Ir para conteúdo

Potsdam - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify][t1]Potsdam[/t1]

 

A arquitetura prussiana e a modernidade de uma capital em constante crescimento.

Capital da resignação e do atraso econômico. Assim foi descrita a cidade de Potsdam no guia de turismo de uma editora alemã em 1998. Sete anos se passaram e o que a capital do Estado de Brandemburgo tem a oferecer, hoje, ultrapassa a obstinação prussiana e a falta de perspectivas. Indo contra todas as projeções negativas, Potsdam se transformou em uma cidade viva, que contrasta o moderno com o tradicional.

Potsdam é uma cidade jovem e ativa, com 143 mil habitantes (dos quais mais de 16 mil são estudantes universitários) e que, contra a tendência de cidades do Leste alemão, se desenvolve. Prova disso é a população, que registra a cada ano um crescimento significativo de pessoas que vêm de Estados do Oeste do país e escolhem a cidade como moradia.

"Meu marido precisou trocar de cidade no início dos anos 90 por motivos profissionais", explica Regina Ebert, guia turística. Entre inúmeras opções no Leste, o casal escolheu Potsdam. O motivo? Os castelos, os jardins, a região cercada de lagos e rios e, não se pode esquecer, a proximidade da capital alemã: Berlim.

Somente no ano passado, mais de dois milhões de pessoas visitaram Potsdam. Apesar de a cidade ter mais de 80% de força de trabalho voltada para a prestação de serviços, o turismo é um fator econômico importante.

Residência de verão dos reis prussianos e imperadores alemães, Potsdam foi severamente atingida por bombas em 14 de abril de 1945. Muitas ruínas do centro histórico foram demolidas, mais tarde, por urbanistas da então República Democrática Alemão (RDA).

Não somente o militarismo prussiano foi vencido, mas também a arquitetura. Anos depois, a reunificação alemã trouxe para a região a possibilidade de renovação. E Potsdam se tornou capital do Estado de Brandemburgo. Mais uma vez, a cidade pôde ser repensada.

O desenvolvimento de Potsdam nos últimos 15 anos atingiu todo o perímetro urbano. Um dos principais problemas encontrados foi a reintegração de áreas militares à paisagem local e a cuidadosa renovação de castelos, casas, jardins e monumentos.

Desde 1991 grande parte de Potsdam é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Entre as construções principais está o Palácio de Sanssouci, construído em 1745-1747 por desejo de Frederico, o Grande, o rei da Prússia.

 

[t3]Hollywood alemã[/t3]

 

Primeiro projetor alemão de 1895 Desde o início do século passado, Babelsberg (antigamente um subúrbio de Potsdam) é conhecida como pólo de produção de filmes. Especialmente na década de 20, quando alcançou o apogeu, a indústria cinematográfica alemã contava com um dos maiores estúdios europeus, onde trabalharam astros da época como Marlene Dietrich e Emil Jannings.

Conforme a diretora do Museu do Cinema de Potsdam, o crescimento foi tão significativo, que metade da população de Babelsberg trabalhava no setor. "A tradição chegou a passar de pai para filho, formando gerações de profissionais que se ocupavam com áreas específicas da produção cinematográfica, como a marcenaria", explica Bärbel Dalichow.

Investidores de Munique assumiram o estúdio recentemente, reduzindo o número de trabalhadores da empresa, que já empregou 2500 pessoas, a apenas 200 funcionários. De qualquer forma, turistas e interessados no assunto podem visitar diferentes cenários, entre eles o do filme O Gabinete do Doutor Caligari, clássico dos anos 20, dirigido por Robert Wiene.

 

[t3]Os Jardins[/t3]

 

Apreciadores da natureza e da arquitetura encontram em Potsdam um dos maiores exemplos do estilo rococó na Alemanha: o Palácio de Sanssouci. Construído sob a ordem do rei Frederico, o Grande, da Prússia, a obra tinha a função de residência de verão. Também famosos no local são o jardim com sete níveis de terraços e a Orangerie.

Líderes dos países aliados decidem o futuro da AlemanhaNo Parque de Sanssouci, área verde com mais de 250 hectares e 70 km de trilhas, podem ser encontradas ainda, outras construções interessantes, como o Neues Palais, o pavilhão do chá e o castelo de Charlottenhof.

Outro ponto de destaque na cidade é Cecilienhof, palco da conferência dos Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética), ocorrida entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945. No local, Harry Truman, Winston Churchill e Josef Stalin decidiram pela divisão da Alemanha e de Berlim em quatro setores. Estava plantada a semente da criação da RDA e da construção do Muro de Berlim.[/align]

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Potsdam

 

É uma cidade medieval com uma bela praca, chamada Markt ( säo os locais onde eram os mercados na idade média) onde fica a Rathaus (prefeitura) , casa medievais, a estátua de St. Wenzel e na esquina fica o museu da cidade em uma casa do século 15, chamada Hohe Lilie.

Pode se subir na torre da igreja Stadtkirche St Wenzel, de onde se vê toda a cidade. Essa igreja possue um orgäo barroco de Hildenbradt, nele tocou Johann Sebastian Bach!!! Ele foi totalmente restaurado para arrumar as restauracoes anteriores e agora tem o mesmo tom barroco que da época de Bach, ou seja, um corcerto de Bach aqui é o que há. Mesmo o orgäo barroco de Leipzig näo é täo grande e bonito como esse.

A Naumburger Dom é a catedral da cidade, tombada pelo patrimônio alemäo, tem no seu interior esculturas medievais muito interessantes, com rostos totalmente diferentes do que estamos acostumados e ainda säo enormes. Adorei!

Marientor é o único portäo medieval da cidade, há tb um pedaco da muralha.

Casa de Nietzsche – Friedrich Nietzsche morou aqui na Weingarten straße 18, frequentou a escola em Naumburg, onde morou com sua mäe e irma. Há uma exposicao permanente dos seus dias em Naumburg.

No último fim de semana de Junho acontece o festival da Cereja, que é a festa popular da cidade.

O centro de informacoes INFO fica na praca Markt e tem um mapa gratuito.

A cidade tem um albergue HI.

Vale a pena conhecer, em 2 horas dá para ver tudo, principalmente quem está de carro pode ver em um dia Naumburg e Leipzig.

Link para o comentário
  • 3 anos depois...
  • Membros

Mochileiros!

 

Quem tiver 1 dia a mais em Berlim, nao deixem de conhecer Potsdam! É incrivel, uma cidade linda, com os palacios de verão da burguesia alema do seculo passado. Para quem nao vai de carro, é super tranquilo ir de trem de Berlim. E para os que tiveram pouco tempo, peguem um city tour daqueles que tem o onibus aberto, eles param nos principais palacios.

 

Comam nos restaurantes da rua principal e curta o ar da cidade, o movimento...

 

Realmente nao deixem de ir la! É um contraste incrivel de Berlim!

 

Abs

Mauricio.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Quanto custa o trem que vai de Berlin a Potsdam? Tem um site onde eu possa ver os horários do trem? é possível comprar o bilhete com antcedência?

 

potsdam (pelo transporte metropolitano) faz parte de berlin, so que é zona C.

da pra comprar bilhete zona AB, BC e tambem ABC.

um bilhete AB ou BC custa 2,30 euros

o bilhete ABC custa 3,00 euros e vale por 2 horas,

bilhete diario ABC custa 6,00 euros e vale ate 5hs da manha do dia seguinte.

abs,

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Estive em Berlim em Ago/11 por 3,5 dias e fiz um tour por Potsdam... realmente vale a pena conhecer a ruazinha que começa no Portão de Brandenburg e os Palácios!

Melhor maneira de ir é pegar o Metro (compre o ABC por 1 dia) e depois compre um City Tour em frente à estação. Custa 10 euros e vc pode descer nas atrações, ficar qto tempo quiser e pegar o próximo ônibus que fica rodando o dia todo.

Ah, se alguém quiser me trazer um brasão da cidade para colar na minha mochila (aquelas de tecido)... foi o único lugar que esqueci de comprar na minha viagem.

Para comer, escolha um dos inúmeros lugares que vendem Kebab... não pensem que é um "churrasquinho grego" como os de SP, pois são uma delícia.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...