por maxperdigao em 04 Ago 2008, 09:22
Tenho:
1 Deuter Air contact PRO 75 litros;
1 Invicta North Dome 70 litros;
1 Deuter Futura 32 litros;
1 The North Face Tenaya 20 litros;
2 Sacos para mochila da Equinox.
Essa Invicta (marca Italiana pouco conhecida, até desconhecida, no Brasil) usei por 15 anos. Agora que ela não está muito confiável para longas caminhadas, troquei esse ano pela Deuter de 75. Acho a Deuter excelente. A Invicta ficou para carregar grandes volumes em atividades que no caso de falha, não comprometa a viagem. É a mochila que uso para empréstimo também.
A Deuter de 32, comprei esse ano também. Usava uma Equinox Climber de 30 litros, mas não me adaptei a ela. Minhas costas doiam muito com qualquer peso que fosse colocado nela. A Futura, acho excelente também, principalmente o sistema de aeração dela. Carrego nela 10kg numa boa, algo impossível, pelo menos para mim, com a Climber da Equinox.
O único contra em relação às Deuters é a capa de chuva. Ela deveria cobrir melhor a mochila, inclusive as alças e o ombro do carregador. O azul padrão também é de matar, em uma travessia que fizemos, na nossa turma haviam 6 ou 7 cargueiras Deuter, pareciamos os smurfs...
Tenho uma capa de chuva da Mamot, que além de ser mais resistente que essa da Deuter, cobre bem as alças e ombros do carregador.
A Tenaya, da TNF, uso a 10 anos para os programas mais diversos, desde o uso urbano a caminhadas de um dia. Apesar da sua estrutura simples, é muito confortável. Havia comprado a Climber para substituí-la, mas acabou ela ficando e a Climber sendo trocada por outra. A TNF continua sendo usada firma e forte.
Os sacos de proteção para mochila da Equinox são, a grosso modo, bons e leves. Usamos eles para depachar as mochilas cargueiras em avião ou ônibus. A alça, para carregar como bolsa, é bastante incômoda. Ao invés da alça, seria interessante se tivessem um sistema que permitisse usar a própria alça da mochila Vi isso com algumas pessoas - provavelmente europeus- usando em aeroportos, mas não consegui ver a marca.
Espero ter ajudado.