Que tipo de pessoa viaja assim?

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor Silnei em 23 Jun 2005, 07:37

Olá pessoal,

Este são os dados de um censo realizado aqui no Mochileiros.com e no Mochila Brasil, a respeito do perfil de pessoas que se identificam com o estilo de viagem.

Eles <b>(54,8%)</b> ou elas <b>(45,2%)</b> têm entre 18 e 35 anos <b>(80,3%)</b>, são solteiros <b>(80,4%)</b>, formados ou cursando o ensino superior <b>(60,9%)</b>; alguns até são pós graduados <b>(10,6%)</b> . São das classes A e B <b>(68,4%)</b>. Estão empregados e trabalhando <b>(73,3%)</b>, outros estudando <b>(24,7%)</b> .

Viajam mais de 2 vezes por ano <b>(68,2%)</b>, com os amigos <b>(43,6%)</b>, com a(o) namorada(o) <b>(18,5%)</b> ou sozinhos(as) <b>(17,8%)</b>, viajando de ônibus <b>(42%)</b>, avião <b>(16%)</b> ou carro <b>(37,8%)</b>.
Se hospedam em pousadas e hotéis <b>(54,6%)</b> e albergues e campings <b>(42,2%)</b> .

Os números apresentados são do primeiro censo criado para saber quem são estas pessoas.

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2004 e utilizou o <b>Critério de Classificação Econômica Brasil</b> .

Os dados são de uma amostra de 1.000 usuários.
Editado pela última vez por Silnei em 06 Nov 2006, 11:00, em um total de 1 vez.
Silnei
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala
Próximo Destino: Argentina

Mensagempor pedrodeportugal em 23 Jun 2005, 19:26

ora bem, retiro daqui duas conclusoes que nao me surpreendem:

- o site e o espirito mochileiro e de aventura não é só para estudantes que nao têm $$$ e para hippies pé descalço; gente que trabalha tb vem aqui, na tentativa de encontrar sugestoes de passeio baratas; o espirito de aventura e de conhecer novos lugares fora dos pacotes das agencias, deixou de ser ideia de uma pequena minoria. o pessoal começa a acreditar que é tão ou mais seguro viajar assim do que comprar um pacote de viagens numa agencia.

- o pessoal casando parece que perde o espirito; ou desiste de passear pois a vida a dois fica mais dificil, ou entao alguem os convenceu a viajar com os pacotes das agencias.
pedrodeportugal
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor zocuni em 24 Jun 2005, 15:21

Pesquisa interessante.Mas fiquei algo surpreendido pelo baixo percentual de estudantes,achava que fosse maior.Achei muito elevado os viajantes de carro,pensava serem menos!Mas o que me surpreendeu mesmo foi os mochileiros sómente 42,2% utilizam campings,julgava que o mochileiro fosse mais de acampar,de contato com a natureza!!!

Abraços,
zocuni
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor rjquel em 26 Jun 2005, 19:16

faltou o pessoal que viaja de bicicleta...[xx(][B)][:p][;)]
rjquel
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Jeferson Jess em 02 Jul 2005, 23:25

É verdade.. fiz uma pesquisa também para minha monografia e os resultados são parecidos.. outra caracteristica importante é que quase a metade dos mochileiros praticam algum tipo de esporte de aventura!
Jeferson Jess

Mensagempor ivaozim em 02 Ago 2005, 12:01

Gostei de saber ke muitos trabalham e que viajam de Bus...hehehehehe
Muito interessante esse censo...tem que fazer mais vezes essa pesquiza e com mais gente tambem...!!!
Abraço
ivaozim

Mensagempor eliasjcj em 18 Set 2005, 11:08

Legal que quase metade da galera já fica em Albergues né.
eliasjcj

Mensagempor jgmiguel em 19 Out 2005, 18:47

Acho que tem vários tipos de pessoas, sim !!!
Eu mesma, apesar de não pertencer 'as classes A e B, e não poder viajar 2 vezes ao ano, gosto mto de mochilar.
Já fiz algumas (mto poucas) mochiladas sozinha e acompanhada de amigos ou marido.
Sou dona de casa, casada, 53 anos !!!

[:I]
jgmiguel

Mensagempor RU_gente em 06 Nov 2006, 11:40

Para colocar mais uma variavel na pesquisa

Eu sou casado mas minha esposa detesta mochilar, prefere conforto.
Eu sou aventureiro desde a adolescencia e quando morei nos Eatados Unidos ai o microbio pegou e contaminou geral. Apesar de no Brasil não ter facilidades como as encontradas nos Eastados Unidos aqui ainda tem roteiros bons para fins de semana.

Já me dei muito mal convidands amigos e conhecidos para fazer trilha comigo. Eles se empolgam quando veem as fotos, mas basta meia hora de trilha para se arrependerem e classificarem como programa de indio.

Detesto ficar ouvindo que está quente, que tem mosquito, que queria parar pra tomar uma coca cola, que se ralou numa pedra, e pior, que estragou a unha, que detonou a chapinha feita no cabelo e que sujou aquela calça de 100 dolares no mato.

Então parei de convidar amigos e agora procuro pessoal adepto mesmo.

eu tenho tido sorte ultimamante, nos lugares aonde vou acabo conhecendo pessoas adeptas e acabamos trocando emails e telefone e já consegui fazer trilhas com estas pessoas. O curioso é que metade destes novos amigos são mulheres de 17 a 25 anos, com estilo inverso das patricinhas ou seja meninas praticas, coisa que achei que não existia mais. Até descobri meninas de 18 anos que sabem cozinhar hehehe... afinal o mundo não está perdido como se apregoa por ai. E o que elas reclamam é que os meninos não querem ficar com elas porque elas não são fashion e não se produzem. Foi uma delas que me falou dos mochileiros e cá estou.

Enfim tem outras variaveis nas pesquisas hehehe...
Seja consciente, aproveite o mundo racionalmente e preserve o para os nossos filhos
RU_gente

Muitos Tipos de Pessoas Sim!!!

Mensagempor diaugusto em 09 Jan 2007, 12:12

Como tudo nessa vida é diversificado, o mundo dos mochileiros também é e Muito. Sou Formando em Turismo e lido com pessoas que amam viajar das mais diversas formas possíveis e imaginaveis obviamente. Realmente como citaram num Tópico acima (me perdoe por não lembrar o nome), que quando voce fala que irá se hospedar num albergue te arregalam os olhos pensando que você ira ficar com mendigos. Geralmente esse ignorantes são a menor parcela atuante do mercado turistíco atualmente, aqueles que não fazem a menor falta no setor, mas adoram fazer uma critíca sem ao menos saber do que estão falando. Tratando-se de Universitarios que sãoa maioria dos mochileiros, não é nenhuma surpresa, pois no seu círculo de amigos é que encontra as pessoas que curtem as mesmas coisas que vc, que curte viajar, churrasco, Faculdade é Bom Demais, então dai não é nenhuma surpresa ter 80% de Universitarios como mochileiros. Geralmente são as pessoas que curtem conhever novas coisas, novas culturas, novas pessoas e não tem medo do que possa acontecer, ainda que estão acompanhadas (na maior parte das vezes) e acha que sempre com CIA nada pode acontecer. Mas éisso pessoal, é minha primeira aparição por aqui, acabei de me cadastrar quem quiser entrar em contato estamos aew...Não sei mexer muito bem nisso aqui, mas vou me virando...Abraços a todos os colegas mochileiros.
diaugusto

Mensagempor storm1978 em 19 Out 2007, 14:49

Muito legal. Que tal uma nova pesquisa??
storm1978

Ru

Mensagempor sikone em 23 Dez 2007, 23:47

Comigo é o contrário... meu marido gosta de sombra boa e eu amo mochilar.
sikone

Re: Que tipo de pessoa viaja assim?

Mensagempor poseddon em 09 Jul 2008, 10:43

Amo viajar....qto mais aventura for melhor..... muitas pessoas q convivo dizem q adoram acampar, fazer trilha e tudo mais... mas Bahhhh não correm atrás de esquemas baratos e bons, qndo tem oportunidade e $$ pra fazer um camping e por um valor um pouco maior uma pousada optam pela pousada....enfim não tem espirito de aventura.... Q pra mim é tudo... (sou apaixonado por Ecoesporte em geral..pode me chamar pra fazer qualquer esporte...eu to dentro.... Viajar pelo mundo..nossa....perfeito..to dentro.. albergue q só tem cama, banheiro e uma cozinha, ótimooo quer lugar melhor pra fazer amigos do q esse?.... e atualmente faço corridas de moto em Offroad....é otimo pra desestressar)... Ahhh como eu gostaria de ter uma namorada q tb gostasse de uma mochilagem pra me acompanhar..mas ai ja eh pedir demais né?

heheh
poseddon

Lugares que já visitei: Noruega, Espanha, Holanda, Argentina, Chile, Paraguay, Russia
Próximo Destino: Buenos aires até Ushuaia

Mensagempor fabricioroo em 04 Set 2008, 21:20

Possedon

tu disse tudoo...

to nesse estilo.. quanto + barato melhor! kkkk

Fiz um mochilão de 41 dias pro Chile, bolivia e peru.. caraa
melhor coisa que já fiz na minha vidaaa!!!
Nos albergues, trekking, tour pelo slar de uyuni, machupichu, huaraz, etc.. conheci pessoas do mundo inteiro e nesse momento se ve que mochileiro que é mochileiro tem uma lingua só: ajudar outros mochileiros, economizar e viajar! ( amo a parte de economizar, sou considerado pao-duro de carteirinha)

E to com projeto pra daqui uns aninhos fazer uma big travel!!! Quero ficar uns 2 a 5 anos viajando pelo mundo.. é logico parar em algum lugar para trabalhar e ajuntar uma grana né... pq sou quebrado . rsrs, porém ja tem uns 2 anos que estou economizadno para esse sonho e ate agora tudo esta conforme planejado!

Bom se quiserem add msn para trocas de informaçóes é:

abraços
e boa mochilada pra td mundo!
fabricioroo

Lugares que já visitei: Bolivia, Chile, Paraguai (fronteira hehe) e Peru

Mensagempor Thaís em 18 Set 2008, 00:09

Fabríciooo!!
Sou mochileira de primeira viagem...rs...pra ser sincera nem sou nada ainda....é só um projeto!!
Mas adorei seu roteiro...queria saber mais....custos, onde ficou..enfim....tudo o q puder me informar, ta?!
Obrigadaaaaaaaaa
beijaoo
Thaís

Próximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem