Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

#948568 por Renato37
13 Abr 2014, 09:39
eheheh belo relato e trip. O que nos dá experiencia é a quantidade de cagadas e apuros que passamos. Ou melhor dizendo: Qto mais cagadas você faz, maior será sua experiência.....

Dá para chegar na cachu da torre vindo por outro caminho e outra trilha, sem precisar encarar a guarita, e nem precisar passar correndo pela rodovia para não ser visto.....

A trilha sai uns 2 km antes da guarita e corta por dentro da mata até cair diretamente no Rio Perequê, no alto de uma cachu...de lá, segue-se pelo rio por cerca de 30 minutos e você chega na cachu da torre. Utilizei essa trilha qdo fiz a travessia SBC(Perequê) x Rio Grande da Serra, indo de busão via SBC até a entrada da trilha principal (a que vocês foram), seguindo até a cachu e depois subindo o rio perequê até chegar em uma outra cachu menor, onde sai a trilha alternativa que leva até a estrada de terra que liga a estrada velha de santos a SP 122 (a conhecida estradinha do etilenodutos que leva a cachu do vale, escondida, e outras). Nessa travessia, fomos até Ferrazópolis na ida e seguimos até RGS, onde voltamos de trem.. ::mmm:

Imagem
Trilha "alternativa" sai a direita pelo alto dessa cachu

Aqui, um trecho onde atravessamos o rio para chegar até a trilha, ainda sem saber que ela começava mesmo do lado da cachu....isso foi em 2004. Após curtimos muito a cachu e também os 3 mirantes, adentramos rio acima e continuamos a travessia, que pelo roteiro, seguirimos pelo rio até encontrar a tal trilha que um amigo nosso indicou. E felizmente, encontramos....rsrs

Imagem

Imagem

Após a picada terminar em uma estradinha de terra, explorei o entorno e ao voltar por outra estrada de terra, cheguei na estrada velha de santos, cerca de 2 a 3 km antes da guarita, o que me deixou bem animado, já que basta saltar do onibus na entrada dessa estradinha e seguir por ela até a entrada dessa trilha alternativa...rsrs
#948614 por Rafael Kosoniscs
13 Abr 2014, 14:02
Prainha do Rio Perequê – Via Cachoeira da Torre

Percurso: 10 km (ida e volta)
Expedição feita pelos grupos: A Montanhista, Cabô Cabô e Seu Mochilão
Ver relato completo: http://www.seumochilao.com.br/prainha-da-torre/

A trilha

O caminho para a Prainha do Rio Perequê reserva diversas surpresas, pode-se encontrar animais em meio à trilha e também presenciar uma bela cachoeira, que recebe o nome de Cachoeira da Torre. Podemos dizer que o caminho para a prainha é dividido em duas etapas: do Portal Ecoturístico até a Cachoeira e de lá até a Prainha.

As duas etapas possuem distâncias bem diferentes, a primeira parte do caminho representa aproximadamente 75% do trajeto – estou chutando por cima –, e o que diferencia esses dois trechos (além da distância), são os estilos distintos dos terrenos.

A primeira etapa é feita em chão de terra, ora diante de gigantes descidas escorregadias de chão de barro. Já a segunda etapa acontece em meio às pedras com limos e também em chão de terra preta, bem mais estreita e cercada pela mata.
O Rio Perequê forma a Cachoeira da Torre, e nessa segunda etapa ele acompanha o trilheiro praticamente por todo trajeto até a Prainha. Para chegar ao acampamento deve-se andar em direção oposta da corrente do Rio, já que o local antecede a Cachoeira da Torre. Deu para entender?

Essa segunda etapa é a mais bonita, porque possuem algumas piscinas naturais e também paisagens belíssimas.

O caminho da volta é exatamente o mesmo da ida. Se no início encontramos 7 monstruosas descidas, na volta encontramos os horrores de forma oposta. É isso!

Maps de como chegar:
início_trilha_cachoeira_da_torre.jpg
Início trilha cachoeira da torre
início_trilha_cachoeira_da_torre.jpg (114.66 KiB) Exibido 2006 vezes


trilha_bifurcação_cachoeira_da_torre.jpg
Trilha Bifurcação_cachoeira da torre
trilha_bifurcação_cachoeira_da_torre.jpg (107.3 KiB) Exibido 2006 vezes


caminho_trilha_prainha_da_torre.jpg
Caminho trilha cachoeira da torre
caminho_trilha_prainha_da_torre.jpg (118.91 KiB) Exibido 2006 vezes

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes