Receitas Mochileiras

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor uguedes em 07 Fev 2008, 14:23

Receita bala, alimenta muito e super nutritiva e serve pra malhar tbém....

6 ovos + 500ml de água.... Ferve tudo junto...

Custo: 2,00 no máximo hehehehhe

Agora falando sério...

Fazer barrinha em casa é muito bom e mais barato, e mais nutritivo... Eu tinha uma receita que usava pra malhação e deve servir pra caminhadas tbém, mais vai no forno...

Se a galera interessar posse ver se acho a receita de novo...

Vlwwwwwwwww
uguedes

Re: Comida Liofilizada

Mensagempor michelschon em 07 Fev 2008, 16:48

Olá Yara, vc não pode dar mais informações pra gente aqui no fórum ? Assim atinge uma quantidade maior de pessoas...

liofoods escreveu:Olá Pessoal, Vi que estão com dificuldade de adquirirem comida liofilizada!! Existe um empresa que fornece essas comidas, além de frutas e frios, para contato celular 19-9763-9914 ou berkkaliofoods@gmail.com e boa viagem de mochila abastecida de comida!! Espero ter ajudado, Abraços yara
MICHEL
Editor Colaborador dos fóruns:
Bahia, Ceará, Maranhão, Patagônia/Terra do Fogo e Viagem de Carro
michelschon
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Mendoza, Machu Picchu, Torres del Paine, Punta Arenas, Ushuaia, El Calafate, Nazca, Paracas, La Paz, Cancun, Buenos Aires, Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Lençois Maranhenses, Abrolhos, Penísula do Marau, Jericoacoara, Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, Canoa Quebrada, Cidades Históricas de Minas.
Próximo Destino: Incerto...

Mensagempor ogum777 em 07 Fev 2008, 17:33

é, uma tabelinha... com preços, cardápio e etc...

[]s
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ogum777 em 11 Fev 2008, 10:37

yara,
eu mandei um mail, e eles me mandaram um folheto via net, só dizendo o que liofilizam: frango, frutas, e etc. mas não informaram qual o tipo de disponibilização fazem. é meio complicado encomendar um produto sob medida só pra fazer uma travessia de 3 dias tipo petrô-terê ou da serra da bocaina, pra fazer sozinho.

essa empresa americana, a http://www.mountainhouse.com/bkp_fds.cfm , por exemplo, tem 10 opções de "pratos" individuais. basta abrir o pacote e acrescentar um pouco de água fervente. custam em média 5,60 dólares. são uma versão ultra aperfeiçoada o esqueminha-miojo.

mas há liofilizados em que é preciso cozinhar...

o que essa empresa disponibiliza, afinal? ingredientes apenas ou pratos? não se trata apenas de uma questão de praticidade, de preguiça de cozinhar. pq se são produtos que eu só coloco água quente num único recipiente e tenho o almoço pronto, eu posso levar só uma caneca grande e uma espiriteira feita em casa. se eu tenho que cozinhar por 15, 20, 30 minutos pra ter o almoço, eu tenho que levar mais de uma panela, e um fogareiro a gás ou a combustível líquido.

eu vou mandar um mail mais específico pra saber o que fazem e/ou disponibilizam, e a que preço. de repente têm o que quero, ou não...

inté!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Kah_Littrell em 25 Fev 2008, 11:03

como liofilizar no brasil, ja tem com, so basta investimento...

achei esse site aqui, http://www.liobras.com.br
Kah_Littrell
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: Receitas Mochileiras

Mensagempor Luciano Santana em 01 Mai 2008, 20:10

Nao da pra levar tanta coisa assim na mochila, (pelo menos na minha)...
O que indico para uma trip "selvagem" em primeiro lugar uma cartela de Clorin ehehhe depois

- Miojos
- Farinha
- Carnes defumadas (bacon, carne seca, calabreza)
- Vitaminas e proteinas (comprimidos)
- Barras de cereais (reposição de energia durante paradas para descanço)
- Toddy e Leite em po (eu dispenso)
- Suco em po (aqueles aditivados com plutonio que uma colheriznha de cafe faz 50 lt. eheheh)
- Agua, muita agua (é nessa hora ki vc vai prescisar do Clorin ehehehe)
- Se conseguir fazer ou comprar algumas verduras ou frutas secas tb e de boa serventia (damasco, uva, banana, cenoura, vargem etc... - pequenas porçoes)

e principalmente nao se entupir de tanto comer.. faça o balanço entre o suficiente e o necessario, nada de levar comidas gordurosas... isso pode te deixar em mals lençois com seu estomago... beba bastante agua...

ps: leve duas panelinhas e um caneco, se possivel tudo de aluminio pois sao leves, podem ir ao fogo e voce nao vai prescisar descartar pelos lugares ou mesmo estocar lixo...

eu qnd vou nao sou adepto de cartucho de gas nem fogareiro, ocupa muito espaço e pesa muito... procuro levar bastoes que acendem (esses uso raramente so qnd nao tem como pegar fogo nos gravetos mesmo..R$10,00 12 bastoes. ) fosforo comum... aquele velho fogaozinho de pedra e de troncos de arvores secos no chao, gravetos... aconselho levar um pouco de oleo de cozinha e guardanapo... podem acreditar.. umideça o guardanapo no oelo de cozinha... coloque uma pedras no chao, um pouco de graveto, o guardanapo umidecido e mais gravetos porcima... coloque fogo no guardanapo... ajuda muito a manter o fogo...
nao se esqueça de no final... qnd for dormir ou qnd for levantar ancora.... apagar com terra... se possivel enterrar o que foi queimado ou que estiver em brasas ou fuligem, ajuda a manter o equilibrio da "natureza"
A cor é só a cor, o que importa é o que você tem entre seus cabelos e seu pescoço.
Ame a vida, respeite das diferenças. Afinal você não é o único por aqui!
Luciano Santana

Mensagempor terroni em 02 Mai 2008, 09:48

Exite tambem em São Carlos uma empresa que fabrica liofilizadores e presta serviços de liofilização www.terroni.com.br, estive lá os caras tem até um laboratorio para testes de produtos liofilizados o fone 16-33617000
terroni

Mensagempor Luciano Santana em 13 Mai 2008, 00:30

mas essas comidas liofilizadas sao caras? compensa comprar? ou e do tipo... bonitinho e ordinario?
A cor é só a cor, o que importa é o que você tem entre seus cabelos e seu pescoço.
Ame a vida, respeite das diferenças. Afinal você não é o único por aqui!
Luciano Santana

Mensagempor ogum777 em 13 Mai 2008, 10:47

em diversos locais vc não pode fazer fogueira.

há parques nos quais até espiriteira (álcool) são proibidas.

em todo caso, pra continuar usando lenha, vc pode fazer um fogareiro a lenha. além de vc não criar uma área de queima no solo (portanto ainda mais ecológico) vc tem uma melhor eficiência calorífeca e ainda tem um suporte firme pra sua panela.

basta uma lata ou folhas de metal (pra modelos colapsíveis). mesmo que vc não leia em inglês, pode ver pelas fotos as diversas possibilidades na página seguinte:
http://zenstoves.net/Wood.htm
note que alguns modelos têm até um ventiladorzinho pra ficar soprando o tempo todo e manter o fogo alto....
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor batata em 13 Mai 2008, 17:41

"Peso mínimo - máxima diversão!"
batata
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor marcel.correa em 07 Jul 2008, 09:52

Tem umas comidas prontas da swifit, eh mt bom, e nao eh caro, comprem em atacado, sai mais barato...
tem macarrao pronto, feijoada, almondegas, carne na cerveja e mais umas q eu nao lembro...
o legal eh q tem em lata e no saquinho, eu só levo no saquinho, eh mais leve e mais facil pra levar o lixo embora depois!!!
marcel.correa

Mensagempor ogum777 em 07 Jul 2008, 12:10

luciano, a berkka liofoods faz umas, mas ainda não experimentei.

tem gente que é gourmet de trilha, precisa ficar lá cozinhando, cozinhando, cozinhando.... eu, por mim, nem cozinhava nada. não faço questão de lazagna ao pesto com caldo de lagosta e jabuticaba na trilha. pra falar a verdade, até como bem menos.

marcel, essas comidas da swift seria até melhores se existissem em porçoes individuais. 300 g. de molho a á bolognesa é muito pr auma refeição só. em todo caso, são minha opção, junto com o atum em sachet, pra invrementar o miojo. pq miojo é ruim, mas tem carboidrato e cozinha muito rápido, portanto gasta pouco combustível.

meu, vou perguntar de novo e geral: alguém sabe onde se copra ração militar aqui no brasil? não acho nem a pau!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor poseddon em 09 Jul 2008, 11:23

Primeiro
comer muita barra de cereal, principalmente as q tem chocolate tb - elas tem muitos nutrientes essenciais para o organismo e realmente te nutrem...

para comida é facil....vá em qualquer pão de açucar.... tem uma variação muito grande de alimentos acondicionados em sacos plásticos..e são pra todo gosto.... no caso...eu gosto de miojo....são leves pra n ocupam mais espaço do q um Sopão dakeles q servem até 6 pessoas (isso q ta no pacote...pra mim só da 3 porções..rs como mtooo)

nessas comidas prontas, você acha arroz (demra mto pra cozir) feijão no vacuo, sopas em geral, legumes...procure sempre coisas q não vão ocupar tanto espaço na mochila e nao pesem demais tb....... e ahh principalmente q n estraguem com facilidade...
poseddon

Lugares que já visitei: Noruega, Espanha, Holanda, Argentina, Chile, Paraguay, Russia
Próximo Destino: Buenos aires até Ushuaia

Mensagempor RA Tiradente em 23 Jul 2008, 20:29

tmb gostaria de saber onde comprar isso? tava procurando na net mas naum achei esse forum, já fui militar e a ração do EB é otima, mas naum emcontro algo similar pra comprar em lugar nenhum, alguem aí conhece algum site que venda???
RA Tiradente

Mensagempor Vareja em 29 Jul 2008, 12:52

Uma boa que sempre levo é a lentilha. Junto levo uma garrafinha pequena. Encho ela com água e coloco dentro um punhado de lentilha crua.

Saio pra trilha e ao final do dia ela está bem amolecida, economizando tempo e gás.

Depois é só misturar com purê em pó, legumes, miojo, etc

Abraços
Márcio
Editor-Bolívia+Peru
Vareja
Membro de Honra
Membro de Honra

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem