Ir para conteúdo

Primeira viagem para a Europa - dúvidas


Posts Recomendados

  • Membros

Estou planejando uma viagem sozinho pra Europa pro final do ano, tenho intenção de ficar uns três meses transitando entre algumas cidades. Pretendo ir para o leste europeu, que é mais barato, e minha entrada seria por Viena, depois Bratislava, Cracóvia, Breslau e Praga.

 

Eu estou com algumas dúvidas pois é a minha primeira viagem para o exterior. Eu li em alguns sites que é necessário comprovar renda, como extratos bancários. Que tipo de renda seria? Eu estou no momento desempregado e vivendo de aportes após a venda de dois imóveis de família. Se eu mostrar o extrato bancário dos meus investimentos eles aceitam a minha entrada? Posso pagar tranquilamente os três meses, pretendo até alugar algum apartamento pelo airbnb, se for comprovado que é mais barato que um hotel.

 

Num outro site dizia que, além do extrato bancário para comprovar renda, deveria levar também certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, carteira de motorista e de pis/pasep. Haja burocracia para um turista, será que é tudo isso mesmo ou o site estava exagerando?

 

Outra coisa que eu li é sobre um seguro de viagem, que cobriria 30k euros. Este parece um valor muito alto, pois eu não vou levar muitos itens, só um notebook e roupas. Este seguro é necessário pagar por todos os três meses ou só algumas semanas? Onde posso adquirir um seguro destes?

 

Tenho dúvidas sobre o controle de fronteiras internas também. Li que na zona de Schengen não é necessário apresentar passaporte ao transitar por terra entre os países. Se eu for de trem entre um país e outro, quem vai carimbar meu passaporte? Ou o carimbo é pra toda a zona de Schengen e não há um carimbo pra cada país específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu estou com algumas dúvidas pois é a minha primeira viagem para o exterior. Eu li em alguns sites que é necessário comprovar renda, como extratos bancários. Que tipo de renda seria? Eu estou no momento desempregado e vivendo de aportes após a venda de dois imóveis de família. Se eu mostrar o extrato bancário dos meus investimentos eles aceitam a minha entrada? Posso pagar tranquilamente os três meses, pretendo até alugar algum apartamento pelo airbnb, se for comprovado que é mais barato que um hotel.

 

Cara, nunca vi pedirem comprovação de renda, o que pedem é que você comprove que tem dinheiro suficiente para se manter na Europa durante os três meses. Para isso um extrato do cartão que estará contigo serve.

 

Num outro site dizia que, além do extrato bancário para comprovar renda, deveria levar também certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, carteira de motorista e de pis/pasep. Haja burocracia para um turista, será que é tudo isso mesmo ou o site estava exagerando?

 

Não precisa de nada disso, pelo menos nunca ouvi falar.

 

Outra coisa que eu li é sobre um seguro de viagem, que cobriria 30k euros. Este parece um valor muito alto, pois eu não vou levar muitos itens, só um notebook e roupas. Este seguro é necessário pagar por todos os três meses ou só algumas semanas? Onde posso adquirir um seguro destes?

 

Está correto, mas o seguro que cobre 30K obviamente não custa 30K né. Esse é o valor de cobertura, o valor para contratar esse seguro deve sair uns 800 reais para você. Eu fiquei 42 dias e o meu custou 400 reais. Eu contratei por uma agência de viagens da minha cidade.

 

Tenho dúvidas sobre o controle de fronteiras internas também. Li que na zona de Schengen não é necessário apresentar passaporte ao transitar por terra entre os países. Se eu for de trem entre um país e outro, quem vai carimbar meu passaporte? Ou o carimbo é pra toda a zona de Schengen e não há um carimbo pra cada país específico?

 

Exato, você terá seu passaporte carimbado na entrada e saída, enquanto transitar pelos países da zona não será necessário. Algumas vezes eles podem conferir seu passaporte entre países, mas só para verificação de que você está legal, não haverá carimbo.

 

Espero ter ajudado ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite, Fabiorem.

 

Para entrar no espaço Schengen, você precisa estar apto a comprovar:

 

- situação financeira,

- comprovante de um seguro de viagem,

- período de estadia e

- motivo da viagem.

 

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...