Ir para conteúdo

Quando eu decidi mochilar e escolhi 24 dias entre Bolívia, Peru e Chile!


Posts Recomendados

  • Membros

Oi mochileiros!!

 

Este é meu primeiro relato do meu primeiro mochilão! ::otemo::

Obrigada ao site Mochileiros.com, aos colaboradores, relatadores e incentivadores!

 

Bom, eu amo viajar e a escolha destes países para o primeiro mochilão foi:

1) O sonho de conhecer Machu Picchu, Atacama e Salar do Uyuni;

2) E claro o custo x benefício x aventura :lol:

 

Vou tentar relatar aqui da maneira mais didática possível.

Referente aos valores, vou tentar especificar da melhor forma possível. No começo anotava tudo, depois do quinto dia... esqueça!

 

Eu me chamo Ana e sou de Curitiba - PR, viajei com um grande amigo de BH.

Nossa viagem aconteceu entre 16/06/2014 a 09/07/2014, confesso, na última semana meu corpo já não correspondia aos meus comandos! Hehehe

 

Roteiro:

 

15/06 - Curitiba x SP [ônibus pq, época de Copa as passagens de avião estavam UM ABUSO!]

16/06 - SP x Sta Cruz x La Paz

17/06 - La Paz

18/06 - La Paz

19/06 - La Paz [E o primeiro perrengue!]

20/06 - La Paz x Copacabana x Isla del Sol

21/06 - Isla del Sol x Puno x Cusco

22/06 - Cusco

23/06 - Cusco

24/06 - Cusco x Águas Calientes

25/06 - Machu Picchu x Cusco

26/06 - Cusco x Arequipa

27/06 - Arequipa

28/06 - Arequipa x Tacna x Arica x San Pedro do Atacama

29/06 - San Pedro do Atacama

30/06 - San Pedro do Atacama

01/07 - Tour Deserto do Atacama - Salar do Uyuni

02/07 - Tour Deserto do Atacama - Salar do Uyuni

03/07 - Salar do Uyuni x Uyuni

04/07 - Uyuni

05/07 - Uyuni x La Paz

06/07 - La Paz

07/07 - La Paz

08/07 - La Paz

09/07 - La Paz x SP x Curitiba

 

Custo total de viagem:

 

Passagem bus até SP: R$ 75,00

Hostel em SP: R$ 60,00

Passagens aéreas: R$ 1.318,00

Grana utilizada na viagem: R$ 3.136,00 [ Levei U$ 1.500,00 que troquei em Ctba por R$ 2,34. Sobrou U$ 160,00 no final da tripa AMÉM! ::otemo:: ]

 

Valor total gasto: R$ 4.589

 

Passagens:

 

Gente, mochileira de primeira viagem né!

Vi um preço bom de SP x Sta. Cruz de La Sierra e em Março/2014 comprei pela Gol a passagem por R$ 756,00.

Depois de rever o roteiro, conversar com uma amiga que havia feito Sta. Cruz x La Paz de ônibus decidi ir de avião de Sta. Cruz para La Paz, minha primeira cidade.

Então, ACHO, que saí no prejuízo, pq comprei pela BOA (super recomendo) a passagem Sta. Cruz x La Paz por R$ 279,00.

Sendo que eu poderia ter comprado as passagens de SP x La Paz diretamente pela BOA, ia sair acho que uns R$ 900,00! Pra aprender! ::putz::

 

[Dica] Para comprar as passagens pela BOA vc pesquisa as passagens pelo site deles e envia um e-mail para emissoes@boa.bo, eles irão te enviar o valor já em R$ para depósito. Você faz o depósito e envia o comprovante pra eles eee eles te enviam o comprovante da compra para o check in! Simples, fácil e ótimo preço! Recomendo²!

 

Começando a viagem:

 

15/06 - Curitiba x SP

Fui de busão pra SP, de Ctba leva aproximadamente 6 horas!

Fui pensando na viagem, nas expectativas, aquela emoção, não acreditando em tudo que estava por vir ::lol3::

É que eu sou POUCO ansiosa!!!!!

 

Já havia reservado um hostel em SP, o Green Grass Hostel pela bagatela de R$60,00 :? Viva a Copa!

Mas né, ok! Cheguei por volta das 18hr, encontrei com o Gui que tbm foi de busão de BH x SP, fomos pro hostel de metrô! Super fácil e rápido!

Domingão, saímos dar uma volta na Paulista, comer alguma coisa e voltar pro hostel dormir, ou tentar dormir!

 

16/06 - SP x Sta Cruz x La Paz

Acordamos cedo e #partiu Guarulhos!

Nosso voo era para as 11:05 de SP mas acabou atrasando e chegou em Sta. Cruz 13:30 (aproximadamente no Brasil 14:30).

O voo Sta. Cruz x La Paz seria 15:00, deu certinho o tempo de passarmos pela imigração, nos encontrarmos no caos boliviano :D e decolarmos para La Paz!!!

 

DSC_0020.JPG.9dd2a733a8f1426d93a46b217cd1e25d.JPG

 

Ao chegar em El Alto, senti que havia tomado umas boas doses de tequila!!! ::essa::

A tal da altitude começou a me dar as boas vindas, catei o mochilão da esteira, sentei em algum lugar, dei umas respiradas, comecei a rir igual uma idiota. Depois de alguns minutos já me sentia melhor, trocamos o dinheiro pro táxi no aeroporto (aqui vale lembrar: só troque o dinheiro pro táxi, pq o câmbio não é bom e eles ainda te cobram uma taxa!). Na porta do aeroporto ficam os táxis estilo Rio! Caros e não baixam o preço por nada... fomos andando, andando e um sr. boliviano nos abordou juntou mais duas senhoras que também precisavam de um táxi e #partiuLaPaz. Pagamos 15bls cada um, sendo que os taxistas "oficiais" queriam 30bls de cada!

Ok, pode ser perigoso? Pode! Pode dar errado, pode! Mas eu juro que sou assim, se eu sinto que tá dando certo eu me jogo mesmo!

 

Chegamos em La Paz, olhos brilhando. O taxista nos deixou na Plaza San Francisco e com o mochilão nas costas fomos procurar um hostel?! NÃO! A gente saiu andando, observando, achando aquele lugar o máximo! As cores, as pessoas, o trânsito LOUCO!

 

DSC_0027.JPG.226a14710ddfc2849be9f226972c346e.JPG

 

DSC_0034.JPG.cb8d0f5a39fe0008aed79c3b2b0e970b.JPG

 

Andamos pela Calle Sagarnaga e suas ruas transversais até que o mochilão nas costas pesou e decidimos encontrar o hostel pré-escolhido. Ladeira abaixo, ladeira acima, um mapa (bem torto conforme percebemos depois) comprado, chegamos ao Wild Rover.

Não fiz nenhuma reserva de hostel para essa viagem então chegando lá conseguimos um quarto com 8 camas por 64bls. Sobre o hostel, bem... se você curte festa, curtição, ingleses, e não se importa com barulho pra dormir: eu indico!

Eu sou sincera a dizer que não curti pelo fato de: dormir com um som alto na cabeça não me agrada! Hehehe ainda mais que na primeira noite a altitude estava me pegando, a dor de cabeça era forte e o enjoo também! Outro ponto negativo é que dos três dias que fiquei lá o saldo de banho quente foi: ZERO! Imagina você chegando cheio de barro no cabelo da Estrada da Morte eeee banho frio, congelante naquele frio que é a Bolívia... pois é!

Hoje eu ficaria no Loki, Loki, Loki de olhos fechados! ::otemo:: ::otemo::

Jogamos nossas coisas no quarto, tomamos banho e saímos jantar. Como a fome era grande na rua compramos alguns pães por míseros bls para comer enquanto procurávamos um restaurante. Andamos, andamos e resolvemos parar no Sol & Luna. Bom, este restaurante e os outros que tem nesta redondeza são bem turísticos (restaurante Indiano, Italiano, Japonês....) tomamos nossa primeira Paceña jantamos e #ricos gastamos 46bls cada! [No começo, três primeiros dias gastávamos 30 a 40bls em cada refeição depois caiu pra 20, 15 e no fim era: o que tiver mais barato hehehe]

Voltamos para o hostel, revi o roteiro e o que faríamos no outro dia e depois tentei dormir...

 

17/06 – La Paz e os passeios

Acordamos tarde visto que a festa no bar do hostel deve ter acabado umas 5 da matina! E só depois disso que realmente apaguei na cama... quando acordei tinha um cara dormindo no beliche do lado com aquelas bolsas de água para mochila de hidratação pendurados no beliche! Hahaha.... ::hahaha::

 

Tomamos café e partimos para a Sagarnaga trocar dinheiro e fazer a pesquisa em algumas agências para fechar os passeios para os próximos dias.

Conseguimos trocar U$1 por 6,94bls. ::otemo::

 

Almoçamos, conversamos sobre os preços dos passeios e voltamos a X-Treme para fechar:

- Downhill na Estrada da Morte: 380,00 bls

- Chacaltaya + Valle de la Luna: 70bls + 30bls de entrada (15bls para cada)

 

Depois disso fomos andar por La Paz.

Perto da Sagarnaga fica a famosa Calle de Las Brujas, nela as Cholas vendem materiais exóticos como as Lhamas empalhadas. Ouvi dizer que essas Lhamas são fetos abortados e que eles são utilizados em construções, o pedreiro só começa a construir se tiver uma dessas Lhamas enterradas no terreno, doido não?!

 

DSC_0068.JPG.b3e01dc1ceecf8678accab5aebc2f8b1.JPG

 

DSC_0074.JPG.a3f6aff337ca5529625b67294a306c88.JPG

 

Depois descemos até a Plaza San Francisco e entramos na Igreja. Para visitar a parte “museu” precisamos pagar 10bls. Não pode tirar foto das salas onde ficam os quadros e a história do local que antigamente foi um Mosteiro dos Freis Capuchinhos. Eles eram os responsáveis pela fabricação do vinho. É um local bem interessante mas bem mal cuidado viu... infiltrações, quadros caindo aos pedaços... triste!

Quando estávamos na parte de cima da igreja, onde ficam os sinos (e por favor, não os toquem!) uma guia que estava guiando uns turistas perguntou pro Gui de onde éramos, quando ele falou “Brasil” ela logo nos convidou para participar da visita! Sim, eles amam brasileiros e ganhamos uma visita guiada free! :D

 

DSC_0086.JPG.9fa73214d08085876f8ef120b327f75e.JPG

 

DSC_0100.JPG.11a4c9f9b5c03350cc15142a01bf78a7.JPG

 

DSC_0113.JPG.7fd7bf54f885ac9dc725049b0ea2eb41.JPG

 

Saindo da igreja voltamos ao hostel assistir o jogo do Brasil pq né, a gente sai da Copa mas a Copa não sai da gente.... escutamos os ingleses falarem mal dos brasileiros, ignoramos e depois saímos para o Mirado Killi Killi... era perto do hostel, fomos andando.

Eu quase morri pq né, eu sedentária + altitude + escadas: queria chorar! Hehehe

A vista do Mirador é MUITO LINDA! A vontade era ficar lá olhando as luzes da cidade se acender!

 

DSC_0158.JPG.77f711e5d6cf430417f8aa6e75c9516a.JPG

 

DSC_0163.JPG.bc7a5343c6c3aec8a40a80395a3e9541.JPG

 

Voltamos e fomos a Calle Jaén, dizem que é a mais bonita da cidade e realmente: É LINDA! Como era tarde tudo estava fechado museus, lojas, etc...

 

Na Calle Jaén paramos em uma pizzaria para jantar e conversar. Eu não anotei o nome do local mas era muito bonito e com música brasileira boa (sim, pq desde que chegamos só escutávamos Araketu... nada contra quem gosta!). Comi uma pizza com linguiça de Lhama, forte! Foi meu primeiro e único contato com a carne do bichinho tão bonitinho hehehe! Pagamos 45bls pela pizza e bebidas!

 

DSC_0191.JPG.de2a0b7264a5b7dfca5397831469d5cf.JPG

 

DSC_0182.JPG.f65750b6f0944e0a6d53eb599f30d796.JPG

 

Voltamos dormir cedo para curtir bem o Downhill na Estrada da Morte no outro dia!!! ::hahaha::::hahaha::

 

[Prometo logo logo continuar este relato!]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

18/06 – A Estrada da Morte!

Sim, eu estava super animada por isso, eu amo bike e as fotos dos amigos que já haviam feito esta loucura me deixou com a expectativa lá no alto! ::hahaha::

 

Saímos cedo e a van da empresa foi nos buscar no hostel!

Na van conhecemos o Plínio, um paraibano super gente boa que ia fazer a descida pela segunda vez! Conversamos bastante até que os 4 israelenses que também estavam na van nos mandaram ficar quieto! LEGAL! ::mmm:

 

Chegando no local onde tomaríamos café e começaríamos a descida conhecemos mais quatro mineiros (aí começa a longa e divertida amizade que rendeu a viagem inteira!) o Marcelo, Gustavo, José e o Thiago (ai ai ai!) e dois paulistas o Roney e o Erik

 

Sim, meninas... era eu a única brasileira mulher, guerreira e Curitibana! Com orgulho!

Café tomado, equipamento colocado, bikes testadas e VAMOS NESSA!

Os primeiros kms são em asfalto e é muito bom pra pegar aquela velocidade!

A paisagem é animal! Linda, as curvas da estrada, montanhas com gelo e o FRIO!

Minhas pernas tremiam, meus dedos estavam congelando e ainda era o começo....

 

Temos uma história triste nesse dia... alguns minutos depois que começamos a descida, ainda no asfalto uma pessoa do grupo de outra agência sofreu um acidente fatal! Segundo informações foi um guia que sofreu o acidente.... bateu de frente com um carro que estava subindo! Porém se foi um guia ou não, não importa... foi triste, triste, triste! Ficamos abalados e eu comecei a frear mais e ir mais devagar!

 

Chegando na estrada de pedra, na Estrada da Morte MESMO começa a adrenalina... temos que andar colados no abismo... a mão dói de tanto frear e no dia que fizemos o passeio tinha MUITA neblina e barro.... e frio!

 

Paramos algumas vezes para descansar, comer, tomar água...

O passeio dura o dia inteiro.... a descida começa umas 9:00 e termina perto das 13:00.

Paramos em um “bar” começamos a beber Judas (a melhor cerveja da viagem)! ::lol4::

Judas vai, Judas vem.... vira, vira, vira!

Interagimos com os israelenses que eram super engraçados.... ::bruuu::

 

Fomos almoçar todos já MUITO alegres... até os nossos guias! Hehehe

Acho que este foi o dia mais divertido da viagem!

Era nele que a viagem realmente estava começando por motivos de: vocês entenderão! Hehe

 

Hora de ir embora... e essa parte demora viu!

 

Chegamos em La Paz umas 20:00, como já estávamos todos misturados nas vans e perdemos alguns dos mineiros fomos eu, Gui, Gustavo e José jantar “churrasco” por 12bls! Carne e comida boa! Era tudo que precisávamos....

 

Voltamos para o hostel tomar banho e arrumar as coisas para o passeio do outro dia e depois fomos ao Loki, hostel onde os outros mineiros estavam para tomar umas cervejinhas e curtir o bar!

 

Era dia de despedida pq eu e o Gui iríamos para Copacabana no dia seguinte... ::Ksimno::

 

Fiquei lá até umas 2:00 da manhã, voltei pro Wild bem “alegre” e capotei.... ::essa::

 

P2040629.JPG.db388111fcac59319144b4f05d2b2b5c.JPG

 

IMG_0038.JPG.3f790838ed7fb66fa1fcd7c80210a892.JPG

 

IMG_0129.JPG.3e8cbe44bce13dd5be6ccdca24504136.JPG

 

P2040901.JPG.d4a96c505f1f2e4f22ee97c829a655c2.JPG

 

IMG_0200.JPG.173dc40901257f2cd7b657d00c876baf.JPG

 

19/06 – Dia de Chacaltaya, Valle de la Luna e a mudança dos nossos planos!

Acordei cedo, com aquelaaa dor de cabeça do álcool do dia anterior.... era dia de água e altitude! ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

Fomos fazer o check out eeee não havíamos trocado dinheiro!

Era feriado e não tinha casa de câmbio aberta aquela hora da matina! Conseguimos trocar dinheiro no hostel da frente do Wild, foi um câmbio horrível e tomamos na cara! Mas né, já foi, já era, sem stress!

Guardamos nossas mochilas no hostel e ficamos esperando o pessoal nos buscar no hostel.

Para nossa alegria o Roney e o Erik também foram juntos neste passeio! ::otemo::

 

Pensa num visual lindo, pensa nos penhascos até chegar a base do Chacaltaya!!! Achei que aquela van ia capotar a qualquer momento e adeus Terra! :lol:

 

Altitude batendo forte na cabeça, chegamos a 5.000m e temos que completar o resto andando! Ou pra mim: camelando! Eu atrasei o passeio da galera pq eu ia me arrastando! ::lol3::

 

O guia nos mandou subir o primeiro cume e eu na inocência achei que “ok, até ali!”! ::otemo::

Pensa, que a cada 5 passos vc tem que parar e o ar não vem... e eu mentalizando o topo! Erik e Roney me dando forças... nessas horas que você percebe quão boa são as pessoas! Você mal conhece e elas estão lá te falando “vamossss, vai desisti???” ::quilpish::

 

Respirei fundo, o ar não veio, mas vamos em frente! Chegando no topo descubro que: aquele era o PRIMEIRO CUME! Ainda tínhamos que subir MAIS.... Eu comecei a chorar, sério... :shock::cry:

 

Desisti e falei: vou ficar aqui sentada até todo mundo voltar!

Olhei pro além, pro infinito e “você veio até aqui pra desistir mesmo?” ::grr::

 

Gritei pro Roney, que estava tremendo de frio, pra me esperar e camelando de novo fui devagar e sempre até os 5.430m de altitude! ::ahhhh::

 

Foi lindo!

 

Eu realmente não tenho muitas palavras pra descrever esse dia e este lugar!

Acredito em Deus e aquela foi a forma mais linda e significante de me sentir ligada a Ele!

 

DSC_0042.JPG.286f97f0c7a2800ba1d995d82ad8e3b8.JPG

 

DSC_0048.JPG.871259a1cb9d8958b263193b62a6b68c.JPG

 

DSC_0051.JPG.223181901ebfa4abde7e5a9347972dc3.JPG

 

DSC_0076.JPG.6b2f4c57051a127ac0f9b4a6302d2d43.JPG

 

DSC_0103.JPG.a1f594a3c792d419056907d0b75c0970.JPG

 

 

Descemos, todos estavam me esperando já na van para ir para o Valle de la Luna hehe!

Tomei um chá de Coca pra recuperar, e acabei apagando na van achando que ia passar mal a qualquer hora!!! ::essa:: ::essa::

 

Passamos por La Paz pois algumas pessoas não iriam para o Valle e paramos para almoçar. Eu fiquei lá morrendo na van enquanto o povo almoçava... a dor de cabeça não passava... e acho na verdade que tudo isso era falta de água! O Gui comprou um Gatorade, eu tomei e comecei a tomar muita água e fui melhorando.... até pq o Valle de la Luna é andar, andar, andar e ver as rochas(?!). Algumas histórias do guia e eu não achei esse passeio muito legal...

 

É interessante pq eu nunca vi nada parecido aqui no Brasil mas não achei muito legal não....

 

DSC_0164.JPG.781323850482d6a0ee0bf3fd07d448f5.JPG

 

A ideia era voltar pro hostel pegar nossas mochilas e ir para o Cemitério para pegar o ônibus para Copacabana. Os ônibus saem a cada meia hora só que havia lido em algum lugar que só tinha ônibus até 18:30. ::otemo::

 

Chegamos lá 18:30 o Gui disse: OLHA O ÔNIBUS! Eu não entendi, peguei as mochilas na maior calma do mundo e o ônibus? FOI PRA COPACABANA SEM A GENTE! ::putz::

 

Nas placas havia sim ônibus até as 20:00 mas como era feriado é claro que ficamos lá esperando, esperando, esperando e quando começou a escurecer decidimos descer e procurar um lugar pra dormir....

 

Resolvemos ir andando mas NÃO FAÇA ISSO! É longe, nos perdemos, entramos em umas ruas tipo a 25 de Março em SP, ou seja, muitos bolivianos nos olhando com uma cara estranha, aquele labirinto não tinha fim, eu fiquei com medo. :cry:

 

Chegamos no centro e decidimos ir pro Loki e encontrar os mineiros que conhecemos na Estrada da Morte. O Loki não tinha mais quarto! Que legal! ::putz::

Ficamos no quarto dos meninos e o Gui foi procurar algum lugar perto e barato pra gente dormir pq iríamos sair super cedo no outro dia....

Conseguimos um albergue de um casal boliviano MUITO gente, a Sofia e o Ramon, por 30bls a noite! O casal era muito querido e ficou preocupado pq saímos e estávamos demorando pra voltar... ::love::

Eles nos mostraram o mapa de Copacabana e da Isla del Sol e tinham muito orgulho de morar em La Paz!

Voltamos pro Loki ficar com os mineiros mais um pouco, tomar umas cervejas e no meio da conversa decidimos nos encontrar em Cusco no dia 22/06! Aí começava: amizade, histórias, trip e uma vida nova quando voltei pro Brasil! :D::love::::otemo::

 

20/06 – Copacabana e Isla del Sol no dia certo!

O fato de algumas coisas planejadas não darem certo antes da viagem me deixaram irritada! Não gosto quando algo sai fora do planejado, mas aprendi que o destino ele gosta de tomar o rumo da vida as vezes... :D

 

Se não tivéssemos perdido o ônibus no dia anterior não teríamos os mineiros com a gente e não teríamos a surpresa da Fiesta del Sol quando chegamos na Isla del Sol... :roll:

Bom, pegamos o ônibus para Copacabana ás 7:00 e chegamos em Copacabana umas 11:00, pagamos 15bls pela passagem mais 2bls para atravessar o estreito.

 

DSC_0240.JPG.052546d80af632951d9b850390f1c617.JPG

 

Chegando em Copacabana olhamos algumas agências para comprar as passagens de barco até a Isla del Sol e acabamos entrando na Titicaca Tours e fechando:

- Ida para Isla del Sol: 25bls

- Copacabana – Puno: 25bls

- Passeio na Isla de los Uros: 50bls

- Puno – Cusco: 70bls

 

Passeios e próximos passagens compradas fomos almoçar e esperar nosso barco para a Isla mais linda deste mundo! :)

 

De Copacabana até Isla del Sol demora aproximadamente 1:30, chegamos a Isla 15:00 e logo no trapiche fomos abordados por um guia nos perguntando se tínhamos hostel e se queríamos participar da Fista del Sol.

 

Fiquei com receio mas acabei aceitando a ideia, o Alfredo, guia que nos abordou, era muito gente boa! Graças as Deuses Incas ele apareceu viu... pq ele nos levou no topo da Isla e eu não estava conseguindo carregar minha mochila!! O Gui estava levando as duas, eu parando a cada 5 degraus e o Alfredo pegou minha mochila e levou ela ::love::

 

Na subida ele foi nos contando algumas histórias da Isla, os incas e a colonização espanhola, nos contou sobre a sua vida e a Fiesta del Sol que aconteceria no próximo dia.

 

A Fista del Sol na Isla del Sol acontece no solstício de inverno, é como o nosso ano novo só que claro, com muito mais significado e simbologia!

Combinamos de ir com o Alfredo ele passaria no hostel ás 4:30 da matina!

 

Demos uma volta pela Isla, vimos o lindo pôr do sol e voltamos para o hostel dormir!

 

DSC_0263.JPG.9a4db18a9cd02209cd2fd74024fb8de2.JPG

 

DSC_0275.JPG.8eb5538546c75cd874aefe76916f434d.JPG

 

DSC_0290.JPG.b2995e23436269e195bb1d09664c078d.JPG

 

DSC_0293.JPG.b5a3cf3978350ea1cf49b026c61426c2.JPG

 

[Até o final da semana sai o meio e o final da trip! Prometo!]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fico feliz por estarem acompanhando!!!! ::hahaha::

 

Estou com todo o relato em word, como estou viajando a trabalho estou com dificuldade de tempo e internet do hotel que é ruim!

 

Vou tentar postar mais uma parte hoje de noite e segunda-feira o grande final!

 

=D

 

EvertonDLIgo, se tiver alguma dúvida ou precisar de dica dá um grito por mensagem que eu respondo!!!

 

;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...