Está procurando companhia para fazer uma trilha ou travessia? Abra seu tópico aqui!
#538148 por wagnerponce
03 Jan 2011, 20:48
O problema das chuvas, não é só pegar uma trilha pesada e escorregadia. Aqui no Rio de Janeiro, principalmente nessa região de Petro e Tere, é a grande incidência de raios!!! Sem contar que no último ano, tivemos grandes tempestades aqui na região em Abril!

#538374 por fermresende
04 Jan 2011, 13:33
olá pessoal!
Estava planejando essa travessia agora para meados de Janeiro, porém já percebi que realmente essa não é a melhor época do ano! Já fiz a travessia da Ponta da Joatinga nessa época e peguei muuuita chuva...

Quando vocês definirem a data, comuniquem! Se estiver disponível eu animo com certeza!

Abraços,
Fernando Resende
#541125 por bra_carioca
10 Jan 2011, 23:40
a todos,
como ficou o lance do guia. alguém sabe qt o cara vai cobrar?

qt ao material, quero levar o mín de peso e volume possível. alguém já tem uma listinha do q levará.?preciso de sugestões qt a alimentação: tou pensando em fazer uma marmita de astronauta: ki-suco de groselha, barra de cereais, bananadas etc. vou provar uns pacotes de sopa instantânea pra ver se eu aguento. senão comerei atum com milho e farinha láctea a viagem toda.
o q vcs acham q pode ser de uso comum pra gente ir reduzindo as cargas?

guilherme,
qt ao cptec, pelo q entendi do link q acessei, esses dados são das ocorrências de chuva e não das previsões.

a quem falou dos raios,
já os raios, sei q nada sei. continuo achando q as danças indígenas seja a melhor opção :) :) :). o tempo é uma coisa louca. o homem estuda , tenta prever... mas nem sempre acertamos. o bom da gente ter esses dados o qt antes e confirmar pelo menos uns 5 dias antes, é para dar uma tranquilidade a quem vem de longe. Pois estou no RJ e se desmarcar em cima da hora, tá tranquilo. Minha maior preocupação é com quem virá de outro estado. Por isso, tou pesquisando mais a fundo.
#541240 por laricosta
11 Jan 2011, 09:42
Olá bra_carioca,

Realmente temos que ver com antecedência, estou pretendendo ir e estou saindo de Brasília. Já imaginou chegar e não fazer?
#542123 por wagnerponce
12 Jan 2011, 23:58
Galera... Sobre a época de chuvas na região. Viram pq o parque fica fechado e ninguém faz a trilha!!!
Triste o que está acontecendo na região serrana, espero que não tenhamos mais mortes por lá com essas chuvas.

Um detalhe importante quando formos, temos que ir com um guia conhecido mesmo, que tenha uma boa experiência, pois algumas vias se fecham com esses deslizamentos de terra, que são uma constante até em região de mata. Por isso que Maio seria a melhor data.
#542607 por rpn
13 Jan 2011, 23:36
Opa, também estou perplexo com que aconteceu por lá. Espero que tudo se resolva logo, já que muitos estão desabrigados. Meus sentimentos às famílias daqueles que morreram.
Mas, também tenho muita vontade de fazer a travessia, então, quando forem, espero poder ir também.
Abraços!
#544592 por wagnerponce
18 Jan 2011, 19:49
Pessoal,

Estive em Petropólis no último final de semana. Não existe condições de se fazer a travessia! Eu nunca vi algo do tipo... É como se as montanhas tivessem derretendo, acredito que as vias sumiram!
Vi coisas que eu nunca pude imaginar ver em minha vida, é como se um tsunami tivesse passado na serra. Algo muito triste... Se ainda tiver chance de fazer essa travessia eu vou, mas acho improvável.
#544619 por ErasmoFernandes
18 Jan 2011, 20:49
wagnerponce escreveu:Pessoal,

Estive em Petropólis no último final de semana. Não existe condições de se fazer a travessia! Eu nunca vi algo do tipo... É como se as montanhas tivessem derretendo, acredito que as vias sumiram!
Vi coisas que eu nunca pude imaginar ver em minha vida, é como se um tsunami tivesse passado na serra. Algo muito triste... Se ainda tiver chance de fazer essa travessia eu vou, mas acho improvável.



Oi wagnerponce,como assim? Pelo que sei o parque esta fechado no momento porque todos os funcionários da sede em Teresópolis estão envolvidos nos trabalhos de resgate e atendimento à população atingida.
Mas logo o parque vai reabrir. Liguei pra lá e disseram que não houve nenhum incidente na sede e provavelmente as trilhas estão OK. Você tem alguma informação concreta sobre o estado das trilhas, ou esta supondo que houve algum problema?

Eu tenho a minha travessia já planejada para o final de abril.
#544648 por wagnerponce
18 Jan 2011, 21:50
Oi Erasmo,

Realmente foi uma suposição minha. Não procurei nenhuma informação concreta a respeito, apenas deduzi pelo que vi na região. Se a trilha continua ok, podemos então dar seguimento nesse planejamento.
Foi "achismo" meu, por ter visto o estado que a serra se encontrava.
#544960 por ErasmoFernandes
19 Jan 2011, 14:09
Então wagnerponce... sei que há pontos das trilhas 'desgastados', inclusive o trecho mais crítico. Foi o que ouvi de pessoas que passaram por lá no ao passado. Mas acredito que o parque tomará providências, desde o ano passado já foram alertados e tinha gente cobrando. No início de dezembro fiz algumas trilhas no setor Pedra do Sino e vi que eles tinham feito manutenção ali: cortaram o mato, fecharam alguns atalhos, etc. Há alguns meses atrás estava bem pior.

lowpower, acho que é consenso que na estação chuvosa não é bom subir montanhas. Nem penso em deslizamentos de terra nesses lugares, pois a situação é bem diferente da ocupação de encostas em cidades. Falo mais por causa dos raios e da enxurrada. Você passa por lugares onde fica totalmente exposto no caso de uma tempestade com raios. E tem lugares onde a trilha é a própria calha por onde a água da chuva desce da montanha. Pelo 'rastro' que a água deixa ali dá pra imaginar o volume e eu não me vejo passando por ali com chuva forte não. Até dá pra ir, pois há algumas 'janelas', provavelmente não vai chover todo dia (Eu mesmo andei por lá em dezembro), mas mesmo assim é muito desconfortável por causa do calor.
#544996 por rpn
19 Jan 2011, 15:06
Quanto isso, é consenso: qualquer atividade de montanha só a partir de abril! Mas já podemos ir planejando desde logo, já que fazer a travessia envolve providências como a compra de roupas técnicas para frio, barraca, utensílios de cozinha próprios para Camping, etc. Claro, para quem ainda não tem. Abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante