Receitas Mochileiras

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Re:

Mensagempor otavio_aon em 21 Set 2008, 19:37

yogue escreveu:galera, eu costumo antes de viajar passar numa distribuidora de produtos integrais que vende varias especiarias a granel tais como:

farinha de soja
germe de trigo
gergelim
castanha de caju em po
aveia
castanha do para
fibra de trigo
lentilha
rapadura com amendoim
frutas secas
farelo de milho

embalo bem e maloco na mochila! De manha preparo um mingau grosso que ainda sobra para um lanche no meio da caminhada... no almoço aquele arroz com lentilha e gergelim!

Achei bem interessante a dica!
Eu costumo fazer o miojo c/ proteina de soja e/ou com aveia grossa!
É uam viaração interesante, e não precisa cozinhar (nada alem do tempo de cozimento do miojo, q ja é super rapido)
Frutas secas e nozes em geral tb vão bem, seja a hr q for! E não tem embalagem considerável, nao precisa de cozimento e dura bastante tempo!
Editado pela última vez por otavio_aon em 14 Out 2008, 20:22, em um total de 1 vez.
"Caminhante, o caminho não existe. O caminho se faz ao caminhar. -- dito popular espanhol""

http://sobreviagens.blogspot.com/
otavio_aon

Lugares que já visitei: Brasil, Egito e Paraguai
Próximo Destino: Bolívia, Peru, Argentina, Chile e Uruguai

Re: Receitas Mochileiras

Mensagempor vinicius aquinio em 14 Out 2008, 19:21

olá mochileiros

gostaria de saber se rola eu fazer fogo com lenha ou coisa do tipo e eu vi q lá é proibido este tipo de coisa mas eu to sem grana e ñ to com grana sobrando para comer em restaurante e nem tenho fogareiro
obrigado
vinicius aquinio

Mensagempor batata em 14 Out 2008, 21:26

vinicius aquinio escreveu:olá mochileiros

gostaria de saber se rola eu fazer fogo com lenha ou coisa do tipo e eu vi q lá é proibido este tipo de coisa mas eu to sem grana e ñ to com grana sobrando para comer em restaurante e nem tenho fogareiro
obrigado

Vc mesmo pode fazer seu fogareiro. Como?

Aqui espiriteiras-fogareiros-a-alcool-t12994.html muitas dicas de como fazer seu fogareiro a álcool.

É mais barato e simples do que vc imagina. Fogueira é furada.
"Peso mínimo - máxima diversão!"
batata
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Augusto em 14 Out 2008, 22:23

Vinicius, também concordo com o Batata.

Procure nunca fazer uso de fogueira.
Além de ser anti-ético, em muitos parques nacionais e estaduais é totalmente proibido e se te pegarem fazendo fogueira, vão te dar uma multa bem pesada.

Compre um fogareiro ou uma espiriteira mesmo ou faça alguma artesanal.
É bem mais ecológico e vc tá respeitando a natureza.

Abcs
SEJA FELIZ, SEMPRE!!!!!!!!

http://agsts.multiply.com/
Augusto
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Mensagempor zocuni em 15 Out 2008, 00:31

É.Decididamente fogueira não combina com mochileiros.Existem "n" opções,mesmo com pouco dinheiro.
Preserve o meio ambiente,não o destrua.

Abraços,
cesar zocuni
Lusófonia - O País Global
zocuni
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ogum777 em 15 Out 2008, 07:06

vinícius,

cozinhar em fogueira é um saco. além dos problemas ambientais já citados, é um saco, pq é muito pouco prático.

espiriteiras funcionam bem desde que a intenção seja aquecer uma água prum café. ou fazer um miojão ou sopa pronta. tem um zilhão de receitas aqui no mochileiros, no fórum das espiriteiras. eu costumo ficar fazendo espiriteiras. é divertido...

se for cozinhar por mais tempo, ou se usa fogareiro a gás, ou a combustível líquido, ou a lenha.

fazer um fogareiro a lenha é bico, e sai de graça. basta usar uma lata de leite ninho com os buracos nos lugares certos. tem receitas nos links acima. inclusive é um modo de vc carregar pouco peso. pois o combustível está na natrueza. é muuuuuuuuuuito mais prático do que cozinhar numa fogueira. explico:

1. na fogueira é difícil apoiar a panela, no fogareiro a lenha a panela vai em cima dele.
2. na fogueira via mais lenha. no fogareiro alenha dá pra cozinhar só com folhas até.
3. na fogueira o vento atrapalha, no fogareiro a lenha, ele ajuda.
4. fogueira é mais difícil de acender.
5. fogareiro a lenha não precisa de solo seco.
6. fogareiro a lenha não queima o chão e nem há risco de se perder o controle e tacar fogo na floresta inteira.

vc tem opções que vão do de graça a alguns bons dólares.... alguns são bem simples, outros têm até ventiladores a pilha. uns são uns trambolhos, outros são colapsíveis, desmontáveis. tem de lata, de aço, de inox e até de titânio!

um link pra vc dar uma olhada nos modelos, na sfotos. e se arranhar o inglês, tb tem um zilhão de informações:
http://zenstoves.net/Wood.htm

inté!
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor vinicius aquinio em 17 Out 2008, 14:01

olá mochileiros

valeu pelas dicas eu vou tentar outra alternativa para fazer o meu rango!!

valeu pela atenção
vinicius aquinio

Mensagempor Willian Zachow em 21 Out 2008, 15:58

Galera não sei se pra vcs é muito incomodo, mas sempre levamos um pequeno disco de metal junto sabe um pouco maior que um prato normal, mas apesar do peso (que tambem não é tanto) é muito útil. Com alguns legumes e um pedaço de carne dá pra fazer um ''entrevero'' rapidinho e quando se passa nas cidades da pra comprar uns bifes pequenos e fritar no disco e tals eh bem tranquilo da pra fazer de tudo desde carnes até macarrão e tals a unica desvantagem é o tamanho e o peso mas isso agente leva na boa
Willian Zachow

Mensagempor kellyalves em 13 Nov 2008, 13:43

Tudo depende do tipo de viagem que você for fazer...
Se é uma travessia curta, ou se você não tem muita bagagem, dá pra aguentar na mochila o peso de latas e bolsas de comida instantanea. Mas se é pra subir alguma montanha ou fazer algo pesado, o melhor é evitar peso - lembrando que o peso vai com você até o final da viagem, pq qto mais latas vc usar, mais lixo vai ter q carregar de volta...
É uma boa idéia levar bolsinhas pequenas com uma mistura de leite em pó e chocolate, apenas a quantidade necessaria para o tempo que você vai passar. Queijo é sempre bom para beliscar pelo caminho, além das barrinhas de cereal, que repoe energia para a caminhada. Frutos secos também.
Para quem não quer ou não pode passar muito tempo cozinhando - até porque é preciso muita cautela para ascender uma fogueira - uma boa opção é o cuscus. Meio copo de agua quente sobre a mesma quantidade de cuscus, misturado com uns trocinhos de queijo e verduras, é algo rápido e facil de preparar. Além de ser uma solução vegetariana...
kellyalves

Anterior

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem