Região de Furnas, Parque do Paredão, Paraiso Perdido - MG

Relatos de viagens na região sudeste do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo)

Região de Furnas, Parque do Paredão, Paraiso Perdido - MG

Mensagem não lidapor Raffa » 25 Mai 2010, 10:01

Fala galera, Já fomos duas vezes para a Região de Furnas em MG,lugar muito bonito, com muitos lugares para visitar. Irei postar algumas dicas para quem ainda não conhece o local:

Como chegar 1: Primeira vez, nós fomos via Fernão Dias até Pouso Alegre. tem várias opções via Fernão Dias. Após Mairiporã a estrada fica muito boa, mas faltam muitas placas de localização.

Como chegar 2: Via Anhanguera, passando por Valinhos, Mococa, São Sebastião do Paraiso, Arceburgo, Passos. Tem bastante pedágio, mas a estrada são bem sinalizadas.

Camping: Ficamos no Camping Quebra Anzol, chegando em Furnas, passando o posto, só seguir sentido a barragem da Usina (passamos por cima) e depois é só seguir sentido o mirante que tem a entrada para o camping(1,7km) http://www.craffurnas.com.br/quebraanzol.asp
O Quebra Anzol, na segunda vez que nós fomos, estava insuportável, muito som alto. A sorte é que nós nem paravámos no camping, só a noite, que já estava tranquilo. Minha sugestão é acampar na Pousada do Rio Turvou ou então no Clube Nautico, um pouco mais para a frente sentido Capitólio.
O Quebra Anzol parece meio abandonado, chão de terra. Mas os banheiros são novos, tem luz, uma pequena lanchonete e passa uma cachoeira no camping. valor R$10 por pessoa e mais R$5 por barraca. compensa por ser um lugar estratégico e barato.

Cachoeiras: Fomos em várias e existem muitas outras.

Cachoeira do Filó
Cachoeira do Filó Cachoeira muito bonita, dá para nadar tranquilo. Fica na beira da estrada e não precisa pagar nada como na maioria das cachoeiras.Fica a 5km da barragem de furnas na MG 050, senao me engano km 300.Só cuidado com as trombas d agua, muito comuns na região, já houve incidentes nessa cachoeira.

Cachoeira Diquedinha
Cachoeira Diquedinha Passando a cachoeira da filó, na estrada mesmo voce vai ver a cachoeira.Ela passa por debaixo da estrada e vai desaguar lá na Lagoa de Furnas.Da para passar por baixo da estrada através de um tunel que tem.Se voce subir ela, vai ter mais umas 2 quedas.

Cachoeira Fecho da Mata
Cachoeira Fecho da Mata Cachoeira com uma queda grande.Só seguir até a pousada do rio turvo, Passar a pousada, entre 6 e 7km tem uma escola abandonada. Pare o carro ali e siga caminhado, pegar bifurcação a esquerda. 'Não precisa pagar.Da para nadar e se voce for pelo lado direito, voce consegue chegar atrás da queda. muito legal.

Lagoa Azul
Lagoa Azul Cachoeira localizada numa propriedade particular.Para passar o dia para R$10,00.Até acharia justo, se fosse mais fiscalizada e o barco restaurante tambem. Duas quedas, sendo que a ultima cai na lagoa de furnas.Muito bonita e normalmente cheia de gente.era uma das mais sujas. http://www.lagoazul.tur.br

Paraiso Perdido
Paraiso Perdido Lugar muito bonito, propriedade particular. Camping gramadinho, mas sem luz e muito caro R$35 diaria. Tem restaurante e para ficar o dia é R$15, (COMPENSA)Tem alguns monitores que fiscalizam. Só subir a trilha. pedras escorregadias e imagens inesqueciveis. tem uns 3 poços que da para nadar legal. Não esqueça de ir a direita quando bifurcar (2 quedas),tem um poço muito bonito http://www.paraisoperdido.com.br

Passeio de Chalana
Passeio de Chalana Passeio de barco feito no lago de furnas. Aliás, é uma balsa transformada em barco com musica e bar.é bem comercial, mas vale a pena, pois para em dois lugares no lago. Nos canyons e na lagoa azul, Para reservar é só ir ate o restaurante do turvo. R$25,00 sai de la mesmo as 10am e a tarde tem outra

Paredão Guapé
Cachoeira do Paredão em Guapé Essa cachoeira fica no Parque do Paredão em Guapé. Uns 30/40km de Furnas.Tem que pegar uma balsa para sair do outro lado do Lago de Furnas. A entrada fica antes da cidade.Paga a quantia de R$2. Lugar lotado de fim de semana, muito barulho, som alto,bagunça. é o point da cidade eu acho.Tem muitas placas proibindo e ninguem fiscalizando, resultado: MUITA SUJEIRA². São 3 cachoeiras muito bonitas. pessoal faz cascading e rapel na região. Vale a pena tambem a porção servida no bar do local.

Trilha doSol
Trilha do Sol Trilha com várias cachoeiras, é bom chegar cedo para aproveitar mais. Gostamos da Cachoeira do Grito e do Poço Dourado. No local tem refeição, não aceita cartões. Vale a pena conhecer tambem, entrada R$15. http://www.trilhadosol.com.br

Outras dicas

* Não esqueçam de visitar o Mirante da Usina, principalmente na hora do por do sol
* Em Furnas, os restaurantes fecham as 14h, por isso se for comer por lá, programe-se. Comemos no Restaurante do Moacir, fica tipo num clube ou associação, Sensacional a comida e o preço, 7.50 a vontade, foram muito receptivos, ja tinham fechado e fizeram tudo novamente para a gente.
* Tem uma padaria, A FAMA. só nao fazem lanches. Misto e pão com manteiga no micro ondas. tem algumas coisinhas de mercearia e uma lan house. Tambem tem um mapa grande, caso alguem não tenha levado nenhum, é bom para ver as atrações
* Em SJ da Barra tem Banco Itau e do Brasil
* Em SJ da Barra tem supermercado e posto. Ambos vendem gelo.
* Na segunda vez, optamos o passeio por lancha na represa de furnas, na minha opinião achei melhor que a Chalana, pois leva a dois lugares a mais, é mais rápida e tambem o tempo de parada é maior. No site da pousada do rio do turvo, tem o contato, só falar com o Paulo Henrique, quem pilota a lancha é o Gustavo.
* Na pousada do Rio Turvo tambem pode acampar, verifique os preços. É um pouco mais caro que o Quebra Anzol, mas bonito e tranquilo
* Não compensa acampar no Paraiso Perdido, muito caro e a estrutura é mínima: não tem luz no camping

Por enquanto são essas as dicas, assim que eu me lembrar de outras, eu posto aqui.

Link PDF com todos os atrativos da região. Vale a pena imprimir, pois não achamos nenhum folder ou mapa por lá:
http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/jeferson/2003/12.03.10.46/doc/Mapas/Circuito_geral_A1.pdf

Mais Fotos e relatos no meu blog:

http://www.raffanocaminho.blogspot.com.br/2012/10/furnas-mg-dicas-by-raffa.html
Editado pela última vez por Raffa em 24 Mar 2013, 14:15, em um total de 4 vezes.
Raffa
Colaborador
Colaborador

Re: Região de Furnas, Parque do Paredão, Paraiso Perdido - MG

Mensagem não lidapor Frida_ssa » 28 Mai 2010, 09:05

Olá Raffa!

afff.. eu aqui no trabalho me imaginando a nadar pela Cachoeira do Filó...rsrsr.
São lindas as quedas dágua, inclusive a que vc fala q tava sujinha...rs

abraços!
Fernanda Diogo - Colaboradora: Salvador, Litoral Norte, Recôncavo, Chapada Diamantina (Bahia).
Relatos: mochilao-cultural-em-salvador-bahia-por-frida-ssa-t54067.html
as-trilhas-do-vale-do-capao-t47621.html#p506912
Hospedagem no Vale do Capão: chapada-diamantina-hospedagem-t29279.html#p585630
Frida_ssa
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor kalissinha » 27 Jan 2011, 16:23

gostei do seu relatos e das fotos, to planejando ir la..
Relatos: Cancun, Playa del Carmen, Chichen Itza, Isla Mujeres, Tulum e Cenotes - 27 dias com fotos jun 2010.

Cancun, Valladolid, Chichen Itza, Akumal, Tulum, Cozumel, Tubarao Baleia, Isla Mujeres e arredores 2011.

[/url]

[b].tínhamos mais caminhos para percorrer, mas tudo bem a estrada é a vida.!
Tourists see the world, travelers experience it.!
kalissinha
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Raffa » 27 Jan 2011, 16:49

kalissinha escreveu:gostei do seu relatos e das fotos, to planejando ir la..

pode ir que é lindo !!!
Raffa
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor hirtes kelly » 18 Fev 2011, 08:20

ALGUEM PODE ME DIZER ONDE FICA O RESTAURANTE DO MOACIR QUE A COMIDA É BOA E BARATA...ME DEEM DICAS POR FAVOR...MESMO QUE NÃO SEJA NESSE LUGAR...SENDO QUE VAMOS ACAMPAR NO QUEBRA-ANZOL E IREMOS FICAR POR CACHOEIRAS EM CAPITÓLIO...OU SEJA ALGUMA DICA PRA SE ALIMENTAR ...AGUARDO RESPOSTA
hirtes kelly

Mensagem não lidapor Raffa » 18 Fev 2011, 08:49

Hirtes, o endereço exato não me lembro. Fica tipo em uma associação/clube.

Todos conhecem, lá é bem pequeno. Só se informar

Boa trip
Raffa
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Sandro » 18 Fev 2011, 12:12

Raffa escreveu:Hirtes, o endereço exato não me lembro. Fica tipo em uma associação/clube.

Todos conhecem, lá é bem pequeno. Só se informar

Boa trip

A Cantina do Moacir fica praticamente ao lado do Centro de Treinamento de Furnas CTFU.O.
Rua Guapé, 1269 / Tel: (35) 3523-5188.
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor hirtes kelly » 24 Fev 2011, 08:06

obrigada pelas dicas acima...como só iremos eu e o meu marido para acampar no quebra anzol...vcs acham tranquilo esse lugar..e as cachoeiras são pertos para visitação...tem como se alimentar de facil acesso...moramos em ribeirao preto e iremos de semana...creio que seja mais tranquilo né...se puderem passar dicas pra nós...mais uma duvida e de facil acesso o lugar que iremos acampar tem sinalização certinho ...desde ja agradeço a atenção de vcs...
hirtes kelly

Mensagem não lidapor Daniel Pinheiro » 14 Abr 2011, 22:24

Exelentes relatos e dicas.
E uma das coisas que estavam faltando para a viagem que estou planejando para minhas férias de julho.
Saberiam me dizer se e uma época boa para ficar lá 10 dias ?
E teriam algo mais para indicar?

Agradeço a atenção.
Daniel Pinheiro

Mensagem não lidapor Raffa » 15 Abr 2011, 08:54

Fala Daniel,

Se voce gosta de friozinho é uma otima pedida. E tambem não corre risco de chuvas, tromba d aguas !
boa trip

Abs

Daniel Pinheiro escreveu:Exelentes relatos e dicas.
E uma das coisas que estavam faltando para a viagem que estou planejando para minhas férias de julho.
Saberiam me dizer se e uma época boa para ficar lá 10 dias ?
E teriam algo mais para indicar?

Agradeço a atenção.
Raffa
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor riquao » 15 Abr 2011, 10:22

eeeeee Minas Gerais... sempre tem algo novo e diferente a se conhecer...
riquao
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Daniel Pinheiro » 15 Abr 2011, 18:52

Se voce gosta de friozinho é uma otima pedida

Gossstar não gosto muito não prefiro o verão, mas ja estou me acostumando quando fiz ER de bike foi na mesma época tive até que enrrolar jornal no corpo para espantar o frio das manhãs rs.rs.r.s mas faz parte
Valeu mesmo a dica.
Se tiver algum lugar que possa incluír para eu fazer roteiro ficaria grato mais uma vez.

Abraço
Daniel Pinheiro

Mensagem não lidapor samuelsb.87 » 25 Out 2011, 16:05

Amigos, por favor me ajudem.

Estou querendo ir com minha namorada no feriado de 11-15/11. Qual a melhor indicação para ficar já que não temos barracas?????

Vai ser um grande passeio
samuelsb.87

Mensagem não lidapor Raffa » 25 Out 2011, 20:51

Fala Samuel,

veja na pousada do rio turvo
http://www.pousadadorioturvo.com.br/

ou hospedagem na cidade de Capitólio.

Abraços

samuelsb.87 escreveu:Amigos, por favor me ajudem.

Estou querendo ir com minha namorada no feriado de 11-15/11. Qual a melhor indicação para ficar já que não temos barracas?????

Vai ser um grande passeio
Raffa
Colaborador
Colaborador

Voltar para Brasil - Sudeste - Relatos de viagem