Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1210752 por Ingrid Spier
16 Ago 2016, 22:38
Olá!
Vou viajar para Cancún. Pesquisando, notei que o preço do hotel que eu quero (Riu Cancun) fica bem mais em conta reservando direto pelo site do Hotel. O hotel oferece 3 opções:
- pagar no cartão de crédito em uma vez agora
- pagar com cartão de crédito no momento da estadia
- pagar em dinheiro no momento da estadia

Estou um pouco insegura pela constante variação do dólar. Gostaria de deixar a viagem já paga. Já sei que se pagar com cartão, terei que pagar IOF.
Além do IOF, ouvi falar sobre uma taxa de em torno de 6% (já baixou. antes era 25%) na compra de viagens internacionais. Vocês sabem como funciona essa taxa da viagem internacional? Terei que pagar?
Também não gosto muito da ideia de viajar com dinheiro vivo.

Se estivesse no meu lugar, como você pagaria pela viagem?

#1210760 por kadnfes
16 Ago 2016, 23:19
Então este é o grande dilema, se você pagar agora com o cartão de crédito e o dólar baixar, você gastou mais do que o necessário, e se mudar de ideia e não viajar mais ou tiver que mudar as datas por algum motivo qualquer, perdeu o dinheiro, por que o hotel não irá devolver o dinheiro pago. Mas se o dólar subir, você se deu bem...

Ao deixar para pagar lá na hora, seja com cartão de crédito ou com moeda em espécie, se o dólar baixar mais até lá, você se deu bem, e também poderá cancelar as reservas sem custo até uma data limite antes da viagem. Mas o contrário também pode acontecer, e o dólar subir e neste caso você se ferrou...

Se pagar com cartão de crédito, você paga 6.36% de IOF, se pagar com moeda em espécie você paga 1,1% de IOF, mas dólares em espécie sempre são uns 2% ou 3% mais caros que no cartão, ou seja, a vantagem real de levar dólar em espécie é de no máximo 3%, mas você corre o risco de ser assaltado ou perder o dinheiro, seja quando está indo da casa de câmbio para casa, seja indo para o aeroporto, lá em Cancun, etc..

Ou seja, seria muito mais fácil se tivéssemos uma bola de cristal para adivinhar o futuro, mas como não temos, vai de cada pessoa decidir quanto risco quer correr, alguns não querem correr risco nenhum e já tem certeza absoluta que vão poder viajar, estes pagam antecipado, outros mais "aventureiros" preferem apostar e ver o que acontece, deixando para pagar na hora...

Se for uma quantia pequena, até uns 500 ou 700 dólares, eu levaria em espécie e pagaria lá na hora, mas se for um valor maior, acho que eu não me sentiria confortável andando com tanto dinheiro no "bolso"...

Ou seja, cada pessoa decide o que vai fazer, com base em quanto risco está disposta a correr.
#1210761 por kadnfes
16 Ago 2016, 23:25
as taxas funcionam assim:

quando você paga uma despesa no exterior com cartão de crédito, no momento da fatura a administradora converte o valar para reais e soma 6.38% sobre as compras internacionais e o valor já vem somado na fatura do seu cartão.

Se você comprar moeda em espécie num banco ou caso de câmbio, já é somado 1.1% sobre o valor total convertido e você paga na hora que comprar os dólares alguns bancos cobram uma taxa de serviço adicional para realizar a operação.

A taxa de 25% pelo que eu sei, não chegou a valer efetivamente, ou valeu por muito poucas semanas e não se aplicava neste caso (cartão de crédito), só valia para remessas internacionais realizadas via banco (quando você faz uma transferência entre contas corretes bancárias para o exterior), afetava mais as agências de viagens, que pagam os hotéis no exterior diretamente via transferência bancária e não por cartão de crédito

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes