Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#604030 por gvogetta
22 Jun 2011, 19:50
Olá pessoal!

Desde o início deste mês foi reaberta a travessia Rebouças-Mauá "original", via Rancho Caído. Esta travessia estava proibida há mais de 15 anos pela administração do Parque Nacional do Itatiaia e vinha sendo alvo de mobilização da FEMERJ, FEMESP e GEAN entre outras entidades e pessoas que desde 2006 lutavam pela sua reabertura. Nos primeiros meses deste ano a CTME - Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo do PNI promoveu ações de levantamento e sinalização de áreas, efetuadas em mutirões de voluntários que agora culminaram com a liberação da travessia. Desta forma existem hoje 3 travessias permitidas no parque.

Além das Travessias da Serra Negra e Ruy Braga, esta Rebouças-Mauá é a mais clássica do PNI e corta o miolo do parque no interior do planalto, passando pelo Rancho Caído e Vale dos Dinossauros, além das nascentes dos rios Preto e Aiuruoca. Ela começa no Planalto de Itatiaia e termina na região de Visconde de Mauá, mais precisamente no Vale das Cruzes. É uma travessia que pode ser feita tranquilamente em dois dias, acampando-se na região do Rancho Caído.

Pelo que vi ela ainda não está constando na lista de diretrizes do PNI mas já está disponível para agendamentos. Sugiro aos interessados buscarem maiores informações junto à administração do parque. http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia//

Sem dúvida é mais uma grande conquista para o montanhismo nacional!

Abraços,

#604087 por Cris*Negrabela
22 Jun 2011, 23:07
Getúlio....
Reaberta ao publico geral ela ainda nao está, só estará depois de publicarem todo o lenga-lenga pra fazer trilha no PNI, tal qual acontece pra fazer a Serra Negra e a Ruy Braga. Mas so pelo fato de estarem falando seriamente em reabrir essa trilha depois de tanto tempo já é motivo pra comemorar...
[[agora so falta o PNI permitir camping!!!!!]]
#609911 por gvogetta
06 Jul 2011, 18:40
Olá Cris,

Está aberta sim... Já consta na página principal do PNI e a diretriz já está publicada, só não foi ainda atualizado o site deles. Veja no tópico novidades-nas-travessias-no-pn-itatiaia-t57372.html o link para o arquivo PDF com as diretrizes das três travessias permitidas no PNI. No site, pelo que sei, deverá levar algum tempo ainda até constar a atualização das diretrizes.

Aproveitando o ensejo, no mesmo link do tópico acima há a divulgação de outras novidades do PNI para esta temporada, como a permissão de se fazer a Travessia Ruy Braga (Rebouças-Sede via Abrigo Massena) nos dois sentidos, subindo e descendo. Antes só se podia descer. A última novidade, decorrente dessas duas, é que agora se poderá fazer a ligação da Travessia Ruy Braga subindo, com qualquer um dos itinerários da Rebouças-Mauá descendo, fazendo assim a travessia integral do maciço do Itatiaia, iniciando de um lado, e terminando do outro.

É uma baita novidade mas que já vem tarde...

É isso!

Abraço,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes