Região dos Lagos - Guia de Informações

Guias de viagem sobre destinos no Chile, tutoriais e tópicos com dicas criados pela comunidade. Quer criar um guia, enviar uma dica ou postar um tutorial? Crie seu tópico aqui


Região dos Lagos - Guia de Informações

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 12 Jun 2005, 15:04

Atualizado em janeiro/2010


Este tópico é um Guia da Região dos Lagos chilena que está sendo construído com informações de viagens realizadas pela equipe do site e, principalmente, com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com. Este guia é atualizado periodicamente.

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Veja como contribuir com o Guia da Região dos Lagos Chilena:
1- Faça perguntas ou deixe suas dicas no Tópico: Região dos Lagos - Perguntas e respostas
2- Faça perguntas ou deixe sua dica sobre onde ir, o que fazer e onde se hospedar em Pucón no Tópico: Pucón - Perguntas e Respostas
3- Faça perguntas ou deixe sua dica sobre onde ir, o que fazer e onde se hospedar em Puerto Varas no Tópico: Puerto Varas - Perguntas e Respostas
4- Escreva um relato sobre sua viagem pela Região dos Lagos
Avatar do usuário
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1003
Desde: 26 Jun 2004, 20:46
Localização: Blumenau/SC-Brasil

Região dos Lagos - Guia de Informações

Mensagem não lidapor Júnia Pimenta » 12 Jun 2005, 15:17

Guia da Região dos Lagos Chilena
Lagos e vulcões

A região dos lagos e vulcões do centro-sul do Chile é de surpreendente beleza natural. Entre sedimentos vulcânicos, esculturas de gelo, chuva e neve, rios esverdeados tormentosos e florestas, é uma paisagem em constante mudança. Aqui viveram os índios Mapuches que por quase trezentos anos guerrearam com os espanhóis em defesa de suas terras constantemente invadidas e tomadas.

Na medida em que os Mapuches foram cedendo seu território à Espanha, suas terras foram sendo colonizadas por europeus, principalmente alemães que aqui chegando adotaram a região como sua casa e deixando raízes fortes. Até hoje a arquitetura e a culinária local possui herança desses tempos passados.

As cidades do Temuco e Pucón, construídas no coração das terras mapuches, proporcionam acesso às diversas atrações que oferece esta região, sem dúvida um dos principais destinos turísticos do Chile. Mais ao sul destas cidades, se encontra a chuvosa Valdivia e Osorno, Puerto Varas e Puerto Montt, sendo também bons pontos de partida para realizar excursões aos belos lagos da Cordilheira dos Andes, na fronteira com a Argentina.
Editado pela última vez por Júnia Pimenta em 09 Jul 2006, 20:24, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Júnia Pimenta
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1003
Desde: 26 Jun 2004, 20:46
Localização: Blumenau/SC-Brasil

Cidades

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:29

Temuco
Temuco é a capital da região de La Araucanía. É uma cidade grande que conta com 240 mil habitantes e está distante 670 km de Santiago. A cidade começou a ser colonizada pelos espanhóis em 1552, mas sempre foi uma região de muitos confrontos entre os índios mapuches e os colonizadores o que só cessou com a fundação da cidade em 1881.

Villarrica
Villarrica é uma pequena cidade que separa Temuco de Pucón, na região de La Araucanía. Está a 764 km de Santiago e conta com 40 mil habitantes, ou seja, é maior que Pucón, mas com uma infra-estrutura turística menor. É uma bela cidade com casinhas de madeira às margens do Lago Villarrica que, apesar de fundada em 1552, sofreu muitas batalhas entre índios e espanhóis, assim como Temuco.

Pucón
A cidade de Pucón fica na região de La Araucanía. A região faz parte da Região dos Lagos chilena, próxima à Cordilheira dos Andes e da fronteira com a Argentina. A cidade está a cerca de 780 km da capital chilena, Santiago, e a 173 km da cidade argentina de San Martín de Los Andes.
Foi fundada em 1883 pelo exército chileno. É uma bela cidade, seja no inverno ou no verão. As principais atividades turísticas na cidade estão ligadas a esportes de aventura e ecoturismo. Atualmente conta com uma população de cerca de 16.000 habitantes.

Puerto Montt
Puerto Montt é a capital da região de Los Lagos. Está a 1.020 km de Santiago e conta com 175 mil habitantes. Possui localização estratégica para o país, servindo de ligação para o sul do país, e, apesar de não ser a maior, é a que possui o maior centro urbano da Região dos Lagos. É uma cidade portuária que nem sempre cai no gosto da maioria dos viajantes. Foi fundada em 1853 por Vicente Pérez Rosalez a partir de colonização alemã. Na cidade se inicia a tradicional travessia dos lagos andinos, atravessando Puerto Varas e chegando ao lado argentino em San Carlos de Bariloche.

Osorno
Osorno é uma cidade a 945 km de Santiago que conta com 160 mil habitantes, pertencente à região de Los Lagos. Foi fundada em 1558, destruída em uma batalha entre índios e espanhóis, e começou a ser reconstruída em 1792. Entre 1798 e 1822, a cidade esteve ainda sob domínio peruano por quinze anos. Após a volta ao domínio chileno, alemães foram convidados a colonizar também a cidade, que influenciaram sua arquitetura. A cidade está distante, ainda, 260 km da cidade argentina de San Carlos de Bariloche, da qual é ligada pela Ruta Internacional 215.

Valdivia
Valdivia é uma cidade, de certo ponto, charmosa localizada na região de Los Lagos. Conta com 140 mil habitantes. É cercada pelos rios Calle-Calle, Valdivia e Cau-Cau, que juntos promovem as maiores atrações nos arredores da cidade, junto com a gastronomia local. Foi fundada em 1552, por Pedro de Valdivia. Foi destruída em uma batalha entre índios e espanhóis, reconstruída e em 1960 foi novamente destruída com o pior terremoto já registrado na história da humanidade, de 9.5 na escala Richter, fato que fez, inclusive, a cidade afundar dois metros.

Puerto Varas
A cidade de Puerto Varas fica na região de Los Lagos. A região, junto com La Araucanía, faz parte da Região dos Lagos chilena, próxima à Cordilheira dos Andes e da fronteira com a Argentina. Está a cerca de 960 km da capital chilena, Santiago, e a 131 km da cidade argentina de San Carlos de Bariloche. Foi fundada em 1854 por colonização alemã. É uma cidade repleta de lindas e pequenas casas, além de contar com muitas espécies de flores que embelezam ainda mais a pequena cidade. As principais atividades turísticas na cidade estão ligadas a esportes de aventura e ecoturismo. Atualmente conta com uma população de cerca de 33.000 habitantes. Possui a melhor infra-estrutura turística da região de Los Lagos.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Quando ir?

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:33

Geografia e Clima

A Região dos Lagos chilena localiza-se na área centro-sul do país e é limitada ao norte pelo rio Biobío e ao sul pelo arquipélago de Chiloé. Vulcões , lagos profundos, rios, fiordes, florestas densas e muitas montanhas fazem parte do relevo da região. A vegetação é formada por faias, abetos, lariços e bétulas. O clima predominante na região é o oceânico, fresco e úmido, com temperatura média anual entre 10°C e 13°C. O índice pluviométrico fica entre 1.200 e 3.000 mm anuais, mas o período chuvoso se concentra mais no inverno.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Transportes

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:35

Chegando e Saindo

Há diversas opções de transportes saindo de Santiago e chegando à Região dos Lagos chilena, seja de avião, ônibus, trem ou barco!

Para ir à região de trem, a opção é pegá-lo em Santiago em direção a Temuco. A viagem dura 12h e parte de Santiago às 21h. Há escalas em cidades pelo caminho, como Chillán. Já de avião, hoje já há diversos aeroportos na região como em Temuco, Valdivia, Puerto Montt, Osorno e Pucón. Eles ligam as cidades a diversas partes do país, principalmente Santiago.

A melhor opção, sem dúvidas, é o ônibus, pois opção não falta. As distâncias entre as cidades da região são pequenas e de Santiago a Pucón, principal cidade turística da região, a viagem não dura nem 10h, ou seja, uma boa noite de sono. TurBus e Buses Jac são as principais companhias que ligam a capital à região. Há também empresas, como a Igi Llaima e Tas Choapa, que fazem o trajeto até a Região dos Lagos argentina.

Uma outra opção é chegar ou sair da região de barco. Há a opção de atravessar, a partir de Puerto Montt ou Puerto Varas, para a Argentina, até San Carlos de Bariloche, no tradicional circuito da travessia dos lagos andinos. A partir de Puerto Montt, também é possível pegar barcos para o sul do país, seja para a Ilha de Chiloé, próxima do continente, ou para a distante Puerto Natales, atravessando impressionantes fiordes patagônicos numa viagem de incríveis três dias. As companhias marítimas mais conhecidas para estes tipos de deslocamentos são a Navimag, Alejandrina, Evangelista e Puerto Edén.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

O que fazer?

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:38

Principais Atrações

De cinco a seis dias é um tempo razoavelmente bom para se conhecer diversas atrações de pelo menos duas cidades da Região dos Lagos chilena. A principal cidade turística da região é, sem dúvidas, Pucón. Tem toda uma infra-estrutura e ainda possui uma das melhores estações de snowboard da América Latina, além de respirar aventura e turismo ecológico. Puerto Varas é a segunda opção na região que pode ser complementada com alguma das capitais da região – Puerto Montt, Valdivia ou Temuco – para um completo passeio pela região.

Os vulcões são grandes atrações locais e dá todo um charme à região. Julho e verão são consideradas altas estações, além de feriados prolongados.


Pucón
Pucón - foto de Leonardo Caetano em Multiply
Pucón
As duas principais atrações da cidade não se localizam exatamente nela, mas em suas redondezas. São elas o Parque Nacional Villarrica e o Parque Nacional Huerquehue, dois ótimos parques naturais para se praticar ecoturismo. A cidade oferece ainda inúmeras opções de esportes de aventura e passeios relaxantes graças aos vulcões relativamente próximos.

Dentro da cidade não há muitas opções. É uma cidade pequena que pode ser conhecida em poucas horas. Os locais mais interessantes são a Playa Grande, no Lago Villarrica, La Poza (a outra praia) e o Casino de Pucón. Um detalhe: de qualquer lugar da cidade se tem uma bela vista do vulcão Villarrica.

Parque Nacional Villarrica
No parque estão os vulcões Villarrica (ativo) e Quetrupillán (extinto), alem de ser possível avistar o vulcão Lanín, na fronteira do parque com a Argentina. O Villarrica possui 2.874m de altura e é desafiado diariamente por viajantes que se arriscam a subi-lo enquanto expele constantemente fumaça. O tempo é o maior empecilho para esta aventura e é necessário um guia ou ter certificado internacional de escalada, mas para chegar ao parque apenas é possível de carro, bicicleta ou excursão. A subida demora de quatro a cinco horas e a descida de trinta minutos a duas horas. O vulcão abriga ainda a estação de esqui Ski Pucón (http://www.skipucon.cl).

Parque Nacional Huerquehue
O parque está localizado a cerca de 35km da cidade de Pucón e suas principais atrações são os lagos Verde, Toro e Chico. O trekking pela principal trilha do parque que conduz aos lagos, passando por belas paisagens e cachoeiras dura cerca de seis horas, ida e volta. Para chegar ao parque, há ônibus saindo da cidade e não é necessário guia para fazer alguma das trilhas.

Lago Caburgua e Ojos del Caburgua
O lago fica a 25km de Pucón e os olhos a 6km do lago. É um imenso lago de onde saem rápidos ou longos passeios de barco. Os olhos é o local onde brota um rio subterrâneo que emerge à superfície e deságua no lago. O lago é ainda frequentado por muitas crianças e famílias que lá aproveitam para brincar, fazer piqueniques e tomar um banho refrescante no verão.

Termas
As termas vulcânicas da cidade são outra grande atração local. A grande maioria delas só se chega de carro, transfer das próprias termas ou por agência. As principais são: as Termas de Huife (http://www.termashuife.cl), a 33km da cidade e com três piscinas de 20°C, 38°C e 40°C, contando ainda com um hotel; e as Termas Los Pozones, a 30km da cidade e com sete piscinas de 30°C a 42°C. Outras termas menos conhecidas e freqüentadas são Vergara, Geométricas, Pellaifa, Menetúe, San Luis e Coñaripe.

Esportes de Aventura
Há inúmeras opções de esportes de aventura pela região como escalada, canoagem e cavalgada, mas os principais são esqui, snowboard, trekking e rafting. Os esportes na neve são praticados, em sua maioria, no Parque Nacional Villarrica, e o rafting, no Río Trancura. O rafting pode ser feito em nível III ou IV, dependendo do trecho do rio e da emoção escolhida. É um dos melhores rios para rafting do país.


Puerto Varas
Puerto Varas - foto de mugalopez em flickr
Puerto Varas
As atrações da cidade estão todas localizadas dentro do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Lá estão o Lago Todos Los Santos e o vucão Osorno. A cidade pode ser conhecida em poucas horas, incluindo-se um passeio pelo Lago Llanquihué, onde podem ser praticados esportes aquáticos, fazer um passeio de barco ou apenas apreciar o vulcão Calbuco, e as principais construções da cidade herdadas da colonização alemã.

Parque Nacional Vicente Pérez Rosales
É um parque natural formado por lagos e vulcões. Em seus limites se encontram os vulcões Pontiagudo, Casablanca, Osorno e, já na divisa com Bariloche, El Tronador. O Osorno possui 2.661m e está adormecido há quase dois séculos. Não importa a estação do ano em que visite o parque, as neves eternas do vulcão sempre serão visíveis. Duas opções para se conhecer o vulcão é escalando-o, o que dura um dia inteiro e possui grande dificuldade, ou fazendo pequenos trekkings ao redor do vulcão. No vulcão, está ainda a estação de esqui Volcán Osorno (http://www.volcanosorno.com). Junto com os vulcões, o parque possui ainda fontes termais que podem ser visitadas.

O parque dispõe de boa sinalização para se fazer trekkings. As principais trilhas são as que levam à Laguna Verde e aos Saltos do Río Petrohué, onde há belas quedas d’água de cores radiantes, de tons esverdeados e azulados. No mesmo rio, são organizados raftings pelas agências de aventura na cidade. Para ir ao parque, não é necessário agência, pois pequenos ônibus ligam a cidade ao parque, podendo escolher a parada final no Lago Todos Los Santos ou em paradas no meio do caminho. O parque oferece ainda opções de hospedagem em refúgios e campings.


Osorno
Cratera do Vulcão Puyehue - foto de Sagie (Sagsag) em flickr
Vulcão Puyehue
A pequena cidade de Osorno não possui muitas atrações turísticas. É mais frequentada por ser caminho para San Carlos de Bariloche, na Argentina, e por ser a cidade mais próxima do Parque Nacional Puyehue. No mais, há alguns museus e construções históricas que podem ser visitados em algumas horas.

Parque Nacional Puyehue
O parque é fronteiriço com a Argentina e com o Parque Vicente Pérez Rosales, além de ser cortado pela Cordilheira dos Andes. É um dos parques mais visitados no Chile e, em seus limites, estão dois vulcões – o Puyehue, ainda em atividade, e o Casablanca. Muitos lagos, como Paraiso, Constancia e Gris, lagoas, como Espejada e Encantada, e cachoeiras, como o Salto del Indio. O parque é ótimo para belos trekkings, acampamentos e banhos em águas termais. Para os que curtem esqui e snowboard, a estação Antillanca (http://www.skiantillanca.cl), no vulcão Casablanca, atende a todos os gostos. Para chegar até o Puyehue, há ônibus frequentes saindo de Osorno.
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Restaurantes

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:41

Onde Comer
Aproveite que está no começo do sul do país e experimente frutas silvestres como morangos, cerejas e amoras, além de iogurtes, geléias e sucos feitos com essas frutas. São divinos!

Alguns restaurantes recomendados pelos mochileiros do fórum:


Pucón

Chef Pato – Excelente restaurante especializado em comida chilena, vegetariana e massas. Destaque para sua pizza na pedra, frutos do mar e o frango ao molho de cogumelos. O salmão grelhado também é uma boa opção, seja na manteiga ou com molhos. Fica aberto até tarde e o preço é acessível.

Con Cariño de Mamá – Restaurante de comida caseira. Uma dica é provar o salmão na manteiga, os pastéis de choclo e o bife a lo pobre. Não é um restaurante para turistas, ainda conservando o jeitinho caseiro e um bom preço.

Copacabana – Restaurante com ótimos pratos.

El Fuego – Bonito restaurante na avenida principal. A dica nele é se fartar com o menú del día.

Jardín Marino – Restaurante aconchegante especializado em frutos do mar.

Mamas & Tapas – Pub e restaurante clássico bem frequentado que é a animação da noite de Pucón, vive cheio. Local com ótima comida, bom atendimento e a melhor opção para tomar umas cervejas, pisco sours, maragaritas de frutas silvestres ou apenas um bom vinho. Os tacos são ótimas opções para acompanhar as bebidas. Tudo isso por um preço razoável.

Senzo – Restaurante de cozinha italiana, francesa e suíça. Uma boa opção para comer um fondue de chocolate.


Puerto Varas

Alerce – Restaurante pertencente a um hotel com comida e atendimento excelentes, além da bela vista. A opção mais em conta é a pizza, mas são servidos ainda massas e frutos do mar.

Casona – Boas opções de cozinha chilena de um restaurante novo com ótimo preço. A dica é experimentar as empanadas e pedir qualquer prato chileno que desejar – mesmo sem estar no cardápio, eles o farão.

Ciclo ArtEspacio – Restaurante com ótimos pratos de cozinha internacional dentro de uma livraria. http://www.cicloartespacio.cl

Donde El Gordito – Ótimo e pequeno restaurante de alto preço e bom atendimento, especializado em frutos do mar. O pisco sour do Gordito é excelente para beber antes do prato.

Fogón Las Buenas Brasas – Um dos melhores restaurantes da Região dos Lagos chilena para degustar frutos do mar, como centollas, possuindo também boas parrilladas, bem acompanhadas de uma pisco sour. O atendimento é muito bom e, inclusive, pode ser feito em português. Não deixe de provar os chupes de centolla e a panqueca Alaska, pois são muito bons. Outra dica são os sucos de frutas silvestres. http://www.lbb.cl

La Olla – Restaurante de frutos do mar, um dos melhores da cidade, mas nem sempre tem o que é oferecido no cardápio. As dicas são o ceviche, o salmão, o congrio e o pão de alho.

Puro Toro – Restaurante especializado em comidas a lenha e grelhados. Boa comida, atendimento e ambiente acolhedor. http://www.purotoro.com
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Hospedagem

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:42

Onde ficar em Pucón

ALBERGUES

::cool:: ::cool:: ::cool:: Albergues mais recomendados pelos mochileiros no fórum:
Frontera Pucón Hostel (donos brasileiros) - http://www.fronterapucon.com/quem_somos_port.html
Refugio Peninsula - http://www.refugiopeninsula.cl/
Hospedaje Sonia - http://www.pucon.com/sonia
Hostal Carmen - http://www.hostalcarmenpucon.com
La Posada del Embrujo - http://laposadadelembrujo.blogspot.com

::cool:: ::cool:: Albergues recomendados pelos mochileiros no fórum:
Hostal Pucón Sur - http://www.hostalpuconsur.com
Pucón Hostel - http://www.puconhostelchile.com

::cool:: Albergues citados pelos mochileiros no fórum:
Cabañas Hospedaje Marjorie
İÈcole! - http://www.ecole.cl
Geronimo - http://www.geronimo.cl/
Hospedaje Victor - http://www.pucon.com/victor
Hostal Alícia
Tronkitos - http://www.tronkitos.cl

Albergues não recomendados pelos mochileiros no fórum:
Donde Germán - http://www.dondegerman.cl
Hostal Nevado
Hostel Maysa
Monica
Paradise Pucón - http://www.paradisepucon.com


HOTÉIS ECONÔMICOS

::cool:: ::cool:: Hotéis recomendados pelos mochileiros no fórum:
Apart Hotel Del Volcán - http://www.aparthoteldelvolcan.cl
Hotel Los Maitenes - http://www.hotelmaitenes.cl

::cool:: Hotéis citados pelos mochileiros no fórum:
Hotel La Posada Plaza Pucón - http://www.hotelplazapucon.cl


Onde ficar em Puerto Varas

ALBERGUES

::cool:: ::cool:: ::cool:: Albergues mais recomendados pelos mochileiros no fórum:
Hostal Erika - http://www.hostalerika.cl
Compass del Sur - http://www.compassdelsur.cl
EllenHaus - http://www.ellenhaus.cl


::cool:: Albergues citados pelos mochileiros no fórum:
The Pathfinder Inn Hostel - http://www.pathfinderinn.com

Albergues não recomendados pelos mochileiros no fórum:
Cabañas Trauco
Casa Azul - http://www.casaazul.net
Casa Margouya - http://www.margouya.com
Lorelem


HOTÉIS ECONÔMICOS

::cool:: Hotéis citados pelos mochileiros no fórum:
Licarayen - http://www.hotelicarayen.cl
EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Tópicos Relacionados

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:44

EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro

Créditos

Mensagem não lidapor leocaetano » 03 Jul 2009, 00:47

EDITOR » Argentina :: Bahia :: Chile :: Patagônia e Terra do Fogo

"As pessoas não fazem viagens, são as viagens que fazem as pessoas."
John Steinbeck
Avatar do usuário
leocaetano
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1534
Desde: 31 Jul 2006, 23:33
Localização: Rio de Janeiro


Voltar para Chile - Guias, Tutoriais e Dicas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante