Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#393309 por Cris*Negrabela
13 Ago 2009, 13:48
Depende da trilha.
As daqui do entorno de sampa, salvo engano, são tudo auto-guiadas - daí é só botar o pé na trilha e na volta, passar na portaria ou na monitoria do Parque pra pegar o carimbinho no seu livreto.
Algumas são monitoradas (como a do Mirante, que o Fabio foi, no núcleo Curucutu). Vale a pena, nesses casos, dar uma ligada antes pra saber.

#393603 por Fábio Borges
13 Ago 2009, 23:19
TKiwi escreveu:Marcos e Negrabela, valeu pelas dicas!

não to pensando em ir sozinho. vou com um grupo de amigos, todos também iniciantes
pra fazer a trilha precisa agendar ou é só chegar e botar o pé na estrada?

kiwi se vcs forem fazer a trilha da pedra grande no horto, pode ir tranquilo mas tenta chegar na parte da manhã pq depois das 15 ou 16 horas eles não deixam vc mais subir pq o parque fecha às 17 horas. Essa trilha tem 9,5 km se não me engando, na verdade ela é um antiga estrada, portanto a maior parte do caminha será no asfalto, contudo vale muito a pena vc pois estará dentro na maior floresta urbana do mundo e o visual de SP é muito louco lá de cima, muito mais que o do Pico do Jaraguá.
Como eu moro ao lado deste Parque sempre que estou de bobeira estou indo dar uma caminhada por lá... se precisar de alguma dica de como chegar lá´é só perguntar

abraços
#394094 por Cris*Negrabela
15 Ago 2009, 20:04
Fábio Borges escreveu:Essa trilha tem 9,5 km se não me engando, na verdade ela é um antiga estrada, portanto a maior parte do caminha será no asfalto, contudo vale muito a pena vc pois estará dentro na maior floresta urbana do mundo e o visual de SP é muito louco lá de cima, muito mais que o do Pico do Jaraguá.

Reintero, depois de ir nos dois hehehe
a vista é beeeeem mais legal que a do jaraguá e a subida, bem mais tranquila!
a começar que voce nao vê lixo espalhado pela trilha como acontece no Jaraguá! hehee
#394452 por TKiwi
17 Ago 2009, 11:16
Valeu, galera

Eu fui lá no sábado e achei bem tranquilo. O que me desanimou foi saber que a trilha é de asfalto, mas a vista que eu tive lá de cima valeu muito a pena. Ver os bugios no topo das árvores também foi bem legal e fez o passeio valer. Pelo que eu vi, tem trilhas de terra também ali no meio, mas não deu tempo de fazê-las.

Meu plano agora é enfrentar a trilha da Cachoeira, do Núcleo Cabuçu da Cantareira. Pelo que eu vi, ela é um pouco mais dificil, mas tô muito interessado por causa da cachoeira. Alguém conhece?

Abraço a todos!
#394547 por Fábio Borges
17 Ago 2009, 16:01
TKiwi escreveu:Valeu, galera

Eu fui lá no sábado e achei bem tranquilo. O que me desanimou foi saber que a trilha é de asfalto, mas a vista que eu tive lá de cima valeu muito a pena. Ver os bugios no topo das árvores também foi bem legal e fez o passeio valer. Pelo que eu vi, tem trilhas de terra também ali no meio, mas não deu tempo de fazê-las.

Meu plano agora é enfrentar a trilha da Cachoeira, do Núcleo Cabuçu da Cantareira. Pelo que eu vi, ela é um pouco mais dificil, mas tô muito interessado por causa da cachoeira. Alguém conhece?

Abraço a todos!

Boa tarde, sábado eu e a Negrabela estavamos lá dando umas pernadas para ganhar folêgo... provavelmente acho que nos encontramos...
quanto ao cabuçu para vc chegar lá tem que fazer o seguinte seguir pela Rodovia Fernão Dias até a Casa de David (km 80 sentido SP-BH), seguindo pela Estrada do Cabuçu até o nº 2.691.
quanto a informações sobre as trilhas neste parque eu não tenho, mas não deve ser nada complicado pq certamente ela será autoguiada, ou seja, bem demarcada e com plaquinhas a cada km... mamão com açucar.. bem sei que a galera do guia de cachoeiras foi lá... segue o link com o relato deles... abraços

http://www.guiadecachoeiras.com.br/gale ... cod_cat=13
#434822 por Rodrigo e Gí
06 Jan 2010, 02:11
Trilha da Pedra Grande

Muito legal !!!

Para quem achou fácil eu tiro o chapéu, porque achei bem puxadinha !!! São 19km ida e volta, sendo que na ida são 9,5km de pura subida.

entrada.JPG
entrada.JPG (80.37 KiB) Exibido 890 vezes

Desencana com o Sol porque as copas das árvores fazem uma sombrinha bem gostosa.

a trilha.JPG
a trilha.JPG (124.76 KiB) Exibido 886 vezes

Chegando no alto da Pedra Grande pode-se ver São Paulo todinha, é bem legal mesmo.

vista.JPG
vista.JPG (82.79 KiB) Exibido 886 vezes

a gente.JPG
a gente.JPG (79.43 KiB) Exibido 886 vezes

Depois de passar pela Pedra Grande siga para o Lago das Carpas para dar uma relaxada.

lago.JPG
lago.JPG (119.78 KiB) Exibido 887 vezes

Durante toda a trilha vimos muitos animais, inclusive uma cobra !!! Na trilha do Bugio (uma pequena trilha de mata fechada de 300m dentro da trilha da Pedra Grande) a Gí acabou pisando sem querer em uma cobrinha preta de uns 50cm. Ela fugiu pro meio do mato assustada ... e a Gí também rsrsrs. Pena que não conseguí fotografá-la.

Vimos um lagartão bem grande andando todo desengonçado.

Também ouvimos muitos macacos Bugio mas não conseguimos avistá-los.

Fora outros animalesitos como este morcego dorminhoco.

morcego.JPG
morcego.JPG (41.12 KiB) Exibido 884 vezes

lagarta.JPG
lagarta.JPG (87.25 KiB) Exibido 882 vezes

besouro.JPG
besouro.JPG (88.83 KiB) Exibido 881 vezes

Trilha das Águas Claras

Depois seguimos para a Trilha das Águas Claras. São mais ou menos 6km ida e volta. Pelo menos é trilha de verdade, nada de asfalto !!!

trilha aguas.JPG
trilha aguas.JPG (133.49 KiB) Exibido 880 vezes

Não espere uma grande cachoeira, é apenas um ribeirãozinho pra molhar o rosto.

aguas claras.JPG
aguas claras.JPG (110.3 KiB) Exibido 881 vezes

geladinha.JPG
geladinha.JPG (107.84 KiB) Exibido 880 vezes

Será que andamos demais ? rsrs

limite.JPG
limite.JPG (144.64 KiB) Exibido 878 vezes

abraços

Rodrigo
Anexos
aguas.JPG
aguas.JPG (121.69 KiB) Exibido 878 vezes
#435675 por guimarson
08 Jan 2010, 12:39
Salve mochileiros!!!!

Estou afim d fazer nesse sábado (09/01/2010) a trilha da pedra grande.

Alguém pode me informar qual linha de buzo eu tenho que pegar pra chagar no PE???

Abrass
#436403 por Rodrigo e Gí
11 Jan 2010, 00:32
Então Guimarson

Acho que ví essa informação em um relato, mas de qualquer forma é só ligar no 156 e perguntar qual bumba passa na Rua do Horto (é nessa rua que fica a entrada do Núcleo Pedra Grande).

Fica bem do lado do Parque Horto Florestal.

abraços

Rodrigo
#436731 por crista - retired
11 Jan 2010, 23:04
Rodrigo e Gí escreveu:Para quem achou fácil eu tiro o chapéu, porque achei bem puxadinha !!! São 19km ida e volta, sendo que na ida são 9,5km de pura subida.

só uma correção...são 9,5 km no total na trilha da Pedra Grande. E dependendo do caminho que você faz. Se vai e volta pelo mesmo caminho dá menos ainda. Uma das vezes que fui levei meu GPS para ver se a distância que eles informam está correta ::tchann:: há controvérsias...

Abs.
#436757 por Rodrigo e Gí
12 Jan 2010, 01:50
Oi Crista

É mesmo ? O guia falou que era 9,5km pra ir mais 9,5km pra voltar. Esse guia é gente boa, mas pelo jeito tá meio por fora. E ainda por cima ele é gago ... a explicação não terminava nunca rsrrsrs. ::lol4:: ::lol4::

Agora caminho para a Pedra Grande só ví um. O que tem são uma pequenas trilhas que não te levam a lugar nenhum, terminam novamente na trilha para a Pedra, como a do Bugio e das Figueiras, não é isso ?

abraços

Rodrigo
#436881 por guimarson
12 Jan 2010, 12:17
Rodrigo e Gí escreveu:Então Guimarson

Acho que ví essa informação em um relato, mas de qualquer forma é só ligar no 156 e perguntar qual bumba passa na Rua do Horto (é nessa rua que fica a entrada do Núcleo Pedra Grande).

Fica bem do lado do Parque Horto Florestal.

abraços

Rodrigo

Fala Rodrigo e Gi, tudo na paz??
Cara, valeu por lembrar que o 156 tbm serve pra consultar os itinerários de ônibus. Quem quiser tbm pode utilizar o site http://www.sptrans.com.br
Referente ao ônibus que te deixa na porta do horto para fazer e trilha da pedra grande, é necessário descer na estação de metrô Santana e no terminal pegar a linha 1018-10 Vila Rosa ... O ponto de descida fica na R. do Horto, 192 (ref. R. Icamaquã).
A entrada fica na R. do Horto, 1799
Todas essas informações foram retiradas no site da sptrans, exceto o endereço do horto, o qual já foi postado anteriormente.

Abraço a todos e boa trilha!!!
#438917 por Fábio Borges
18 Jan 2010, 21:12
Rodrigo e Gí escreveu:Oi Crista

É mesmo ? O guia falou que era 9,5km pra ir mais 9,5km pra voltar. Esse guia é gente boa, mas pelo jeito tá meio por fora. E ainda por cima ele é gago ... a explicação não terminava nunca rsrrsrs. ::lol4:: ::lol4::

Agora caminho para a Pedra Grande só ví um. O que tem são uma pequenas trilhas que não te levam a lugar nenhum, terminam novamente na trilha para a Pedra, como a do Bugio e das Figueiras, não é isso ?

abraços

Rodrigo

Para dar os 9,5 km vc indo até o lago das carpas e voltando até a Pedra Grande vc deve seguir na estradinha em frente que fará uma curva que passará mais abaixo da pedra e ligará com a estrada principal... onde tem uma arvore morta no meio da estrada que lembra aquela arvore do senhor dos aneis rs... bem acho que deu para dar uma noção... senão procuro o croqui da trilha... abraços...
#442022 por c11daniel
28 Jan 2010, 10:12
Fernando Freitas escreveu:Olá pessoal, tudo bem!?

Alguém sabe se tem algum ônibus de excursão, ou coisa parecida que leva até as trilhas do interior de são paulo? Eu comprei o passaporte e acho que não vou descansar enquanto não carimbar todas.

[]'s
FFA

O Florivaldo da comunidade "Rumo a Trilha" (Orkut) organiza grupos e até faz excursões objetivando cumprir essas trilhas. http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50251658

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes