Ir para conteúdo

Primeira trip sozinha... Carrancas MG


Posts Recomendados

  • Membros

Fechando as férias com chave de ouro em Carrancas MG

 

Primeiro dia - 15/09/15

 

Saída de BH as 10 da manhã

 

Passei por dois pedagio de 1,60 cada

 

Caminho 381 - passando por: Betim, Itaguara, Carmópolis de Minas, Santo Antônio do Amparo, Bom Sucesso, Ibiturana,  Nazareno, Itutinga e enfim Carrancas.

 

As paisagens durante a viagem foram lindas e teve um trecho que estava em obra e isso me atrasou um pouco. Mas indo tranquilo com 4 horas se chega em Carrancas.

 

Chegada na pousada Senna as 14:10

 

Fiz meu chek-in, vi o quarto, descarreguei a mala e fui desesperadamente procurar um lugar para almoçar estava morta de fome, em todo o caminho só comi uma banana.

 

Almoço no restaurante Adobe - Rei fa Truta - achei muito caro, mas estava com muita fome e já estava no horário dos restaurantes pararem de servir então comi por ali mesmo!!!! Quando almocei já era quase 15 horas.

 

Depois do almoço sentei na praça um pouco para fazer o kilo e admirar o quanto estava vazio o lugar, que paz!!!!

 

Depois de 1 hora descansando fui procurar a cachoeira mais próxima, me indicaram na pousada mesmo a cachoeira do Moinho e para lá fui.

 

Uma caminha leve de 2 horas, subindo acompanhando as quedas, na entrada tem uma placa informando que seria 5 reais por pessoa, mas não havia ninguém para receber então entrei e fui caminhar!!! Simples assim. Kkkkkkkk

 

Cheguei na pousada novamente às 18:30 e já guardei o carro. Estava morta de cansaço, tomei um banho e não animei sair mais. Fiquei em meus aposentos assistindo filme usando o wifi do local e conversando com minha família, desta maneira dar notícias sobre o passeio fica bem mais barato!!!!!

 

Amanhã tem mais... a programação é Complexo da Fumaça e Esmeraldas.

 

Segundo dia:

 

Acordei cedo às 7:00, a pousada ia começar a servir o café às 7:30.

 

Durante a noite ouvi movimento mas como estava cansada logo dormi. Li na net em outros relatos que o sino da igreja (que toca a toda hora) atrapalharia um pouco o sono, mas vou ser sincera não ouvi o sino badalar nem uma vez sequer... acredito que foi o cansaço kkkkkkkkkkkkk

 

Às 8 sai para tomar café que estava divino o que mais gostei hum TUDO, o pão de queijo estava maravilhoso, o suco, as rosquinhas e as frutas.... tudo simples mas muito gostoso, sei que se chama café da manhã mas é isso mesmo não tomo café :( e por incrível que pareça, sou muito bem humorada kkkkkkkkkkkkkk

 

Depois do café caprichado fui me arrumar para as caminhadas do dia, logo sai para encontrar o Complexo da Fumaça. Na pousada me falaram para pegar a estrada que vai para Luminária e assim eu fiz... primeiro claro programei isso no GPS kkkkkk e fui seguindo para Luminária. Seguindo a rua 8 de dezembro em Carrancas chega no final e começa uma estradinha de terra muito boa que é a estrada que vai para Luminária pode acreditar... esta é a mesma estrada que vai para os complexos da fumaça, Esmeraldas e ainda para a Estação de Carrancas.

 

O caminho é bem sinalizado não tem como errar. Primeiro chega no Complexo da Fumaça. Na Fumaça fiquei de 9:30 até 11:30, como a água lá é imprópria para banho só caminhei mesmo... e fui subindo, subindo, escalando pedras até que cheguei em um mirante a vista lá de cima é linda... passei por 4 grandes quedas. A trilha da Fumaça na minha opinião é bem leve para esforço físico, mas deve ter MUITA atenção se quiser subir as pedras até o mirante. Aí fica mais pesado e os locais para descer as pedras são muito parecidos, meio que me perdi e fiquei uns 10 minutos para encontrar a pedra que subi... kkkkkkkkkkk mas nada que parar na sombra e ver as fotos não ajude. Minha tática é tiro fotos dos lugares que subi aí fica fácil de encontrar onde devo descer ;)~

 

Muito lindo o lugar mas queria mesmo entrar na água, sabe sentir a energia do lugar na pele, então segui para o Complexo da Esmeralda, para isso é só voltar pela estrada da Fumaça e seguir a estrada de terra indo para a Estação. Logo aparecerão placas informando sobre o Complexo da Esmeralda.

 

O Complexo da Esmeralda é em propriedade particular e não cobram entrada. Logo na porteira um senhor acenou falando que podia entrar com o carro, como vi uma porteira parei o carro... Já estava descendo e acenou falando para eu entrar então fui entrando né.

 

A trilha é de dificuldade média para esforço físico, mas IMPOSSÍVEL de se perder e de não encontrar as cachoeiras e poços. Isso porque é tudo sinalizado com placas indicando os nomes e o caminho, achei demais, deviam fazer isso na Zilda... pelo o que falaram lá é o maior complexo e o mais difícil de fazer sozinho :(

 

Encontrei muita gente no caminho, na subida tem várias placas como Poço Louva-a-Deus, Poço Três Irmãos, Poço Beija-Flor e várias placas pelo caminho indicando a Cachoeira da Esmeralda que é a maior atração do local e realmente é lindo, a água é super gelada, perdi o fôlego quando entrei que foi de uma vez para não desistir kkkkkkkkkk mas ao atravessar é possível receber uma maravilhosa massagem da água que desce e acredite esta água é morninha, isso porque ela desce pelas pedras que o sol esquentou então a queda fica morninha, é só parar em baixo dela e receber aquela massagem maravilhosa!!!!!!! Subindo pelo lado direito da Esmeralda é possível encontrar mais poços, mas neste caminho é bom ter atenção porque é por onde a água desce então tem locais que escorregam muito, mas é tranquilo e tem muitos lugares que são secos para pisar...

 

Bem depois de toda esta caminhada que foi de 12 até 15:30. Parei no Bar e Restaurante Esmeralda para enfim almoçar, não estavam servindo almoço então pedi meia porção de bife de boi a palito e meia porção de batata frita, me dei o direito ainda de tomar duas Brahmas latão ficando tudo em 32 reais. Lá aceita cartão no débito, somente no débito mas já ajuda né ;)

 

Fiquei um tempinho descansando e degustando a minha refeição e bateu aquele cansaço kkkkkkkkkkkk putz depois de andar isso tudo e ainda era 16:10 muito tarde para encarar outro Complexo e muito cedo para ir para a pousada, então decidi ir na estação que fica a uns 6 km da Esmeralda.

 

Amanhã tem mais a programação é Complexo da Zilda, vou com a cara e com a coragem sem guia porque estão cobrando caro para ir lá. :(

 

Terceiro dia:

 

Hoje com a cara e a coragem fui para o Complexo da Zilda, me informaram que era só subir a rua do banco do Brasil a esquerda da igreja até o final, mas não tem erro o caminho é bem sinalizado com placas.

 

Assim que a rua (pedra) acaba, começa a estrada de terra que por sinal está muito ruim, não sei se porque choveu muito na semana anterior, mas em outros relatos vi que realmente era ruim.

 

Tem placas informando o caminho então não tem como se perder.

 

Este foi o dia da sorte, chegando lá na porta da Zilda 1, encontrei com pessoas que já havia conhecido nos dias anteriores, eles estavam juntos e com um guia. A não deu outra perguntei ao guia quanto era para acompanhar eles e ele me falou que o pacote se fecha na agência, mas que se eu quisesse seguir eles que poderia ficar a vontade então fui. Acabou que fiz a Zilda 1 e 2 0800.

 

Bem deixando a sorte de lado, na Zilda 1 a primeira cachu que se encontra é a do Índio que é bonita mas pequena, atravessamos ela e continuamos seguindo por um paredão de pedras, neste é bom ter atenção porque escorrega um pouco.

 

Assim que termina o paredão segue um pouco a trilha e já chega na cascata da Zilda, onde o povo fala que tem uma prainha... É linda e também tem umas quedas que dá para sentar em baixo e receber uma deliciosa massagem!!!!! Se consegue admirar a cachoeira por todos os lados, inclusive por cima.

 

Nestas duas ia ser tranquilo ir sozinha!!!! A partir daí é interessante um guia.

 

Seguimos pela trilha na margem esquerda do rio até chegar em um mirante que é do Poço da Proa, tem este nome por causa da pedra que parece a proa de um navio.

 

Atravessamos e continuamos, passamos agora não me lembro muito bem a ordem na Gruta da Zilda e no poço do Guatambu. Mas para isso entramos no mato, não tem trilha e a dificuldade das escaladas aumentaram muito (condicionamento físico é importante), a partir daí seguimos subindo por entre pedras, barro, raízes, tudo escorregava e sobe e desce.

 

No final passamos na Lapa da Zilda, que é uma parede de pedra com desenhos rupestres antigos.

 Obs. : para entrar na Zilda 1 me falaram que pagaria 3 reais se fosse feriado ou final de semana, bem não sei porque não tinha ninguém no local, até o restaurante estava fechado. Dica leva algo para comer para o caso de não encontrar.nada lá perto aberto... eu só comi fruta o dia todo :( mas sustentou...

 

Seguimos para a Racha da Zilda... que seria na programação do guia a Zilda 2. Na entrada é cobrado 10 reais por pessoa... a cachoeira que vimos é chamada de cachoeira dos anjos, que é muito bonita mas a sensação mesmo é entrar no poço sonrizal e com a ajuda de uma corda atravessar a Racha da Zilda e ver o que espera do outro lado... Depois descobri que ainda tem a cachoeira da Onça e o poço do sapo nos quais não fomos.

 

Na trilha não tem segredo, chegando na cachoeira dos Anjos é só atravessar e continuar seguindo nas pedras a direita. O sonrizal é um poço lindo, parece um ofurô  porque borbulha kkkkkkkk mas a água é gelada. Como estava de penetra no grupo esperei todos irem, o guia só leva dois de cada vez... e fui observando como todos subiam para atravessar a Racha a dificuldade é extrema, é necessário fazer muita força com o braço segurando a corda, muita força com a perna subindo a pedra contra a correnteza que te empurra para o lado contrário e ainda dar sorte para não escorregar, os lados que são de apoio para subir escorregam muito, chegou a minha vez, peguei um colete emprestado, sei nadar muito bem mas com o nível de dificuldade alto preferi não arriscar, vai que no poço sonrizal eu afundo... sei lá né,  depois de colocar o colete pulei no poço (modo de falar fui quase de gatinho lá pra dentro),

segurei a corda e fui pela direita do Poço,  pela esquerda a correnteza é muito forte e é perigoso não conseguir voltar para o outro lado... apoiei um pé em cada lado como se fizesse uma abertura... ai começou a sessão de escorrega, foram duas vezes mas em uma minha canela ralou na pedra não doeu na hora a adrenalina estava a 1000. Com dificuldade atravessei a Racha e fomos nadando até o final, neste momento se vê um paredão de pedra de uns 30 metros de altura, não sei a profundidade porque o colete não deixa afundar, no final forma os cânions estreitos, passando por eles tem uma fenda, por ela podemos ver a cachoeira maravilhosa... para voltar é mais fácil a correnteza ajuda, para ir é mais difícil porque é literalmente nadar contra a correnteza...

 

Mas pela Racha valeu cada canto no meu corpo que está doendo... Depois da Racha fomos para o Escorregador que não tem segredo é paga 3 reais para entrar, sempre tem gente para receber o dindin igual lá na Racha da Zilda...

 

Foi a hora de relaxar e virar criança novamente delicioso escorregar ali, mas já estava muito cansada e com muita fome então despedi dos meus colegas de trip e fui embora super feliz e satisfeita por ter conhecido algo tão maravilhoso e inexplicável - fica a dica os guias não são baratos mas vale a pena pagar,  eu que dei muita sorte mesmo... mas acreditem vale a pena pagar.

 

Amanhã tem mais.

 

Em andamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Frederico kkkk desculpa... tive problemas para comer tinha o relato e depois me esqueci. .. bem mas no 4 dia conheci o Complexo que tem o poço do coração e o Complexo da Ponte mas já estava muito cansada para ficar andando kkkk então no quinto dia fui mesmo conhecer a cidade parei em uns dois barzinhos tomei uma cerveja e comemorei, Carrancas é lindo, super acolhedora e tranquila para andar sozinha fiquei apaixonada com o lugar e pretendo voltar em uma próxima oportunidade. Bem descansei Pq no 5 dia tb peguei estrada para passar o final de semana em Tiradentes estava tendo uma feira de cerveja demais lá, aproveitei para encontrar uma amiga e tomar uma com companhia!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...