Ir para conteúdo

Potosí e Sucre


vtito

Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

 

Estou planejando uma viagem por Peru - Bolívia - Chile. O ponto de partida será Lima, descendo pela costa até Arequipa. Passarei por Cuzco, Copacabana e La Paz. Entrarei para o Chile via Uyuni: farei aquela viagem de Uyuni até San Pedro de Atacama. Pelo que pude pesquisar, há duas formas tradicionais de se chegar a Uyuni: via bus (direto, a partir de La Paz) e via trem (por Oruro). Não me lembro, contudo, de ter visto relatos de viajantes que tivessem feito tal trajeto (La Paz - Uyuni) passando por Sucre e Potosi, que são cidades bolivianas importantes. Então, minhas dúvidas são as seguintes:

 

1) Realmente compensa desviar das rotas tradicionais para Uyuni passando em Sucre e Potosi?? Tais cidades possuem atrativos turísticos relevantes?? Em suma, perderei alguma coisa se não visitá-las??

2) O trajeto de La Paz para Sucre é feito por meio de ônibus ou trem?? As estradas são muito ruins??

3) O trajeto de Potosi para Uyuni é tranquilo?? A viagem é perigosa??

 

Muito obrigado pela atenção e um abraço a todos.

 

Vtito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Vtito,

 

Tbém estou preparando uma viagem parecida com a sua!! Saio dia 10/10!!!

 

Pelo que tenho pesquisado, se vc estiver em La Paz, o caminho mais curto é: La Paz-Oruro-Uyuni.

 

Vc pode fazer La Paz-Uyuni direto de ônibus (via Oruro) mas dizem que é uma viagem "braba".

 

O pessoal aconselha fazer La Paz-Oruro de ônibus e depois Oruro-Uyuni de trem, que tem somente 04 saídas por semana!!

 

Depois de fazer o tour pelo Salar, vc pode ir embora por Potosí e Sucre! Eu quero muito conhecer as 02 cidades!! Quem passou por lá não se arrependeu!!

 

Algumas dicas das cidades:

Potosí é Patrimônio da UNESCO // Visita guiada às minas dura 3h // Casa de La Moneda // vários museus e igrejas

Sucre é Patrimônio da UNESCO // vários museus, casarões coloniais e igrejas // Cal Orcko - 5 km de Sucre (passeio pela Dino Tours p/ ver sítio pré-hitórico) // Tarabuco - 60 km de Sucre (feira de artesanato aos domingos)

 

Espero ter ajudado!!! Boa sorte nos preparativos!! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá vtito,

 

Ccomo a Renata disse também acho que vale a pena você conhecer Potosí e Sucre são cidades bem interessantes. Partindo de La Paz indo para Uyuni de ônibus a viagem é tranquila o mesmo vale nos trechos de Uyuni - Potosi e Potosi Sucre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Renata e Tonelato,

 

Muito obrigado pelas respostas. Mas a questão é a seguinte: depois de chegar a San Pedro de Atacama, devo seguir rumo a Santiago... Então, esse retorno para Potosí e Sucre seria muito complicado. Por isso, pensei na possibilidade de descer de La Paz para Uyuni, passando por aquelas cidades.

 

Acho que, para me decidir definitivamente, resta somente uma pergunta: e o trecho de La Paz a Sucre?? Também é tranquilo??

 

Um abraço.

 

Vtito

 

P.S. Renata, se vc não se importar, será que teria como postar o seu plano de viagem?? É que eu tenho uma disponibilidade de trinta dias para viajar. E tava imaginando fazer Peru, Bolívia e alguma coisa do Chile, mas acho que vai ficar muito apertado... Obrigado e um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vtito,

 

Veja este mapa, o caminho é praticamente o mesmo, apenas terá um desvio, se você acha que não tem tempo não visite Sucre. Em Potosí você irá passar de qualquer forma. Acho que é mais barato você comprar a passagem La Paz - Potosí e depois Potosí - Uyuni do que comprar direto La Paz - Uyuni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais uma vez, obrigado, Tonelato... Sem querer ser chato, queria aproveitar a oportunidade para te fazer mais uma pergunta. Parece que a viagem de Potosi a Uyuni é curta, algo em torno de 3 horas. Mas, e a viagem de La Paz a Potosi?? Muito demorada?? As condições da viagem são boas?? Vi alguns relatos do pessoal do fórum acerca do trajeto La Paz- Uyuni, via bus. Nada animadores... rs..

 

Abraço

 

Vtito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá vtito!!

 

Aí vai meu roteiro!! Tenho +/- 30/31 dias pra fazê-lo!! Espero conseguir!! rs..

 

Ah! Pelo meu guia tenho a seguinte info sobre Potosí-Uyuni:

(estrada de Potosi em estado precário - 6 hrs de duração / US$ 4)

 

Até mais!! :wink:

 

 

Planilha de viagem - Bolívia e Peru / 2006

 

10/10 São Paulo - Cochabamba (tarde livre)

11/10 Cochabamba - La Paz

12/10 La Paz (City Tour)

13/10 La Paz (Tiwanaku)

14/10 La Paz (Chacaltaya / Valle de La Luna)

15/10 La Paz - Copacabana (tarde livre/Cerro del Calvario)

16/10 Copacabana (Ilhas do Sol) - Puno

17/10 Passeio Ilha de Uros (talvez Taquile)

18/10 Puno - Cusco (trem 3 x por sem - Mon/Wed/Sat)

19/10 Cusco (Vale Sagrado)

20/10 Cusco (passeio com as ruínas próximas)

21 a 24 Trilha Inca (reservada)

25/10 Águas Calientes - Cusco

26/10 Cusco - Nazca

27/10 Nazca (sobrevôo) - Ica (Laguna Huacachina)

28/10 Paracas/Ballestas (bate-volta)

28/10 Ica - Nazca - Arequipa (viagem à noite)

29/10 Arequipa (Tour pela cidade)

30 e 31 Tour Vale del Colca

01/11 Arequipa - Tacna - taxi p/ Arica - Calama

02/11 Calama - San Pedro de Atacama (Valle de La Luna)

03/11 Geisers del Tatio

4, 5 e 6 Salar de Uyuni

07/11 Uyuni - Potosí

08/11 Potosí - Sucre

09/11 Sucre - Cochabamba

10/11 ????

11/11 Cochabamba - São Paulo (vôo marcado - 14:30)

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vtito,

 

A viagem La Paz - Uyuni é tranquila o pior trecho que você encontraria se fizesse é Santa Cruz - Sucre, mas você não irá fazer. Sempre que for comprar uma passagem de ônibus escolha sempre as maiores empresas e compre as passagens direto nas agências em ônibus turisticos, pois são os melhores, é comum na Bolivia você comprar passagens de empresas pequenas e durante o caminho eles vão parando e enchendo o ônibus aí fica um monte de gente no corredor, chega a noite eles dormem no corredor, tem uns que dormem no seu pé... é bem assim mesmo... Vá sempre nas empresas grandes e não procure as mais baratas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi, Renata..

 

E aí?? Como foi a viagem??

 

Tenho algumas dúvidas relacionadas ao último trecho da sua viagem. Também devo voltar de Uyuni por Potosi e Sucre, chegando em Cochabamba. Portanto, caso vc pudesse, gostaria que me tirasse algumas dúvidas:

 

- Como é o trecho Uyuni-Potosi? Existe transporte regular?? É possível cumprir esse trecho no mesmo dia no qual ocorre o retorno do tour pelo Salar?? Qual foi a duração da viagem??

- E de Potosi a Sucre??

- De Sucre a Cochabamba vc foi por avião?? Vi, no site da Loyd Aereo Boliviano, que as passagens são baratas: algo em torno de US$ 30. Foi isso que vc pagou??

 

Um grande abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...