Ir para conteúdo

Qual o peso ideal da mochila?


Rogerio Felix

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Galera,

 

Estou criando esse tópico para descobrir quanto de peso cada um carrega na sua mochila.

 

É importante classificarmos em que tipo de Trekking corresponde a cada peso.

 

Por exemplo: Peso da mochila para uma caminha de 4 horas (perto ou longe de casa), ou uma caminhada com um pernoite, ou uma travessia de 3 dias, ou uma expedição de 10 dias como o Torres Del Paine, e assim por diante.

 

Eu sei que não existe um peso ideal nem uma formula mágica, e que existem muitas variáveis que podem influênciar nesse quesito, mas é para se ter uma idéia no geral do peso que a galera está carregando, ou até mesmo para aconselhar alguém que esteja com a coluna doendo.

 

Abraço a todos

 

Hugo de Castro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Oi pessoal.

 

Nao acho q deva haver uma regra para o peso da mochila.

Depende muito de que tipo de caminhada alguém vai fazer e como vai estar acondicionado na mochila.

 

Já fiz algumas travessias na Mantiqueira q duraram 8 dias. Estava com a mochila com pouco mais de 20 Kg.

 

Mas acondicionei muito bem as coisas dentro da mochia, q não senti tanto assim.

 

Com o peso bem dividido dentro dela e bem presa ao corpo, na alça da cintura, o peso foi todo para essa região. As alças dos ombros só foram p/ manter o equilibrio.

 

 

 

É isso aí.

 

 

Abcs.

 

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

concordo com o AGTS, não existe um peso ideal, mas sim uma dinâmica da arrumação e critério de equipamentos e alimentação a se levar.

primeiro: vc deve deixar absolutamente tudo que não foi extremamente necessário à sua empreitada. vc deve levar tudo que for necessário a sua empreitada, vc deve levar comida e combustível ncessário à caminhada/esclada. vc deve levar roupas que não te dixem congelar, mas sem exageros, por isso é bom conhecer o que vc aguenta de frio.

tudo isso ponderado, ai está o peso ideal da sua mochila, pode ser de 2kg numa caminhada na floresta da tijuca até 40kg, 50kg numa esclada em solo de uma grande montanha andina em estilo alpino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Concordo..cada um, cada um.. é vc q ddeve ir vendo e adequando a propria mochila as suas necesidades, contando q nao exceda os proprios limites. Ou seja, uma mulher nao vai carregar uma cargueira de 70L.. divida peso com amigo(a).. Alem do mais, td depenbde tb do numero de dias da empreitada, e se vai ser camping fixo ou volante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que além disso o legal é ter uma mochila boa para carregar tudo.

Não sei quanto aquela barra de aluminio nas costas. A minha não tem, não posso comparar.

 

Mas uma barrigueira ajuda bastante, assim como uma alça no peito. Dá pra passar um bastãozinho por ela, ficando deitada no seu peito e vc usa a força dos braços também pra "empurrar" a mochila.

Dá uma boa aliviada no lombo.

 

 

Qto ao peso acho q vai da força de cada um. O bom é q esteja tudo acomodado de modo a deixar a maior parte do peso na parte de baixo e mais próximo às costas.

Com todo o volume nas costas, quanto mais perto o novo centro de gravidade do conjunto mochileiro+mochila estiver do centro original (mochileiro sem mochila), mais fácil para manter o equilíbrio, portanto mais tranquilo será o trekking.

 

Eu particularmente não gosto de levar mais de 20kg.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...