Roteiros de Viagem no Brasil
#437360 por claupiano
13 Jan 2010, 14:38
Oi gente, vim aqui rapidinho pra relatar um pouco da minha viagem aos lencois em janeiro, pois quando procurei nao consegui encontrar quase ninguem que tivesse viajado nessa época do ano.

É verdade que as lagoas ficam secas, mas existem algumas que continuam lá, e só essas já são lindas. E as dunas estão sempre lá, lindas no pôr do sol. O ideal é aproveitar pra fazer os passeios de barco pelo rio, ver o mangue, ver a revoada de pássaros, essas coisas todas que continuam existindo durante a seca das lagoas.

Algumas dicas:
- Barreirinhas
De São Luiz pra barreirinhas peguei o microônibus que pega os turistas nas pousadas, vale a pena pq se pegar o Cisne Branco tem que sair muito cedo. O ônibus me pegou às 7:40 no hotel pousada Colonial (centro historico).
De lá foram quase 4 horas, mas teve parada no meio do caminho.
Em barreirinhas ficamos na Pousada Igarapé (alguem aqui tinha indicado) - é legal, limpinha, custou 100 reais o casal, e eles fazem passeios tb. Não é nada demais, mas tem ar condicionado e frigobar, e tv. O café da manhã é bom! o Colchão era muito mole, tipo eu acordava e tinha um buraco no meio da cama, mas tudo bem.
Lá em barrerinhas fizemos o passeio de barco até Caburé - lindo passeio, e por mais 10 reais o barqueiro levou a gente até Atins no encontro do rio com o mar. Bem lindo.
Também fizemos o passeio às lagoas, mas não foi lá essas coisas pq elas estavam meio secas mesmo, e tb estava lotado de gente, então não é facil tirar fotos bonitas pq sempre tem alguem que aparece ali no fundo! MAs de qq forma é muito bonito andar pelas dunas, e dá pra tomar banho na lagoa, tem um fundo meio cheio de lodo, mas tudo bem.

De barreirinhas alugamos um toyota com mais 2 pessoas pra ir fazer o passeio a santo amaro, custou 400 reais, ou seja, 100 pra cada um, incluindo o passeio a Lagoa da Gaivota. Achei caro, mas depois descobri que valeu muito a pena. Isso pq a estrada pra santo amaro é toda de areia, são 2:30h subindo e descendo areia, e mais 1 hora até chegar la, entao nao achei caro o passeio, tendo um motorista a disposicao.
Ficamos em Santo Amaro e dormimos la, encontramos uma ótima dica de pousada : Pousada do Mendonça. Super limpinha, ar condicionado, banho quente, só nao tinha frigobar, mas eles guardam as coisas na geladeira da cozinha, se vc pedir. O dono da pousada, Carlos, é uma simpatia, e conversa, conta "causos", e até leva a pessoa pra passear, empresta a bicicleta dele, enfim, faz tudo pra agradar, e consegue, foi a pousada mais simpática que a gente ficou! E custava 100 reais, o mesmo preço de outras bem piores que vimos por lá!

A tal pousada Cajueiro, mais famosa e com toda a infra, custava 150 o casal, só que tinha uma barraquinha de bebidas ali perto com uma músca altíssima o dia inteiro. Então achamos um absurdo pagar caro pra ter que ficar ouvindo música, num lugar onde o silêncio deveria ser mais valorizado!

Santo Amaro é uma cidade linda, vale a pena conhecer, pra quem gosta de sossego, céu estrelado, essas coisas. Mas lá a infra estrutura é bem menor, então não é muito indicado pros turistas que não querem ter trabalho nenhum. É mais indicado pra quem gosta de conhecer lugares que ninguém vai, e fazer coisas típicas do interior, fugindo do óbvio! A lagoa da gaivota estava vazia, era só nossa! Bem diferente de barreirinhas!
O passeio mais estranho que fizemos foi andar de santo amaro até a Betania, tomar banho de rio num lugar maravilhoso. Levamos 3 horas pra ir e mais 3 horas pra voltar, então tem que ter bastante disposição! Se alugar um carro com certeza chega mais rápido. Mas andando tem lá seu charme! E é bem mais barato!

Telefone da pousada do Mendonça em santo amaro (98) 33691166 (falar com Carlos ou Erlane)

qq duvida me escrevam
abraços!

#743207 por qsobrinho
31 Jul 2012, 15:35
Fiz o passeio aos Lençois em Julho/2012 e peguei indicações aqui deste post.

Só para atualizar os dados...

A Pousada do Mendonça é realmente a melhor relação custo-benefício (Boa e Barata). Sr Carlos e Dna Erlane são referência de hospitalidade. Pagamos Quarto casal R$100,00 com café da manhã simples, mas caprichoso! Roupas de cama e banho extremamente limpas, quarto impecavelmente arrumado com ar comum e chuveiro quente.

Sto Amaro continua charmosa, agora tem banco do Brasil, Casa lotérica e um banco Bradesco... Quem vem pelas estradas de terra não pode imaginar que existe uma cidade após tanto nada..rsss... mas é fascinante!!!

Quanto as dunas... Sto Amaro é disparado o lugar mais lindo que já vi... Primeiro porque é uma cidade calma, não tem invasão turística como em Barreirinhas. Segundo porque é você e a natureza!! Dá pra tirar fotos fantásticas sem aquele povo todo por trás... perfeito!!! Foi cansativo chegar até lá, mas cada segundo valeu a pena!!!

Em Barreirinhas ficamos na pousada do Riacho, onde pudemos contar com a simpatia e competência do sr. Ribamar (dono da pousada). Quarto perfeito!! Pousada mais moderna que a do Mendonça, pois tem ar split, frigobar e TV, mas como quase não ficamos no quarto, não deu pra sentir tanta diferença. Ah! Já ia me esquecendo... R$ 190,00 o quarto triplo (estávamos com uma amiga).

O Sr. Ribamar fez a gentileza de nos programar em todos os passeios que queríamos fazer e ao chegar na pousada só deixamos as bagagens e partimos na Toyota para Atins. Não vou explicar aqui os passeios que fiz, pois quero escrever um post detalhado.

Este comentário é só para elucidar que as indicações relatadas neste post foram 100% verdadeiras e eu tb aconselho!!!
#747405 por andreaponte
12 Ago 2012, 21:14
Mesmo em tempo de seca, conhecer o parque vale muito a pena! Mesmo com apenas duas lagoas, o visual compensa e muito. É um lugar realmente incrível de se ver com toda aquela imensidão de dunas e, além disso, você ainda tem outras opções de passeios. O passeio de barco descendo pelo Rio Preguiças é uma ótima pedida! É um rio lindo e imenso. No meio do caminho eles mudam o trajeto e te levam pra conhecer o mangue. Nesse momento, o motor do barco é desligado e o silêncio em meio aquela vegetação toda te transmite uma paz incrível. O passeio faz ainda três paradas nos povoados Mandacaru, Vassouras e por último Caburé onde se dá o encontro do rio com o mar. Outra boa pedida nem tanto explorada é a descida de boia pelo Rio Cardosa.

Acho que quem estiver em Barreirinhas, DEVE dar uma esticada até Santo Amaro sim. Dá pra aproveitar o Parque sem aquela quantidade grande de turistas que tem em Barreirinhas. Não podemos esquecer de Atins!

Sobre os passeios, eu acho mais interessante, pra quem gosta de se programar, comprá-los ainda em São Luís. Os hotéis e pousadas indicam agências que fazem o transfer, passeios e oferece ainda acomodações. Vale pesquisar os preços, pois varia muito de uma agência pra outra. Pra quem prefere montar a sua própria viagem, dá pra ir de ônibus rodoviário (Cisne Branco o nome da empresa que faz) e tentar pechinchar os valores de passeios lá. Assim que você chegar na cidade, vai encontrar muitos guias oferecendo os passeios a diferentes preços.

Espero ter ajudado ;)

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes