Receitas Mochileiras

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor Igor Arnobio em 20 Set 2006, 15:48

Galera jé experimentaram levar proteína de soja texturizada???? Dura meses, e é facílimo de preparar: primeiro coloca-a na água quente até cozinhar, depois coloca numa panela com caldo de carne, e verduras se houver. Uma dica é levar dentes de alho e margarina para complementar o tempero.

Abraços a todos
Igor Arnóbio
Igor Arnobio

Mensagempor samuel_adv em 20 Set 2006, 22:53

Soja é bom!!!! Ainda serve pra dar um toque "extra" no Kinojo, se for o caso.
:-)
samuel_adv
Membro de Honra
Membro de Honra

Lugares que já visitei: Brasil (alguns pedacinhos), Argentina (de passagem, rumo ao Chile) e Chile (Atacama)
Próximo Destino: Só Deus sabe... pensando na Argentina, esperando o dólar baixar de novo! :-)

Mensagempor nnaomi em 21 Set 2006, 20:59

caramba, vcs estao sofisticando a coisa!
vcs viajaram p/ passear ou p/ cozinhar?
brincadeirinha :D :D :D

mas eu achava q um miojo resolvia a parada.
bem, mas agora tem bastante variedade d comida instantanea no supermercado. Tem mtos tipos d risoto, mtos tipos d macarrao (achei um "champignon c/ ervas finas", parece chic, nao? deve ser uma versao "estilizada" do miojo), e tb tem umas feijoadas e outras coisas diferentes dentro d caixa d papel (acho q deve estar dentro d saquinho plastico ou a caixa eh tipo tetra-park, mas em todo caso nao tem o inconveniente d carregar a lata, como citado em msgs anteriores).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nanci Naomi Arai
http://nancinaomi.netfirms.com/index.html#top
ou http://nancinaomi.150m.com/index.html#top
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor lilianescp em 17 Nov 2006, 11:08

barrinhas de cereais tambem (pelo menos comigo) da para enganar a fome rssss
Sopinhas prontas, pizza (tipo sadia ou perdigão, é so colocar no forno), sanduiche é basico (barato, facil de fazer e gostoso)...
Miojo eu costumo fazer e completar com alguma coisa, tipo soja ( o amigo falou bem), nuggets, seleta de legumes, ovo rssss
Da para se alimentar direitinho com coisas faceis de fazer e bem economicas :wink:
lilianescp

Mensagempor ogum777 em 17 Nov 2006, 12:45

leva um salame, que dura um tempão fora da geladeira. serve pra incrementar o miojo ou pra fazer sandubas.
[]s
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ogum777 em 17 Nov 2006, 12:47

e barras de creais feitas em casa. há receitas no fórum....
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor talyta_lyn_plant em 01 Dez 2006, 00:57

Tem um purê de batatas instantâneo da Yoki que é uma maravilha.
É só ferver a água com uma colher de margarina e sal, depois jogar o leite (que pode ser em pó - diluido, claro), e o pó do purê. É muito, mas muuuuito bom. No acampamento, não tinha como levar a margarina (não tinha geladeira), então levei um pouco de azeite e deu certo. A dica é levar molho de tomate e queijo ralado para jogar em cima, fica um prato de primeira!
Talyta Plant
São Paulo - SP/Brasil
Msn: living_loving_maid@hotmail.com
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=2 ... 1357641296

Jai guru deva om!
All you need is love ;)
talyta_lyn_plant

Mensagempor eliasjcj em 31 Dez 2006, 21:52

Barrinhas de cereais pra matar a fome durante a viagem e é lógico miojão pra fazer no albergue!
Mochilar é preciso!
Elias Júnior
eliasjcj

Mensagempor ogum777 em 05 Ago 2007, 15:22

olá gnomada!

lindas essas receitas todas. mas elas pressupõem um bom tempo de cozimento, e, portanto, um bom fogareiro e muito gás. e muitas exigem tb mais de uma panela. esquema gourmet mesmo.

eu tô querendo baixar meu peso de equipo, portanto, eliminar o fogareiro e o cartucho de gás. pensando em usar apenas uma espiriteira. rumo aou fast and light... pq por enquanto tá muito slow & heavy.

receitas do tipo "apenas acrescente água fervendo" alguém têm? tenho olhado muitas receitas de pratos prontos, mas que pedem pra ferver a água e cozinhar por mais 20 minutos... tô fora.

vale miojos incrementados (miojim com tecos de salame e queijo já testei, é bom, mas só isso tb é pouco... alguém tem outras idéias pra incremetar o macarrão?) e outras coisas mais, sopas, e etc;. cozinho sempre só pra mim (faço tudo no esquema solo), portanto receitas simples sempre ajudam...

valeu!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Hendrik em 06 Ago 2007, 04:33

No Brasil aprendi a eliminar um monte de carências de origem açucarada investindo no pesado leite condensado. Substituia leite, açúcar e era guloseima. Mas na próxima acho que vou cortar isso também e ficar no café preto sem açúcar e leite mesmo.

Comida É o grande criminoso na mochila em treks de vários dias sem pontos de apoio. Pior que isso nos faz, muitas vezes, levar muito mais do que vai conseguir consumir. Por mais que seja gostoso ter um docinho no meio do trek, quero ver o que o mínimo do frugal pesa antes de meter o supérfluo. Gostei das barras energéticas. Leves e enchem mais que docinhos. Macarrão é um grande tirano. Pesa prá caramba, mas alimenta prá cacete, se você consegue viver de macarrão 3x ao dia, vários dias seguidos... eu ainda tenho dificuldades.

O que facilita minha vida é o acesso à comida liofilizada. O saco prá duas pessoas é uma boa refeição prá mim, ao contrário do pacote de miojo, que em meu último trek se viu reduzido à condição de salgadinho. Esse saco pesa umas 300gr em média. 325gr ou algo assim. Então só eles dá 3 refeições por quilo, sobrando algumas gramas prá encher com as barras e o café. Meu objetivo é 1kg ração/dia. Não sei se é ridículo por ser muito ou ridículo por ser pouco. Porém temo ter dificuldades em realizar uma refeição matutina, quando tenho menos fome e acabar com ração sobrando.
Gatinho Cheshire, que caminho devo seguir? - pergunta Alice.
Depende onde você quer chegar - responde o gato.
(Alice no País das Maravilhas)
Hendrik
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Nepal, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Andorra.
Próximo Destino: GR-20, Córsica, França.

Mensagempor ogum777 em 06 Ago 2007, 06:07

comida liofilizada... puts, não temos isso aqui. eu bem que queria ter acesso a isso.

meu miojo não vira salgadinho chips pq coloco tudo num pote plástico rígido.

mas eu queria mesmo era comida liofilizada e desidratada, coisa de abrir e colocar água quente só. seria uma bruta mão na roda! economia de combustível pra kct!

bom, eu vou investir em variações do miojo e quetais. agoram saíram umas embalagens de atum ralado que não são latas, mas embalagens pláticas aluminizadas. são leves e práticas.

vou continuar por aí, até q venhamas liofilizadas ao brasil.

e leite condensado, em bisnaga, eu acho legal. taco um pouco na caneca, dois sachets de nescafé, e água fervente, que eu tenho meu café com leite! hehehe
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Hendrik em 06 Ago 2007, 07:06

Tem seu café COM leite E açúcar! Uma mordomia! Muito melhor que pacote lambuzado de café (pó), açúcar (pó) e leite (pó). De tanto meter e tirar colher molhada por ali, chega hora que não se sabe mais o que é o que e acabo tendo um saco lambuzado só prá esses três ítens.

Comida liofilizada são ótimas. Adoro elas e vou tentar levar só elas como COMIDA básica. Barras energéticas não são vitais, mas dão uma força quando o esforço está sendo demais e precisamos daquela energia extra pro que falta fazer. Gosto muito também de queijo e verei se levar um tablete vale a pena ou é muito peso. Sal entra porque tenho pressão baixa. Tang é gostoso e leve, mas não sou muito fã de cantil cheirando a Tang...

Meu problema também é que comida liofilizada é muito cara. Entre 6 e quase 10 Euros por porção, dependendo se é dupla ou solo. Solo é muito pouco para mim, então preciso das duplas para solo. Mais peso. Se medir 5 dias só com liofilizada já fica pesado. Meter mais água, barras, café, Tang, queijo... sem contar o fogareiro, panelas, talheres (colher), caneca, combustível, panos, fósforos, isqueiro, quebra-ventos, buchas, purificador de água...
Gatinho Cheshire, que caminho devo seguir? - pergunta Alice.
Depende onde você quer chegar - responde o gato.
(Alice no País das Maravilhas)
Hendrik
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Nepal, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Andorra.
Próximo Destino: GR-20, Córsica, França.

Mensagempor ogum777 em 06 Ago 2007, 08:21

pois é. por isso tô tentando baixar peso na comida. miojim turbinado é um bom modo, num país onde liofilizado é apenas a cenourinha picada num potinho de macarrão instantâneo (cup noodles, já vem num pote de plástico e não alimenta nada...).

vou investir nas barrinhas, e outros frios, e um miojim pra variar.

ah. sobre os tangs da vida: eu levo uma pet só pra isso. um litro. essa fica só pros suquinhos. hehe
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor anão em 08 Ago 2007, 16:33

olá,

hey, aqui vai uma dica, normalmente nessas casas de paramentos militares vendem aquelas rações para os soldados, apesar do nome é muito saborosa e nutritiva, é só colocar agua quente mexer um pouco e pronto.. eu recomendo tem vários sabores e é barata.

até+
anão

Mensagempor ogum777 em 08 Ago 2007, 20:19

vc conhece alguma loja q venda isso?
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem