de turismo dão carona por ali. E se rolar perrengue, tem sempre os ônibus urbanos pra socorrer. É uma região onde se pode ficar parado em qualquer lugar, com uma plaquinha, que funciona.

Quanto ao trecho entre o Rio e a Bahia, fiz ele uma vez só, indo e voltando pela 101. Chegando ao Rio lembro que atravessei pra Niterói, e de lá, no terminal urbano, peguei o ônibus pra Manilha, pedindo pra me deixarem na BR. O resto foi fácil. Quando se chega ao ES e Bahia, é normal haverem alguns "pontos de carona" nas cidades menores. Lembro de dois deles, um em Serra-ES e outro em Pedro Canário-ES, com muita gente parada no acostamento esperando a sua vez. No ES é bom tomar cuidado com os "graniteiros", caminhões que circulam muitas vezes irregularmente, carregando uma pedra de granito maior que sua capacidade.

A meu ver, a BR 101 é a mais generosa do Brasil pra caroneiros, e o trecho da Rio-Santos é meu preferido, estou sempre lá tentando repetir os momentos maravilhosos que tive nos meus primeiros anos de caroneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

do RS a Bahia tu fez em quanto tempo? Foi parando muito nas cidades para aproveitar?

 

Eu fiz a BR 101 de carona do Rio Grande do Sul a Salvador. Não foi tudo na mesma viagem, fiz alguns trechos subindo, outros descendo, e alguns deles nos dois sentidos. Na Rio-Santos caronei várias vezes, tanto Norte-sul quanto Sul-Norte. Não vi dificuldades, apesar do já citado número reduzido de caminhões, pois a região tem muito morador gente boa, então vc vai acabar pegando carona com carro sem muitos problemas. Até van e microonibus de turismo dão carona por ali. E se rolar perrengue, tem sempre os ônibus urbanos pra socorrer. É uma região onde se pode ficar parado em qualquer lugar, com uma plaquinha, que funciona.

Quanto ao trecho entre o Rio e a Bahia, fiz ele uma vez só, indo e voltando pela 101. Chegando ao Rio lembro que atravessei pra Niterói, e de lá, no terminal urbano, peguei o ônibus pra Manilha, pedindo pra me deixarem na BR. O resto foi fácil. Quando se chega ao ES e Bahia, é normal haverem alguns "pontos de carona" nas cidades menores. Lembro de dois deles, um em Serra-ES e outro em Pedro Canário-ES, com muita gente parada no acostamento esperando a sua vez. No ES é bom tomar cuidado com os "graniteiros", caminhões que circulam muitas vezes irregularmente, carregando uma pedra de granito maior que sua capacidade.

A meu ver, a BR 101 é a mais generosa do Brasil pra caroneiros, e o trecho da Rio-Santos é meu preferido, estou sempre lá tentando repetir os momentos maravilhosos que tive nos meus primeiros anos de caroneira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Fabricio

Nunca fiz RS à Bahia numa pegada só. Na época em que eu caronava com mais frequencia morava em Curitiba. Então tinha vezes que descia até Poa, tinha vezes que subia até o Rio. E teve a vez que fui de Curitiba a Arembepe, se não me engano foram 24 dias ida e volta, parando bastante. Dessa vez passei por Niterói, Campos, Guarapari, Vila Velha, Prado (Cumuruxatiba), Trancoso, Ilhéus, Itacaré, Salvador. Em alguns lugares parei na ida e outros na volta, pra deixar as distâncias mais confortáveis (não pego carona à noite). A 101 é cheia de postos de combustíveis e outros pontos de carona. Tem posto da PRF que deixam pedir carona, tem outros que não. É só conversar.

Boa viagem ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 10 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...